Centenário Sporting

Retirado do site oficial:

Aí está o centenário do Sporting

Cem iniciativas desportivas, culturais, musicais e populares entre o próximo dia 2 de Julho e 1 de Julho de 2006 assinalarão em Portugal e um pouco por todo o Mundo o primeiro Centenário do Sporting Clube de Portugal. O símbolo oficial do Centenário e as linhas gerais das comemorações foram desvendados na tarde quinta-feira por Ernesto Ferreira da Silva, presidente da Comissão Organizadora.

O conceito das comemorações do Centenário do Sporting foi apresentado em primeiro lugar aos membros do Conselho Leonino reunidos no Auditório do Estádio José Alvalade, depois de anteriormente adoptado pelo Conselho Directivo. As linhas gerais das comemorações têm vindo a ser estabelecidas pela Comissão do Centenário, a funcionar desde Novembro de 2004.

Depois da reunião do Conselho Leonino, Ernesto Ferreira da Silva divulgou publicamente os elementos essenciais das comemorações, embora o programa venha a ser conhecido mais em pormenor em fins de Maio, numa conferência de imprensa a organizazar especialmente para o efeito.

Ernesto Ferreira da Silva, presidente do Conselho Fiscal do Sporting e antigo atleta campeão nacional de basquetebol, explicou que as comemorações decorrerão entre 2 de Julho próximo e 1 de Julho de 2006, o dia em que o Sporting assinala 100 anos de existência. Isto é, as comemorações começarão às zero horas de 2 de Julho, no momento em que se encerrarem as celebrações oficiais do 99º aniversário do Clube.

Esta opção, explicou o presidente da Comissão, “resulta fundamentalmente do desenvolvimento de um programa de comemorações em crescendo culminando com um grande evento no dia 1 de Julho de 2006”. Isto é, acrescentou, “serão 365 dias de festa com um grande carácter participativo” proporcionados pelo Clube que tem o maior número de títulos europeus logo a seguir ao Barcelona.

Futebol, competições de outras modalidades, grandes espectáculos, exposições, inauguração de monumentos e de outras formas de homenagem aos ídolos “leoninos”, acções editoriais, desfiles populares, concursos, associação da simbologia do Centenário a todas as competições envolvendo o Sporting e muitas surpresas manterão viva a efeméride durante um ano de grande mobilização sportinguista.

O símbolo do Centenário foi também apresentado na quinta-feira, inspirado ao mesmo tempo na tradição e na modernização do Sporting: forma redonda como a do primeiro símbolo, o escudo e o leão tal como figuram no emblema mais recente, a imagem bipartida verde e branca (“fundo Stromp”), inserção dos anos da fundação e do centenário e uma assinatura “Sporting 100” com objectivos mais comerciais.

Esse símbolo será associado a todas as acções do Centenário e figurará nos equipamentos da próxima temporada, recuperados de momentos inesquecíveis da história do Clube: a réplica da camisola bipartida da fundação e a adopção da camisola listada vestida pelos heróis campeões da Taça das Taças em 1964.

Ernesto Ferreira da Silva sublinhou que “as comemorações irão decorrer num espírito de grande exaltação sportinguista: de orgulho no presente; de confiança no futuro e de uma continuada lealdade ao passado consubstanciada no grande objectivo traçado” pelos fundadores: o de fazer do Sporting um dos maiores clubes da Europa.

A Comissão do Centenário é constitída por Ernesto Ferreira da Silva (presidente), Carlos Barbosa da Cruz (vice-presidente), Pedro Batalha Ribeiro (Director Geral do Sporting), Paulo Andrade (Administrador da Sporting, SAD), Pedro Afra (Administrador da Sporting, SGPS), José Goulão (Administrador da Sporting.Com) e Mário Casquilho (Secretário-Geral do Sporting).

NOTA: Ao contrário de outros o nosso centenário festeja mesmo 100 anos e não 96 ou 94 :stuck_out_tongue:

Começaram com o pé direito, o símbolo do centenário está excelente. Que seja um ano especial também a nível desportivo.

Começaram com o pé direito, o símbolo do centenário está excelente. Que seja um ano especial também a nível desportivo.

Só agora é que vi o Símbolo, espectacular sairia uma boa coreografia!!!

Gosto muito do símbolo do Centenário. Está muito bem conseguido, aliando tradição e modernidade.

Também estou satisfeito por saber que o equipamento listado a usar em 2005/06 é inspirado naquele que foi usado na campanha da Taça das Taças de 63/64, com listas mais largas.

Logo muito giro…e são mesmo 100 anos! Sem espinhas! :slight_smile:

Gosto muito do símbolo do Centenário. Está muito bem conseguido, aliando tradição e modernidade.

Também estou satisfeito por saber que o equipamento listado a usar em 2005/06 é inspirado naquele que foi usado na campanha da Taça das Taças de 63/64, com listas mais largas.

Coração de Leão,
Já tiveste acesso ás fotos do equipamento ??

Não, ainda não. Baseio a minha opinião no que foi divulgado no site oficial. Mas estou deserto de ver os novos equipamentos, Stromp incluído! :slight_smile:

E mais bonitos ficariam com o escudo nacional

as comemorações começarão às zero horas de 2 de Julho, no momento em que se encerrarem as celebrações oficiais do 99º aniversário do Clube.
Mentira. Começarão cerca das 21:30 de 18 de Maio... :D

Com continuação no dia 22 de Maio!! :smiley:

Gostei muito Logo do Centenário. Já está no meu Avantar !!! :lol:

Tenho a impressão que vamos passar um ano com muitos avatares repetidos… :slight_smile:

Para já vou voltar a um dos meus avatares antigos que se impõe para o momento actual… 8)

Está, no pasquimII, melo menos na versão online uma imagem de apresentação dos novos equipamentos. Pode ser uma extrapolação daqueles craneos mas a imagem está “demasiadamente apresentável” para o ser.

Obviamente não dá para pereceber a 100 como eles são mas do que se percebe não desgosto.

Para quem estiver registado:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=670711&idCanal=24

Bem, se a ideia era serem fiéis o mais possível aos equipamentos originais não percebo como é que isso deixa muito espaço para a inovação. Os equipamentos nessa fotografia parecem normais, ou seja, bonitos e sóbrios mas sem surpreenderem. De destacar as meias sem riscas e o colarinho da Stromp sem o fio para apertar (uma boa ideia, na minha opinião).

EDIT: No pasquim 2, a explicação do símbolo:

[i]Simbologia do centenário

O Sporting apresentou também o símbolo do Centenário e explicou-o minuciosamente. Forma redonda, como o primeiro emblema; o leão, como imagem de marca; fundo Stromp, como a primeira camisola; e a inscrição Sporting 100, a imagem mais comercial.[/i]

Quanto a mim acho-os ridiculos… :frowning:

O Sport Lisboa foi fundado em 1904.

“Fundiu-se” com o Futebol Benfica em 1908.

Pela Lógica, o aborto da fusão - Benfica faria 100 anus em 2008.

Pela falta de lógica fez em 2004.

É a mesma coisa que eu fazer 100 anos quando o meu progenitor mais idoso fizer 100 anos.

Benfica no seu expoente máximo.

Acho simples demais, para quem dizia ser de facto uma surpresa agradável…

Tentei pôr a foto do PasquimII mas não fui capaz

Quem quiser:

http://img255.echo.cx/my.php?image=equipamentoscentenrio4yi.jpg

Sendo da Reebok, ainda bem que é simples :smiley:

De qualquer forma é só um desenho de apresentação. esperemos pelo produto final.

E também se já tinham sido assumido que os equipamentos se iriam basear em equipamentos históricos e inovação extrema ficava logo à partida compromentida

Acho simples demais, para quem dizia ser de facto uma surpresa agradável...

Tentei pôr a foto do PasquimII mas não fui capaz

Quem quiser:

http://img255.echo.cx/my.php?image=equipamentoscentenrio4yi.jpg


Obrigado, acho que faltava o URL !! :D/