[Computadores] Configuração modem/router

Ora cá vai, e a ver se me consigo explicar

Tenho duas contas de acesso internet Clix. Uma para a casa em Linda-a-Velha e outra para a dos meus sogros em Abrantes!

A de cá é mais antiga, com tráfegos muito limitados ao contrário da outra que é um bocado mais desafogada mas que sendo só utilizada semanal ou quinzenalmente “desperdiça” sempre muitos megas pagos.

O que eu queria (que até acho que em tempos consegui) era configurar o modem/router SMC para as duas contas (não simultâneas obviamente).

Utilizando os circuitos virtuais disponíveis seleccionar qual utilizar para ligar.

Até aqui tudo bem. O problema surge quando tenho de colocar os valores VPI/VCI, 0/35 da Clix, que só me é permitido num dos circuitos!

Tenho a opção de manualmente mudar o user e password acedendo assim ao que quiser ou chatear o SAC com a ameaça de mudar de operador para tentar obter tráfego ilimitado (que acho que vai ser feito de qualquer maneira).

Espero ter-me explicado e espero muito conseguir perceber qualquer explicação que daí venha!

Não percebi se o que pretendes é obter uma configuração do router de modo a que possas usufruir em casa dos teus sogros, da mesma largura de banda que usufruis em tua casa, ou se não estás muito preocupado com isso e queres apenas criar dentro do router, 2 perfis diferentes de acesso à rede Clix.

De qualquer dos modos e em qualquer das situações, que eu tenha conhecimento, não creio que seja possível fazeres o que pretendes. A alternativa será mesmo utilizares a configuração disponível no router e mudares a password. Não creio que isso dê muito trabalho - basta criares no menu de «Marcadores» ou de «Favoritos» do teu browser, um atalho para a página de configuração da password do teu SMC, por exemplo: «http://xxx», em que «xxx» é o endereço de IP da página de configuração do SMC, onde colocas a password de acesso. Assim que ligares fisicamente o SMC ao PC, abres o browser, clicas nesse link já guardado e acedes automaticamente à página para inserires a password. De qualquer dos modos, mesmo que o que pretendes fosse possível, terias sempre de aceder a um menu para poderes escolher o perfil a utilizar, logo, não creio que a opção por mim preconizada, seja menos intuitiva ou mais complicada.

Outra alternativa, seria a de configurares o SMC em modo bridge, ou seja, a ligação à Clix feita pelo router teria um carácter passivo e as características e opções de ligação passariam a ser feitas no sistema operativo através de uma ligação de acesso telefónico. Perderias a automatização na ligação, mas por outro lado, já poderias configurar os 2 PCs (o de tua casa e o de casa dos teus sogros) de forma distinta.

É claro que tens sempre uma 3 ª alternativa - comprar outro router. :mrgreen:

espero ter ajudado em alguma coisa. :wink:

Obrigado :great:

Percebeste mais ou menos o que eu queria, eu é que não consegui explicar bem!

O que queria era aproveitar ambos os limites de tráfego (não simultaneamente) através da escolha de dois VC (virtual circuits como lhe chama o router) com contas diferentes.

O estranho é que eu acho que antes duma actualização ao firmware eu tinha conseguido, mas posso estar enganado! Mas agora, não me deixa ter, obviamente, dois VPI/VCI iguais! Se bem me lembro eu consegui por aquilo a funcionar mais ou menos por acaso com numeros de VPI/VCI diferentes mas aparentemente também assignados à Clix.

Bem enquanto eu não ameaçar o SAC com o abandono, lá se vai manter a troca de users e passwords ao dia 15! 8)