Central em cima da mesa

As subidas do João Pereira têm de ser compensadas de alguma forma. Tem responsabilidades nalguns golos, marca melhor, com bola, do que sem bola.
Creio que o lateral esquerdo que necessitamos teria de ter outro tipo de características. Ao estilo de um Vujacic.
O equilíbrio defensivo com a subida de João Pereira terá de ser feito com a basculação da linha defensiva para o lado direito. Onde o lateral esquerdo tem de fechar e jogar à mesma distância do central, como se fosse um jogo de matraquilhos.
Nalgumas situações poderá tal compensação ser feita pelo trinco, mas tal poderá causar um buraco no centro do terreno.

Não precisamos de um grande lateral esquerdo, só precisamos de um jogador certinho a nível posicional, rápido e com jogo de cabeça. Que compense a subida do lateral direito.

Infelizmente tanto Grimi, como Evaldo são longe de serem certos e têm limitações de inteligência… Sem falar do Ronny e da falta de velocidade do André Marques.

O Sporting necessita não de um central, mas de dois centrais de qualidade indiscutível. Para isso Polga e Carriço têm de sair.
Velocidade e altura necessita-se naquele eixo defensivo.

A vir um central, so quero 1. Coates 8)

Acho que necessitamos mais de um DE do que de um central. Não temos assim uns centrais tao maus, parece-me é que precisam de treinar o posicionamento. Se não temos defesas rápidos entao não podemos jogar com a defesa tão subida…

Não me surpreenderia se desta vez fosse verdade.
Portanto tem que sair um, que, por mim, seria Polga, apesar de ter entrado bem quando foi chamado.
Tem a palavra a Bruna Polga, além de DsP.
.
Também concordo que Evaldo deveria sair.
idem para Postiga.
.
No entanto, isto já devia ter sido visto e tratado a tempo.
Ainda se fará???
Tenho muitas duvidas.

Haja ou não alguma verdade por trás desta notícia, a questão do centro da defesa é a única em que não percebo a estratégia de reforço da equipa.
Não estou a referir-me apenas às contratações em termos de qualidade individual, mas à articulação (ou falta dela, neste caso) entre o que assumo serem os desejos do treinador e as opções tomadas por quem contratou. Porquê? Porque me custa imenso a acreditar que o Domingos tenha dito a LD e CF numa reunião: “Bem, então eu estou a pensar organizar a defesa num bloco alto como há muito não se via em Alvalade, portanto o central «truta» a contratar tem de ter as características ideais para jogar dessa forma” … e depois apresentarem-lhe o Onyewu. O Onyewu tem muitas qualidades (estou convencido de que vai ser mais útil ao Sporting do que estes 3 jogos deram a entender) mas está muito longe de ser o central mais indicado para jogar nesse sistema. Rodriguez é. Polga já foi, agora não sei. Carriço tenho dúvidas, mas espero que consiga ser. E falta um.
Se isto significa que falta contratar um central? Tendo em conta a forma de organização defensiva que vimos nestes jogos, eu diria que sim. Mas se o Domingos também concorda, então das duas uma: ou é uma admissão tácita de que Onyewu foi mal contratado… ou uma admissão tácita de que um dos outros centrais (ou mesmo todos) não lhe dão garantias. Qualquer das duas hipóteses é mau sinal: sinal de que o reforço da equipa - que no cômputo geral, quanto a mim, até nem foi mal feito - teve aqui a sua grande falha.

Quanto ao debate sobre as laterais: As pechas defensivas do João Pereira não são novidade para ninguém. Não são, quanto a mim, pechas técnicas (ele não é mau no 1x1 nem no desarme, por exemplo), mas de posicionamento e de compensação. Mas há que ter em atenção duas coisas. Primeiro, no campeonato nacional, em mais de dois terços dos jogos, a principal missão de um lateral num clube candidato ao título é apoiar o ataque e criar desequilíbrios na frente. Nisso, com o João Pereira estamos muitíssimo bem servidos. Segundo, num plantel onde ainda detectamos várias lacunas, desconfianças e problemas por resolver, e com um orçamento já esticado até aos limites, acho que a posição de lateral-direito é das últimas onde me passaria pela cabeça achar que temos um problema urgente. O problema urgente está do outro lado, onde as debilidades defensivas do titular não são compensadas com nada, rigorosamente nada.

Essa foi a solução que dei aqui há tempos… não sei em que tópico. O Evaldo é muito fraco a atacar e ainda pior a recuperar… Mas, lá paradinho, até safa… e até é alto. Como tal, poderia servir para isso.

Não sendo essa a opção, então nem um nem outro serve, é a minha opinião.

É uma não notícia. Isto é, o Domingos disse que estava preocupada com a defesa (como estava com o resto da equipa), os jornalistas aproveitaram e lançaram uma notícia a dizer que o Sporting pensa comprar mais um jogador para o sector (sem vender nenhum).

Efectivamente, Onyewu foi o central que foi contratado para ser o líder da defensiva e ser o patrão do sector, parece-me indiscutível. Depois, entre Rodriguez e Carriço, era uma questão de rendimento.

A grande questão será se Onyewu pode ou não dar conta do recado (não ponho o Polga nestas contas, já, apesar de ter feito uma época razoável o ano passado), porque me parece que, quer Rodriguez quer Carriço, têm qualidade para discutir a titularidade.

Eu não quero tecer julgamentos precipitados sobre o americano. Até gostei dele frente á Juventus (tudo bem que teve pouco trabalho, mas…), só que nos últimos jogos, não tem evoluído como o esperado. Vou aguardar mais algum tempo, mas aviso já que a margem de manobra para erros que terá será menor que a que têm Rodriguez (vindo do Braga) e Carriço (de 23 anos).

Ele e o Polga, quando jogarem (se bem que não acredito em grande tempo de utilização para o brasileiro), têm de transmitir segurança, experiência e qualidade. E não haverão desculpas para erros.

De qualquer forma, apesar de esperar que o Sporting tivesse contratado um central que, para o imediato, desse totais garantias (e ter acreditado que Onyewu as pudesse dar, estando ainda expectante sobre tal), parece-me que os problemas defensivos que temos tido não se devem ao défice de qualidade dos jogadores do último reduto, mas ao que a equipa tem feito, toda ela, quando não têm a bola (ou seja, o que tem sido feito no processo defensivo).

As individualidades da defesa não serão brilhantes (com particular destaque para Evaldo), mas antes de tecer grandes críticas ou presságios sobre a qualidade individual dos jogadores, quer primeiro ver um colectivo que os sustente (e esta teoria também serve para analisar qualquer outro jogador do Sporting).

Com João Pereira, Rodriguez e Evaldo, o Braga teve uma defesa de sonho. Tinha era o Moisés (que me parece mais “líder” que o Polga, e mais competente que o Onyewu) a adicionar a estes elementos. De qualquer forma, se o Domingos conseguiu colocar como patrão do sector Paulão (e até conseguiu que este - que é fraco - fosse tão elogiado) quero acreditar que, ou com Polga ou com Onyewu, tal será possível.

boas pessoal alguem sabe qual o valor de Pedro Geromel do colonia isso sim era um central e com apenas 25 anos

Para mim, era o tipo de central ideal. Rápido, ágil, com bom posicionamento. Recupera rápido e lê bem os lances, conseguindo antecipar-se bastante bem. E ainda junta uma estatura bastante elevada a isto. Como não gostar?

Num bloco alto, como o que temos tido, seria a minha opção, para jogar ao lado de Rodriguez ou Carriço. De qualquer forma, não foi escolhido, provavelmente por ser muito caro. E duvido que ainda venha…

Digo isto porque o vi jogar varias vezes pelo chaves com 19 anos e ja mostrava ter bastante qualidade.

as caracteristicas deste pretenso “interesse central” sao para mim as mesmas do que antes da contrataçao de Oneywu, o que diz tudo sobre a aposta feita no americano

pede-se alguem com boa estatura, alguma velocidade, inteligencia posicional e para finalizar, com voz de comando (coisa que claramente falta a Carriço, por ex.)

a garantia de sucesso imediato nao existe, mas as soluçoes vindas da America do Sul sao, por norma, aquelas com uma maior taxa de sucesso na equaçao custo/capacidade de adaptaçao; ou entao de alguem que ja tenha passado pelo nosso campeonato, como Gero-mel

É caso para dizer G-era-mel…

• GEROMEL (alto, rápido, mas…caro!)
  • MÁRIO FERNANDES (alto, jovem e com enorme potencial - pode inclusive jogar a DD).ATENCAO: podíamos usar o Polga como moeda de troca (Gremio)
  • RAFAEL TOLOI (não tao alto mas barato e com excelente potencial)
  • COATES (mto alto, mto bom mas…mto caro!)
  • DÉDÉ (mto alto, patrão, seleccionável pelo Brasil mas só quer vir após Libertadores)
  • MOISÉS (na tão famosa defesa do Braga, era “apenas” o melhor dos 4 e claramente o melhor a jogar de cabeça). Bom e barato!

Não era o Colónia que na época passada queria o Yannick? A este Juntem o Vuck e mais uns 3 ou 4 milhões e talvez seja possível, pelo menos não custa tentar.

bolas, toda a gente quer o homem… ::slight_smile:

(so que ninguem pega nele)

(na verdade, ate nos proprios o queremos, quando lhe propomos a renovaçao do seu contrato)

Não vi muitos jogos dos exemplos que citaste, mas parecem-me ser boas alternativas, contudo discordo do Moisés. O brasileiro é um bom jogador, mas preferia um jogador dentro do género dos outros (com menos experiência mas uma enorme valia), já para não falar que o seu salário, ao contrário do que dizes, não deve ser tão baixo quanto isso, pois para ele ter ido para onde foi é porque consegue angariar uma reforma dourada.

O Tolói já cá devia estar! >:D

O Moisés foi a última das opções referidas (propositadamente). Contudo, mesmo nas arábias, não ganhará assim tanto (provavelmente <50k/mês).

TODAS as outras opções citadas trariam, muito provavelmente, retorno financeiro futuro.

Concordam?

Já vos disse: tenho olho para “souting”…

Relembro:
» Dos que já cá estão ou cá passaram:

• Hulk (assim que o vi, admito, no youtube, liguei de imediato para um gde amigo meu e disse: “está aqui um fenómeno”! Mesmo a jogar no japão, as qualidades evidenciadas não enganam, vai ser dos melhores do mundo"!
  • James Rodriguez: assim que o vi nos resumos do Banfield não duvidei das suas potencialidades. Será um dos 5 melhores “10” num futuro próximo
  • Lucho / Mascherano: assim que vi 30 minutos de um jogo doR« River, liguei para um amigo às 2h da manhã e disse: “que duas bombas que estão no River!”. Não me ennganei…
  • Pastore:quando o FCP vendeu Lucho, dei-me ao “luxo” de procurar um médio que o substituísse (NÃO, NÃO SOU DOS CORRUPTOS!, foi para aajudar o tal amigo “scouter” portista). Assim que vi o Pastore, vaticinei: comprem-no já que será o melhor “10” a jogar na Europa. Mais uma vez não me ennganei…
  • Nani (qdo apareceu no 1º jogo referi: está aqui um talento melhor que o Simão…);
  • Moutinho (quando o vi ao vivo nos juniores ninguém falava nele, viu-se no que deu);
  • Anderson (qdo o vi no 1º ano de Grémio - estavam na Série B, no Grémio - vi que estava ali um diamante);

» Dos novos:
-“Patito” Rodriguez: não engana. Grande drible e capacidade de desiquilíbrio fulminante. Memso qque não se adapte à Europa, valerá sempre pelo menos o valor investido

• Ricky Alvarez (já contratado pelo Inter): há 4 ou 5 meses reparei nele nos resumos do Torneo Clausura Argentino. Está ali mais um diamante. O Inter já se antecipou…
  • Erik Lamela (já oficializado na Roma): idem. Mais um talento indubitável. Pé esquerdo maravilhos que desliza pelos relvados. Que craque!
  • Michael Ortga (Sub20 Colômbia): pequenino mas com o dom nos pés. Que “10” à antiga monstruoso! Belo potencial de valorização deste novo “burrito” Ortega…

Não me quero evidenciar ou revelar presunção, mas tenho fortes convicções naquilo que diigo.

Acho que estou na profissão errada (Bancário…)

NOTa FINAL: há aprox. 10 anos, estava eu a negociar uma taxa de um dep. prazo de 16 Mio @ de um Cliente meu e disse-lhe: “Sr. XPTO, se eu tivesse o seu dinheiro comprava o passe de um brasileiro que está no PSG e que se chama Ronaldinho Gaúcho e não havia taxas de juro que me preocupassem! Isso sim valorizaria o seu dinheiro!” Olhem se o senhor tem levado a minha conversa a serio… :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

O Sporting só precisa de um central, porque Onyewu é uma contratação mal pensada. Ser a custo zero foi um isco que pôs a lusco-fusco o facto deste jogador em 3 épocas apenas ter feito 8 jogos, o que equivale a apenas 720 minutos. Para além do mais vem de uma lesão algo prolongada. Este sim será um argumento forte para contratar um defesa-central.

Já se explanaram vários argumentos, mas, opinando apenas, é mais importante coordenar o meio-campo com a defesa e definir muito bem as compensações, do que apenas substituir jogadores actuais por outros de craveira maior.

Geromel. :arrow: