É uma não notícia. Isto é, o Domingos disse que estava preocupada com a defesa (como estava com o resto da equipa), os jornalistas aproveitaram e lançaram uma notícia a dizer que o Sporting pensa comprar mais um jogador para o sector (sem vender nenhum).
Efectivamente, Onyewu foi o central que foi contratado para ser o líder da defensiva e ser o patrão do sector, parece-me indiscutível. Depois, entre Rodriguez e Carriço, era uma questão de rendimento.
A grande questão será se Onyewu pode ou não dar conta do recado (não ponho o Polga nestas contas, já, apesar de ter feito uma época razoável o ano passado), porque me parece que, quer Rodriguez quer Carriço, têm qualidade para discutir a titularidade.
Eu não quero tecer julgamentos precipitados sobre o americano. Até gostei dele frente á Juventus (tudo bem que teve pouco trabalho, mas…), só que nos últimos jogos, não tem evoluído como o esperado. Vou aguardar mais algum tempo, mas aviso já que a margem de manobra para erros que terá será menor que a que têm Rodriguez (vindo do Braga) e Carriço (de 23 anos).
Ele e o Polga, quando jogarem (se bem que não acredito em grande tempo de utilização para o brasileiro), têm de transmitir segurança, experiência e qualidade. E não haverão desculpas para erros.
De qualquer forma, apesar de esperar que o Sporting tivesse contratado um central que, para o imediato, desse totais garantias (e ter acreditado que Onyewu as pudesse dar, estando ainda expectante sobre tal), parece-me que os problemas defensivos que temos tido não se devem ao défice de qualidade dos jogadores do último reduto, mas ao que a equipa tem feito, toda ela, quando não têm a bola (ou seja, o que tem sido feito no processo defensivo).
As individualidades da defesa não serão brilhantes (com particular destaque para Evaldo), mas antes de tecer grandes críticas ou presságios sobre a qualidade individual dos jogadores, quer primeiro ver um colectivo que os sustente (e esta teoria também serve para analisar qualquer outro jogador do Sporting).
Com João Pereira, Rodriguez e Evaldo, o Braga teve uma defesa de sonho. Tinha era o Moisés (que me parece mais “líder” que o Polga, e mais competente que o Onyewu) a adicionar a estes elementos. De qualquer forma, se o Domingos conseguiu colocar como patrão do sector Paulão (e até conseguiu que este - que é fraco - fosse tão elogiado) quero acreditar que, ou com Polga ou com Onyewu, tal será possível.