Resultados da 1ª mão da 2ª pré-eliminatória:
Dinamo Tbilisi 0-2 Brøndby
Dynamo Kyiv 2-2 Thun
Anorthosis 3-1 Trabzonspor
Anderlecht 5-0 Neftchi
Vålerenga 1-0 Haka
Kaunas 1-3 Liverpool
Dudelange 1-6 Rapid
Partizan 1-0 Sheriff
Shelbourne 0-0 Steaua
Malmö 3-2 M. Haifa Artmedia 5-0 Celtic
Rabotnicki 1-1 Lokomotiv Moskva
Tirana 0-2 CSKA Sofia
Debrecen 3-0 Hajduk
Isto é importante pelo seguinte: com a batota da inclusão do Liverpool na LC, o Sporting tinha o seu estatuto de cabeça de série ameaçado! O Celtic está á frente do Sporting no ranking, pelo que a eliminação dos nossos irmãos verdes e brancos significa que voltamos a assegurar o lugar de cabeças de série!
De passagem o FCP garante de novo estar no 1º pote da LC e se nós passarmos iremos estar no 2º pote. Os lampiolhos continuam no 4º, claro
Este ano começamos em 26º do ranking, uma das melhores posições de sempre.
Estive a ler os regulamentos…inacreditável…como o sorteio da LC, 3ª pré-eliminatória vai ser já feito na 6ª feira, antes da 2ª mão da 2ª pré, então os 2 clubes de uma eliminatória têm automaticamente o ranking do melhor deles…significa isto que mesmo que o Celtic seja eliminado, o clube que os elimina fica com o ranking deles, isto é, o Sporting está CONDENADO a não ser cabeça de série na próxima eliminatória!
Surrealista! A UEFA soma e segue!
Clubes na 3ª pré com maior ranking que nós:
Manchester United FC
FC Internazionale Milano
Panathinaikos FC
Villarreal CF
Clubes na 2ª pré com maior ranking que nós:
Liverpool FC
Celtic FC
RSC Anderlecht
FC Dynamo Kyiv
Tanto Celtic como o Kiev estão em vias de ser eliminados, mas o Sporting manterá o seu ranking, não sendo cabeça de série e portanto podendo defrontar um dos seguintes:
Manchester United FC
FC Internazionale Milano
Panathinaikos FC
Villarreal CF
Liverpool FC (venceu 3-1 fora na 1ª mão)
Artmedia (venceu 5-0 o Celtic na 1ª mão)
RSC Anderlecht (venceu 5-0)
FC Dynamo Kyiv ou Thun da Suiça (2-2 em casa do Kiev na 1ª mão)
Ou seja…tamos lixados…duplamente lixados por 2 filha-da-putices que a UEFA nos fez…
o Sporting manterá o seu ranking, não sendo cabeça de série e portanto podendo defrontar um dos seguintes:
- Manchester United FC
- FC Internazionale Milano
- Panathinaikos FC
- Villarreal CF
- Liverpool FC (venceu 3-1 fora na 1ª mão)
- Artmedia (venceu 5-0 o Celtic na 1ª mão)
- RSC Anderlecht (venceu 5-0)
- FC Dynamo Kyiv ou Thun da Suiça (2-2 em casa do Kiev na 1ª mão)
Aguardo a confirmação dessa situação, e depois do sorteio. Sobre o “affaire” Liverpool já me pronunciei aqui em devido tempo, mencionado “en passant” (porque não era o cerne da questão) o impacto no Sporting.
Ah, afinal era um erro meu!!! Ou melhor, um duplo erro!
Primeiro: O Sporting está em 30º no ranking, mas algumas das equipas que estão à nossa frente não se qualificaram para a CL (mas propriamente, 13: Valência, Depor, Newcastle, Roma, Parma, Lazio, Leverkusen, Feyenoord, Estugarda, Celta (!!!), Dortmund, Leeds, Bordéus), por isso o nosso ranking passou a 17! Somos os 17 melhores na LC, dizem os números
Isto significa que. cabeças de série, por ordem de ranking:
Liverpool FC (venceu 3-1 fora na 1ª mão)
Manchester United FC
FC Internazionale Milano
Panathinaikos FC
Artmedia (venceu 5-0 o Celtic na 1ª mão)
Villarreal CF
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
AS Monaco FC
O 2º erro é que há 32 equipas na próxima eliminatória, e não 16, pelo que estariamos sempre no topo superior da tabela
As equipas que nos podem cair na rifa são ainda em número demasiado grande para se fazer a análise, de qualquer forma o sorteio é ja na 6ª
16 possiveis adversários:
SK Slavia Praha
Real Betis Balompié
FC Basel 1893
Wisla Kraków
Udinese Calcio
FK Partizan ou FC Sheriff (1-0 na 1ª mão)
FC Shakhtar Donetsk
Malmö FF ou Maccabi Haifa FC (3-2)
Everton FC
Shelbourne FC ou FC Steaua Bucuresti (0-0)
Brøndby IF (venceu 2-0 fora)
SK Rapid Wien (venceu 6-1 fora)
PFC CSKA Sofia (venceu 2-0 fora)
Debreceni VSC (venceu 3-0)
Anorthosis Famagusta FC ou Trabzonspor (3-1)
Vålerenga IF ou FC Haka (1-0)
Como se pode ver pelo quadro, ainda há umas peras doces, bem docinhas, mas também alguns cromos dificeis. Que a sorte nos acompanhe, esperemos estar entre os 32 melhores da Europa.
PS: a derrota do Celtic afinal tem algo de positivo - a confirmar-se, e caso passemos à fase de grupos, fará com que passemos de 17º para 16º do ranking, o que nos fará entrar no grupo do 2º nivel e portanto evitar clubes como FCP, Juve, PSV, Lyon, Pana, Chelsea :), Villareal, por troca com Mónaco, Ajax, Brugge, Anderlecht, Olympiacos, Schalke, Sparta Praga.
Independentemente do adversário temos é que ganhar…e vamos conseguir
mas o que me levou a escrever este post foi o facto de querer agradecer ao alemid a pesquisa que efectou…se bem que como já foi referido,isto de post para post ia do bom ao mau (tipo os jogos do ano passado 8) )…
Não me importava que calhasse o Betis, era aqui perto e invadiamos Sevilha de Sportinguistas; e um (neste caso dois) estádio todo de verde e branco tem outro encanto.
no Meu Blog há um link para os possíveis adversários do Sporting. Para além do nomes sonantes há estas surpresas como esta equipa que quase eliminou o Celtic…
Quero o Valerenga da Noruega ou o Debrecen da Hungria. Não me está a apetecer correr riscos desnecessários em fase tão embrionária da época e quero mesmo ver o Sporting na Liga dos Campeões.