Retirado do site oficial:
Aí está o centenário do Sporting
Cem iniciativas desportivas, culturais, musicais e populares entre o próximo dia 2 de Julho e 1 de Julho de 2006 assinalarão em Portugal e um pouco por todo o Mundo o primeiro Centenário do Sporting Clube de Portugal. O símbolo oficial do Centenário e as linhas gerais das comemorações foram desvendados na tarde quinta-feira por Ernesto Ferreira da Silva, presidente da Comissão Organizadora.
O conceito das comemorações do Centenário do Sporting foi apresentado em primeiro lugar aos membros do Conselho Leonino reunidos no Auditório do Estádio José Alvalade, depois de anteriormente adoptado pelo Conselho Directivo. As linhas gerais das comemorações têm vindo a ser estabelecidas pela Comissão do Centenário, a funcionar desde Novembro de 2004.
Depois da reunião do Conselho Leonino, Ernesto Ferreira da Silva divulgou publicamente os elementos essenciais das comemorações, embora o programa venha a ser conhecido mais em pormenor em fins de Maio, numa conferência de imprensa a organizazar especialmente para o efeito.
Ernesto Ferreira da Silva, presidente do Conselho Fiscal do Sporting e antigo atleta campeão nacional de basquetebol, explicou que as comemorações decorrerão entre 2 de Julho próximo e 1 de Julho de 2006, o dia em que o Sporting assinala 100 anos de existência. Isto é, as comemorações começarão às zero horas de 2 de Julho, no momento em que se encerrarem as celebrações oficiais do 99º aniversário do Clube.
Esta opção, explicou o presidente da Comissão, “resulta fundamentalmente do desenvolvimento de um programa de comemorações em crescendo culminando com um grande evento no dia 1 de Julho de 2006”. Isto é, acrescentou, “serão 365 dias de festa com um grande carácter participativo” proporcionados pelo Clube que tem o maior número de títulos europeus logo a seguir ao Barcelona.
Futebol, competições de outras modalidades, grandes espectáculos, exposições, inauguração de monumentos e de outras formas de homenagem aos ídolos “leoninos”, acções editoriais, desfiles populares, concursos, associação da simbologia do Centenário a todas as competições envolvendo o Sporting e muitas surpresas manterão viva a efeméride durante um ano de grande mobilização sportinguista.
O símbolo do Centenário foi também apresentado na quinta-feira, inspirado ao mesmo tempo na tradição e na modernização do Sporting: forma redonda como a do primeiro símbolo, o escudo e o leão tal como figuram no emblema mais recente, a imagem bipartida verde e branca (“fundo Stromp”), inserção dos anos da fundação e do centenário e uma assinatura “Sporting 100” com objectivos mais comerciais.
Esse símbolo será associado a todas as acções do Centenário e figurará nos equipamentos da próxima temporada, recuperados de momentos inesquecíveis da história do Clube: a réplica da camisola bipartida da fundação e a adopção da camisola listada vestida pelos heróis campeões da Taça das Taças em 1964.
Ernesto Ferreira da Silva sublinhou que “as comemorações irão decorrer num espírito de grande exaltação sportinguista: de orgulho no presente; de confiança no futuro e de uma continuada lealdade ao passado consubstanciada no grande objectivo traçado” pelos fundadores: o de fazer do Sporting um dos maiores clubes da Europa.
A Comissão do Centenário é constitída por Ernesto Ferreira da Silva (presidente), Carlos Barbosa da Cruz (vice-presidente), Pedro Batalha Ribeiro (Director Geral do Sporting), Paulo Andrade (Administrador da Sporting, SAD), Pedro Afra (Administrador da Sporting, SGPS), José Goulão (Administrador da Sporting.Com) e Mário Casquilho (Secretário-Geral do Sporting).
NOTA: Ao contrário de outros o nosso centenário festeja mesmo 100 anos e não 96 ou 94