China investe no Sporting (190 M€)

Bit06:

O pior é se o património já estiver contratualmente salvaguardado como garantia permanente por parte dos bancos. Assim nada poderá ser passado para fora do grupo sem um aval dos credores. Já se devem ter precavido há muito, porque casos de falências de clubes são cada vez mais frequentes. Não sei até que ponto a passagem de património para a sad não estará relacionada com isso.
De qualquer maneira se a situação se agravar ainda mais e conseguirmos ficar com o estádio e a academia, essa seria uma solução que poderia dar alguma esperança.

Esse sim, é o grande problema da questão insolvencia…

Citei em cima a Fiorentina Calcio, mas também deveria ter citado que o Estadio Artemio Franchi é… Municipal… e não propriedade da Fiorentina. Nunca os credores poderiam se apoderar do patrimonio porque simplesmente ele não existia no caso Italiano.

No Sporting, já não é bem assim dado que o estadio e academia estão na esfera da SAD. Para o Sporting poder realizar uma operação de saneamento destas, teria forçosamente de salvaguardar o patrimonio Estadio e Academia dos credores. Não fazendo isso seria voltar á estaca ZERO.

Saneando o Passivo (mesmo que isto custasse 2 anos em divisões inferiores), e mantendo o Patrimonio (Estadio + Academia), o Sporting voltaria a ser competitivo com varias vantagens:

  • O nivel de receitas correntes iria-se manter quando regressassemos ao topo (Adeptos + Bilhetica + Publicidade + Direitos Televisivos)
  • O Serviço de divida anulava-se
  • Maior disponibilidade financeira com as mesmas receitas, para investir na equipa de futebol
  • O Futebol voltaria ao dominio do Sporting Clube de Portugal

No fundo seria voltar á estaca Zero a todos os niveís, construir uma nova equipa mas com uma grande diferença e vantagem… Os Sportinguistas. Com a massa social (o maior patrimonio do Sporting), rapidamente o Sporting teria condições financeiras de voltar ao topo e manter uma equipa competitiva que lutasse pelo titulo.