China - Lateral Esquerdo da Naval

[center]Nome completo:João Pedro Santos Gonçalves “CHINA”
Naturalidade: Beja
Altura: 1,70m Peso: 65kg
Posição: Lateral-esquerdo
Formado nas escolas do Sporting Clube de Portugal

Carreira como Jogador (jogos/golos)
01/02 D.Beja (III) 2/1
02/03 Sp. Pombal (IIB) 2/0
03/04 Fátima (IIB) 25/0
04/05 Maia (II) 34/0
05/06 Naval (I) 30/0
06/07 Naval (I) 29/0
Total I Liga: 57/0 Total Taça: 11/1
[/center]

Penso que se China viesse a reforçar o Sporting, das duas uma, ou sairia um grande jogador, como o está a fazer na Naval, tipo Abel, ou então não conseguiria se mostrar e ficava a partir de 1/2 jogos "enterrado". Contudo, China é um jogador que neste preciso momento, faria falta ao Sporting, pois só temos um lateral esquerdo, e esse (Ronny) ainda não foi digerido totalmente pelos sportinguistas, como jogador capaz de tomar conta daquela posição! Infelizmente, agora é impossível chamar China, pois já fechou o período de transferências.
 Já acompanho China à algum tempo, e noto nele um jogador com espírito jovem, muito regular, é daqueles jogadores que, independentemente do que faça, joga "sempre bem".
Penso que China se enquadrava bem no sistema de jogo do Sporting, pois ele, é um lateral mais defensivo, o China não arrisca muito jogadas individuais, e quando o faz, não fica a espera de ver o resto do lance lá na frente e esquecesse de descer (como acontece com Roony), ele desce logo assim que não tem a bola na sua posse. Arrisca mais esses lances ofensivos no fim do jogo, no deccorrer do jogo, China, sobe mais frequentemente para prestar apoio ao extremo que tá com a bola. Se China quiser evoluir ainda mais, é um dos aspectos que tem que treinar é a subida com bola, porque é o aspecto que ainda é algo "desajeitado". Mas para estas subidas temos o Abel, no Sporting, que o sabe fazer MUITISSIMO bem!
Para além de bom defensivamente, China é bom também a fazer cruzamentos, vê-se no desenrolar do jogo, algumas vezes, o extremo que tem a bola, com o apoio de China, este passa-lhe pelas costas, e desmarcar-se, ele recebe depois a bola e tira bons cruzamentos.
No seu último jogo, contra o Benfica, vi em campo um grande China, que só falhou 2 vezes, uma em que ia tentar recuperar uma bola já perto da linha final da baliza do benfica e depois um bocado desajeitado, impede a saida pela linha lateral, mas deixa a fugir pela linha final, escorregando. E outra quando ia fazer um contra-ataque e adiantou a bola em demasia, perdendo para o centro-campista do benfica. Tirando estes dois casos, China fez mais uma grande exibição, como é normal, defendendo bem, impedindo jogadas por aquele lado, e ainda (nos descontos) umas boas jogadas ofensivas, que por pouco não entrava nos marcadores do jogo, com um remate fortissimo, à barra da baliza de Quim. Para além deste bom remata, teve em inumeras jogadas de perigo no fim do jogo!

Fica aqui a minha objectiva!
Deixem as vossas opiniões…

EDIT: China para além disto tudo, já mostrou ser sportinguista, ao consolidar uma vitória do sporting nos terrenos da Naval, com um auto-golo :lol:

Só uma rectificação : ele não marcou nenhum autogolo isso foi o Fernando(http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=195903).Quanto ao jogador tambem sou fã dele, e é um jogador que gosto bastante de ver jogar.

foi o China sim! Quem tem internet da sapo, pode ver através deste link
http://futebol.videos.sapo.pt/l1ZETczqEWeEIWZMbjtN
Auto-Golo do China, aos 83 minutos a fazer o 2-0 para o sporting. No Naval-Sporting de 2005/2006

Ja agora gostaria de destacar , um outro jogador jovem da Naval, de seu nome Joao Ribeiro!!
Grande exibicao ontem contra o benfica, acho que este jogador seria uma boa contratacao!!
Nao sei nada sobre ele,mas pelo que vi seria um jogador a ter em conta , acho que e jogador para dar muito que falar, boa tecnica ,velocidade, lutador, fiquei impressionado!!

Também tenho acompanhado o percurso de China há algum tempo e considere-o um bom jogador.
Em relação a ingressar no Sporting é que ainda não sei se terá qualidade para isso …
O Mário Sérgio também anda a fazer grandes épocas na Naval e quando por cá andou não deixou saudades.

Em relação ao João Ribeiro, é um internacional sub-19 formando nas escolas do Porto.
Tem 20 anos e está há 2 épocas na Naval.
Joga como extremo, preferencialmente direito, a época passada foi titular em 4 jogos e suplente utilizado em 8.
Contabilizou 462’ de jogo não tendo marcado qualquer golo.
Alinhou ainda no único encontro que a Naval realizou na taça Carlsberg (onde foi eliminada pelo Portimonense) sendo titular e jogando 52’.

Esta época foi titular em 2 jogos e suplente utilizado noutro, contabilizando 108’.
Tem feito algumas boas exibições, é um jogador tecnicamente evoluído mas joga preferencialmente numa posição que não se enquadra no sistema de jogo do Sporting: extremo.
Para a posição dele temos alguns jogadores que não lhe ficam nada atrás como Caiado, Paím ou mesmo Alisson.

Penso que viria em condições idênticas ao Abel… E depois de um ou dois jogos era crucificado logo, como besta ou bestial!

China tem qualidade para alcançar o nível de Abel mas para isso tem de mudar para um clube com outras ambições, que o permita evoluir.
Ainda está muito verde para o Sporting. Faziam-lhe bem 2 épocas numa equipa que lute pelas competições europeias.

Estou de acordo. Também fiquei impressionado com o João Ribeiro. Este acho que há dois anos tinha sido anunciado como reforço para a equipa B do Real Madrid… Mas aparentemente a coisa não foi para a frente.

Ontem vi o jogo do Vitória de Guimarães, e digo-vos que quem mais me impressionou foi o lateral esquerdo do vitória :o, penso que se chama Desmarets. O homem galgava que era uma coisa louca, bom toque de bola, passe preciso, técnica qb.

A rever.