Tenho serias dúvidas que exista hipótese de um dos 3 grandes fazer um estádio novo e não hipotecar o seu futuro. Mesmo com apoios.
Há estadios novos e renovações de estadios para todos os gostos e para todos os preços…
Esse exemplo que estás a dar é como aqueles concept cars, no final o carro de produção não tem nada a ver…Se o United está com dificuldades em arranjar alguem que queira comparticipar nos 2 Mil Milhões por um estadio com 100K, já falam em reduzir o projecto, onde é que em Birmingham vão arranjar 3 Mil Milhões de Libras…ainda por cima “só” para 62K…
Pois, não sei. É um problema deles.
Não é para aí que quero levar a discussão. O meu ponto é que, se um estádio desses (o do Birmingham ou o do United) custa 3 biliões de Euros (os valores falados são em Libras), quanto custaria um novo Estádio para o Sporting?
Ou se fizermos o exercício ao contrário, quanto é que o Sporting poderia colocar em cima da mesa para construir um estádio novo? Vamos ser optimistas, e dizer que poderíamos colocar um terço. Com esse terço, o que é que poderíamos cortar a um estádio desses para o fazer caber no nosso bolso? O resultado final, seria digno da grandeza e da história do Sporting? Ou mais vale mesmo sermos realistas e investirmos naquilo que já temos?
E atenção, é como disse alguns posts acima. Sonhar, não paga imposto. Não só podemos, como devemos, ter planos de contingência para tudo. Para as coisas más, mas também para as boas. Ter o conceito de um eventual estádio novo, localização, custos, dimensões, lotação, features, etc, é gratuito, e (ainda) não paga imposto. Mas ser realista também não.
Vou-te dar um exemplo prático e pessoal. Eu tenho a ambição de, nos próximos 5 anos, conseguir poupar dinheiro suficiente para pedir crédito e investir numa casa em Portugal, e outra no Dubai para, com a renda de uma, pagar a outra, sem ter de me prender a nenhum dos lados. Neste momento? Não só ninguém me dá crédito como, se dessem, iria basicamente colocar uma corda ao pescoço, e tornar-me escravo para o resto da vida, à mercê da sorte. Porque não tenho condições para isso, ponto final. Solução? Continuo a pagar a minha renda, e a ir para casa dos meus pais nas férias. Ora, isso não me impede de continuar com o objetivo ambicioso, mas suficientemente realista, de ter as tais duas casas.
É 3 mil milhões e não biliões
Eu não vou discutir mais isto, mas…
Nas obras estão a criticar e a dizer que se foi para o low cost. A fazer um estádio low cost andávamos aqui mais 20 anos a discutir o assunto.
É 3 mil milhões e não biliões
Sim, vou já mudar, não se preocupe, Sr. Escala Loga. ![]()
![]()
![]()
![]()
Agora a sério, eu sei que é ‘assim que se escreve em bom português’, mas estamos a falar de números. Praticamente todo o Mundo considera um bilião como mil milhões.
eles lá fora dizem assim, é como no brasil e dá sempre merda a converter. Eu não mudava nada, a fonte está correta, é só a interpretação
Só se considerares todo o mundo os países anglófonos e o Brasil que gosta de imitar o EUA. ![]()
Só se considerares todo o mundo os países anglófonos e o Brasil que gosta de imitar o EUA.
Hoje em dia, tudo é motivo para discordar e discutir online, porra…
Não pá, simplesmente trabalho com números, com vários países, e todos os países com os que trabalho usam o bilião para definir mil milhões. E não vou mudar só porque te está a incomdar, lamento.
O Sigurd contra o Mundo ![]()
O Sigurd contra o Mundo
Ah, sim! O Mundo está extremamente preocupado com o drama dos biliões, em PT-PT, PT-BR ou EN-US. ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É o que realmente parece? vai ficar mesmo em frente à escadaria do estádio?
A seguir aparece uma peticao para acabar com o futebol no estadio, genero autodromo do Estoril e as moradias que entretanto foram construíndo à volta do autodromo. ![]()
Esse estádio de três mil milhões é palhaçada pura, para ser sincero. O único estádio na Europa para o qual li valores parecidos era a ideia do Wembley do Norte com que o Ratcliffe anda a sonhar, projecto do Norman Foster com 100.000 lugares - e mesmo com o Náite na fossa a ser um dos clubes que facturam mais a nível global, o próprio Ratcliffe disse que precisava de forte apoio de dinheiros públicos. Isso do Birmingham é puro SimCity.
Esse estádio de três mil milhões é palhaçada pura, para ser sincero. O único estádio na Europa para o qual li valores parecidos era a ideia do Wembley do Norte com que o Ratcliffe anda a sonhar, projecto do Norman Foster com 100.000 lugares - e mesmo com o Náite na fossa a ser um dos clubes que facturam mais a nível global, o próprio Ratcliffe disse que precisava de forte apoio de dinheiros públicos. Isso do Birmingham é puro SimCity.
Não digo que não.
A minha dúvida é: é possível fazer um estádio minimamente decente, de novo, aos dias de hoje, por menos de um bilião?
Bem, pela escala do @DomFigo2 , de só se poder dizer um bilhão se estivermos a falar de um milhão de milhões, sim, é possível construir mil estádios.
Mas nas escala do resto do mundo, a tal dos mil milhões. É possível? Estou a falar aos dias de hoje, não quando construiram o Estádio de Lille (parecendo que não, já foi há quase 20 anos).
É só este o meu ponto. Aos dias de hoje, é produtivo perdermos tempo a discutir um Novo Estádio? Ou é melhor discutirmos melhorias, deixando o Novo Estádio no capítulo dos Sonhos a Muito Longo Prazo?
Possivel deve sempre ser, não és tu que moras para as Arábias? eles devem ter ai até os wc forrados a ouro
Só agora é que estamos a começar a tirar partido deste estádio. Com o fecho do fosso, compra do Alvaláxia etc… falar em novo estádio nesta altura não faz sentido. Nem financeiro nem porque é necessário. Explorar este ao máximo primeiro. Ainda muitas remodelações aguenta esta estrutura. Ninguém muda de casa porque precisa de pintar paredes.
Só agora é que estamos a começar a tirar partido deste estádio. Com o fecho do fosso, compra do Alvaláxia etc… falar em novo estádio nesta altura não faz sentido. Nem financeiro nem porque é necessário. Explorar este ao máximo primeiro. Ainda muitas remodelações aguenta esta estrutura. Ninguém muda de casa porque precisa de pintar paredes.
E escapa outro ponto à discussão. Clubes como o Real Madrid, o Barcelona, o próprio City (apesar de o Estádio ser praticamente da geração do nosso), etc, são Clubes que teriam capacidade para atrairem investimento e construirem de raiz. E não o fizeram.
A minha dúvida é: é possível fazer um estádio minimamente decente, de novo, aos dias de hoje, por menos de um bilião?
A resposta é sim, e dá para fazer bem mais do que só “minimamente decente”.
Remeto para o meu exemplo de sempre como ideal de beleza, o estádio do Lille. Foi inaugurado em 2012 por 324 milhões de euros com soluções de engenharia brilhantes - muito à frente de qualquer coisa feita em Portugal e na minha opinião uma solução multiusos bem mais adequada para o nosso caso do que o Bernabéu.
Não acredito que mesmo a preços actuais não fosse possível fazer isso cá por bem menos que mil milhões (houvesse dinheiro).
Puxando para a actualidade, a nova Romareda em Saragoça deve ir parar à casa dos 200/250 milhões para 43.000 lugares e vai ser um estádio utilizado no Mundial 2030 - o que me parece que o qualifica como “minimamente decente”.
O do Barcelona é praticamente novo, já que o demoliram todo, mas sim, a maioria opta por ir melhorando e como o investimento projetado para o melhoramento do nosso, recompra da Alvaláxia para remodelar etc, neste momento estádio novo só para o próximo século ou próximo disso.
O que não quer dizer que o Sporting não se deva posicionar dentro das variadas concelhias da cidade para ter acesso privilegiado a um eventual terreno, na próximas décadas, ou algo que possa ser do nosso interesse (na minha opinião devemos estar atentos aos antigos terrenos que são agora os campos da cidade universitária). Felizmente o nosso estádio pelo posicionamento geográfico que tem também nunca seria só de mandar para o lixo, poderia sempre ajudar a financiar algo novo, não agora claro.