Saiu ontem na edição de imprensa do Record uma peça com o mesmo título que este tópico, referente ao nosso campeão.
Contava a história de um irlandês que em 1984, quando tinha 10 anos, acordou de madrugada para ver o seu compatriota e então ídolo, John Treacy, a correr a maratona dos JO de Los Angeles. No final, acabaria por ficar fã de Carlos Lopes, tal a sua excelente performance.
Também ele atleta - mas modesto - o jovem irlandês graduou-se e teve uma carreira de sucesso no sector bancário, reconhecido como um brilhante matemático e que recorria frequentemente a histórias sobre atletismo e em particular de Carlos Lopes para relatar determinadas situações.
Infelizmente, foi-lhe diagnosticado um tumor cerebral e não reagiu à quimioterapia. Quando soube que estava em fase terminal, afirmou ter o sonho de poder dizer a Carlos Lopes o quanto o admirava. Um português radicado em Londres fez chegar esta história até ao Carlos Lopes e pediu-lhe que escrevesse uma carta. Carlos Lopes deslocou-se pessoalmente ao hospital para conhecer o seu fã…
Este episódio remonta a Dezembro de 2009, mês em que o jovem acabou por falecer. Soube-se agora por iniciativa dos pais do jovem irlandês, emocionados com o gesto de Carlos Lopes que proporcionou um momento de felicidade a alguém perto de partir…
Humildemente, Carlos Lopes demonstrou o seu coração de ouro e manteve esta história reservada.
Pequenos pormenores que mostram os verdadeiros campeões e quem merece ser reconhecido como um ídolo…