[Caso Sporting vs João Pinto e Veiga] Transferências ilibam Sporting

O Sporting Clube de Portugal parece estar definitivamente ilibado no caso que envolveu o jogador João Vieira Pinto e o então empresário José Veiga. Os elementos das offshores por onde circularam elevadas verbas, na sequência da contratação do atleta, indicam que o dinheiro terá mesmo ido para o jogador ou para alguém da sua confiança.

O caso remonta ao ano de 2000 quando o SCP comprou o passe do futebolista que acabara de se desvincular do Benfica. Na altura, a contratação foi anunciada como sendo a custo zero, mas a verdade é que João Vieira Pinto terá exigido 4,1 milhões a título de direitos de imagem. O SCP acordou que o pagamento seria feito a quatro tranches e que seriam depositadas numa conta da empresa inglesa Goodstom, gerida por José Veiga.

Quando a PJ começou a investigar, as suspeitas apontavam para burla qualificada. O atleta garantia não ter recebido qualquer quantia e Veiga deixava no ar a hipótese de ter sido alguém do SCP a receber o dinheiro, já que garantia não ter qualquer ligação à conta bancária.

Quatro ano depois, a PJ conclui que três das quatro tranches foram depositadas em Inglaterra, e o dinheiro transferido depois para o Luxemburgo. Veiga e João Pinto são os titulares das contas. Dois milhões foram levantados em dinheiro no Luxemburgo, mas João Vieira Pinto não diz quem o fez.

in Revista Sábado On-Line

Postei esta notícia por me parecer paradigmática da postura que o Sporting sempre demonstrou e que prima pela lisura de processos ao longo da sua história, critique-se ou não a postura das Direcções Roquetteiras ou Roquettistas. Penso que deve ser motivo de orgulho ver que o nosso clube passa incólume de todas estes episódios tristes que metem apitos coloridos e túneis suspeitos e escutas. Bem sei que podemos não ganhar nada com isso e até temos perdido mais do que ganhamos. Mas esta notícia é mais um motivo para dar força à argumentação de todos aqueles que pensam como eu que o percurso actual e futuro do Sporting deve respeitar o seu passado e deve ser feito com fidelidade à sua divisa de ESFORÇO, DEVOÇÃO, DEDICAÇÃO E GLÓRIA. E sózinho.

Agora toca a pedir uma indemnização

Não subscrevo a tua frase, mas em relação ao caso concreto do pagamento a JVP, eu tive sempre muitas duvidas da postura de alguns dirigentes do clube no processo, e se agora comprovadamente são ilibados de algum tipo de acção em prejuízo do Sporting, só tenho de me desculpar por algumas criticas que formulei no passado.

Este caso sempre me pareceu uma “questão” entre o JVP e o Veiga, a forma como o FSF expôs o caso e deu as explicações que deu só aumentou a minha confiança na forma como o Sporting agiu no caso em questão, felizmente parece confirmar-se que se alguém se portou mal neste caso não foi o Sporting! :arrow: