Estou à procura de um servidor para alojar uma base de dados pessoal, de forma a torná-la acessível e editável em mais do que um computador. O tamanho da base não deverá, numa primeira fase, exceder os 400-500 MB, embora posteriormente possa crescer para valores na ordem dos 2-3 GB. Infelizmente, os meus conhecimentos na área da informática são muitos escassos. Como o nosso forum conta com vários participantes que são craques nesta área, perguntava-vos se sabem de alguma empresa ou outra instituição que preste este tipo de serviço cumprindo as condições seguintes:
a) ser fiável, para eu não correr o risco de perder toda a informação só porque houve uma falha de energia ou porque a empresa detentora do servidor foi à falência e se esqueceu de avisar o cliente a tempo.
b) ser amiga do utilizador, permitindo em especial que se aceda à base a partir de software instalado no Windows Vista
c) ter um preço acessível (não mais de €20 - €30/mês)?
Bem, não sei muito bem a que tipo de base de dados te referes. Eu estava a pensar numa base de dados gerida pelo MySQL, mas como dizes que os teu conhecimentos informáticos são escassos imagino pois que estejas a referir-te às BDs que correm em programas como o FileMaker e Access. :eh: Se sim, a única coisa que precisas é de espaço e nesse sentido uma conta num qualquer fornecedor de “megas” serve, como o Dropbox por exemplo (dá pra meter ficheiros até 2 Gb e é gratuito). Se quiseres alojamento para poderes ter uma base de dados a funcionar a partir da Web (a tal coisa do MySQL ;D) então a empresa que nos aloja pode servir-te como referência… 10€ por mês e tens 10 Gb de espaco… http://www.ptisp.pt/alojamento/linux … mas lembra-te que nesta opcão tens milhentas outras funcões associadas ao plano que não vais aproveitar!