Como Fazer Valer o Factor Casa no Estádio José Alvalade XXI?

Crio este tópico para falar de uma preocupação que tenho desde que acompanho o Sporting e que é a nossa incapacidade histórica para fazer valer devidamente o factor casa, principalmente, em jogos decisivos contra os rivais!

Muitos não têm esta noção de forma muito clara, mas o SCP não consegue, nem de perto e nem de longe, fazer valer o factor casa da mesma forma que os rivais.
É certo que muitos factores podem ter contribuído ao longo da história para esta situação. Não tenho aqui a pretensão de dizer que esta situação acontece apenas por isto ou apenas por aquilo. Mas, neste tópico, tenho sim a pretensão de identificar algumas das causas que concorrem para esta enorme desvantagem estratégica e, acima de tudo, tenho a pretensão de identificar aquelas sobre as quais é fácil de actuar.

Só para terem uma noção, e tenciono mais à frente neste tópico dar estatísticas ainda mais detalhadas, vejam as diferenças na evolução histórica da performance em casa para o campeonato nos derbies, de SCP e SLB.

SCP em casa com o SLB:

TOTAL:
32 vitórias do SCP / 20 empates / 31 vitórias do SLB

Antes do velhinho Alvalade:
9 vitórias do SCP / 1 empates / 8 vitórias do SLB

Velhinho Alvalade:
18 vitórias do SCP / 13 empates / 16 vitórias do SLB

Alvalade XXI:
5 vitórias do SCP / 6 empates / 7 vitórias do SLB

Ou seja, o SCP nunca tirou verdadeira vantagem de jogar em casa.

SLB em casa com o SCP:

TOTAL:
45 vitórias do SLB / 24 empates / 15 vitórias do SCP

Antes do velhinha Luz:
7 vitórias do SLB / 2 empates / 8 vitórias do SCP

Velhinha Luz:
28 vitórias do SLB / 17 empates / 4 vitórias do SCP

Luz Atual:
10 vitórias do SLB / 5 empates / 3 vitórias do SCP

Até à construção do 1ºEstádio da Luz, o SLB também nunca tinha tirado verdadeira vantagem de jogar em casa. Mas, a partir da construção do 1ºEstádio da Luz e até agora, a vantagem do SLB a jogar em casa connosco passou a ser esmagadora.

A diferença de performance em casa dos 2 rivais é avassaladora a favor do SLB desde a construção do 1ºEstádio da Luz.

Atenção que não estou a dizer que a razão desta diferença de performance foi apenas a forma como foram construídos os estádios. Certamente que haverá outras razões como, por exemplo, as excelentes gerações de futebolistas que o SLB teve nas décadas de 60 e 70 (mudaram o clube), o facto de antigamente a compra de bilhetes ser feita de uma forma que possibilitava pouco controlo do número de adeptos forasteiros nos estádios, beneficiando isso o SLB que, também sendo um clube de Lisboa, conseguia muitas vezes ter grande percentagem de adeptos nas bancadas de Alvalade, …

Mas o que me parece certo é que, a configuração dos estádios também influiu nisso.
E é disso que quero tratar neste tópico.
Este não é um assunto que possa ser menosprezado como fizeram todas as direções do SCP até hoje!

A importância estratégica de mandar em casa (como fazem SLB e FCP) é colossal e é muito importante que o SCP consiga concretizar este objetivo de uma vez por todas.
Isto decide VERDADEIRAMENTE muito campeonatos!
Mas muitos mesmo!
Acreditem que resolvendo este problema que é um autêntico cancro histórico estaremos a dar um passo de gigante rumo ao engrandecimento relativo do Sporting em relação aos seus rivais.

Como já disse, várias razões podem fazer com que um clube não consiga fazer valer devidamente o factor casa, desde logo a qualidade das suas equipas e a forma como jogam mas, neste tópico, a ideia é debruçarmo-nos sobre a configuração do estádio cujo impacto também me parece indiscutível.

Para ilustrar este impacto gosto sempre de apresentar o exemplo do Boavista e a forma como, durante décadas, este clube usou o seu estádio (na sua antiga configuração) para ter resultados muito acima daquelas que seriam as suas capacidades, o que lhes permitiu crescer e chegar mesmo a ganhar um campeonato no início deste século. O Estádio do Bessa com a sua configuração muito sui generis nas décadas de 60, 70, 80 e 90 foi um autêntico bastião que permitiu a um micro-clube fazer em casa resultados de clube grande.

Vejamos as seguintes estatísticas (para o campeonato) que mostram o que estou a dizer:

SCP em casa com Boavista:

44 vitórias do SCP / 13 empates / 1 vitórias do Boavista

Ou seja, o Boavista em Alvalade sempre se comportou como uma equipa pequena normal.

Boavista em casa com o SCP:

22 vitórias do Boavista / 21 empates / 15 vitórias do Boavista

Ou seja, o Boavista tem um histórico dominador em casa contra o SCP.
Aliás, tem muito melhor histórico o Boavista em casa contra o SCP que o SCP em casa contra o SLB, por exemplo. Aliás, o SCP esteve 31 anos seguidos sem vencer no Bessa entre 1959 e 1990…

Isto ilustra bem até que ponto se pode usar a configuração de um estádio para o tornar confortável para si e desconfortável para os adversários. Este factor foi o suficiente para durante 3 décadas fazer do Boavista grande e do Sporting pequeno em jogos naquele estádio.

Será que não podemos aprender com esta lição para fazermos o mesmo na nossa casa?

Este é o desafio deste tópico!
Identificar modificações que poderíamos fazer no estádio para o tornar mais confortável e galvanizador para o SCP e mais desconfortável e inibidor para os adversários.

É que, meus caros, isto faz MUITA diferença!
E estamos a falar de algo que nos beneficiaria para uns bons 50 anos.
Ou seja, isto tem um valor ALTAMENTE ESTRATÉGICO para o SCP!

4 Curtiram

Via 3 hipóteses.

1° Pyro ser legal.

2° Bancadas em cima do campo. (A mais importante de todas). Depois era só posicionar pessoal estratégicamente.

3° Tentar que a central deixe de ser uma igreja aos domingos de manhã.

De resto, não vejo grande coisa a fazer.

1 Curtiu

Tendo em consideração que das 3 coisas que disseste só a segunda é que é do controlo do clube/ de impacto imediato diria que é essa a resposta. E concordo. A porcaria do fosso tem de acabar.

1 Curtiu

22 vitórias do Boavista / 21 empates / 15 vitórias do Boavista

O Boavista tem um histórico tão bom em casa connosco que até quando ganhamos conta na estatística para o Boavista XD

Era interessante ver a estatística do Boavista em casa no mesmo período contra os outros dois grandes para perceber se o fator está só no Bessa ou se também está em nós próprios. Sem ver diria que os Orcs devem ter mais derrotas lá que os porcos por questão geográfica. Isto leva também ao clássico do Porto ter sempre vantagem em deslocações enquanto a primeira liga estiver toda concentrada no Norte. Mas pronto, diria que esta questão não é simples e dá pano para mangas.

Tentar controlar-nos mais quando a equipa não está a jogar o que nós gostaríamos e apoiar sempre.

Desde que eles estejam a ser bons profissionais e honrem a camisola, somos todos da mesma família e quem se mete com a família…

E os adversários, sejam eles quais forem, têm que sentir isso.

Vocês já pensaram bem o que é andarem a dizer que só fomos campeões porque não houve assistências aos jogos?

Devia-nos fazer corar a todos, Sportinguistas, de vergonha.

7 Curtiram

Era o Fosso… Só isso já traria outra vibração.

1 Curtiu

O principal factor é e sempre será a qualidade da equipa. Claro que há sempre estádios onde, por qualquer motivo que seja, um clube sente mais dificuldades mas o principal factor é a qualidade. Dizer que temos um mau registo em casa contra o benfica não é nada de novo por em quase todos esses anos tivemos uma equipa pior que a deles com um treinador pior também a acompanhar.

Tu próprio tiras qualquer impacto do estádio quando metes as estatísticas do velho Alvalade um palco mítico e querido por todos nós. 18 vitórias, 13 empates, 16 derrotas ou seja muito equilíbrio e isto com um estádio muito melhor, muito mais intimidante para o adversário e em épocas onde eram permitidas coisas aos adeptos que não são hoje em dia.

A realidade é que o Sporting tem sempre, ou quase sempre, pior equipa que o benfica e isso reflecte-se nos jogos. Não é do ambiente, não é dos adeptos, não é do fosso. É da equipa e claro do facto de não termos peso nenhum nos bastidores do futebol. É ai que temos de trabalhar, os árbitros não têm de sentir medo do Zé Manel que está na bancada, eles têm de sentir medo é que ao errar contra o Sporting a carreira deles pode acabar porque foi assim que o benfica criou o seu domínio nos últimos anos. Quanto muito temos de ter mais impacto fora do campo, não dentro dele onde temos os melhores adeptos e o melhor ambiente (assim a equipa acompanhe claro)

1 Curtiu

Segundo alguns entendidos o melhor é jogar à porta fechada :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 Curtiu

Concordamos que o principal factor é a qualidade.
E quanto maior o profissionalismo das equipas, maior é o peso desse factor.
Não concordamos em relação ao impacto da configuração do estádio onde temos vários exemplos que sugerem que o impacto também é grande (para começar, dei o exemplo do Boavista em casa no Bessa).

Também não estou de acordo que o antigo Alvalade fosse assim tão intimidante.
E atenção que eu adorava esse estádio. Ainda hoje à vezes sonho com ele…
Mas era um estádio olímpico com o público longe dos jogadores.
Nós tínhamos era um grande público lá onde chegámos a ter a melhor claque da europa que durante alguns anos foi a Juventude Leonina que dava verdadeiro espectáculo nos anos 80 e 90.

Notar o seguinte:
Nos 2 estádios da luz, o SCP, em quase 70 anos, ganhou apenas 7 vezes (contra as 23 do SLB em Alvalade).
Isto NUNCA pode ser justificado apenas por diferença de qualidade entre as equipas. NUNCA!
A diferença nunca na vida foi tão grande.
Há aqui uma clara diferença que se justifica também com outros factores que não esse, um deles, acredito que é mesmo a configuração dos estádios (mas há outros).

Por exemplo, o SLB sempre teve estádios muito mais fechados e com o público mais perto dos jogadores.

Atenção porém que o novo Alvalade até é mais fechado que a nova Luz, o problema é a distância das bancadas ao campo de jogo. E aqui estou totalmente de acordo com os comentários de alguns foristas que referem o fecho do fosso como uma medida importante para mitigar esta situação.

1 Curtiu

Exemplos do Boavista em casa connosco (reparem onde está o público - faz parte do jogo):

Tu tens equipas na Europa que partilham o estádio e uma ganha mais que a outra.
O estádio do Atlético de Madrid era muito mais fechado que o Bernabéu ou Camp Nou e a diferença de vitórias entre essas equipas é enorme.
Em Inglaterra os estádios eram todos colados ao relvado mas ainda assim o do Arsenal era dos que mais abafava o ambiente, com certeza bem mais que Old Trafford por exemplo e a nível de títulos não há comparação possível.

Para fazer uso do que quer que seja que esteja dentro do estádio tem que estar uma boa equipa em campo. Tu podes ter o estádio mais assustador do mundo, 150 mil pessoas nas bancadas, festival de tochas, adeptos em cima do relvado, se a equipa for má vais perder mais do que vais ganhar contra adversários da mesma dimensão.

Pá… Mas já concordámos que a qualidade é sempre o maior factor.
Não concordamos é quando dizes que a configuração do estádio tem pouco peso com os lamps a ganhar em Alvalade mais do que o triplo das vezes que nós lá ou com o Boavista a estar mais de 30 anos seguidos sem perder com o SCP em casa.

Com isso é que eu não concordo de maneira nenhuma.

Repito:
O Boavista tem saldo positivo em casa contra nós.
Teve ao longo dos anos melhores equipas que nós nos anos 60 a 90 onde NUNCA perdeu connosco um único jogo em casa com o público em cima do relvado?

Voltando à diferença de performance de SCP e SLB em casa, acredito que as principais razões são as seguintes:

Qualidade das equipas.
O SLB teve mais vezes melhores equipas do que nós a partir do final dos anos 50. Temos que reconhecer isto.
Mas repito:
Isto nem de perto e nem de longe justifica uma diferença tão grande.

Lógica que durante muitos anos existiu na compra de bilhetes onde era possível haver, às vezes, quase 30% das bancadas repletas de adeptos visitantes. Isto favoreceu a equipa com mais adeptos em Lisboa.
Estive nos 7-1 e posso dizer que, por exemplo, nesse jogo, quase um terço dos adeptos em Alvalade eram vermelhos.

Configuração do estádio.
Os estádios da luz tiveram sempre as bancadas mais perto do jogo.
E no antigo Estádio de Alvalade, nem sempre existiu a chamada bancada nova. Em lugar dessa bancada existia uma bancadazinha onde, pasme-se, muitas vezes se via uma quantidade enorme de adeptos dos lamps.

PS:
Não queria falar da arbitragem mas…

1 Curtiu

Como fazer valer o fator casa? Ter os padres que escolhemos e ordenámos nas missas que celebramos. :innocent:

Fora de tangas, concordo com o que já foi dito. O público está muito longe do relvado, o que faz com que os adversários/os ladrões do apito não sintam medo, nem pressão. Não sei se alguma vez vamos conseguir resolver esse problema; outro é o público de Alvalade. Aquela malta da central é do pior que há. Eu opto sempre por ir para a zona das claques, mas, num Sporting x FCP, em 18/19, arranjaram-me 2 gameboxs e estive lá a ver o jogo. Aos 60 mins, já estava um senhor a insultar o Nani… Mesmo a Curva desilude algumas vezes nos jogos em casa.