carta aberta a José Peseiro

meu caro

tenho 39 anos.
vivo o Sporting desde puto, intensamente, desde os princípios dos anos 70.
recordo-me de Yazalde, Fraguito, Chico, Damas…
vivi o calvário do deserto de 18 anos dos 17 aos 35 - muitos dias e noites a sofrer pelo sonho de 14 de Maio de 2000.
tudo isto, meu caro, para lhe dizer que vossa senhoria é o treinador mais incompetente que já vi no Sporting - pior que Boloni, tarefa quase impossível…
perderemos esta liga devido à sua incompetência e falta de coragem - não passa de um cobarde, comparado com Mourinho, o seu Guru.
há um ano, o engenheiro deu luta a um super Porto - e não valia grande coisa, o engenheiro. contudo, não tenho quaisquer dúvidas: seria campeão, esta época.
os galináceos serão campeões; vossa senhoria ficará radiante. faça-me um favor: emigre para adjunto do adjunto de Sir Alex…

SPORTING SEMPRE!!!

=D> =D> =D> =D> =D>

Subscrevo e assino, amigo.

Caro Stromp:

Sem querer intrometer-me demasiado, digo-te apenas (e tu sabe-lo bem) que existe gente com mais responsabilidade no Sporting e a quem se deveria exigir muito mais que a este pobre desgracado.

A eventual culpa de um nao campeonato (no qual eu tambem nao acredito ja muito) passa mais pela estrategia (ou falta dela) do que por este, aquele ou outro erro do nosso treinador.

Tivessem as coisas sido feitas como deve ser a epoca passada, sobretudo desde a altura do jogo com o Porto, e esta epoca estariamos certamente, mesmo com Peseiro, a festejar mais um titulo… e sabe-se la que mais.

Peseiro merece parte das criticas (bastantes, nao todas), mas a sua actuacao nao foi de molde a privar-nos do titulo…

E o que eu penso.

O Mourinho fazia o que queria com a nossa equipa…

PESEIRO VAI É COM OS PORCOS LAMPIÃO!

Este Peseiro e tao inutil que mete dó…

Mesmo que ganhe a taça uefa (LOL?) sera um inutil…muito mas muito fraco no banco…

se ele vencer a Taça UEFA ganhará o meu respeito, apesar de não o achar bom treinador. Ainda assim, penso que ele se ficar fará uma grande temporada em 2005/06. Desde o romeno que nenhum treinador fica no Sporting mais de duas temporadas. É preciso estabilidade e dar tempo aos nosso treinadores mesmo que eles pareçam fracas à primeira análise.

Esqueçam isto tudo se Scolari ficar livre…

Este Peseiro e tao inutil que mete dó...

Mesmo que ganhe a taça uefa (LOL?) sera um inutil…muito mas muito fraco no banco…

Sim, porque ganhar uma taça Uefa qualquer “merdas” consegue ganhar. Se a estupidez pagasse imposto, o nosso deficit já estava a zero!

Eu acho graça a esta conversa da taça UEFA, quem vos lê julga que já estamos na final, à espera que a data chegue lol.

Com tanta falta de respeito pelos adversários ainda vos doi mais a desilusão, caso ela surja.

SE Peseiro ganhar a taça UEFA merece elogio por esse feito. No entanto para mim não deixa de ser um bluff de treinador, que falha em duas coisas fundamentais: total incapacidade de aprendizagem com os pps erros e total inabilidade na gestão de pessoas, motivações e da relação com a imprensa.

Eu tenho mantido as expectativas em modo “low”.
Para dar visibilidade, nada como as meias finais… já nem se fala na final.

Mas acho que o Sporting tem o potencial.
Não me venham cá com a conversa de o Boro ou o Feyernood serem “fraquinhos”… porque isso não me encaixa na cabeça.

Talvez se as equipas tivessem um melhor conhecimento do Sporting fosse + complicado para este ultimo… o tira-teimas vai ser agora com o Newcastle.

Teoricamente…

mas para irmos por aí, tinhamos sido eliminados pelo Feyernood [já que este tem o melhor ataque da Europa]… portanto.

calma.
mto calma.

Bem, eu nao ia falar nada mas parece que nao me vou conseguir conter.
Quando andamos ha muito tempo a lidar com outras pessoas, começamos desde cedo a perceber que ha pormenores que nao podem escapar a quem lidera processos. Falo concretamente da capacidade de peseiro para gerir pessoas. Acho que fundamentalmente hoje em dia, um bom treinador tem que saber muito de tecnica, mas tb tem que saber MUITO mais de resolver os problemas dentro de um balneario cheio de vedetas, na maioria das vezes, individuos sem praticamente nenhuma estrutura mental normal, com ideias perfeitamente idiotas e que nao raras vezes acometidos de atitudes que ninguem percebe muito bem. QUando ha dois meses atras, disse que deixava de comentar os jogos ou de dar a mnha opiniao sabia do que estava a falar. Na realidade nao presta, embora possa ter a sorte de ganhar ate o campeonato e a taça UEFA, na realidade peseiro nao sabe gerir homens. Se ganhar alguma coisa, isso sera muito mais um acaso do que uma meta concretizada. Ninguem que comanda homens vem falar na gestao de plantel. Sabem porque ? porque no inicio da epoca toda a gente sabe quais sao as competiçoes, e o plantel tem que ser preparado para jogar todas as competiçoes ate ao fim sempre. Esse é o espirito. nada mais. Alem de tudo o mais, Peseiro nao aprende com os erros, e eles sao sempre os mesmo, talvez peseiro tenha aprendido uma tatica e nao saiba sair dela ( eu nao saberia concerteza) , mas por isso é que eu sou professor e ele é treinador. QUem consente coisas como as que se passam nos jogos, onde os jogadores estao completamente desmotivados e sem rumo, nao pode ser umtreinador normal e muit menos bom. Pode ser que melhore , mas duvido, ele nao consegue aprender com os erros, e esse é um problema grave.

Peseiro é na realidde um fraco, e por isso nao ganha este campeonato, porque nao foi humilde o suficiente para ser forte, Concordo com Stromp, Peseiro fez.me passar os momentos mais tristes em alvalade. ( e olhem que vim de longe para ver jogos importantes)
Rua assim que for possivel

Alexandre

Bem, eu nao ia falar nada mas parece que nao me vou conseguir conter. Quando andamos ha muito tempo a lidar com outras pessoas, começamos desde cedo a perceber que ha pormenores que nao podem escapar a quem lidera processos. Falo concretamente da capacidade de peseiro para gerir pessoas. Acho que fundamentalmente hoje em dia, um bom treinador tem que saber muito de tecnica, mas tb tem que saber MUITO mais de resolver os problemas dentro de um balneario cheio de vedetas, na maioria das vezes, individuos sem praticamente nenhuma estrutura mental normal, com ideias perfeitamente idiotas e que nao raras vezes acometidos de atitudes que ninguem percebe muito bem. QUando ha dois meses atras, disse que deixava de comentar os jogos ou de dar a mnha opiniao sabia do que estava a falar. Na realidade nao presta, embora possa ter a sorte de ganhar ate o campeonato e a taça UEFA, na realidade peseiro nao sabe gerir homens. Se ganhar alguma coisa, isso sera muito mais um acaso do que uma meta concretizada. Ninguem que comanda homens vem falar na gestao de plantel. Sabem porque ? porque no inicio da epoca toda a gente sabe quais sao as competiçoes, e o plantel tem que ser preparado para jogar todas as competiçoes ate ao fim sempre. Esse é o espirito. nada mais. Alem de tudo o mais, Peseiro nao aprende com os erros, e eles sao sempre os mesmo, talvez peseiro tenha aprendido uma tatica e nao saiba sair dela ( eu nao saberia concerteza) , mas por isso é que eu sou professor e ele é treinador. QUem consente coisas como as que se passam nos jogos, onde os jogadores estao completamente desmotivados e sem rumo, nao pode ser umtreinador normal e muit menos bom. Pode ser que melhore , mas duvido, ele nao consegue aprender com os erros, e esse é um problema grave.

Peseiro é na realidde um fraco, e por isso nao ganha este campeonato, porque nao foi humilde o suficiente para ser forte, Concordo com Stromp, Peseiro fez.me passar os momentos mais tristes em alvalade. ( e olhem que vim de longe para ver jogos importantes)
Rua assim que for possivel

Alexandre

Os 3-6 (Queirós) com o Benfica; os 0-3 (Boloni) com Gil Vicente; os 0-3 (Santos) com Gçenbirligi; os 1-3 (Manuel Fernandes) com Paços Ferreira,
etc., As eliminações em casa para a taça de Portugal com Naval e Setubal
quando estes estavam na 2a divisão, as eliminações na taça Uefa com Viking, Grassophers (depois de termos ganho fora a 1a mão) …
são realmente momentos muito mais alegres do que os vividos com o Peseiro …

Realmente hoje em dia a memória anda muito fraca.

Caro Stromp:

Sem querer intrometer-me demasiado, digo-te apenas (e tu sabe-lo bem) que existe gente com mais responsabilidade no Sporting e a quem se deveria exigir muito mais que a este pobre desgracado.

A eventual culpa de um nao campeonato (no qual eu tambem nao acredito ja muito) passa mais pela estrategia (ou falta dela) do que por este, aquele ou outro erro do nosso treinador.

Tivessem as coisas sido feitas como deve ser a epoca passada, sobretudo desde a altura do jogo com o Porto, e esta epoca estariamos certamente, mesmo com Peseiro, a festejar mais um titulo… e sabe-se la que mais.

Peseiro merece parte das criticas (bastantes, nao todas), mas a sua actuacao nao foi de molde a privar-nos do titulo…

E o que eu penso.

A derrota com o penafiel foi toda estudada pelo o peseiro, ele que va’ para a pqp e que va’ inventar para a c** da mae dele (desculpem o meu frances).

O que e um facto e que fomos postos a andar da taça, que temos uma defesa ano nivel da do penultimo classificado (temos menos cinco golos sofridos com menos um jogo), que no campeonato estamos apenas com dois pontos de avanço do sexto e que NAO SABE QUANDO, COMO E PORQUE FAZER SUBSTITUIÇOES!

Mas ainda alguem acha o peseiro um bom treinador?

Em quantos mais clubes vai ele ter de ficar directamente ligado à pior época de sempre para verem o que ele realmente vale? Já sei, os jogadores é que não prestam… :roll:

Em quantos mais clubes vai ele ter de ficar directamente ligado à pior época de sempre para verem o que ele realmente vale? Já sei, os jogadores é que não prestam… :roll:

Isso não será bem assim, até porque a carreira do homem como treinador não é assim tão longa, no Nacional ficou ligado a tudo menos à pior coisa do que quer que seja, no Real Madrid, como se está ver, com pior equipa, isto usando a comparação tipo tantas vezes usada entre o Peseiro/Boloni/F. Santos, no ano transacto conseguia estar bem melhor o Real da dupla Queirós/Peseiro (onde o nosso actual treinador era adjunto!), ainda bem dentro da luta pelo título e pela CL, do que está o actual Real do Wanderlei, indiscutivelmente com melhor equipa, fora de todas as provas, isto considerando os 11 pontos de atraso para o Barça como muito difilmente recuperáveis, esse argumento não me parece justo! :arrow:

Parece que sim! :shock: :shock: :lol:

Gostaria que me explicasses essa da pior época de sempre.

Bem na minha classificação, para não ser muito exaustivo, há o mau, mediocre, sofrivel, razoavel, bom, muito bom. Burro, asno e incompetente, não entram na minha classificação.

O trajecto dele como treinador principal antes vir para o Sporting era razoável/bom.

Como treinador adjunto do Real, não sei como classificar, o Queirós diria mediocre/sofrivel.

Como treinador do Sporting … acho incorrecto classificar antes da época acabar … ainda é possivel ganhar a Uefa e o campeonato e por outro lado é possivel o Sporting nem sequer ficar apurado para as competições europeias.
Eu diria se acontecer o pior cenário não ser apurado para as competicões europeias, a nota será mediocre. Não é mau, porque apresentamos o melhor futebol na Superliga, já se pode considerar a carreira na Uefa positiva e a eliminação da taça foi na Luz de forma injusta. Continuo a achar que muitos pontos foram perdidos por erros individuais e não colectivos o que é uma atenuante para o treinador. Relembro que erros individuais tanto aconteceram com o Hugo (ai poderá haver culpas do treinador por insistir nele), como com o Polga (e aqui a culpa do Peseiro é minima) ou em golos falhados, como o Liedson contra o Setubal e o Tello contra o Penafiel onde a culpa do Peseiro é tambem minima.
Se ganhar só a Uefa, independentemente da classificação no campeonato,
considero bom. Ganhar a Uefa com uma equipa portuguesa, só aconteceu uma vez e logo treinada por um Deus!
Se ganhar só o campeonato, tambem considero bom, o principal objectivo foi conseguido e nas outras competições a prestação foi positiva.
Se ganhar ambas competições, será muito bom. Nenhum treinador no Sporting ganhou uma competição europeia e o campeonato na mesma época!
As outras inumeras hipóteses farão variar entre o mediocre (lugar na taça Uefa) e o razoavel (ida à LC e à final da Uefa).

Os resultados contam muito na avaliação do treinador. Quanto à sua prestação no banco, bem as criticas que vejo ao Peseiro, já as vi ao Trapatoni, Fernandez e tambem já começam a haver em relação ao Couceiro. O Fernando Santos, Boloni, Souness, Octavio (só para falar nos mais recentes) foram tambem crucificados nesse aspecto. Não é nada fácil ser treinador dum clube grande, a experiência conta muito … se calhar a principal razão por o Benfica estar agora na frente do campeonato.

Nunca, no mesmo número de jornadas, o SCP tinha perdido tanto. Isto leva-me a considerar que estamos perante um dos piores Sporting de sempre.

Daqui:

1 - Continuo a achar, sem grandes explicações racionais, que JPeseiro vai ser, um dia, muito bom treinador.

2 - Acho muito difícil peseiro atingir qualquer dos objectivos a que se propôs.

3 - De acordo com o tratamento dispensado a FSantos, se o Sporting não acabar nos 2 primeiros e chegar à final da UEFA, Peseiro deve ser corrido.

A.A.

Nunca, no mesmo número de jornadas, o SCP tinha perdido tanto. Isto leva-me a considerar que estamos perante um dos piores Sporting de sempre.

Daqui:

1 - Continuo a achar, sem grandes explicações racionais, que JPeseiro vai ser, um dia, muito bom treinador.

2 - Acho muito difícil peseiro atingir qualquer dos objectivos a que se propôs.

3 - De acordo com o tratamento dispensado a FSantos, se o Sporting não acabar nos 2 primeiros e chegar à final da UEFA, Peseiro deve ser corrido.

A.A.

Antes de ser o sporting a dever despedi-lo devia ser o Peseiro a demitir-se…mas isso e quase impossivel :roll: