Isto foi-me enviado por um colega portista do Vermelhices. Quem é membro ou leitor do fórum vai reconhecer sem grande dificuldade o artista
[i]Faltam seis jornadas para o fim do campeonato. Porto e Boavista têm fracas esperanças. Sporting e Braga continuam na luta. E lá na frente,
o “glorioso”, o Sport Lisboa e Benfica, que pode festejar o seu primeiro campeonato em dez anos.
Eu confesso: eu estou com medo de ver o Benfica campeão.
Ainda sou novo. A última vez que os vi ganhar um campeonato, ainda nem sequer ligava à bola. Não vi cachecóis, bandeiras, chapéus,
camisolas vermelhas a bailar ao vento. Não vi jovens nem velhos a saltar pelas ruas. Não ouvi buzinas. Não ouvi gritos. Não vi televisões a
interromper a emissão para dar notícias de última hora. Não vi nada. Nada de nada.
E nem quero ver.
Tenho medo. Tenho medo de chegar a fins de Maio e sentir o cheiro do pó dos velhos cachecóis e bandeirolas (ainda por cima, sou asmático.
Prevejo passar várias semanas no hospital, intoxicado). Tenho medo de ver os benfiquistas sairem às ruas nos seus Citroën AX e Peugeot 504,
com o rádio no máximo a tocar aquela coisa irritante que é “São papoilas saltitantes…”. Tenho medo de ver um êxodo urbano de Chelas em
direcção ao Estádio da Luz (do qual, já agora, também tenho medo; parece um monumento enorme ao contraplacado, de tão grotesco que é.
Sempre que lá passo todos os dias, enoja-me ver por fora os muros pintados a humidade, as latas de cerveja rançosa espalhadas pelo chão e aquele tom vermelho que dói nos olhos às 8h45 da manhã). Tenho medo de ver, por esse Mundo fora, o típico emigra português, baixo e gorducho, de bigode e careca, com boné da Galp sujo de óleo, t-shirt com o símbolo benfiquista manchada de vinho tinto, calças de fato de treino e ténis rotos (sem meias), e com 15 kg de ouro ao peito e nas mãos, a envergonhar a pátria com frases como (adicionar sotaque aqui) “Lá na terra devem de estar toda a gente felizes, pois a gente semos todos do Bainfica desde pecaninos, viva o Bainfica!”. Tenho medo de ver dezenas de pessoas em romaria a Fátima para agradecer à Virgem Santa. Tenho medo de ver telejornais a abrirem com “Benfica sagrou-se campeão nacional de futebol…”. Tenho medo de ver, nesses mesmos telejornais, a festa em directo do balneário do clube da Luz, com o presidente Vieira e o avançado Mantorras em cuecas, abraçados debaixo do duche. Tenho tanto, tanto medo…
Dizem que uma vitória do Benfica impulsionará o país, já que metade da população é benfiquista (dizem eles!). Mas como? Nos dias que se
seguirem à hipotética festa, iremos assistir à invasão das “baixas por ressaca”, às desculpas de “quero ir saudar os campeões ao campo de
treinos!”, aos “pai, não estudei porque tinha de ver o Benfica!”; centenas de pessoas ficarão desempregadas, pois trabalhavam em empresas como
a “Linha de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica”, que já não terá razão de existir; milhares virão de Angola, Moçambique, Timor, para
“estarem mais perto do grande Benfica”, e contribuirão para o aumento de emigrantes ilegais; os turistas ingleses, alemães, holandeses já não
quererão passar as férias no Algarve devido às garrafas de tinto espalhadas pelo chão e ao cheiro nauseabundo a tremoços e couratos mal
comidos que pairará no ar; o Benfica clube participará na Liga dos Campeões, apenas para ser eliminado na 1ª fase por Rosenborgs e afins -
Portugal volta a descer no ranking da UEFA; as pessoas não impulsionarão a economia do país preferindo gastar os salários em idas ao contraplacado. Finalmente, um qualquer ditador subirá ao poder e teremos de esperar cinquenta anos por outra Revolução de Abril. O 5º império idealizado por Pessoa ruirá completamente.
É por isto tudo que tenho medo.
Se Deus existe, faço-lhe um apelo. POR FAVOR, NÃO. Já somos suficientemente gozados lá fora, não deixes que sejamos ainda mais. Já estamos demasiado atolados na merda, não deixes que a merda nos afunde a nós. Pensa nas crianças! Meninas e meninos portistas, sportinguistas a até mesmo benfiquistas (à força) que ficarão traumatizados para toda a vida… por favor, não. Ajuda o Sporting, ou o Braga, ou o Boavista, ou o Porto, ou até o Guimarães a serem campeões. Livrai-nos do mal encarnado que se começa a apoderar da nação. Salva-nos do apocalipse…
Também aproveito para deixar um apelo às equipas rivais: dêem tudo por tudo. Façam-no por nós, os adeptos do bom futebol e das boas
equipas. Nós acreditamos em vocês. Dêem o máximo para salvar o futebol tuga. Façam com que o lema lampião (“Para o ano é que é”) prevaleça.
Faltam seis jornadas, espero que meio Portugal torça pelo que é bom para o país.
Quero ver seis milhões a chorar…[/i]
Obrigado PP 8)