O Sporting Clube de Portugal parece estar definitivamente ilibado no caso que envolveu o jogador João Vieira Pinto e o então empresário José Veiga. Os elementos das offshores por onde circularam elevadas verbas, na sequência da contratação do atleta, indicam que o dinheiro terá mesmo ido para o jogador ou para alguém da sua confiança.
O caso remonta ao ano de 2000 quando o SCP comprou o passe do futebolista que acabara de se desvincular do Benfica. Na altura, a contratação foi anunciada como sendo a custo zero, mas a verdade é que João Vieira Pinto terá exigido 4,1 milhões a título de direitos de imagem. O SCP acordou que o pagamento seria feito a quatro tranches e que seriam depositadas numa conta da empresa inglesa Goodstom, gerida por José Veiga.
Quando a PJ começou a investigar, as suspeitas apontavam para burla qualificada. O atleta garantia não ter recebido qualquer quantia e Veiga deixava no ar a hipótese de ter sido alguém do SCP a receber o dinheiro, já que garantia não ter qualquer ligação à conta bancária.
Quatro ano depois, a PJ conclui que três das quatro tranches foram depositadas em Inglaterra, e o dinheiro transferido depois para o Luxemburgo. Veiga e João Pinto são os titulares das contas. Dois milhões foram levantados em dinheiro no Luxemburgo, mas João Vieira Pinto não diz quem o fez.
in Revista Sábado On-Line
Postei esta notícia por me parecer paradigmática da postura que o Sporting sempre demonstrou e que prima pela lisura de processos ao longo da sua história, critique-se ou não a postura das Direcções Roquetteiras ou Roquettistas. Penso que deve ser motivo de orgulho ver que o nosso clube passa incólume de todas estes episódios tristes que metem apitos coloridos e túneis suspeitos e escutas. Bem sei que podemos não ganhar nada com isso e até temos perdido mais do que ganhamos. Mas esta notícia é mais um motivo para dar força à argumentação de todos aqueles que pensam como eu que o percurso actual e futuro do Sporting deve respeitar o seu passado e deve ser feito com fidelidade à sua divisa de ESFORÇO, DEVOÇÃO, DEDICAÇÃO E GLÓRIA. E sózinho.