Catalunha não é Espanha!

[b]Laporta: «Polémica manipulada por Torneio do Algarve» PRESIDENTE DO FRISA QUE CATALUNHA NÃO É ESPANHA[/b]

Joan Laporta afirmou, ontem à noite, no Instituto Francês de Barcelona, que a recusa dos jogadores do Barça de entrarem em campo ao som do hino espanhol no Torneio do Algarve “não foi qualquer falta de respeito”.

“Foi uma polémica fictícia, mediatizada e manipulada. Os organizadores do torneio quiseram criar polémica para promover o torneio”, disse.

Para Laporta, pretender ouvir o hino do Barcelona em vez do de Espanha “não é fazer política”. “Fazer política é talvez ouvir o hino que não nos corresponde”, frisou.

O presidente do Barcelona referiu-se à Catalunha como “um país entre Espanha e França”.

Pasquim II

Não soube desta polémica. Torneio do Algarve :think: ?!?

Já agora, compreendo perfeitamente a recusa :twisted:

E vão fazer o quê? Pegar em armas contra “Castela”? E quem diz que a independência seria a vontade expressa da maioria dos Catalães se consultados? :inde:

Não sei porquê, lembrei-me de figuras como o Pinto da Costa ou o Jaime Ramos.

Nada sobre o assunto nos pasquins da Catalunha:

http://www.sport.es/default.asp?idpublicacio_PK=44&idioma=CAS&idnoticia_PK=494808&idseccio_PK=803

http://www3.elmundodeportivo.es/mundo2007/publica/publicamd2?COMPID=53448464419&ID_PAGINA=200702&ID_FORMATO=9114&PARTICION=2007&SUBORDRE=3

Em Castela sim:

http://www.as.com/futbol/video/laporta-cataluna-pais-francia-espana/dasftb/20080326dasdasftb_2/Ves

http://www.marca.com/edicion/marca/futbol/1a_division/barcelona/es/desarrollo/1104210.html

(pelos vistos foi um torneio de escolas :o ).

Vou seguir com algum interesse.

Embirrar com o hino espanhol é uma tradição do Barça. Já sob a ditadura de Primo de Rivera, nos anos vinte, o FC Barcelona causou escândalo quando os seus adeptos desataram a apupar o hino espanhol antes de um jogo. Ainda para mais, o hino estava a ser tocado por uma banda militar inglesa de passagem pela cidade, que ao ouvir os apupos mudou para o God save the King, que foi aplaudido entusiasticamente. Resultado: o Barça foi suspenso de todas as competições durante vários meses.

No meu desporto “fetiche”, o futebol australiano, a Catalunha tem um campeonato e uma selecção à parte e nem quer ouvir falar em passar a integrar a selecção espanhola…

Fazem os atletas do Barcelona muitissimo bem,passei dois anos nessa cidade e tenho a impressao que se houvesse um referendo a Catalunha seria independente

O meu desporto fetiche :twisted: é este
http://www.youtube.com/watch?v=pqtd7LOoRVM

:offtopic: :lol: O pai de todos os futebóis espalhados por esse mundo fora! Alguma vez participaste em algum desses jogos, aí em Inglaterra?

:offtopic:

Nao,nunca, mas estas imagens foram filmadas em uma cidade pequenina chamada Ashbourne em Derby que fica mesmo ao lado da cidade onde eu vivo ( cerca de 27/8 milhas )

Em Inglaterra ha muitas coisas deste genero ,ha outra competição chamada Cheese Rolling in Gloucester (leia-se Glóster) em que uma quantidade de loucos passam o dia a correr, ou melhor a cair por uma encosta abaixo atras de um queijo enorme. Isto so mesmo os Ingleses.

http://www.youtube.com/watch?v=F-XeHZ236-M