Caso Cobertura do Galinheiro - a posição do Sporting

Muito insatisfeito se não for tomada posição sobre este assunto.

Concordo com o PMAG. Foram circunstâncias extraordinárias e a resolução do problema (adiamento do jogo) parece-me uma decisão correcta e sensata. Andarmos à cata de desculpas nos regulamentos não faz sentido.

:arrow:

É a 2ª vez que isto acontece na Lixeira.
A segurança dos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal tem que ser prioridade e defendida prontamente. Pede-se um comunicado, que já podia ter acontecido ontem.

1 - ) Vamos ser sérios. Havia risco nulo. A estrutura cedeu no lado oposto ao qual nos encontravamos, e em momento algum houve ou senti perigo no nosso sector. A Rapida evacuação foi essencialmente para os adeptos localizados no Topo Sul que corriam serios riscos de vida se permanecessem ali, como alias se veio a verificar quando começaram a chove chapas metalicas.

2 -) Risco Total. Uma evacuação imediata dos adeptos do Sporting poderia originar uma grande confusão lá fora… Era pior a emenda do que o soneto.

Atendendo ás circunstancias, não me parece que tenha havido um mau procedimento das autoridades competentes, relativamente á nossa (não) evacuação e ao facto de termos permanecido no Pré Fabricado até ás 19:45.

Mas que coisa é esta? Deixar passar uma situação destas? Mas para estes não há punho de ferro? :wall:

Mas que circunstâncias extraordinárias?

O estádio está mal acabado, acabamentos e construção de trampa, nem a porra do vento aguenta…É a SEGUNDA vez que isto acontece…

Não há relatos de ter acontecido em qualquer outro estádio da zona…

Noutros campos jogou-se à bola, mesmo com péssimo tempo.

E ainda falam da trampa do incêndio, que foi no topo oposto.

#manonamission #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica #killbenfica

Se havia risco nulo, por que razão foi processada a evacuação total do estádio e nao apenas da bancada afectada? Qual o parecer técnico sobre o qual baseias o teu argumento de risco nulo? O que é uma evacuação “rápida” e menos “rápida”? (só conheço evacuação ou não-evacuação)

Olha o meu stalker preferido… :mrgreen: E tu, estás contente com o que se passou ontem?

Também és mais um que está feliz por só termos uma postura agressiva com o porto e não também com o benfica, né?

Que surpresa…

[i]«É normal a cobertura ter uma chapa por baixo, outra por cima, e, no meio, uma manta térmica feita de lã de rocha, que é usada em todo o lado. Pelas informações que tenho, estava a ser feita a manutenção da cobertura, e essa manutenção demora sempre algum tempo, não se faz num dia. É provável que não estivessem colocados todos os rebites», começou por dizer, explicando em seguida, com mais pormenor, o que terá estado em causa.

«As chapas são fixadas em vários pontos, e se não estiverem fixados todos esses pontos, é normal que com o vento, sobretudo vindo de baixo, as chapas acabem por rasgar-se e a manta térmica de lã de rocha comece a soltar-se.»

Mário Dias concorda que o sucedido na Luz poderia ter assumido proporções bem piores caso o estádio não tivesse sido evacuado. «Felizmente, só a manta térmica é que começou a soltar-se enquanto a maioria das pessoas ainda estava nas bancadas, e que os pedaços de chapa da cobertura só começaram a cair depois dos adeptos saírem», sublinhou. [/i]

Até no ser orc imputam a negligência ao carnide…

O Sr Marta Soares, além de amigo pessoal de LFV é presidente dos bombeiros.
Compreende-se o seu interesse em deitar água na fervura no que concerne ao benfica e encontrar forma de elogiar os bombeiros.

O que não se compreende, é quando diz: “Podia acontecer em qualquer estádio” o que é falso!
Podia acontecer em qualquer estádio… da Nicarágua, da Etiópia, ou em todos os nacionais que estiverem em incumprimento dos regulamentos de segurança (o que é crime) como o Estádio da Luz!!!

Sendo presidente nacional dos bombeiros, cabe perguntar: não sabia ou não sabe?

Ninguém, além do PMAG e dos comentadores vermelhos, anda à cata de desculpas.
O que temos estado a falar é de CULPAS.
Por quebras graves do regulamento de segurança, que configuram casos potenciais de perigo de vida e é crime.

Mas… é isso: ???

Neste país até que morra alguém, não aconteceu nada.
Se “passou a razar”, não foi um perigo grave. Foi uma sorte e está tudo bem?

Repito: ainda bem.que os lamps tiveram a mesma elevação que nós aquando o jogo com o videoton…oh wait, afinal recusaram adiar o jogo 1 dia…

SL,

E à cara podre, com o país em alerta vermelho, colocam-se 60.000 pessoas por baixo.
Se isto não é crime, o que é?

Eu gostava de ter é uma ideia que tipo de postura que o Sporting deveria ter. Neste caso, por exemplo. Com que pressupostos, factos apurados e em resposta a exactamente o quê. Para ver se concordo com a ideia.

O PMAG atou um bocado as mãos do Presidente.
Agora se fala em sentido contrário a este pode destabilizar e intranquilizar a equipa e os adeptos.
Acho que depois do jogo será mais pertinente. Ou caso este seja definitivamente adiado ainda mais legitimidade tem.

Ta marcado e pronto! Jaime Marta Soares explicou. Ta dito. Força Sporting!

[b]Benfica - Sporting é amanhã às 20h15[/b]

No seguimento do que ficou ontem acordado na reunião mantida entre o presidente da Liga, respectivos delegados, equipa de arbitragem e os presidentes de ambos os clubes, e que consta do respectivo relatório de jogo, o SL Benfica informa que tendo recebido, ao princípio da tarde, o parecer favorável da Martifer que garante de forma expressa e incondicional as condições de segurança, confirma que o jogo se realizará na data ontem acordada, terça-feira, dia 11, as 20H15.

Independentemente de um qualquer erro de concepção/execução da pala do Estádio da Luz, o vento será sempre a acção mais condicionante para essa estrutura e a verdade é que o vento, àquela altura e para uma área daquelas, não é mole.

Isto não invalida que a pala tenha sido mal projectada, mal executada ou alvo de trabalhos de manutenção inadequados, é apenas para dizer que “a porra do vento” tem muito que se lhe diga.

[hr]

@Alex Nogueira

a força dos ventos medida pelo IPMA depende dos locais de medição e de certeza que o IPMA não tinha estações metereológicas na pala do Estádio da Luz. Não quero com isto dizer que a força do vento sobre a pala é superior ou inferior ao valor a que a pala deveria resistir, porque não tenho maneira de medir isso e é aqui que reside o problema: os ventos não são iguais em todo o lado, nem em intensidade, nem em direcção, pelo que fica difícil (impossível?) de provar se aqueles ventos eram de igual intensidade (ou superiores) à dos ventos medidos pelo IPMA.
Ou seja, até se pode provar um eventual erro de concepção/execução da pala (basta o LNEC analisar o projecto e fazer uma inspecção à pala), mas não me parece possível medir a força do vento no Estádio da Luz, pelo que o teu raciocínio pode estar correcto, mas é impossível de provar sem uma inspecção técnica ao local - que pode ser feita pela Martifer, mas não apenas pela Martifer, e espero que chamem o LNEC para aferir da segurança da pala, não vamos andar a brincar com coisas sérias…

Quanto ao modo de aferição dos danos da pala, logo no local, o tempo que demorou, a indecisão, a tardia evacuação do estádio, aí sim, parece-me que subscrevo o teu post integralmente. :great:

[hr]

Eu acho que isto serve mais para gozer com os lampiões, que têm as chapas do galinheiro a voar com o vento, do que propriamente para fazer um cavalo de batalha. Não só o vento pode ser uma poderosíssima força da Natureza, como também nós já tivemos um professor do Técnico, aos pulos em cima da pala do velhinho Esstádio de Alvalade, a dizer que não caía, mas a verdade é que se fartava de abanar… :mrgreen:

[hr]

EDIT: vi agora que o Alex já complementou a minha questão com mais informação, pelo que vou dar uma vista de olhos mais atenta. :great:

Pode não haver dolo mas há certamente incompetência, incompetência essa que colide com as regras da competição e que colocou em risco a vida de milhares de pessoas, assim como lesou o Sporting, alheio a toda a situação.

Se a posição do Sporting não passar da que foi tida até agora lá vai ter que voltar a dizer “alianças só com a minha mulher”, pelos vistos não aprendeu à primeira, aguardo ainda por um comunicado esclarecedor e duro em relação ao que se passou naquela lixeira.

:arrow: