Crazyhead:
Não analises só assim. Acho que é redutor. Céser prates, mpenza e horvath, deste à troca pelo Jardel. Isso não é valorizar os jogadores? Niculae, como disseste, lixou o joelho. Jardel “passou-se”. Tello, no ano em que poderia render alguma verba, desertou… Polga este cá 9 anos. Não valeu dinheiro, mas teve rentabilidade desportiva, assim como liedson. Tinga teve saudades do brasil (lembraste?). Enfim é uma lista interminável de casos que não acontecem em lado nenhum. Mas tudo bem, tens a tua opinião…
Só uma pergunta quem é que querias a trabalhar no futebol profissional do SCP?
Obviamente que os imponderáveis acontecem. Niculae não deu retorno por uma questão física, Jardel por uma questão " mental ", embora não deixo de pensar que em outro clube, com uma estrutura capaz, o maior activo seria protegido de outra forma e não ficaria à mercê do jogo de empresários como Jardel esteve e à lavagens cerebrais que sofreu.
Discordo da ideia que CF comprou bem e que só se pode apontar a forma como vende os jogadores. No período do director desportivo, venderam-se Duscher, Vidigal, Viana, Ronaldo, Quaresma, Nani… e venderam-se bem ( no geral ). Nenhum destes foi contratação de Freitas. Saíram a bom preço porque tinham qualidade/ou potencial, porque houve mercado. Tiveram retorno. Quanto dos jogadores de CF, em dezenas, é que tiveram esse retorno? Não é uma pergunta retórica… se dizes que o saldo positivo, queria perceber porquê.
O que me parece que estás a dizer, é que foram contratados bons jogadores, que renderam, demonstraram capacidade, mas porque Freitas não sabe vender, não foram valorizados financeiramente. Eu digo que não. Factualmente, chegam e sobram os dedos de uma mão para contabilizar quem saiu por um valor superior ao que entrou e quanto aos que deram retorno desportivo, não são muitos mais e isto porque globalmente, eram fracos jogadores. Não renderam cá, não renderam depois de terem saído ( é claro que há excepções ). É evidente que houve algumas boas contratações, mas em quantidade e qualidade claramente insuficiente e não consigo olhar para isto de outro prisma, os números provam-no.
Ontem falava em 60 M de custos de aquisição ( sem prémios de assinatura e comissões ) no período CF, para menos de metade em vendas dessas contratações… mas tenho alguma dificuldade, sem grandes pesquisas, para as quais estou sem grande paciência, para contabilizar sequer 1/4 do valor gasto, em vendas. Isto é delapidar recursos quase que criminosamente.
Quem queria a trabalhar no futebol profissional do SCP? Alguém competente. Não quero saber de nomes. Ao Freitas deste defeso, pouco a apontar… o que não faço é esquecer-me do mau que fez no passado ou reescrever a história, até porque me preocupo com o pode acontecer no futuro. Teremos que faceta de CF?