Então se formos por aí, mais vale encontrarmo-nos ali todos no café do Barbosa, ou na Tasca do Zé, tomar uns tintóis e conversar sobre bola. Quanto ao diálogo, acho que o objectivo de um forum não é fazeres perguntas que se procurasses no google encontravas facilmente uma resposta. A ideia é msm a troca de opiniões, e daí é que vem um diálogo. Mais uma vez, troca de opiniões próprias, e n andar a fazer copypaste do que encontras nas internetes.
Nem fui eu que fiz a pergunta, mas olha que essa de nos encontrarmos no café do Barbosa nem era nada mal pensado.
E o objectivo é mesmo a troca de opiniões, mas por vezes essa troca começa mesmo neste tipo de perguntas.
Na mesma entrevista que referi em cima esclarece a tua pergunta.
[b]Chegaste ao Sporting vindo do Amora Futebol Clube. Conta um pouco como se processou a tua entrada em Alcochete?[/b]
Eu era Juvenil no Amora, mas já fazia parte do plantel sénior do Amora porque estava integrado desde a pré-época e durante essa fase em que o treinador que era o Rui Dias fomos fazer um jogo treino à Academia contra o “Sporting B”. Eu fui, eu joguei nesse jogo, entrei na 2ª parte. Eles viram, gostaram, perceberam que eu com aquela idade já estava nos seniores e foram falar comigo e com o Amora para poder ir fazer testes à Academia. Fui lá, passei lá uma semana em Alcochete e assinei logo pelo Sporting e passado essa semana já estava lá a fazer a pré-época com a equipa de Juvenis A.
Nada mesmo.
Estás a comparar um jogador muito humilde e trabalhador com outro que tem a mania que é vedeta.
Leiam a dita entrevista que poderão perceber melhor o tipo de pessoa e de jogador que Celestino é.
Quando eu o comparei ao Paím, não foi em termos de personalidade, mas sim em termos de potencial. O Celestino neste momento está a fazer uma boa época, mas não exageremos. Há que ir com calma, deixem os jovens crescer. Dei o exemplo do Paím como um caso daqueles jogadores que são pressionados desde muito cedo e depois dá mau resultado.
Compreendo mas Celestino nunca teve nem terá o potencial que Paím tem no entanto tem duas características muito importantes para singrar no futebol senior e vencer a transição do futebol de formação para o profissional, são a humildade e a capacidade de trabalho.
Além disso Celestino já não é assim tão jovem quanto isso.
Celestino fará dentro de uns dias 22 anos, já tem 3 épocas de futebol senior, se não contarmos com os tempos do Amora, sendo que época e meia (assumindo que fica no Estrela até ao final desta época) foi na principal divisão do futebol português.
Este jogador tem vindo a evoluir favoravelmente tendo sempre vencido os desafios sucessivos. Destacou-se no Olivais e Moscavide (na 2ª Divisão B) durante uma época, jogou meia época ao serviço do Estoril (na Liga Vitalis) contando-se como um dos melhores jogadores da equipa que lhe valeu um ingresso no Estrela onde está há uma época e tem vindo a assumir cada vez mais preponderância no equipa.
A meu ver, Celestino, tem todas as condições para singrar no Sporting e cotar-se como um jogador muito útil à equipa.
A meu ver este deveria ser o percurso natural dos jovens jogadores saídos da formação, começar por baixo e ir vencendo os sucessivos desafios para ir evoluindo e chegar à equipa principal.
Como pareces estar bem informado sobre a progressão do Celestino a nível senior (melhor do que eu de certeza!), não poderia estar mais de acordo com o que disseste.
Infelizmente nao temos nenhum ex-júnior no plantel que tenha passado por essa situacao.Se o Celestino conseguir dar o salto será o primeiro que andou a “rodar” mais que uma época.A esmagadora maioria infelizmente acaba por se perder no meio de tanta “rodagem”…por isso se vermos o Celestino brilhar na próxima época com a nossa camisola nao é caso para dizer que é apenas “mais um”…
Infelizmente é verdade mas acho que as coisas ultimamente têm sido mais pensadas.
O facto de haver uma aposta mais séria na formação faz com que haja já bastantes jovens no plantel principal o que limita a entrada de novas “fornadas”.
À partida este factor poderia ser negativo mas na realidade acho que é bastante positivo pois assim obriga a que os jogadores que entrem sejam claras mais valias e estejam “no ponto” para não termos casos ao estilo de Paulo Renato.
Entre vendas e dispensas se continuarmos com esta política, estamos a caminhar na direcção certa para ter um plantel constituído por muitos jogadores oriundos dos nossos escalões de formação.
Com a aposta que o Sporting tem feito a nível de formação, que é única a nível nacional, só podemos é exigir isso. Mas já fico bastante satisfeito que estão a ser tomadas medidas para cumprir a promessa feita há já dez anos pelo Roquette, ou seja, ter no plantel 70% da equipa formada por jogadores da casa.
70% é um número praticamente impossível de alcançar, isso significaria ter cerca de 18 jogadores oriundos da formação num plantel de 25 ou 26. Nenhuma equipa no mundo, e nas condições actuais, consegue esse feito.
Se conseguíssemos atingir uma taxa perto dos 50% seria espectacular …
O Celestino foi talvez dos jogadores inicialmente emprestados aquele em quem menos se depositou esperanças, contudo tem sido aquele que com muito trabalho tem progredido a olhos vistos.
Conheço-o pessoalmente e posso dizer que é um gajo com os pés no chão e humilde. Se vai renovar, só prova o quanto tem trabalhado pelos clubes onde passou, onde tem conseguido excelentes indicadores.
É precisamente isto que falta a meninos como Paim. Precisam de saber que para chegarem longe, necessitam de muito trabalho e não só apenas conseguir dar uns toques vistosos. Antes de ir para o Estrela, falei com o Celestino e lembro-me de ele ter dito que para chegar ao Sporting que não se importava de jogar onde quer que fosse.
Já Paim, pelo que tem dito, parece que não compreende porque ainda não está nos seniores. Olhando para o seu percurso, em certos clubes (a única excepção ainda foi o Trofense) o que não se compreende é como ele ainda não percebeu o motivo.
Voltando ao Celestino, vejo nele o futuro trinco do Sporting. Vejo nele o jogador com as características ideias para essa posição, posição essa que chora alguém de real valor desde a saída de Vidigal (Veloso já mostrou ser um jogador muito acima da média, só que não o vejo como um trinco puro).
Ele pertence ao típico jogador que não consegue ser a estrela de um plantel, mas é o jogador ideal e essencial para o equilíbrio táctico de uma equipa. Como exemplos, talvez dos mais flagrantes, temos jogadores como o Vidigal (essencial no título conquistado) e o Paulo Assunção (que ninguém dava por ele mas segurava todo o meio campo portista).
Infelizmente, no actual plantel e táctica, muito dificilmente poderia jogar com regularidade: Veloso e Rochemback partem “teoricamente” à sua frente. Se surgisse uma proposta vantajosa pelo Veloso, não teria dúvidas em quem chamar para o seu lugar…
Eu acompanhei a ultima época de Junior do Celestino e ele jogava no apoio aos homens da frente, onde fez grandes jogatanas. Se na altura me tivessem dito que ele iria recuar no terreno talvez nao acreditasse. Isso demonstra 2 qualidades que vejo no Celestino, vontade de aprender e humildade com ambição.
Para mim fará parte do plantel na proxima época, e já podia ter renovado, acredito quando for oficial.
O Celestino tem condições para chegar ao Sporting e ele sabe disso. Continua a evoluir e a aprender, o que só o vai ajudar. Parece ser um jogador humilde e ciente da realidade, sabe que só com trabalho pode atingir o objectivo de chegar ao Sporting.
É um jogador de características diferentes dos que temos e que tem conseguido um aproveitamento interessante das bolas paradas, algo cada vez mais importante no futebol.
Quero acreditar que acabará por renovar até 2012 e que continuará a jogar regularmente esta época, integrando o plantel principal em 2009/10.
A primeira vez que vi o moço a jogar creio que foi nos sub-20 da selecção. Vi um jogador com um bom remate, com bom posicionamento e com bom passe! Era no entanto fisicamente muito frágil… É notório que estes empréstimos lhe fizeram bem porque está um jogador mais maduro e com melhor capacidade física, faltando apenas a chamada à casa mãe para poder dar o salto definitivo enquanto jogador e assumir-se então, dentro de dois/três anos, como dos jogadores mais úteis do nosso plantel!
Na época passada já merecia estar no plantel. Noto uma evolução muito maior no Celestino do que no Adrien p. ex. (apesar de concordar, também, com a permanencia do Adrien). Enquanto andámos a levar com Paredes e Farnerud, justificava-se muito mais a presença do Celestino.
Mas parece que, na melhor das hipóteses, só na próxima época.