Crio este tópico para falar de uma preocupação que tenho desde que acompanho o Sporting e que é a nossa incapacidade histórica para fazer valer devidamente o factor casa, principalmente, em jogos decisivos contra os rivais!
Muitos não têm esta noção de forma muito clara, mas o SCP não consegue, nem de perto e nem de longe, fazer valer o factor casa da mesma forma que os rivais.
É certo que muitos factores podem ter contribuído ao longo da história para esta situação. Não tenho aqui a pretensão de dizer que esta situação acontece apenas por isto ou apenas por aquilo. Mas, neste tópico, tenho sim a pretensão de identificar algumas das causas que concorrem para esta enorme desvantagem estratégica e, acima de tudo, tenho a pretensão de identificar aquelas sobre as quais é fácil de actuar.
Só para terem uma noção, e tenciono mais à frente neste tópico dar estatísticas ainda mais detalhadas, vejam as diferenças na evolução histórica da performance em casa para o campeonato nos derbies, de SCP e SLB.
SCP em casa com o SLB:
TOTAL:
32 vitórias do SCP / 20 empates / 31 vitórias do SLB
Antes do velhinho Alvalade:
9 vitórias do SCP / 1 empates / 8 vitórias do SLB
Velhinho Alvalade:
18 vitórias do SCP / 13 empates / 16 vitórias do SLB
Alvalade XXI:
5 vitórias do SCP / 6 empates / 7 vitórias do SLB
Ou seja, o SCP nunca tirou verdadeira vantagem de jogar em casa.
SLB em casa com o SCP:
TOTAL:
45 vitórias do SLB / 24 empates / 15 vitórias do SCP
Antes do velhinha Luz:
7 vitórias do SLB / 2 empates / 8 vitórias do SCP
Velhinha Luz:
28 vitórias do SLB / 17 empates / 4 vitórias do SCP
Luz Atual:
10 vitórias do SLB / 5 empates / 3 vitórias do SCP
Até à construção do 1ºEstádio da Luz, o SLB também nunca tinha tirado verdadeira vantagem de jogar em casa. Mas, a partir da construção do 1ºEstádio da Luz e até agora, a vantagem do SLB a jogar em casa connosco passou a ser esmagadora.
A diferença de performance em casa dos 2 rivais é avassaladora a favor do SLB desde a construção do 1ºEstádio da Luz.
Atenção que não estou a dizer que a razão desta diferença de performance foi apenas a forma como foram construídos os estádios. Certamente que haverá outras razões como, por exemplo, as excelentes gerações de futebolistas que o SLB teve nas décadas de 60 e 70 (mudaram o clube), o facto de antigamente a compra de bilhetes ser feita de uma forma que possibilitava pouco controlo do número de adeptos forasteiros nos estádios, beneficiando isso o SLB que, também sendo um clube de Lisboa, conseguia muitas vezes ter grande percentagem de adeptos nas bancadas de Alvalade, …
Mas o que me parece certo é que, a configuração dos estádios também influiu nisso.
E é disso que quero tratar neste tópico.
Este não é um assunto que possa ser menosprezado como fizeram todas as direções do SCP até hoje!
A importância estratégica de mandar em casa (como fazem SLB e FCP) é colossal e é muito importante que o SCP consiga concretizar este objetivo de uma vez por todas.
Isto decide VERDADEIRAMENTE muito campeonatos!
Mas muitos mesmo!
Acreditem que resolvendo este problema que é um autêntico cancro histórico estaremos a dar um passo de gigante rumo ao engrandecimento relativo do Sporting em relação aos seus rivais.
Como já disse, várias razões podem fazer com que um clube não consiga fazer valer devidamente o factor casa, desde logo a qualidade das suas equipas e a forma como jogam mas, neste tópico, a ideia é debruçarmo-nos sobre a configuração do estádio cujo impacto também me parece indiscutível.
Para ilustrar este impacto gosto sempre de apresentar o exemplo do Boavista e a forma como, durante décadas, este clube usou o seu estádio (na sua antiga configuração) para ter resultados muito acima daquelas que seriam as suas capacidades, o que lhes permitiu crescer e chegar mesmo a ganhar um campeonato no início deste século. O Estádio do Bessa com a sua configuração muito sui generis nas décadas de 60, 70, 80 e 90 foi um autêntico bastião que permitiu a um micro-clube fazer em casa resultados de clube grande.
Vejamos as seguintes estatísticas (para o campeonato) que mostram o que estou a dizer:
SCP em casa com Boavista:
44 vitórias do SCP / 13 empates / 1 vitórias do Boavista
Ou seja, o Boavista em Alvalade sempre se comportou como uma equipa pequena normal.
Boavista em casa com o SCP:
22 vitórias do Boavista / 21 empates / 15 vitórias do Boavista
Ou seja, o Boavista tem um histórico dominador em casa contra o SCP.
Aliás, tem muito melhor histórico o Boavista em casa contra o SCP que o SCP em casa contra o SLB, por exemplo. Aliás, o SCP esteve 31 anos seguidos sem vencer no Bessa entre 1959 e 1990…
Isto ilustra bem até que ponto se pode usar a configuração de um estádio para o tornar confortável para si e desconfortável para os adversários. Este factor foi o suficiente para durante 3 décadas fazer do Boavista grande e do Sporting pequeno em jogos naquele estádio.
Será que não podemos aprender com esta lição para fazermos o mesmo na nossa casa?
Este é o desafio deste tópico!
Identificar modificações que poderíamos fazer no estádio para o tornar mais confortável e galvanizador para o SCP e mais desconfortável e inibidor para os adversários.
É que, meus caros, isto faz MUITA diferença!
E estamos a falar de algo que nos beneficiaria para uns bons 50 anos.
Ou seja, isto tem um valor ALTAMENTE ESTRATÉGICO para o SCP!