Carlos Martins em entrevista @OJogo

Vou citar algumas passagens:

Sintetizando, quais são os objectivos para esta temporada? Ser campeão pelo Sporting. Quero ganhar títulos com o Sporting, que é o que persigo. Quero sentir, dentro de campo, na primeira pessoa, o que só senti como adepto, ou como jogador da formação. Fui campeão na formação, quero chegar lá na equipa principal.

Este grupo sente muito a falta disso?
Qualquer jogador que esteja num clube grande pensa assim. Trabalhamos todos os dias por esse objectivo e vamos estar unidos, ser irmãos, para que seja possível lá chegar.

Estiveram muito perto nas duas últimas épocas. Isso torna a “fome” ainda maior?Todos os anos sentimos essa obrigação, mas é isso que nos faz trabalhar, mais e melhor, todos os dias. Esperamos vencer e dar essa felicidade, não só a nós, mas a todos os que gostam do Sporting.

Uma das razões que provocaram alguma intermitência no seu rendimento ao longo destes dois anos está relacionada com lesões recorrentes. Como viveu essas dificuldades? Começou num jogo com o Moreirense, quando estava a atravessar um momento muito bom. Foi muito difícil. Choquei contra um painel publicitário e tive a primeira lesão. A partir daí, tive mais seis lesões, não no mesmo sítio, mas na mesma perna. Falhei aquele que seria, talvez, o jogo mais importante da minha vida, a final da Taça UEFA, por lesão. Acima de tudo, recuperei, sinto-me muito bem e, agora, posso fazer o meu jogo. Falou-se de muitas coisas no que diz respeito à minha lesão, sofri muito por algumas pessoas dizerem que o meu problema era psicológico, mas aprendi, nessa fase, que o importante é trabalhar e estar ao pé das pessoas que gostam de mim. Não me quero lembrar disso, porque faz parte do passado, mas houve quem falasse só para destruir.

Houve, nessas alturas, quem levantasse a possibilidade de não ser um problema de origem clínica, e chegaram a circular rumores sobre o seu comportamento fora dos relvados. Que comentário lhe merece tudo isso? É verdade?
Nem vou dar importância a isso. Na altura, saíram muitas coisas sobre isso, muitos comentários de certas pessoas… Da minha vida sei eu – e as pessoas que vivem comigo. Fiquei muito triste, porque não me respeitaram, mas passou. Sinto-me bem, feliz, a jogar – e é isso que importa. Foi um problema clínico e está ultrapassado.

“O que eu tinha não era normal”

Houve algum momento em que perdesse a força, com a persistência das lesões?
Num ano, tive seis lesões na mesma perna. Não era normal o que eu tinha. Foram momentos muito difíceis, estive muito em baixo, pus tudo em causa, mas as pessoas que estão perto de mim deram-me força quando mais dela precisava, e, agora, estou bem, feliz e motivado.

O apoio do grupo é importante nessas ocasiões. Sentiu-o?
Claro. O grupo é fundamental para isso. Tive uma fase complicada – em que me lesionava, recuperava e me lesionava novamente –, durante a qual os meus companheiros foram fundamentais. Devo-lhes uma palavra de agradecimento, pois também foi com a ajuda deles que consegui ultrapassar isto.

Tem uma forma de jogar muito emotiva e impulsiva, como se pode verificar nas suas reacções às ocorrências do jogo, positivas ou negativas. Isso pode fazer com que seja mal interpretado? Quando se está lá no meio, em alta rotação, nem sempre é possível conter o que se sente. Tenho atitudes que devo melhorar, não só para a minha imagem, mas também para o meu futebol. Sei que, às vezes, as pessoas interpretam mal o que faço, mas nunca é propositado. Por vezes, vejo-me na televisão e sei que não posso fazer aquelas coisas. Estou a fazer um esforço para que não aconteça e acho que estou melhor.

Houve algum problema entre o Carlos Martins e o treinador?

Nunca. É uma pessoa que admirava muito enquanto jogador, que me ajudou muito. Houve rumores sobre processos disciplinares, que me tinha portado mal, que tinha dado um pontapé em não sei quê no balneário… Se tivesse acontecido alguma dessas coisas, o Sporting punha-me um processo disciplinar, o que não sucedeu. Foram apenas opções. Não vou esconder que, quando não era convocado, ficava triste, porque sou assim: quero jogar sempre, como qualquer um dos meus companheiros. Foram coisas normais num grupo, está tudo bem, e não tenho qualquer ressentimento – nem ele comigo, penso eu. O que passou, passou, mas não foi tão importante como quiseram fazer crer.

Porque razão trocou a camisola 5 pela 10?
É um número de que sempre gostei. Também foi o número que Sá Pinto deixou, e eu tinha uma grande proximidade com ele. Não digo que seja uma homenagem, mas foi importante ficar com o número de uma pessoa que admiro, como jogador e como homem.

Foi publicada uma notícia que apontava para uma discussão violenta entre si e Pedro Barbosa, então capitão de equipa, na véspera da final da Taça UEFA, em Maio de 2005, mais tarde desmentida por Pedro Barbosa. O que se passou?

Essa é fabulosa. Jamais iria discutir com o capitão, tendo em Pedro Barbosa uma referência como jogador – como homem, acima de tudo. Seria uma falta de humildade e de respeito. Quem era eu para discutir o que quer que fosse? Na véspera de um jogo tão importante, não aconteceria nunca nada disso, e, como todos viram, a equipa estava toda a puxar para o mesmo lado. Não houve discussões com ninguém. Não sei de onde veio essa história, nem porque me associaram a mim e ao capitão. Alguma vez eu ia levantar a voz ao Pedro Barbosa? Alguma vez ia ter uma falta de educação para com um senhor? Nem ele o admitiria! Essa só deu para rir.

Excertos de uma grande entrevista deste mágico jogador ao jornal OJogo.[/quote]

Quando deixar o futebol, como gostaria que as pessoas se lembrassem do Carlos Martins?
Gostava que me recordassem como um jogador que deixava tudo em campo em prol desta instituição, que me acolheu aos 11 anos.

Grande Leão.

Os Carlos são realmente grandes! :lol:

Fora de brincadeiras, gostei bastante de ler, Martins parece estar mais maduro, mais integro e sobretudo mais confiante da sua capacidade… que é muita. É um craque e se mostrar em campo tudo aquilo que sabe, temos condições para estarmos satisfeitos.

Força Mágico 10.

Ninguém me tira da cabeça que este sim, devia ser o nosso Capitão! Um grande Sportinguista! basta vê-lo em campo, ou até na academia a puxar pela formação. Claro que o irmão dele é junior e isso ajuda, mas já o vi na Academia mesmo com o irmão castigado ou lesionado; afastado da bancada “VIP” e sempre a festejar os nossos golos de forma efusiva!!
Saliento a sua inteligência em relação aos possíveis conflitos. Se não tiver mais azares vai ser um jogador ainda melhor!

ps. há uns tempos chegou-me um rumor aos ouvidos… o mourinho queria levá-lo para o porto e ele mandou-os passear. alguém ouviu falar disso? não me admirava muito, é o tipo de jogador que luta até ao fim, como o mourinho tanto gosta!

SPORTING SEMPRE!!!

grande Carlos Martins, oxala nos dê muitas alegrias este ano :lol:

Ninguém me tira da cabeça que este sim, devia ser o nosso Capitão! Um grande Sportinguista!

eu também sou da mesma opinião, mas acho que o Carlos Martins, enquanto tiver aquelas atitudes menos reflectidas de que o próprio falou nesta entrevista, não merecerá a confiança da equipa técnica para ocupar um cargo tão importante como o de capitão de equipa.

se bem que o Sá Pinto era o Sá Pinto e ainda assim foi capitão … :roll:

há uns tempos chegou-me um rumor aos ouvidos... o mourinho queria levá-lo para o porto e ele mandou-os passear. alguém ouviu falar disso?

Acho que era uma troca com o César Peixoto, mas já não me lembro.

Grande Carlos.Nota-se no seu discurso o quanto é sportinguista.Nunca mais me esqueço quando ele chorou no fim do jogo de 2004/2005 quando fomos derrotados pelo fcp.Isto é sentir a camisola.Já agora-se calhar é um sonho-acham que temos jogador para ficar para sempre no Sporting?

Este rapaz, sem lesões, vai ser para o SCP aquilo que F. Mendes foi na década de 60 (até se lesionar). É um jogador muito bom e oxalá o estúpido do Scolari continue a preteri-lo pelo cafreal do Deco. Será sinal de que fica em Alvalade por muitos e bons anos.

afinal o problema das lesões na mesma perna ficou resolvido com o uso de uma palmilha?

E mais uma vez continuamos na teimosia de pensar que o Carlos Martins este ano vai ser uma maravilha e que se ele jogar bem temos um meio campo de luxo,como ja tinha referido noutro post.

Cansei-me de esperar que este jogador revele o seu verdadeiro talento,nao e preciso irmos muito longe basta comparar-mos com Nanni e vemos quem realmente evolui.O Carlos martins nao passa disto que nos vemos um jogador extremamente instavel,deixa tudo em campo se calhar ate demasiado e um verdadeiro sportinguista.

Eu respeito o Carlos martins como sportinguista e tenho orgulho em ainda termos este tipo de jogadores mas nao passa mais disso,infelizmente ele nao me da razoes para o respeitar dentro das quatro linhas.

No entanto gostei das suas declaraçoes,o problema e que em campo nao passa do que vemos todos os anos.

Já se lesionou muscularmente hoje ao serviço da selecção, já começa… :x :x :x

É verdade, uma lesão na coxa esquerda que ainda vai ser reavaliada amanhã, espero que não seja nada de grave.

Já se lesionou muscularmente hoje ao serviço da selecção, já começa... :x :x :x

Podes crer, mal o rapaz começa a explodir há sempre uma put@ de uma lesão :evil: :evil: :evil:
Esperemos que não seja nada de grave e que esteja ok já no jogo com a Finlandia :!:

Já se lesionou muscularmente hoje ao serviço da selecção, já começa... :x :x :x

Podes crer, mal o rapaz começa a explodir há sempre uma put@ de uma lesão :evil: :evil: :evil:
Esperemos que não seja nada de grave e que esteja ok já no jogo com a Finlandia :!:

O rapaz estava a explodir? Achas que ele jogou bem contra o boavista?Meu deus

Carlos Martins é um dos 3 ou 4 jogadores do Sporting com mais potencial de crecimento, assim o deixem as lesões.

Gosto imenso deste jogador, e a grande pena que tenho é de ele não se aperceber que se tivesse um pingo de cabecinha em campo, poderia ser capitão do Sporting com uma perna ás costas. Mas enquanto ele contestar tudo, protestar por tudo, refilar com todos, basicamente não ter cabeça fria, nunca será capitão de nenhuma equipa no mundo a não ser que apanhe algum treinador que não faça a minima ideia do que é um capitão.

Ele que cresca em termos de cabeça e de saber estar em campo, e então aí poderá entrar no pote dos possiveis capitães. Até lá que doseie a raiva, e a concetre nas boas exibições.

Força CM

Carlos Martins é um dos 3 ou 4 jogadores do Sporting com mais potencial de crecimento, assim o deixem as lesões.

Por falar nisso… Do pasquim redondo:

O segundo treino da Selecção Nacional ficou marcado pelas lesões de Hugo Almeida e Carlos Martins. No primeiro caso não parece ser grave, mas no que respeita ao médio «leonino existe a necessidade de ser reavaliado.

Hugo Almeida apresentou um problema no gémeo na perna esquerda e terá de descansar, enquanto Carlos Martins apresenta dores na coxa esquerda e terá de ser reavaliado.

:roll:

As lesões são tramadas. Não fossem as lesões que afectaram o Niculae o tempo todo que passou no Sporting, tinhamos ali enorme craque! Mas acredito que as lesões são ultrapassáveis; grande prova disso é o Sá Pinto, que nos últimos dois anos de leão ao peito vingou-se delas.
Gosto imenso deste jogador, e a grande pena que tenho é de ele não se aperceber que se tivesse um pingo de cabecinha em campo, poderia ser capitão do Sporting com uma perna ás costas. Mas enquanto ele contestar tudo, protestar por tudo, refilar com todos, basicamente não ter cabeça fria, nunca será capitão de nenhuma equipa no mundo a não ser que apanhe algum treinador que não faça a minima ideia do que é um capitão.

Ele que cresca em termos de cabeça e de saber estar em campo, e então aí poderá entrar no pote dos possiveis capitães. Até lá que doseie a raiva, e a concetre nas boas exibições.

Força CM

O problema é que os exemplos que teve nos últimos anos…Pedro Barbosa… Beto… Rui Jorge… Sá Pinto…

Tudo gajos calmos e tranquilos que nunca prejudicaram o Sporting com expulsões estúpidas por reclamar.