Complexo Alvalade XXI - Estádio José Alvalade - Parte 2

A talho de foice deixo imagens das inaugurações dos grandes estádios dos anos 50:

Alvalade

Restelo

Luz

Antas

5 Curtiram

É um bom tema de debate, até porque nessa fase há um indefinição muito grande em termos de quem iria ser a força dominante.

A época dos 5 Violinos estava a chegar ao fim, o Sporting tira um campeonato da boca do Belém com o 2-2 do Martins, o Porto volta a ter protagonismo com o Yustrich, e o Sporting volta a ganhar em 58. Podia ter dado para o Benfica começar a limpar 3 campeonatos em 4… ou não. Um pouco a lembrar a actualidade, aliás.

1 Curtiu

um bocado off topic mas na altura o Belem tinha tantos adeptos como Sporting e Benfica?

Não, mas tinha muita força na zona ocidental da cidade e alguma penetração noutras zonas do país. Para dar um exemplo, o Toni do Benfica sempre assumiu que em miúdo era adepto do Belém, e cresceu na zona da Anadia.

Há a explicação de que Sporting e Benfica se tornaram clubes nacionais por causa dos duelos entre o Trindade e o Nicolau na Volta a Portugal, e outros motivos haverá - o mais óbvio as conquistas no futebol.

O Belenenses começa a cair a partir do momento em que o Governo o despeja das Salésias e “oferece” em troca uma pedreira onde hoje está o Restelo, e também com os milhares de pessoas que saem das suas habitações com a construção da ponte. Mesmo assim mete uns quantos jogadores nos Magriços, e no início dos anos 70 tem alguns craques, com o Manuel Bullosa a fazer de mecenas. Nessa altura o Restelo metia 60.000 pessoas nos jogos grandes.

5 Curtiram

Se olhares bem tanto na sul como na norte existe uma parte no meio das luzes que não tem nada de certeza que vai ser aí que vão meter os ecrans.

É mais fácil explicar o declínio do Atlético (a sua implantação, muito popular, rui a partir do momento em que a zona de Alcântara perde o seu cariz industrial) do que o do Belenenses (com outro tipo de “apoio social”, bem mais abrangente).

1 Curtiu

E nós até temos isso, no muro do piso superior.

Obrigado pela explicação. Muito bacano saber esses pormenores…

1 Curtiu

Coitado do Atlético, esse entrou mesmo em colapso. Mas no Belenenses também bateu muito, em especial na Ajuda que era (em boa medida ainda é) o hinterland popular do clube, e há que ver que a freguesia de Alcântara chega até à zona onde está hoje a Universidade Lusíada. Muito desse apoio migrou para a margem sul imediata ali dos cacilheiros.

Enfim, peço desculpa pelo off-topic mas é algo querido ao coração (o meu pai trabalha na zona há 40 anos). Nem sei se há um tópico para as anteriores instalações desportivas do Sporting.

15 Curtiram

Tomara todos os off-topics fossem assim, onde podemos “beber” do conhecimento de outros e sermos educados em matérias que se desconhecia e ficou o tópico e o nosso intelecto mais rico por isso. :clap:

24 Curtiram

Muito bom!

1 Curtiu

Bem-vindo Thom. SL :green_heart::white_heart:

1 Curtiu

Eu que cresci em Carnaxide e estudei entre Carnaxide e Restelo, até hoje conheço bastante gente adepta do Belenenses. Os meus vizinhos do lado, em criança, eram do Belém.

1 Curtiu

A eu diria que a hegemonia lamp instala-se nos anos 60.

O meu avo, da parte do meu pai, era do Belenenses… E nós somos de uma aldeia entre o Porto e Aveiro!
Mas com o tempo, lembro-me que comecou a seguir o Carnide, devido ao Belenenses nao dar na televisao…

Adorava ter vivido nessa época, onde Academica, Leiria, Naval 1o Maio, Belenenses, Vitoria de Setubal, Maritimo eram equipas assiduas da primeira divisao! Algumas das equipas que agora estao na Liga Portugal nao tem historia nenhuma…

2 Curtiram

E nos 5 Violinos o estádio nunca enche

Hoje briefing nocturno está escuro - os espanhóis foram comer sardinhas para a Graça. Sem grandes novidades porém tirei chapas… :green_heart::two::five::green_heart:+:green_heart::one::eight::green_heart:= Dobradinha

32 Curtiram

Conheço n casos de lampiões cujos pais e/ou avós eram do Belenenses. Será por isso que muitos adeptos do Belém têm um pó ao Carnide que concorre com o nosso. Responsabilizam-no pela quebra acentuada de popularidade do Belém.

1 Curtiu

Eu também gostava de ver isso, mas teria de ser bem pensado e bem organizado. A selecção também não sai dos mesmos estádios e cidades de sempre. Quando foi a última vez que foram à madeira ou a trás-os-montes?

1 Curtiu