Ciclismo - Parte 2

Mantém a rosa. Perde tempo para o Kelderman. Mas bateu-se muito bem. Gigante.

Teve enorme! O tempo que ganhou para os outros todos foi enorme mesmo.

Quando dou por mim a sentir o ritmo cardíaco a aumentar durante 7kms…a ver na TV :joy:
Grande João. Muita pena o Masnada ter quebrado.
É que fazer 7kms sozinho correndo atrás do prejuízo é para froomes e contadores. Não é o comum.
Continuo a achar que o stelvio vai ser a sua cruz mas seja 1o, 2o ou 3o ou 5o ninguém lhe tira a qualidade e demonstração de querer e força

Pena não ter tido mais equipa hoje. Não me lembro de ver o Masnada ajudar em qualquer etapa.

Já o fez, ele e o knoxx… Mas hoje arrebentaram bem cedo.
O João teve que fazer pela vida.
Mas se alguém dissesse à quickstep que ao 2o dia de descanso, estava de rosa há 12 ou 13 dias, eles iam se rir.
E apesar de alguma concorrência estar abaixo do expectável, a verdade é que ter pela frente um Kelderman, top 10 regular da Vuelta e um majka não é propriamente correr contra ali o pessoal da esquina

Grande João, tudo o que conseguiu até agora é notável! Espero que consiga ganhar o top 3, mas um top 10 para primeira participação no Giro e numa grande volta creio eu está muito bom.

Nas etapas anteriores nunca vi apoio do Masnada. Hoje também não, mas como andei a fazer zapping entre o Moto GP e o ciclismo, pode ter-me escapado.

Ainda assim, sinto que hoje faltou equipa naquela fase final.

Claramente, hoje foi se tudo mas em abono da verdade, partiu se juntamente com majka, nibali, etc
Acho que os únicos que iam soltos era mesmo o Tao e o hindley. Mesmo o Kelderman ia meio no elástico pois se tivesse bem tinha puxado para ganhar mais tempo e tinha esboçado a vitória (coisa que nem o fez)

Fantástico o João.
Tem o direito de sonhar com o pódio pelo menos. Neste momento acredito que vai andar de rosa até quarta feira.
A partir daí logo se vê.

Fiquei com essa sensação tb hoje, que o Masnada não se quis sacrificar e correr o risco de ficar de fora do top 10 para ajudar o João.

Depois da etapa de hoje, quero acreditar que o pódio, e até a camisola branca, não escapa ao João. Continua a ser difícil acreditar na vitória, até porque faltam mais algumas etapas importantes e o Kelderman está bem e tem a equipa mais sólida em prova, neste momento. Mas…nunca se sabe e que o João faça deste um Giro ainda mais histórico no final!

Nota igualmente para o Rúben Guerreiro, que hoje foi ultrapassado na camisola da montanha pelo Visconti. Ainda assim, acredito que o Rúben consiga entrar nas fugas desta última semana e lutar até ao fim por esta classificação.

Absolutamente tremendo hoje o João e para mim foi a confirmação que é corredor de grandes voltas. Sofreu e perdeu tempo para o Kelderman mas faz quarto numa chegada ao alto e ganha tempo a Nibali, Fuglsang e companhia. Isto não é para qualquer um, não me parece ser um caso tipo Voeckler ou um Allaphillipe que apareceram uma vez só em grande estando na liderança.

Dito isto, ganhar o Giro vai ser muito difícil, o Kelderman e o Geoghan Hart estão muito fortes e iam muito fácil subida acima. Estivesse ainda o Thomas em prova e ele e o Tao iam rebentar com todos na montanha parece me. Ainda assim acredito que o João tem tudo para acabar no mínimo no pódio. O dia de descanso vai ser crucial assim como ver o que acontece com as etapas de grande montanha na próxima semana.

O João não é um Pogacar, não é um predestinado mas tem claramente potencial para ser um regular a discutir top 10 nas grandes voltas nos próximos anos. Que continue a crescer e evoluir e irá certamente um dia ganhar uma, esperemos que possa ser já esta.

1 Curtiu

O João Almeida já está a correr no limite a vários dias, o contra relógio muito longo e hoje esta etapa muito complicada mostraram que o João está a beira do seu limite, não consegue dar mais. Foram muitos dias a lutar por manter esta camisola rosa. A etapa de hoje mudou por completo este Giro, Kelderman está agora em boa posição para subir ao 1.º lugar, mas também Hindley está muito forte e hoje deu um recital a trabalhar para o seu chefe de fila. O Hart também vem muito forte e vai entrar em força na 3.ª semana. Atenção que a 3.ª semana é uma brutalidade com etapas muito duras em altitude que podem originar novas reviravoltas na classificação.
Por agora é dar os parabéns ao João Almeida por aquilo que fez até hoje que é verdadeiramente incrível.

Estive a ver o resumo à bocado. É o homem sozinho praticamente. Já é um grande feito ter aguentado até agora.

Há anos que não vibrava assim com o ciclismo. Parabéns ao João, extraordinário…

O rapaz tem 22 anos!!! Está-se a bater com os monstros mas tem 22 aninhos…

O dia de descanso vem n altura certa. Esperemos que aproveite bem (nem sempre é fácil) e que volte em força para a última semana.

É muito importante que o Masnada o ajude e que ele vá bonificando para ter o máximo de segundos possível na etapas decisivas. Já deu para ver que na alta montanha ele vai sofrer porque não tem equipa, nas também já deu para ver que, se não quebrar…, ele não precisa de muita vantagem para segurar a rosa.

O maior risco é ele quebrar na terceira semana, muito jovem, zero experiência a este nível e nestes casos muitas vezes a terceira semana é fatal.

Acredito com tudo que o João vai aguentar-se e SURPREENDER.

Força

Qual seria a melhor opção para o João Almeida, renovar contrato com a equipa (só tem por mais um ano) ou mudar de equipa? Se renovar contrato arrisca-se a ficar na sombra do Alaphilippe e do Evenepoel, e só ser líder de uma grande volta caso algum destes dois tiver uma lesão (como foi agora no Giro porque o João só é o líder da equipa por causa da lesão do Evenepoel)

Não percebo muito de ciclismo profissional mas Remco é tido como um CR7 do ciclismo.
Diria que com o Pogacar e Bernal fazem um trio de ouro desta nova geração.
Depois temos ali um bloco muito forte como foi hoje na Flandres já para não falar de outros monstros do ciclismo que ainda estão aí para durar mais um par de anos.
Dificilmente o João será a breve trecho, chefe de fila numa grande volta de uma grande equipa. Mas vejo o com mais estaleca para grandes voltas que um Rui costa

O Rui Costa poderia ter uma melhor carreira/currículo se tivesse focado mais nas clássicas do que tentar sempre todos os anos fazer top 10 no Tour e no Giro/Vuelta. O João se renovar contrato nunca vai ser líder na Deuceunick enquanto lá estiver o Alaphilippe e o Remco

1 Curtiu

As opções de carreira são fundamentais para o sucesso.

Contudo o João tem 22 anos… Tem mais do que tempo para pensar em ser líder.

Primeiro tem de perceber bem as suas capacidades, se calhar, nesta fase, nem ele sabe bem.

Que aproveite ao máximo este momento que já lhe vai valer, de certeza, um contrato milionário e que se foque a 100% nesta oportunidade de uma vida.

O Remco demonstra grande talento mas para já ainda nada provou, mas por certo que vai ser também um dos nomes grandes para o futuro. Os outros dois já são vencedores de Tours.

O João Almeida pode perfeitamente ser líder da Quick-Step numa Vuelta ou Giro, tem qualidade para isso e penso que a equipa também o vê assim. O Alaphilippe é outro tipo de corredor e não será para ir ganhar uma grande volta, mas sim etapas. O Remco sim será aposta para a GC de um Tour.

Agora a questão é que para ganhar uma grande volta esta não é a melhor equipa. não tem um colectivo forte nesse sentido é uma equipa que tem no seu ADN clássicas e ganhar etapas na voltas. Pode é ir mudando no futuro até pelo Remco, senão o João parte sempre atrás sem um colectivo forte.

Eu acho que é numa Vuelta ou num Giro que o João, caso queira ser um corredor de três semanas tem de estar, não num Tour ai concorrência é muito superior, especialmente com o valor desta nova geração. Primeiro deve ganhar currículo e construir carreira antes de ir ao Tour, senão pode ser mais um Bardet ou Pinout (este já começa a tentar ganhar outras corridas).