Bom, na sequência de um post que eu estava a fazer, resolvi alargar um pouco mais o espectro da coisa e deixar aqui um guia básico para reparações dessa coisa chamada Windows.
Normalmente não faço guias detalhados, pois é parte do meu ofício, mas como é para a nossa comunidade, vou ajudar o mais que puder, de uma forma acessível para quem não tem muita paciência para computadores. Isto pode parecer muito básico para um power-user, mas maior parte das pessoas usam o computador (e não o inverso! ;D).
Alguns conceitos básicos para quando o sistema começa a ter comportamentos anómalos ou bizarros:
Não desfragmentar. A desfragmentação só arruma a informação dos discos. Ou seja, se tivermos duas porta e uma delas está partida é como trocá-las de sítio. Aliás, nada pior que arrumar o disco quando há outros problemas.
Quanto aos anti-vírus, hoje em dia quase não há vírus. Isso tornou-se num problema fantasma. Vírus… não existem praticamente desde o Windows 2000/XP e desde os horríveis OLE. Os vírus tipo “Barrotes”, “Sarampo”, “Friday 13th” são histórias do passado.
O meu computador principal chega a passar meses sem anti-vírus. Uma firewall e um bom uso da internet (não visitar sites ou fóruns manhosos) é suficiente.
O grande problema continua a chamar-se “Windows”, apesar das melhorias. Por isso é que a Mircosoft inventou o “Restauro do Sistema”. Qualquer coisa, mesmo um programa normal, pode danificar algo ao entrar em conflito com outro programa durante a sua execução, ao causar ciclos de execução sem-fim (o famoso “encravar”) ou outros erros que o Windows não consegue reparar, nem sabe como ou simplesmente não sabe.
Assim existem buracos no Windows que continuam a ser explorados especialmente pelas empresas de Venda de Banha da Cobra Online. Basta visitar um site com uma publicidade enganadora (és o vencedor), “crapware” (carrega aqui para ficares sempre actualizado, etc) ou “scareware” (o teu computador pode estar em risco) ou uma porcaria de site de transferências brasileiro tipo “Baixaqui”, para que seja corrido um script malicioso.
Aliás, pior que os sites alarmistas são os sites bem concebidos para se infiltrarem no sistema: qualquer interacção ou click como “baixar” ou “download now” faz com que também se aceitem scripts maliciosos que o Windows não consegue distinguir.
Passos básicos para um Windows com achaques:
1. Correr um ou dois programas bons como o “AVG” ou um dedicado a código malicioso como o “Malware Bytes”.
2. Se não for encontrado nada, não vale a pena andar a experimentar programas milagrosos. Maior parte dos anti-spywares são “crapware” e não servem para mais nada do que consumir recursos, chatear com updates inúteis ou, claro, angariar fundos.
3. Tentar desinstalar o máximo de programas recentes ou suspeitos e fazer um Restauro do Sistema também.
4. Se não servir de nada, pode-se tentar reparar a instalação. MAS SÓ COM O CD OU DVD CORRESPONDENTE À INSTALAÇÃO QUE SE TEM!
5. Se não se tiver o correspondente DVD de instalação ou algum DVD de restauro que tenha vindo com o computador (no caso dos portáteis).
6. Evitar ideias arriscadas como usar o DVD com o Windows do vizinho que diz que “este Windows é muito bom”: pode ser bom para o computador dele.
Se depois da Reparação do Windows, os problemas continuarem, usar o método milenar:
1. Guardar os documentos, imagens, música, templates, favoritos e bookmarks num suporte ou segundo disco/partição.
2. Importante: Arranjar um DVD de instalação original (sem modificações) de um Windows da ÉPOCA da Motherboard e CPU do computador em causa. Por exemplo, se temos em mãos uma geração pós Core 2 (Core i3, i5 ou i7) não instalar o Windows XP. Isto é mais importante ainda para os portáteis, que têm BIOS’ Firmware muito inflexível. Ou seja, se foram desenhados para Vista/7, não compreendem o sistema de arranque do XP. As modificações e os drivers manhosos trazem sempre problemas e crashs imprevisíveis. Tudo tem a sua época.
3. Formatar a partição de arranque com o próprio DVD do Windows (pode ser em módo rápido).
4. Instalar tudo.
Se ainda assim o Windows voltar a falhar, então temos problemas de hardware que normalmente passam por uma motherboard em falência, uma memória prestes a falhar ou, pior, um disco a morrer (pior, porque aí chapéu aos nossos documentos).
Há sempre a opção de entregar o computador a um técnico de confiança.