Carta aberta a José Eduardo Bettencourt

Isto sim, iniciativas que fazem a diferença e ás quais o presidente e o Sporting clube de portugal não ficam indiferentes.

Lençóis brancos no estádio, para a demisão desse … :cartao:

Não é que eu goste (ou queira) ser a voz dissidente, até porque concordo com a generalidade do que foi escrito…mas que alternativa verdadeira existia ao nosso actual Presidente? O Paulo Cristóvão (cujo o seu sportinguismo e vontade não estão em questão) era uma verdadeira alternativa? É que, infelizmente, também não acredito nisso. Isto às tantas parece como duvidar entre votar PS ou PSD…no fundo o resultado é o mesmo. :boohoo:

O JEB não serve, já todos percebemos isso…mas quem serviria ao Sporting…quem poderia ser uma bom (grande, enorme) Presidente do Sporting Clube de Portugal? :eh:

Também pensei nisso, e não estou mesmo a ver !
Se alguém tiver que substituir o JEB, não precisa ser um nome conhecido, é preciso é, Sportinguismo, Vontade,Defender sempre o clube, e o resto tds sabem…e claro que tbm é preciso mais algumas coisas.

Pois…mas essa é uma questão sobre a qual devemos reflectir…até porque os maus resultados dos últimos anos têm-se traduzido numa menor militância…e a menor militância vai gerar um défice democrático…no sentido de que quando esta geração que se tem vindo (mais ou menos) a apresentar às eleições do SCP desaparecer…que alternativas nos restam? E que alternativas válidas temos agora? :eh:

Grande Dmalmeida,
Um ano depois finalmente voltas ao Fórum… :great:

Esta ingenuidade não demorou muito tempo a desvanecer. Aliás, caí na triste realidade apenas alguns segundos depois do início da sua tomada de posse. Estive lá até ao final para ver se realmente era verdade aquilo que eu estava a ver: Uma tomada de posse com aquele ambiente pimba e cheio de pontapés na gramática, para além de vocabulário informal e não condizente com a figura do Presidente do SCP:

Nem mais e disse-o aqui logo na altura. Ao ver aquela tomada de posse in loco, cá no fundo da sala, percebi imediatamente que o futuro não iria correr nada bem. Era a perfeita imagem de um puto parolo e mimado: muita festa, muita pose para a câmara e quando se chateasse começava a disparar para todos os lados. Infelizmente assim vaticinei, infelizmente assim se concretizou.

Bettencourt tem falhado em todas as frentes, até no aumento do número de Sócios e sua fidelização (uma das suas bandeiras). Apenas nas modalidades tem tido sucesso, talvez porque o seu “toque de Midas ao contrário” não chega a esta área - e o Vice-presidente para as modalidades, Júlio Rendeiro, viu-o pela primeira vez na Taça Challenge, sobra assim Mário Patrício que, possivelmente, tem sido o grande obreiro.

Há quem considere que já é muito bom o presidente aparecer em algumas modalidades, mas eu exijo sempre mais, e ver o presidente a aparecer apenas nos momentos em que há mais flashes das câmaras diz tudo - que o diga Dias Ferreira que não punha os pés num Pavilhão há muito tempo mas foi logo a correr para as câmaras na Taça Challenge; ou o Bessone Basto, que após malhar na equipa de Andebol salta protecções e vai a correr pedir camisolas aos jogadores.

Tem sido um ano não para esquecer, mas para aprender. Mas para quem já esteve oito anos na estrutura do Sporting, ora como administrador da SAD ora como Vice-presidente, NUNCA poderá dizer que esteve a conhecer o Sporting por dentro nem NUNCA poderá dizer que esteve a conhecer as pessoas, porque elas são praticamente as mesmas desde há muitos anos.

Pedir demissão de nada vai servir: é música para os ouvidos dele. A minoria daqueles que ainda ousam questionar é cada vez mais restrita e, consequentemente, cada vez com menor poder. O que se tem que fazer é acordar a larga maioria silenciosa, aquela que já se desligou do Clube porque estava farta de ver o nome e a história do Clube serem atropeladas, e trazê-las de novo para a “luta”.

Muito boa esta carta, subscrevo totalmente. Era bom que o nosso presidente???, a lesse e tivesse noção das preocupações dos sportinguistas que são a alma deste grande clube. :clap: :clap: :clap:

Eu tambem assino 22921 acabem com a palhaçada !

Excelente regresso de um forista de qualidade que tem andado desaparecido! :beer:

Subscrevo totalmente, como é óbvio. O dia 5 de Junho é e continuará a ser, para mim, um dia muito triste. Foi a 5 de Junho de 2009 que o meu Sportinguista, já doente há uns anos, sofreu um golpe muito forte, profundo. Ainda não morreu mas continua bastante ferido, o panorama não é animador.

E, um ano depois, não vejo esforço dos médicos para me recompor. Apenas um ou outro medicamento pontual (como a Taça Challenge em Andebol) atenua a dor momentaneamente mas não cura tudo…

Verdade nua e crua sobre esta presidência! :arrow:

Concordo com o texto. JEB foi uma grande desilusão, depois deste ano torna-se claro que não tem estofo para ser presidente do SCP. Confesso que esperava mais dele.

Qualquer um que defenda os interesses do Sporting Clube de Portugal até à exaustão dará um melhor Presidente que Bettencourt (porque é isto que JEB não faz)… pode não dar para os objectivos que o Sporting almeja, mas melhor que JEB e a trupe de dirigentes que lá anda será de certeza.

Excelente texto! Recomendo que seja mesmo enviado ao seu destinatário, JEB e ao PMAG.
Caso contrário, não chegará ao destino devido e ficará apenas em discussão aqui.

Assino por baixo!

Embora ainda não se saiba quem podem ser alternativa, de alguma coisas eu tenho certeza:
1º - O primeiro passo a dar é a demissão do JEB.
2º - O sucessor não poderá estar ligado à banca, nem a grupos económicos com poder na banca.
3º - Nada disto irá acontecer pois como o Ricciardi disse a um familiar meu, só é presidente do Sporting quem o BES quiser.

Resta-nos a nós lutar para mudar esta situação.

Esta carta aberta reflecte o meu estado de alma!

SPORTING SEMPRE!!

Não, Nuno. Infelizmente não é o apanhado completo. Deixei propositadamente algumas coisas de fora, pois o texto já ia longo e as horas a avançar.
Não coloquei o périplo para ir ver o Papa entregar uma camisola quando os estatutos do Sporting dizem claramente no Art. 2:
“O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um clube desportivo, constituído como pessoa colectiva de direito privado e declarado de utilidade pública pelo seu contributo em prol do desporto, sendo vedadas, na sua actividade e nas suas instalações, manifestações de natureza politíco-partidária e de proselitismo religioso.”
Para além disso, perdeu (roubaram??) a camisola a entregar e depois optou por pedir a camisola que um dos miúdos da academia levava vestida. Absolutamente irreal.
Também não coloquei a falta de atitude quando um dos membros da sua direcção (Dias Ferreira) vem para um programa televisivo dizer que existe excesso de democracia no Sporting. Era exigido uma posição de força do presidente contra o seu correligionário exigindo-lhe que se demitisse ou que no mínimo se retratasse.
Também não coloquei a necessidade sentida por alguns membros do Conselho Leonino em se demitirem devido a não se reunirem há 6 meses. É uma vergonha que um órgão consultivo do clube tão importante como o CL esteja a ser esvaziado do seu poder fiscalizador ao não se marcarem reuniões para o mesmo.
E ainda faltam mais algumas. Infelizmente, a memória começa a ser curta para tanto disparate. Nem quero imaginar o tamanho da lista, caso ele termine o mandato.

Claro que existe alternativa, Pedro. Já existiu nas últimas eleições e de certeza que existirá nas próximas. Aliás, custa-me um pouco chamar “alternativa” a um projecto com pés e cabeça quando do lado da actual direcção não existia nada. O próprio JEB reconheceu durante a campanha eleitoral que não tinha um projecto preparado e que acreditava que o seu sportinguismo seria suficiente para o eleger. Infelizmente foi.
Mas não era o Paulo Cristóvão que era a tal “alternativa”. O Paulo Cristóvão era apenas o rosto mais visível da “alternativa”. A “alternativa” não deverá nunca ser uma pessoa, mas sim um projecto com o clube em mente. Lê o projecto (http://www.sersporting.org/idealsporting/wp-content/uploads/2009/12/sersporting_programa1.pdf) e vê se concordas ou não.

Quantos aos foristas que pedem que esta “carta aberta” seja enviada ao clube e ao presidente, não me parece que seja uma medida com resultados. Em primeiro lugar, porque olhando ao comportamento desta direcção, isto cairia em “saco roto”. Em segundo lugar, porque este fórum é conhecido pela direcção que tem inclusivamente algumas pessoas da sua confiança cá inscritas e a participarem no fórum. De certeza que elas lhe irão fazer um resumo.

@Paracelsus
Oi, Celsus :wink:
Deves ter reparado que no post original existe um grande espaço na zona do 3º vídeo (pelo menos aqui nos meus browsers, esse espaço aparece). Não percebo o porquê. É um vídeo do Sapo, não lhe coloquei a tag do Youtube, e na pré-visualização até aparece bem, mas quando faço o post ele deixa de aparecer (embora apareça o link) e aparece aquele espaço todo.
Consegues fazer alguma coisa?

Não estou a interrogar quanto ao seu sportinguismo, mas Paulo Cristóvão ficar 9 anos sem pagar cotas, e só as pagou 1 ano antes da candidatura , isso é defender o Sporting até à exaustão?

Pois, acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Não se é melhor dirigente ou melhor defensor por se pagar ou deixar de pagar quotas, aliás até tu não questionas o seu Sportinguismo.

Só a título de exemplo engraçado, tenho uma amiga que não sendo sócia é até hoje a pessoa que conheço que mais defende o Sporting, compra as guerras todas, seja contra quem for e não fica satisfeita enquanto não tiver a última palavra. Não digo que seja uma defesa inteligente, mas prova que o estatuto de sócio ou de pagador de quotas tem pouco que ver com a capacidade de defender o clube.

Já cá faltava.
Agarra-te a essa.

Obviamente, DEMITA-SE! :cartao: :cartao: :cartao: :cartao:

E quem é que nos garante, que a turma do “croquete” pague sequer as suas cotas?