Carta Aberta ao Paulo Bento

Carta Aberta ao Paulo Bento:

Paulo, vi com esperança a tua chegada ao comando do nosso Sporting em 2005. Parecia que trazias contigo ambição, raça, força de vontade e muita vontade de aprender…

Nos primeiros dois anos, demonstraste uma imensidão de virtudes, até chegámos a jogar bem a espaços, e conseguiste reunir as forças de uma equipa que estava aos pedaços. Falávas bem, via-se que os jogadores gostavam de ti, e só não fomos campeões no primeiro ano porque o atraso que apanhaste era irrecuperável, e no segundo porque um energumeno que ainda hoje se passeia pelos relvados decidiu que,em Alvalade, as equipas adversárias podem marcar golos com a mão. No fim desse ano ganhámos uma taça de Portugal ao belenenses com uma bela exibição, era ver o Nani, o Moutinho, o Yannick e o Veloso, felizes da vida, a festejar e a jogar sorridentes. Lembro-me perfeitamente que nesse dia, no Jamor, senti que se estava a construir algo de muito bom…

Mas infelizmente foi ingenuidade minha. No teu terceiro ano, Paulo, começaste a inventar. Ou melhor, pecaste por falta de invenção. O teu losango foi-se tornando demasiado obsoleto, as equipas começaram a perceber que anularem o Miguel Veloso era meio caminho andado para tornar o nosso futebol amorfo e previsível, começaste com os erros de casting como por exemplo pedir o Purovic que não se enquadrava no teu estilo de jogo, e o Sporting foi-se afundando. Recordo particularmente duas derrotas por 2-0, em Guimarães e no Bessa, onde me chocou ler no dia seguinte nos jornais que tinhas dado uma folga aos jogadores após tão paupérrimas exibições… Eu, que te tinha defendido até aí, pensei que sendo tu uma pessoa de carácter, te demitirias por veres que o que dizias não resultava. Enganei-me.

A época passada, conseguimos piorar ainda mais. Tinhamos uma bela equipa, com vários jogadores em boa forma, principalmente o Vuk, mas decidiste encostá-lo, enquanto que os Rochembacks e Pedros Silvas desta vida iam sendo cada vez mais indisciplinados, principalmente nos treinos de churrasco, e tinham lugar cativo na equipa. A ausência do Vuk custou-nos o título, não tenho medo de dizer isto. Perdemos nessa altura muitos pontos que chegariam para o título. Não deu, e foi o teu quarto ano sem ganharmos nada. Para agravar, fomos humilhados na champions… Humilhados e gozados,e tu,ao manteres-te no comando da equipa, provaste que a ideia que eu tinha do teu carácter, não passou de uma ilusão.

Por tudo isto, no início desta época, apoiei o candiato que não tinha como ideia chave da campanha, o chavão “Paulo Bento forever”. Não acreditei que serias forever, e felizmente, sei que não serás. Na pré época as minhas poucas esperanças que talvez este ano fosse de vez, foram dissipadas. o futebol asqueroso que faz com que os outrora adeptos assíduos do alvalade XXI se afastassem, manteve-se e, pasmem-se, conseguiu piorar. Não fomos além de um 3-0 contra os padeiros e pedreiros ali da zona do Cacém, e perdemos com uma equipa da 2a inglesa. Levamos um banho de bola em Twente, mas miraculosamente passámos. Perdemos com o Braga em casa. Perdemos com o Porto. E não fomos à champions frente a uma equipa que estava perfeitamente ao nosso alcance. Empatamos com um Belenenses tão ou mais inexperiente que nós. E pior que isso, a culpa é nossa. Vejo os jogadores sem chama, sem vontade, apáticos, e sem qualquer tipo de evolução. Vejo um Veloso, um Carriço, um Rui Patrício e um Liedson insatisfeitos com o rumo dos acontecimentos, mas não vejo ninguém a acompanhá-los. Vejo um Yannick que mantem as mesmas limitações há quatro anos. Vejo um Pereirinha que era velocissimo a ter medo de correr com a bola. Vejo um Moutinho outrora desejado por Barcelona e afins que se tornou num jogador banal. e a culpa é tua paulo. Porque a ilusão que criaste em nós ao início se desvaneceu por completo. E porque ainda não foste homenzinho suficiente para perceber que, com um treinador a sério, o Sporting é um fortíssimo candidato ao título.

Mas no meio disto tudo, uma coisa tenho que agradeçer… Há quatro anos, era um puto de 14 anos, prestes a fazer 15, que só via Sporting a frente, e vibrava com o clube mais do que com qualquer outra coisa na vida. Hoje, e também por tua causa, dou muitissimo mais valor a outras coisas, e pelo menos enquanto fores tu o treinador, não hesitarei em seguir o teu conselho de “Se querem espectáculo vão ao cinema” para, em vez de ir assistir aos paupérrimos e caros “espectáculos” de Alvalade, ir divertir-me de outras maneiras. E com este modo de vida, sinto-me mais feliz e completo. E é Paulo, a única coisa que tenho para te agradeçer por teres sido o treinador do meu clube nos ultimos 4 anos.

Cumprimentos

:clap: :clap:

depois de pensar mais a frio na saída de Paulo Bento tenho a comentar o seguinte:

como pessoa, é digno, corajoso e tem uma boa personalidade para, um dia, vir a ser um bom treinador, apesar de algumas casmurrices. Não nos podemos também esquecer que recuperou Veloso e ao insistir em Patrício o tornou, na minha opinião que acredito que muitos não concordem, num dos melhores guarda-redes que para aí andam. Mas queimou muitos outros jogadores com potencial, e desvalorizou-os ao ponto de terem que sair a custo zero. E não vale a pena lamentarmo-nos, PB estava com a imagem completamente queimada no Sporting. Pode vir um dia a ser um excelente treinador e fazer com que muitos sportinguistas se arrependam de o ter contestado, mas eu não me vou arrepender. Porque sei que tem limitações e que neste momento precisamos de mais. Ele, coitado, também teve a pouca sorte de apanhar um departamento de futebol ao nível de qualquer clube amador, e que, esse sim, tem que ser VARRIDO o mais depressa possível. Com outras condições, PB talvez venha um dia a ser um treinador de sucesso…se também souber ele próprio ser mais humilde e evoluir. Desejo-lhe sorte, porque deu a cara e defendeu diversas vezes o meu clube de maneiras a que não era obrigado, pois se tivesse algo diferente de um espantalho como director desportivo, não teria que desgastar tanto a sua imagem.

Posto isto, Adeus Paulo Bento, e boa sorte!

:great: para os 2.

Ainda vão chorar muito pelo Paulo Bento

:think: :think:

Vai acreditando nisso :lol:

Daqui a duas ou tres epocas falamos, depois vejo no que acreditas, ok?

Gostei muito da Carta Aberta :great:

O Paulo Bento fez-nos acreditar num treinador e equipa que tinham talento e um grande futuro. nada disso se veio a concretizar e para mim o resultado final foi uma desilusão. Não esquecendo o péssimo presidente que foi Soares Franco e da fraca prestação do antigo grande jogador Pedro Barbosa.

O Sporting teve grandes treinadores , o Paulo Bento não faz parte deste grupo, não vejo porque chorar com saudade da mediania.

Adeus Paulo Bento

Daqui a duas ou tres epocas quero acreditar que vou estar a festejar um titulo de campeão do Sporting. :great: