Ciclismo - Volta a Portugal

Eu não gosto do Cândido Barbosa…pela maneira como ele fala para a comunicação social, achando-se o maior e como a C.Social o leva ao colo (tipo lampioes), já dois ou três anos seguidos que têm feito a volta para ele e ele não a ganha, este ano finalmente alteraram isso. Se a ganhar dou-lhe o mérito disso!

Também quando ele ganha uma etapa fazem logo grande escabeche e é o maior, é bom no sprint ponto final, e ganhou a etapa em StºTirso que era uma subida de 2ªcategoria graças ao H. Guerra que o levou até la acima.

Não quero que seja o benfas a ganhar longe disso, mas gostava dum corredor da LA-MSS antiga Maia, ou da Liberty (excepto o Cândido).

Não me importava que o C. Barbosa ganhasse, mas não me parece, tal como não estou a ver o J. Azevedo vencedor.
Estou mais a ver um O. Sevilla ou um D. Blanco.

Já que estamos numa de confissões vou também dizer, como já devem ter percebido, que eu não gosto mesmo nada do Cândido… O rapaz nunca me fez mal, é certo, e entre ele e o benfas obviamente prefiro-lhe a ele… Simplesmente não gosto da sua postura, altruísta e envaidecida em demasia.
Primeiro pensa que é o maior e que todo o pais torce por ele…
Segundo é o menino crido da comunicação social, que diga-se de passagem deixa muito a desejar, nomeadamente os comentadores da volta… pessoalmente não gosto nada deles, o único que aprecio é o grande Marco Xagas, os outros parecem vindos de um outro planeta… :o E digo isto por situações simples como a de ontem por exemplo… O Cândido tem 20s de avanço, o que deveria ser completamente irrelevante, mas na nossa pobre volta, sem montanhas…, até é alguma coisa, mas daí a ouvir-se comendatários do tipo… Esta vantagem do Cândido ainda não é decisiva, mas já começa a ser considerável… e depois perguntar-se a directores desportivos de equipas que têm o seu principal ciclista a 22s se ainda têm possibilidades de lá chegar… >:(
Terceiro e ultimo porque as voltas são idealizadas em função de um ciclista… Cândido…, suprindo-se quase toda a montanha da volta…

No entanto atenção, respeito totalmente todas as opiniões que divergem da minha…, isto é simplesmente o meu ponto de vista, o que não quer dizer que seja o mais correcto.

Eu gosto do Cândido, é um Sprinter que soube evoluir, é campeão Nacional de Contra-relógio e sobre montanhas de forma satisfatória, obviamente que não é um fora-de-série mas tem raça, é orgulhoso, é português e se não fosse ele estavamos há 5 dias a falar do Azevedo, que também gosto, e do glórias para aqui e para acolá, pelo menos assim fala-se da Liberty e do Cândido, prefiro assim! :slight_smile:

Quanto às hipóteses dele na Volta, vai ser difícil, o David Blanco sobre bem e é melhor no contra-relógio, o Azevedo sobe bem e é muito idêntico no contra-relógio, o Sevilla, se realmente estiver cá para ganhar, sobre muito bem e anda muito bem no contra-relógio, há mais 2 ou 3 com hipóteses, enfim, a Volta decide-se em 3 etapas, Sra. da Graça, Torre e contra-relógio final, é aí que se vai ver quem ganha a volta! :arrow:

Também não gosto do Cândido mete me nojo, já não é de agora o cabrão é um convencido e para ganhar até a própria mãe atropela, agora reparem bem na comunicação social " o corredor do povo " até a imprensa já caíu no goto, gosto do Azevedo mas infelizmente corre pelos vermelhos…por isso que ganhe o Oscar Sevilha ou qualquer outro galego.

Não gosto de Cândido devido não tanto por ele embora me pareça convencido,basta ver as últimas declarações dele a dizer que tem 50% das vitórias da Volta,escusado entrar nessas matemáticas só para vangloriar-se,mas pelo “proteccionismo” dos comentadores.

Outra coisa diferente é o ciclista,um sprinter que consegue subir bem nas montanhas,e que dá uns toques no contra relógio não é um ciclista qualquer.

Quero que vença alguém da LA MSS,de preferência um português,embora me pareça que seja Xavier Tondo o nº 1 de Zeferino.

Blanco e Sevilla são sérios candidatos.

Ciclismo é uma modalidade que gosto muito e a qual comecei a ver, perceber e gostar antes do futebol.
Cheguei a andar na estrada, ver partidas e chegadas na zona de Lisboa…e boas memórias tenho!
A nível internacional, seguia tudo pela televisão. E como diz a outra, “ainda sou do tempo” em que se podia ver um Tour, um Giro ou uma Vuelta sem haver escândalos de doping como há hoje…Saudades desses tempos!

Gostava do Cândido Barbosa quando ele apareceu no ciclismo, já há uns bons anos atrás. Mas agora não gosto dele, por algumas das razões já referidas: convencido, fanfarrão, competitivo, protegido dos media e porque adora fazer-se de vítima, todos aspectos que nada aprecio!

O meu português preferido é o José Azevedo, pois vi-o aparecer no ciclismo há uns 10 anos atrás e desde então sigo a sua carreira e, tal como esperava e desejava tornou-se grande. Nesta Volta corre pelo benfas e assim não consigo puxar por ele, é um dilema que ainda não sei como resolver…

Que seja um português a ganhar, excepto o Azevedo.

É simples, o CB é um sprinter, o que quer dizer que só tem chances enquando as finais forem disputadas pelo pelotão e não houver fugas. Vai ganhando uns segundos de bonificação aos adversários. Mas na montanha e nos contra-relógios não há chegadas em pelotão em sprints, pelo que quem ganha as provas tem que ser um ciclista mais completo que o CB, entre trepador, sprinter e contra-relogista, tem que ser excelente num destes capitulos e bom nos outros. O CB dificilmente vencerá e até me admiro ter estado no ano passado ou há 2 anos tão próximo de vencer (conseguiu aguentar-se na montanha mas foi dizimado no contra-relógio). As provas são “preparadas” para um favorito da organização vencer, e a deste ano está preparada para a montanha (esta última conclusão li em algum lado, não tenho conhecimentos de ciclismo suficientes para tirar esta conclusão sozinho).

Hoje na montanha safou-se muito bem e convém não esquecer que é o actual campeão nacional de contra-relógio, o CB não é apenas sprinter, já foi mas hoje em dia é muito mais do que um simples sprinter, não esquecer que nas primeiras 3 etapas com chegadas ao sprint não ganhou nenhuma, nas 3 seguintes, com chegadas a subir, ganhou as 3, eu acho que o CB é muito mais que um sprinter e tem-no provado ao longo dos últimos anos na Volta, se calhar não chega para ganhar, há gente melhor no CR e na alta montanha (Serra da Estrela), não é ninguém muito melhor nas 2 situações e é aí que o CB tem as suas hipóteses, para mim a Serra vai ser decisiva, isto porque a Sra. da Graça nada decidiu mas mostrou que candidatos há poucos e parecem-me muito equilibrados!

Percebo as criticas ao Candido mas quer me parecer que a maioria nao o conhece bem…dizer que o Candido é apenas um finalizador neste momento é errado. No inicio da sua carreira era considerado um sprinter muito promissor que rapidamente foi para uma equipa estrangeira com nome (Banesto) na qual teve a oportunidade de evoluir e ainda ganhar etapas de grande nivel.
Apos o seu ingresso na LAPecol (agora Liberty Seguros) rapidamente percebeu-se que o candido estava a transformar-se num autentico todo terreno ,com caracteristicas rarissimas num atleta de ciclismo ,fortissimo no sprint , grande rolador (como já o era) , grande tecnica na bicicleta (basta ver as grandes descidas que ele faz) e com grandes qualidades de contra relogio sendo que ja conseguia em muitos momentos defender-se em media montanha (a alta ja era outra conversa).
Com a passagem do tempo e comtreino e com menos peso foi se defendendo melhor em montanha de tal forma que comecou a ser considerado um candidato á vitoria. Nao nego que nos 2 ultimos anos a planificacao da volta era teoricamente mais acessivel para o Candido do que este ano mas é absolutamente normal um tracado beneficiar determinados corredores.
Este ano as chegadas em montanha voltaram a reinar (3) com 2 etapas de media montanha e 2 de alta montanha…e até agora o Candido está a conseguir surpreender , o que nao é surpresa , basta comparar a estrutura fisica do candido e o seu peso agora com anos anteriores e perceber que este ano , pelo menos ate agora tem se defendido como pode conseguindo vencer numa etapa de media montanha (na qual ja se sente muito bem ) e defendeu-se muito bem na Sra da Graca(1ª categoria) conseguindo um 3 lugar…sera suficiente para vencer a volta?talvez nao porque a chegada á torre é durissima e as caracteristicas da subida favorecem muito os trepadores mas se a estrategia das equipas favorecer o candido nao seria irreal pensar que ele perca a camisola amarela mas a tempo suficiente para a recuperar. Estamos a falar de um campeao de contra relogio que com o tempo perdeu as suas capacidades de finalizador , basta ver que nas 3 chegadas em pelotao venceu apenas uma na qual a chegada era muito selectiva e nao favorecia os adversarios.

Candido é apoiado pela CS? Sim …e qual é o problema? defender numa volta a portugal um atleta portugues numa equipa portuguesa parece me normal. Manuel Zeferino na sua LA-MSS sempre apostou em equipas jovens portuguesas mas o chefe de fila é invariavelmente estrangeiro.
O candido em alguns momentos foi demasidado queixinhas? Talvez…mas basta lembrar que nos dois ultimos anos as equipas portuguesas preferiram fazer luta ao candido ao inves de luta pela vitoria levando sempre á vitoria de outros atletas…e este ano isso nao vai mudar basta lembrar as declaracoes do Orlando Rodrigues quando disse que só havia 3 equipas a querer vencer a volta Duja Tavira , Slbosta e LA-MSS , esquecendo de proposito a Liberty e queixando se que estes nao tomavam as redeas na etapa (quando no dia anterior tinham feito praticamente as despesas da corrida toda) e ainda menosprezando o candido nessa etapa dizendo que se fosse alguem da liberty seria o Hector Guerra…isto para um atleta que já correu pela liberty (la pecol na altura) e colega de muitos dos atletas nao ficam nada bem as declaracoes

Quanto ao Jose Azevendo , ciclista que prezo muito mas que nao apoio (orcalhada…) parece estar a fazer uma corrida em seu nome tal é a falta de ajuda da equipa do benfica em todos os momentos da corrida.

Como o Marco Chagas nao vejo o Candido como favorito á vitoria , na propria equipa o Hector Guerra é um atleta mais propicio a vencer corridas por etapas (nao fosse aquela estranha queda provocada por um atleta da duja e ele estava provavelmente em 3 lugar) , e David Blanco , Xavier Tondo e o Azevedo sao sim os favoritos á vitoria.

Uma nota para o Claus Moller que quase com 40 anos continua a ser um belo trepador e o melhor contra relogista que passou talvez nos ultimos 10 anos nas estradas de portugal.

Destaco esta última parte corroborando sobre Claus Moller,sem dúvida um excelente ciclista vencedor em 2002 por pouco segundos de vantagem sobre Horrach.
Não sabia das declarações de Orlando Rodrigues,infelizes na minha opinião.
Esta etapa da Sra da Graça veio confirmar quem é candidato e para mim Cândido,Azevedo e Blanco são os principais candidatos pois Gimenez que venceu a etapa não é forte no contra relógio como ele próprio afirmou.

Mais uma excelente vitória do CB, este homem nos sprints ligeiramente a subir não dá mesmo chances :o

Amanhã, nova prova decisiva, muito pode ficar decidido.

Será amanhã que muito poderá ficar decidido sim.
Acho também que Cândido se não perder muito tempo amanhã para Blanco e Azevedo,poderá até não perder tempo,ficará com “caminho aberto” para o triunfo na Volta,pois será difícil,digo eu,perder muito tempo no contra relógio da última etapa.
A ver vamos.

Curiosidade de até agora só ter havido dois “camisola amarela” na Volta,Martin Garrido e Cândido Barbosa.

Hoje ouvi o Marco Chagas contar uma estoria que vou paratilhar com voces.

Disse ele que na vida de corredor,vestiu a camisola do benfas por um dia.
Pergunta-lhe o outro,entao como foi.Quando comecei a minha carreira um amigo e conterraneo
do Cartaxo que na altura era o homem do ciclismo do benfas,convidou-o e ele foi la prestar provas
foi nesse dia que vestiu a camisola,porque depois o coracao falou mais alto e eu nao escondo de ninguem
que o Clube do meu coracao e o Sporting.Por issso eu nunca corri pelo benfas.

CB é um todo terreno como tal amanha ou atacam a entrada da montanha ou então a amarela vai-se manter no CB, se apenas atacarem depois do meio da subida duvido mt que o CB perca a amarela… por mim pode ganhar qualquer 1 menos o enfique :cartao:

tambem ouvi isso… era espectacular o sporting pegar no homem para director desportivo e montar uma grande equipa de ciclismo… para além de sportinguista percebe daquilo ás pazadas (segue e comenta as grandes competicoes, conhece a grande maioria dos ciclistas), é alguem que sabe comunicar, tem mística e é muito respeitado…

para o dia de hoje aposto no jimenez e para ganhar a volta talvez no david blanco ou no oscar sevilha (na realidade acho que isto esta feito para o barbosa mas nunca se sabe)…

Concordo, pois a subida não é tão inclinada como do lado da Covilhã, aí penso que o CB não tinha hipótese, agora já falaram que ele é um todo-terreno também concordo, faz-me lembrar o Bettini, é um corredor para as clássicas, mas nós não temos disso!

Agora acho difícil o CB manter a camisola não hoje mas amanhã, porque o ano passado o Blanco quase que o apanhou, ganhou-lhe 2 min. no CR, na etapa de hoje não me espanta que ele mantenha a camisola…porque o CB sofre muito em cima da bicicleta, faz com que o Guerra (fique indeciso) nunca se vá embora e não o deixe para tráz.

Agora se o H.Guerra atacar hoje, temos espectáculo garantido.

O Azevedo confirmou hoje o que à muito se dizia dele, excelente ciclista…, mas para ajudar e nunca para ser o líder, trocando por outras palavras…, nunca para ganhar. Hoje finalmente viu-se algo mais na volta, nomeadamente corredores e equipas a atacar, o que não se via desde o inicio…, só assim era possível derrubar o cândido.

Ainda bem que essa familia benfas nao conseguiu nada
O companheiro do Marco Chagas na RTP sofre a brava.
Ate da vontade de rir o Jose Azevedo aparece ele fica logo outro
quando ele fica na cauda ele quase sofre um ataque ;D