Comparação de planteis

Vindo do tópico “a saida de simão e as possibilidades do sporting” e não tendo ainda idiea definida sobre a capacidade dos nosso rivais directos dei por mim a fazer a comparação directa das peças:

Sporting / Porto / Benfica

GR Stojkovic / Helton / Butt
GR Rui Patricio / Nuno / Quim
GR Tiago / Ventura / Moreira
GR – / – / Bruno Costa
DD Abel / Bosingwa / Nelson
DD Pedro Silva / Fucille / Luis Filipe
DE Ronny / Lino / Leo
DE Had / Cech / Miguelito
DC Tonel / P. Emanuel / Luisão
DC Polga / Bruno Alves / David Luiz
DC Gladstone / João Paulo / Zoro
DC P. Renato / Stepanov / Sretenovic
DC – / – / Andersson
DC – / – / Miguel Victor
MDF M. Veloso / Raul Meireles / Petit
MDF Paredes / Paulo Assunção / Katsouranis
MDF Adrien / Bolatti / Manuel Fernandes
M Moutinho / Gonzalez / Rui Costa
M Pereirinha / Kazmierczack / Nuno Assis
M Farnerud / Luis Aguiar / Romeu Ribeiro
M Romagnoli / Lucho / Diaz
M Izmailov / Leandro Lima / –
M Vukcevic / Castro / –
AV Liedson / Farías / Coentrão
AV Yanick / Quaresma / Cardozo
AV Purovic / Lizandro / Mantorras
AV Derlei / Edgar / Manu
AV – / Postiga / Bergessio
AV – / Adriano / Nuno Gomes
AV – / Tarik / Dabao
AV – / – / Di Maria
AV – / – / Adu

Assim, e à 1ªvista, parece-me que:

1. Somos quem tem o plantel mais equilibrado e definido quer em termos de quantidades e sectores quer no nível de qualidade

2. Mesmo sabendo que irão ainda haver dispensas e contratações nos 3, parece-me quem tem menos a reconstruir é o Sporting. Não tanto pela mudança de jogadores mas mais pela "forçada mudança de esquema. Explicando: Parece-me que quer porto quer fundamentalmente o benfica não tem os planteis formados para o 4-3-3 com que jogavam o ano passado.

3. O porto tem jogadores a mais do meio campo para a frente e o benfica tem falta de meio-campo.

4. Ambos tem, quanto a mim e fundamentalmente o benfica, diferenças consideráveis de qualidade entre peças e sectores.

Obviamente que isto tudo poderá mudar, no entanto não me parece que a nossa desvantagem seja assim tão evidente. Parece-me antes pelo contrário, que este ano vai ser muito equilibrado, e quem “engatar” primeiro poderá ter uma vantagem preciosa.

O Porto tem um plantel enorme meus amigos. Não sei como se fazem contas no norte mas há uns 60 jogadores profissionais ligados ao Porto não? O Benfica tem falta de qualidade no banco embora tenham melhorado desde o ano passado. Também têm poucas opções no meio campo não? O Sporting tem que contratar talvez mais 2 jogadores e fica com um excelente plantel quanto a mim.

Comparar os planteis hem… :xock: se for para falar do plantel do fc porco… preciso de tempo, pois ainda nao conheço todos os seus jogadores, ainda vo na analise ao jogador numero 43… :twisted:

O Porco compra jogadores a mais para dps poder emprestá-los a académicas,leixoes,setubal,etc antes era com árbitros agr é com jogadores :think:

Correcção ai nos orcs…o miguelito é canhoto e o zoro tanto joga a central como a lat. direito. este ultimo espero bem que seja titular sempre na direita pois é das maiores m**das que já vi… :lol:

na minha opinião a equipa que melhor se tem reforçado e efectuado melhores negócios, é o fcp. para além das vendas de dificil concretização de Ricardo Costa e Hugo Almeida, ainda encaixaram 60 M€ com Pepe e Anderson.

Para suprir estas lacunas têm-se reforçado com jogadores que à partida parecem-me boas referencias. Leandro Lima, um dos melhores do Brasil nos sub-20, Bolatti centrocampista de bom nivel e reputação na Argentina, Farias avançado do River, e fala-se (e confirmado pelo jogador) do Roque Santa Cruz. Bem, se conseguirem esta contratação será muito complicado para os outros dois clubes ganharem o campeonato. É o plantel mais equilibrado, e o excessivo numero de jogadores actualmente, será corrigido depois do estágio.

No slb os reforços têm sido de qualidade também, senão veja-se o potente PL Cardozo que irá competir com Liedson o titulo de melhor marcador do campeonato (finalmente alguém que chegue aos meus calcanhares, há muito que isso não acontecia no nosso País). Manuel Fernandes é provavelmente a melhor contratação dos lamps, admiro este jogador, tem uma qualidade soberba. Bergessio tem reputação na Argentina, mas vamos ver qual o seu desempenho em Portugal. Confirmada a venda de Simão, perdem um importante valor nas bolas paradas.

No SCP já está mais que falado, existe uma gritante falta de qualidade nas laterais, compensada pelos melhores centrais a jogar em Portugal. Meio campo tem inumeras alternativas, para todas as posições, e para a frente a maior incógnita pois não sabemos se irá haver evolução de Djaló, se Derlei terá pedal para ritmos mais fortes, e Purovic uma pura incógnita. Mas não tenho duvidas que, se não tiver lesões, Derlei é o jogador que irá jogar mais vezes ao meu lado. Parecem haver ainda muitas indefinições no plantel, e há um maior numero de risco nas contratações. Espero que todas se revelem positivas em prol da equipa, mas em quem confio para potencia-los, é o PB.

O Porto não recebeu 60 milhões pelo Pepe e Anderson.

Recebeu 25 milhões pelo Anderson e 21 milhões pelo Pepe. A esses 46 milhões, há ainda a descontar os impostos e as comissões.

Seja como for, estava bem mais confiante há duas semanas atrás. Existe uma tremenda falta de qualidade nas laterais (tirando o Abel, que agora está lesionado) e estão a demorar muito tempo a resolver esse assunto.

Depois, embora me pareça que o quarteto ofensivo é mais forte que o da época passada, mais um ano passou sem que tivessem contratado um verdadeiro avançado para jogar ao lado do Liedson. Ainda por cima, Purovic lesionou-se e arrisca paragem prolongada (vamos ver). Se for preciso contratar mais um avançado, não duvido que virá um cepo qualquer, suplente de um clube de meio da tabela de um qualquer campeonato europeu. O Sporting já mostrou que não quer nem pode fazer grandes investimentos.

Mesmo assim, acho que o SCP terá um 11 de qualidade, partindo do princípio que irão contratar um lateral esquerdo de qualidade comprovada (tenho as minhas dúvidas).

Fala-se no Freddy Adu para o Benfica! Seria a maior contratação de um clube português nos últimos anos.

Dizes isso com que base? No fm? Ele mesmo nos sub-20 não se destacou por aí além. E se fosse mesmo bom não ia para o Enfiqe

Na minha opinião, desde há um par de anos que os Porcos têm se reforçado bastante bem constituindo bons plantéis. Embora isso não tenha impedido a contratação de alguns cepos que apenas servem para alguem meter comissões ao bolso.
Portanto para mim o plantel dos Andrades ainda é o melhor.

Já o dos lamps, acho muito desequilibrado. O que é natural pois as aves sempre se revelaram dos animais mais estúpidos.

Quanto ao nosso grande Sporting, acredito mais no jogo de equipa do que nos nomes.
E acredito que o Adrien Silva será chamado várias vezes ao jogo, reforçando a equipa melhor do que vários reforços dos outros clubes.

à partida o melhor do Adu é o valor do seu passe (pelo menos nos valores que se falam na imprensa),muito jovem, grande margem de progressão mas uma coisa é jogar nos States, outra é jogar na Europa, visto que seria sempre necessário um grande periodo de habituação.

Lembro-me que ninguem dava nada pela nossa equipa em 99/00 e vejam lá o que sucedeu…

Eu acho que se forem contratar o Freddy Adu para substituir o Simão não vão ter grande sorte… agora ele é um bom jogador de facto e é muito jovem. O preço do passe que se fala (5.5M) salvo erro é só para os direitos da MLS mas não sei como é que isso funciona. Volto a dizer que o Benfica este ano estava bem melhor até à saída do Simão.

creio que o plantel do porto é o melhor, sendo que o do Sporting n anda mt longe, penso que tivemos uma grande evolução da epoca passada pa esta epoca em termos de qualidade, tamos claramente mais perto do porto, ja o benfica n me parece que tenha ficado mt mais forte, principalmente agora com a venda do simão, mas vou esperar até porque n conheço os reforços do benfica.

Sporting - Plantel teve um aumento de qualidade bastante grande, pecamos apenas nas laterais defensivas onde precisamo de pelo menos 1 defesa esquerdo de qualidade. GR tamos bem servidos, medios tb, a entrada de Adrien, Izmailov, Vukcevic vêm dar mais opções de qualidade a um meio campo onde apenas tinhamos 4 com condições pa serem titulares. No ataque ficamos melhores, apesar da epoca passada o derlei ter sido o que foi, considero-o melhor que o Bueno e Purovic melhor que Alecsandro… temos um plantel bastante equilibrado, claramente mais forte que o da epoca passada mt perto do plantel do porto que me parece ser o mais forte

porto - penso que continua a ser o plantel mais forte, apesar da distancia ter ficado mais curta em relação ao Sporting, a defesa parece-me ser o ponto mais fraco sorte que o helton pode salvar mt coisa… o ataque manteve-se com qualidade (apesar da saida do Anderson) e parece-me que a linha media teve um buff consideravel

enfique - eles dizem que têm claramente o melhor plantel de portugal (lol) mas a meu ver têm o pior dos 3 grandes… na baliza ainda tão safos, gosto do Quim acho-o um bom GR ja o Butt n o conheço… na defesa desconheço a qualidade de Zoro e Sretenovic, do que vi de Zoro n me arece que seja nd de especial ja Sretenovic n me lembro de o ver jogar. linha media n ficou mt diferente, talves um pouco mais forte devido a entrada de Manuel Fernandes que para mim é um excelente jogador, bastante completo, no ataque é que as coisas se podem complicar, ficaram sem o melhor jogador da equipa (simao) e coentrão apesar de ser bom de bola pareceu-me bastante verde, Bergessio e Cardozo ainda tou a espera de ver o realmente podem fazer, mas desde que a amelia continue por la é na boa :lol:

Meus Caros,

Analisar individualidades está longe de conseguir ser uma analise certa a todo o potencial de uma equipa… Ainda assim e por sectores:

GR - Ambos os 3 grandes muito bem servidos;

DEFESA - Sporting o mais forte no centro mas o mais debil nas laterais. Em termos de equilibrio a do Benfica é a mais forte, mas na minha opinião apenas tem um central forte (Luisao, pois David Luiz nao me convence). O Porto perdeu o seu esteio, e tem Stepanov como reforço, sendo que nas laterais abundam boas soluções.

MEIO CAMPO - Todos os 3 grandes têm titulares de qualidade, com supremacia para o Sporting com 6/7 médios de muita qualidade (Veloso, Adrien, Paredes, Moutinho, Vukcevic, Romagnoli e Izmailov). O Benfica sem Simão perdeu a sua magia, mas são muito fortes e coesos com Petit, Katsouranis e Manuel Fernandes. O porto perdeu a referencia Anderson mas reforçou-se bem com Bollati, Kaz, Leandro Lima, Luis Aguiar… Se Lucho partisse… Mas mesmo sem ele, um meio campo muito combativo e forte. Em tecnica e versatilidade o SCP ganha vantagem, os outros ganham em poder fisico e combatividade.

ATAQUE - Sporting tem LIEDSON, e isso garante muita coisa… Falta saber com quem ele rende mais se com o “renovado” Derlei, se com o explosivo Djalo, ou com o gigante Purovic. Melhorámos face ao ano anterior. O Benfica tem Cardozo e Bergessio, uma dupla que promete mas têm de se ambientar ao futebol Luso. O Porto tem Adriano, Quaresma, Lisandro, Farias e Edgar… MUITO FORTES!!!

Ou seja, muito equilibrio, caracteristicas muito diferentes entre os 3 planteis, ligeira supremaia do Porto, mas o nosso MISTER já nos provou que é muito forte a formar equipas, pelo que eu ACREDITO!!!

é um mercenário esse " simone " mas ainda bem que já não o grmamos durante o ano e já não nos factura este ano de penalti como costume!ouvi dizer que há enormes engarrafamentos para os lado da luz e dos hiper!
motivo?andam todos a trocar de camisolas , simone pela do zoro , e nos hiper há uma enorne corrida aos lenços para limpar aqueles olhos lavados em lágrimas! :lol:
adeus azeiteiro que tenhas muitas lesões de futuro e graves
odeio esse anão

Concordo com o RPA: O Sporting é mais forte no meio-campo e no centro da defesa. O Porto é claramente mais forte no ataque.

Mas também acho que as contratações são todas incógnitas por enquanto e são ainda mais imprevisíveis se vierem de fora da Europa (sobretudo Porto e Benfica) Nesse aspecto, o Sporting reforçou-se melhor.

Se olharem para os jogadores que foram mais fundamentais na época anterior vêm que o Sporting foi o que menos se delapidou: Porto: de Pepe, Lucho, Anderson e Quaresma já sairam dois e ainda pode sair mais um; Benfica: de Simão, Miccolli e Luisão já saíram 2; Sporting: de Veloso, Moutinho, Nani e Liedson, apenas um saiu. Desse ponto de vista acho que vamos estar mais fortes.

Realmente é difícil analisar já o plantel do Porto devido à quantidade de jogadores novos , por isso não sei dizer qual está melhor para atacar a liga se Porto ou Sporting , quanto à orcalhada esta fuga do suinão deixa-os a lamber as feridas e soma-se à saida do outro salvador deles o Miccoli e ficam sem duvida mais fracos.
No Porto não dou de caras que o Leandro Lima vai ser uma aposta de sucesso , não vi nada dele no mundial de sub-20 , dificilmente será como o Anderson , anotem aí , posso estar enganado mas para mim vai ser um flop dos grandes , quanto aos outros ainda não vi nada.
Quanto ao Sporting , tirando as laterais estamos mais fortes , preocupante é a lesão do Purovic , espero que não seja grave , porque com ele tinhamos mais soluções e os defesas deixavam mais o Liedson livre.

E não te esqueças que no enfique saiu aquele que, para mim, foi o seu melhor jogador da época transacta: Karagounis.

Os outros são os outros, venham muitos jogadores para eles gastarem o que têm e não têm que a única coisa que necessitamos é de um grupo unido e aacreditar na prevalência do colectivo sobre as individualidades.
Penso que o Sporting está bem melhor que o ano passado, faltando ainda, como é óbvio, saber como vão ser preenchidas as lacunas das laterais, sanão vejamos:

Saiu Ricardo, um gr não consensual e que na minha opinião apenas no último ano esteve ao nível que se exige a um titular da equipa do Sporting, para entrar um Stojkovic que pelo que me parece, lhe é superior (para já inegavelmente na estatura a lembrar o “grand dannois” Schmeichel). E há ainda uma boa surpresa, Rui Patrício, que confirmou as boas indicações que havia dado nos juniores, evoluindo imenso nestes 2 últimos anos.

Saiu Tello, que à imagem de Ricardo, também só neste ano se conseguiu desinibir e jogar um futebol solto e alegre, se bem que nunca me tenha inspirado grande confiança a defender, porque isso não fazia parte das suas bases futebolísticas. O que vier ainda é incógnita, mas penso que o pior ainda é o substituto para ele já que Ronni, confesso, fiquei a detestá-lo profundamente depois do célebre jogo em Alvalade para a CL do ano passado contra o Spartak. As insuficiências que demonstrou nunca hão-de ser resolvidas porque são básicas. Lentidão, indolência, falta de garra, enfim, um amorfo.

Abel está em grande forma e necessita basicamente de concorrência. Se for Pedro Silva o escolhido, ele aqui em Coimbra era apreciado, tinha boa técnica e fazia o corredor muito bem, inclusive o Manuel Machado chegou a pô-lo a médio em alguns momentos de maior contençao de jogo. Por mim só o vi jogar uma vez ao vivo, exactamente no jogo em que marcou aquele monumental golo ao RA (embora a defesa do RA, coitadinha!!).

Para o centro da defesa veio o que me parece ser um bom elemento, Gladstone, jogador para lutar pela titularidade com Tonel, já que são do mesmo tipo de jogador. Para Polga o substituto natural parece-me ser o recurso a Veloso, porque o Paulo Renato pelo que mostrou até agora, não obrigado.

Nani marchou mas veio um grande jogador para o substituir, penso que com vantagem, tendo em conta o Nani dos últimos tempos, com mau tempo de passe e muito fussão. Izmailov joga a 80 à hora e isso pode ser contagiante numa jovem equipa.
Custódio foi-se, e isso constitui um dos melhores reforços do Sporting. O miúdo Adrien, que acho que vai ser incorporado no plantel, é 100 vezes melhor e isso traduz-se de imediato na velocidade de jogo do Sporting. O resto do sector é de grande qualidade, tirando um Paredes que me parece nitidamente excedentário nesta equipa.

Vuk parece-me ter um pé esquerdo de grande qualidade. Dúvidas tenho-as em relação à sua disciplina táctica mas para isso confio em PB.

Foram-se o “barril” Alecsandro e o Bueno, e vieram Purovic e Derlei. Este último tem o estigma de meia época desastrosa nas galinhas mas, no mínimo, faz o mesmo que Bueno: corre que nem um louco e de vez em quando acerta na baliza. Esperemos que mais vezes que o uruguaio. O Purovic acrescenta altura que não havia, e não me parece tão mau quanto o pintam (já). Mas, não deve ser pior que o Alecsandro sendo a única desvantagem visível o facto de, no caso de Purovic, ser o Sporting o detentor dos direitos desportivos e não o poder empandeirar no fim da época em caso de fracasso evidente.

Dos outros concorrentes, o fcp evidencia uma “pujança” financeira que não vejo aos demais: todos os dias chegam jogadores às carradas e sempre ouvi dizer que quem muito escolhe pouco acerta. Esperemos que se confirme. O Leandro Lima parece-me ser bom jogador, assim como o argentino Bollatti, mas o centro da defesa vai sofrer enormemente com a saída do Pepe, embora não saiba o que vale Stepanov. Se vier o Roque Santa Cruz ficam definitivamente com um plantel excelente e de muitas alternativas, mas o limitado Jesualdo se encarregará de nivelar as forças com as suas mediocridades.

Dos pardais, o Cardozo vai ficar a secar na área porque no ano em que compram um verdadeiro avançado de área sai o suinão, que era só o melhor elemento transportador de jogo deles há 3 ou 4 anos. E 9 milhões é muito dinheiro para ficar parado à espera na área. O melhor reforço dos “brumelhos” é o Manuel Fernandes, isto no caso do R.Costa não conseguir, como espero, alcançar níveis físicos decentes, senão ainda é capaz de fazer alguns estragos.

A conclusão óbvia é, se os árbitros ficarem “xugaditos”, temos equipa para todos eles, e ainda há muitos mais na Academia se estes não chegarem. Força Sporting, Allez Allez

PS - Desculpem lá o tamanho do texto mas há tanta coisa para ser dita neste tópico que o poder se síntese é limitado.

Um pouco de off-topic

O Sporting tem alguma percentagem de direitos de formaçao no caso do “simulanao” ?

Se tivermos qual e a percentagem da transferencia ?

Aproveitando o bom trabalho do Psilva, cá vamos:

Sporting            Porto                      Benfica

GR Stojkovic Helton Butt - Stojkoovic e Helton são odis bons guarda redes que podem garantir pontos. Levam nitidamente vantagem ao desastrado Butt.

GR Rui Patricio Nuno Quim - O Rui Patricio para mim já é melhor que o Quim e se fosse titular iria certamente provar isso mesmo. Neste aspecto, o segundo guarda-redes do Sporting é bem superior ao dos adversários.

GR Tiago Ferreira Ventura Moreira - O Moreira para mim é o melhor guarda redes do benfas e como tal, lidera este grupo que enumeraste.

DD Abel Ferreira Bosingwa Nelson - Gostei do Nelson ao principio mas decaiu bastante de rendimento nos ultimos tempos, o Bosingwa é um bom jogador assim como o Abel. Não sei bem, qual deles é superior mas o Abel neste momento revela indices de confiança muito superiores aos restantes colegas.

DD João Gonçalves Fucille — - Por muito que não conheça detalhadamente o Fucile, é um jogador titular da sua Selecção e com muito mais experiencia que o jovem João Gonçalves. Se colocarmos aqui o Pedro Silva, então as contas já ficam bem mais equilibradas.

DE Ronny Lino Leo - Sempre gostei do Leo apesar da sua baixa estatura, e é bem melhorn que o Ronny e Lino.

DE – Cech Miguelito - Esperemos que o Sporting depois da contratação fique em superioridade neste patamar, mas assim só com estas opcções sinceramente acho que nenhum é bom o suficiente para merecer alguma comparação. Ambos mediocres.

DC Tonel P. Emanuel Luisão - Bons jogadores que garantem exactamente o mesmo nos seus respectivos clubes, cada um à sua maneira. Apesar do Luisão ser papado pelo Levezinho não faz dele um mau jogador, e não vejo quem fique mais a ganhar neste aspecto.

DC Polga Bruno Alves David Luiz - O Polga é só o melhor Central a actuar em Portugal, por isso está tudo dito.

DC Gladstone João Paulo Zoro - Nem tenho duvidas, o Gladstone abafa qualquer caramelo que seja suplente nos outros clubes. O João Paulo nao passe de um jogador de leirias e afins, e o consagrado Zoro nem sequer é assim tão bom como alguns lamps pintam.

DC P. Renato Stepanov Sretenovic - Não conheço nenhum deles mas melhor que o Paulo Renato devem ser de certeza, não é muito complicado.

MDF M. Veloso Raul Meireles Petit - Sem duvida alguma, a superioridade é toda do Miguel Veloso que tem tudo para ser dos melhores do mundo na sua posição, caso a sua cabeça e barriga assim o permitam. É um jogador com uma classe e qualidade fora do normal.

MDF Paredes Paulo Assunção Katsouranis - Tenho duvidas, mas gosto muito do estilo do Katsouranis. É um gajo que marca golos, faz jogar e joga limpo, por isso e pessoalmente penso que é superior.

MDF Adrien Bolatti Manuel Fernandes - Este Bolatti promete mas de momento o nosso miudo Adrien já mostrou mais que ele e ainda é mais novo, de resto e como os dois primeiros ainda são incognitas, de momento o Manuel Fernandes é o que está em vantagem. Talvez com o decorrer do Campeonato, tudo inverta até porque todos prometem ser grandes mais valias.

M João Moutinho Gonzalez Rui Costa - Moutinho e nem se fala mais nisso.

M Pereirinha Kazmierczack Nuno Assis - Um anda no doping e o outro é um bom jogador. O Kazmierckzac é o que leva vantagem neste confronte, se bem que provavelmente nem sequer vai cherar a titularidade.

M Farnerud Luis Aguiar Romeu Ribeiro - :inde:

M Romagnoli Fernando – - Esse Fernando pode prometer muito mas o nosso Romagnoli que se começar a acelarar, deixa para trás estas amostras de jogadores.

M Izmailov Lucho – - Sem duvida alguma que o Lucho é um jogador de outro nivel e só por fazer parte da Selecção Argetina jáé um avanço grande. Tenho fé no Izmailov mas duvido muito que seja tão bomo como o Lucho.

M Vukcevic Leandro Lima – - Duas completas incognitas, não dá para comentar.

AV Liedson Farías Coentrão - Como dizia um membro aqui do Fórum, Liedson + 10.

AV Yanick Djaló Quaresma Cardozo - Até sinto vergonha quando vejo o Quaresma no mesmo saco do Yannick. O Quaresma continua a ser o rei dos porcos e a braçadeira de capitão só prova isso mesmo.

AV Purovic Lizandro Mantorras - Pa depende, se o Mantorras jogar o que sabe. :lol: Neste momento, vantagem para o Lizandro que mesmo não sendo brilhante quando joga no sitio certo é uma grande mais valia.

AV Derlei Edgar Manu - Com tão fraca concorrência, até o Derlei ganha.

AV – Postiga Bergessio - Ganha Postiga.

AV – Adriano Nuno Gomes - Ganha Adriano, porque ao contrário da amélia faz o que lhe compete: marca golos.

AV – Tarik Dabao - Ganha o Dabao porque é mais novo, custou menos e provou tanto ao mais que o Tarik.

Conclusão geral segundo as minhas estactisticas (em caso de empate é um ponto para cada clube):

Sporting - 13 pontos
Porcos - 14 pontos
Benfas - 10 pontos

(vale o que vale)