Complexo Alvalade XXI - Estádio José Alvalade

@Neo-Fox não consigo ver as imagens que puseste. O resto do pessoal consegue ver?

1 2

Assim consegues ir ver?

A questão era libertar lugares da bancada. Dai o elevar dos ecras.

É o tipico do IST, passei pelo mesmo amigo ahahah

Já agora, muito bom o Livro do Carlos Moura Branco do IST. Foi o que me recomendaram na altura para fazer cadeira de Projeto.

Suponho que para vocês seja a bíblia lá do sitio.

Aparentemente será um problema da minha net. Há uma data de páginas que não estão a carregar mas obrigado!

Eu percebi que a questão é libertar lugares mas ali não há lugares. Aquilo é uma parede verde sem nada e depois tem um corrimão para as pessoas não cairem. A minha sugestão era pôr um ecrã à frente disso. Teria de ser um pouco mais pequeno mas com a atual tecnologia a resolução é melhor por isso mesmo sendo mais pequeno a qualidade da imagem seria superior.

Edit: Já consegui abrir e ver. Gosto bastante da 1° hipótese!

Se ficassem por tras das pessoas parece-me bem. Mas não aqueles monstros que la estão agora.

1 Like

Respeitinho. Eu sou da UBI, nada a ver com engenharia, e os engenheiros civis no meu tempo faziam ali apenas o primeiro ciclo (2 primeiros anos) , o ciclo especializado ( ultimos 3, pré-bolonha) era feito no técnico…

houve ai um xexe, que disse que retirar o fosso e afundar o estádio era feio e caro. É louco, para além de bonito e estético, em 1 ou dois anos o SPORTING com o valor desses lugares paga a obra, o restante é lucro.

Tiveste aulas com o lampião do Ambrósio em Mecânica Computacional?
Eu cheguei a discutir com ele em plena teórica com 100 e tal pessoas no auditório quando ele mandou uma boca sobre o Sporting. Benfica e a taça Lucílio Baptista :joy:
O gajo armado em campeão a pensar que ninguém lhe ia responder baixou logo a bola lol

4 Likes

Nao, aulas só com o Leonel Fernandes. Mas adorava ter visto esse momento :joy:

Tb tive práticas com esse. Mas n gostava desse.

Não era engenharia civil, era de engenharia aeronáutica, o parente pobre de aeroespacial no técnico. E ele dizia “eu fui para a UBI porque QUIS.” e fazia questão de dizer sempre “universidade da beira interior” cada vez que tinha oportunidade. Tipo podíamos estar a falar de sanitas, que ele conseguia sempre meter a universidade (sempre com nome completo) ao barulho.

1 Like

Quando acabei não havia aeronáutica. Acho que apareceu pouco depois… Eu formei-me em Matemática e fiz ciclo especializado de informática. Análise e Desenvolvimento que é a minha área de trabalho.

Gelsenkirchen renovou o cubo recentemente / poucos anos. é uma carga pontual de 30ton (75m2x4 led), que tens que majorar (considera 45ton😁, coeficiente cagaço dos eng’s) e não esquecer que vais pendurar isso no pior sítio da estrutura… (no centro, o mais longe para levar essa carga até à fundação, através dos mastros e escoras exteriores)
Para alem que essa carga extra iria influenciar o comportamento global da cobertura sob ações de vento, sismo, neve, etc) … mas isso é tema para os estruturalistas

Imagina que estás numa tenda com 20m2 com 4 postes e no meio penduras 45kg… será que cai? talvez não, mas se calhar não ficavas lá a ver😉

A cobertura do estádio foi projetada por Engenheiros …! do gabinete GRID (o Madeirense Engº António Reis) e não por um arquiteto como já vi escrito e foi executada pela Martifer (2300 toneladas de aço, atirantadas)

3 Likes

Eu percebo zero de estruturas e cargas. Mas já me tinham respondido atrás que não dava. Daí ter sugerido as faixas de LED’s nas bancadas

1 Like

Tens noção do que foi projetado em termos de n , de tensão admissível e de tensão limite de elasticidade na estrutura do estádio do Sporting??

Também já aqui foi dito que, caso fosse possível ter esse cubo no centro, dada a inclinação da cobertura, ou metade da bancada B não veria o cubo, ou o mesmo ficava poucos metros acima do relvado. Todas essas fantasias estão ultra-rebatidas, com esquemas, números, argumentos…

Mas vão sempre iluminados dizer que não, é tudo possível e eles é que são burros porque ainda não fizeram.

Troquem la essas frases por miúdos malta. É que não percebi um ■■■■■■■ do que estiveram prai a dizer :stuck_out_tongue_winking_eye::joy:

1 Like

Meus amigos isto tudo é um problema de juntas: JUNTAM TUDO E MANDAM FORA!!

É construir 1 estádio de futebol, não a merda de um suposto estádio multiusos para concertos e o crlho e depois ninguém está satisfeito.

Não sendo possivél, gosto do estádio por fora que o @nuno_rufio colocou e por dentro das imagens que o @Neo-Fox pôs, sempre é muito melhor do que o que está.

E para a solução do fosso tapar com umas estruturas verdes ou isso, penso que para bancadas para além de não ser viável não ia acrescentar grande coisa no sentido que o nosso estádio só enche em dia de derbis/classicos ou equipas grandes de Champions e mesmo assim por vezes nem isso.
Estar a gastar uma pipa de massa para não haver retorno não me parece grande solução.

Normalmente os painéis LED que há nas laterais dos estádio têm ecrã no frente e verso. Para toda gente conseguir ver o que está a dar nos painéis.