Ciclismo - Parte 1

Agora que começa a aproximar-se a época ciclista de relevância como a Vuelta, o Giro e a Tour de France fica aqui um tópico para discutir.

Era um grande fã do Pirata Marco Pantani, de Lance Armstrong e de Miguel Induráin, ciclistas que pareciam ter 10 pulmões. Agora não há nenhum que me chame a atenção e sinceramente não tenho preferidos. Ivan Basso, Alberto Contador, Alexandre Vinokourov e Roberto Heras são as minhas escolhas a futuros vencedores.

Perdi todo o interesse pelo ciclismo a partir do momento em que o doping tomou conta da modalidade, neste momento sigo apenas e de forma muito desinteressada o Tour e a Volta a Portugal.

Eis uma modalidade que quando eu tinha os meus 14 anos não perdia…

Mas a verdade é que a batota e o doping tomou conta da modalidade: Indurain foi o corredor que dominou durante 5 anos o Tour, mas para sempre ficar-me-á a dúvida quanto ao seu valor pois quando ele abandonou a carreira, foi quando o escândalo do doping rebentou; Armstrong foi o homem que antes de estar à beira da morte era um ciclista normal e que quando curou o cancro ficou um super-homem autêntico; Pantani foi o ciclista que subia montanhas que nem um louco e que foi encontrado morto num hotel com overdose (está tudo dito!); Ullrich foi um ciclista baldas a quem toda a gente reconhecia grande potencialidade para ser um supercampeão, mas que também ficou com o nome associado ao doping!

Enfim, andei eu a perder horas colado à TV a ver uma aldrabice!

Tens toda a razão… e também eu perdi horas do meu tempo a ver ciclismo. A velocidade com que aparecem ciclistas ligados ao doping é verdadeiramente impressionante, este desporto todos os anos perde credibilidade, infelizmente.

Se calhar o melhor era legalizarem o doping no Ciclismo, embora a verdade desportiva ficasse deturpada…Armstrong era imbativel, e quem sobrevive ao cancro que ele teve aguenta tudo. Hoje só Contador ( que tambem teve uma lesao gravissima e que ia morrendo em cima de uma bicicleta com um problema cerebral…) tem aquela garra que caracteriza os grandes campeões

Andei anos a desejar q o Amstrong abandonasse para haver luta a sério. Ele abandonou e o ciclismo acabou. Tenho pena, mas infelizmente é a realidade que temos.

De 5 a 27 de Julho, vai estar nas ruas de França a 95.ª Volta à França. Christian Prudhomme, director do Tour, revelou, na apresentação da prova, que existem dez novas etapas. Os ciclistas vão percorrer um total de 3.500 quilómetros, de Brest até Paris, num cenário «mais romântico». A Direcção da prova promete tolerância zero ao dopping.

Ao longo de três semanas de competição, os ciclistas só vão ter dois dias de paragem, a 15 e a 21 de Julho. A volta começa em Brest, na região da Bretanha, e termina em Paris, como habitual. O pelotão começa a trepar na décima etapa e colocam as rodas em Itália, na 15.ª etapa, em plena montanha. O contra-relógio, potencialmente decisivo, acontece ao vigésimo dia de estrada. Paris revela o vencedor na sempre rápida etapa de congratulação do vencedor.

O pelotão tem como estrela da companhia Alejandro Valverde (Caisse D¿Epargne), após Alberto Contador não ter sido convidado para a prova por causa do dopping. O ciclista espanhol tem vantagem psicológia sobre principais rivais, Evans e Sastre, ao mostrar ser o corredor mais completo em competição.

Evans (Silence-Lotto) é o rival número um de Valverde. O australiano tem evoluído ao longo das últimas épocas, melhorando no contra-relógio.

Carlos Sastre desde há cinco anos que marca lugar na dianteira do Tour, mas desce na tabela ao longo da classificação. Limitado na estrada, Sastre destaca-se na montanha e conta agora com a ajuda preciosa dos irmãos Schlerck.

O mais jovem, Andy, entrou no topo do ciclismo mundial ao ser segundo no Giro de Itália. Os dois irmãos podem criar um duo imbatível.

Kim Kirchen, é apontado como o possível outsider. O luxemburgês tem apresentado um equilibrio notável entre montanha e contra-relógio. A camisola da Juventude tem como principal candidato Romam Kreuziger. O ciclista checo, aos 23 anos, faz parte da nova geração de trepadores.

In Maisfutebol

Só por curiosidade, comemora-se hoje uma vitória leonina no Tour.
Foi a 4 de Julho de 1984 que o ciclista do Sporting Paulo Ferreira, após uma fuga de 200 quilómetros, venceu a etapa Bethune- Cergy e Pontaise, na distância de 207 kms, na Volta à França, dedicando a vitória ao malogrado Joaquim Agostinho, falecido dois meses antes.
Nos tempos em que se via a riscada a lutar pelos 1ºs lugares no Tour.

[youtube=425,350]- YouTube

deixo aqui uma das miticas etapas para todos os portugueses

Era gajo que no inicio da tarde lá se metia em frente da tv a ver o tour (indurain, virenque, olano, rominger, jalabert, zulle, riis, pantani etc etc). Hoje em dia já não há nomes sonantes e a modalidade não tem o impacto que tinha antes, em grande parte devido ao doping. Mas mesmo assim sou capaz de ver as etapas de contra-relógio, Alpes e Pirinéus. Quanto ao vencedor…talvez o Evans.

Entao o tópico está morto ? Eu adoro ciclismo , sigo normalmente com grande interesse toda a época de ciclismo que tem no Tour o seu expoente máximo. Este ano nao tenho tido possibilidade de acompanhar a prova por conflito com os horários da prova mas ontem tive a oportunidade de ver Ricco “Il Cobra” Show no Col d’Aspin a mostrar que a trepar neste momento tem poucos concorrentes. Muito calmo ao longo da etapa , quando viu que estava tudo num marasmo no pelotao fez um arranque absolutamente genial na subida comecando a deixar tudo e todos para trás ao longo da subida. Ainda existia duvidas se ele ia aguentar-se bem a descer mas revelou dotes de rolador que lhe desconhecia e acabou por ter uma vitória brilhante na etapa. Hoje nao me admirava muito que voltasse a brilhar , ainda para mais com a meta numa subida…

Espero que hoje o tópico aqueça. Eu não vou perder. Era lindo ver novo festival de Riccò, só não sei se terá pernas ou se o deixarão…

Sigam, é só escolher: Eurosport ou RTPN. :arrow:

O que é feito do habitual sidekick do Marcho Chagas na rtp ? Este novo “relatador” , era um daqueles que costumava acompanhar a volta a portugal nas motos , e é demasiado estridente e fala demais , sendo que aquela moda do futebol de falar de todos os pormenores dos jogadores de futebol parece que agora tambem se estende ao ciclismo…eu quero la saber a cor das cuecas dos ciclistas , se comeram perninhas de frango , se la na terreola deles sao isto e aquilo (isto é um exagero claro)…eu quero é comentarios interessantes de ciclismo. Costumava fazer zapping entre os dois porque a rtp tem o Marco Chagas que é uma autentica sumidade de clicllismo e era coadjuvado por um gajo (nao me lembro do nome) que tambem conhecia bem e estava habituado aquilo mas neste momento vejo mais na eurosport porque o trio leva aquilo num tom muito amigável mas sempre muito bem relatado e bastante interessante de ouvir.

João Pedro Mendonça. :wink:

JPM já era o parceiro de Chagas há muito tempo. Com este novo narrador, as emissões da RTP perdem um bocado perdem. Ainda ontem viu-se que não tinha nada para dizer (nenhuma curiosidade) e então disse a data de nascimento, a naturalidade, a carreira, tudo… tudo muito chato! :-\

Mas também pode ser de nós, que não estamos habituados.

Quanto à Eurosport, é uma maravilha. Quem é que se quer juntar a mim e criar um grupo de fãs do Olivier Bonamici? :lol:

É o maior o luso-francês! CAN, Tour… papa tudo.

Soube a pouco esta etapa. Não é necessariamente mau, porque quer dizer que o espectáculo nos Alpes vai ser melhor ainda do que aquilo que se espera.

Quanto à etapa, foi uma ensaboadela tremenda da Saunier Duval na concorrência. Pena que Schleck não tenha ficado com a amarela, por 1 segundo.

Não vejo grande força em Menchov para passar a perna a Evans, até porque o australiano vai limpar a concorrência no CR final.

De salientar ainda o facto de Efimkin ter estado outra vez em destaque. Apareceu muitas vezes ao longo da etapa e até está no top-10.

Também nao vejo no Menchov um adversário á altura do Evans. Se por um lado a corrida poderia estar muito aberta em relacao a vencedores , vai ter de ser nos Alpes que alguem faca a diferenca verdadeiramente porque senao o Evans nem precisa de ir ganhar nada que vai la chegar com a sua regularidade e qualidade no contra relogio. Nao acredito muito que a equipa dele se preocupe em manter a amarela , o importante é nao deixar existir fugas doidas de 20 minutos como aconteceu á um par de anos que permitiu que o Oscar Pereiro discutisse a volta (viria depois a ganha-la apos desqualificacao do Landis) , e depois na montanha é deixar a CSC fazer o seu trabalho e ir seguindo na roda do Sastre e nao ter grandes quebras que possam afasta-lo da vitoria (do genero que aconteceu hoje ao Valverde ou ao Conego).

Por acaso não tenho acompanhado o Tour por causa da decepção que os escândalos sucessivos do doping me causaram… De qualquer forma penso que vocês quando se estavam a referir ao acompanhante do Chagas, referiam-se ao João Pedro “Efectivamente” Mendonça! :wink:

:wink:

O Olivier é um espectáculo,one man show. :slight_smile:

Sim sim era o joao pedro mendonca. Tinha um estilo que me agradava e que combinava bem com o m.chagas , alem de que ja fazia aquilo á bastante tempo e tinham grande cumplicidade. Por agora estou definitivamente na eurosport onde reina a boa disposicao mas existe sempre grande qualidade dos intervenientes , especialmente do paulo martins que basicamente acompanha qualquer prova existente de ciclismo no mundo ;D

Quanto ao doping , eu tambem fico desencantado com a situacao actual e vejo que neste momento falta “nomes” ao Tour , sendo que desses a maioria esteve envolvido em escandalos. Nao me esqueco de ver em 2006 o floyd landis fazer uma etapa de uma forma que eu quase nao tenho memoria , lancando-se numa subida no inicio da etapa e fazendo 100 e tal kms completamente isolado para roubar uma camisola amarela que ele tinha deixado fugir no dia anterior , numa actuacao ao nivel de um superhomem. Aquilo que eu pensava ter sido uma das grandes etapas da minha vida como espectador , passado 2 semanas senti que nao foi mais que um embuste do americano para todos os amantes de ciclismo