Carlos Freitas

Isto.

Uma ou duas árvores boas não conseguem esconder a floresta queimada.

Não se pode desculpar um cepo por ter sido supostamente barato, sabendo que são essas pechinchas que saiem caras, entre o salário gasto, a falta de retorno desportivo e financeiro. Ou seja, prejuizo a vários níveis.

E há algumas contratações desta época passada, como Carrillo ou Arias, que são assumidamente fruto do departamento de prospecção. Freitas tem um perfil que é tudo menos apostar nesse tipo de promessas emergentes, mas pode-se reconhecer que pelo menos no ano anterior deu ouvidos a um departamento que já podia ter dado mais alguns desses jovens caso Bettencourt não preferisse ter-se endividado com Pongolles ou não ter-se endividado de todo…

apenas uma nota importante ao que ja foi escrito anteriormente: os jogadores vendidos durante a era freitas eram, na sua maioria, oriundos da academia. as contrataçoes de carlos freitas praticamente nao deram retorno financeiro, apenas prejuizo.

Nop. Há aí jogadores adquiridos sem Carlos Freitas no Clube. Obviamente que não sei se, com ele no Clube há ingerências de outros, mas não estando ele no Clube só era consultor externo.

Então pergunto, quais os períodos em que CF esteve no clube? achava que tinha entrado em 1999/2000, tinha saído em 2007/08 e tinha voltado em 2011/2012…

Em resposta ao Leao2011, continuo a achar que o saldo é positivo, exceptuando no capítulo das vendas. Para mim é óbvio que CF não sabe vender. Volto a dizer que o retorno pode não ser o expectável, mas há também o retorno desportivo. E neste período fomos duas vezes campeões. Claro que é muito pouco, mas é superior aos quinze anos anteriores…

E o benfica consegue? Nós, na Europa, fazemos melhor figura que eles :inde:

edit: e antes que venham mandar vir, falei no benfica porque até eles vendem melhor que nós…

Crazyhead:

(… )o saldo é positivo, exceptuando no capítulo das vendas. Para mim é óbvio que CF não sabe vender. Volto a dizer que o retorno pode não ser o expectável, mas há também o retorno desportivo. E neste período fomos duas vezes campeões. Claro que é muito pouco, mas é superior aos quinze anos anteriores…

Entre 1999 e 2003, o Sporting foi a equipa portuguesa com o maior orçamento. Apostaram-se todas as fichas nos titulos de campeão e ganhámos 2 em 3 campeonatos, sendo que no primeiro, CF terá tido, quando muito, influencia nas 3 ( importantes ) contratacoes de Inverno.

A desgraça e ao Sporting elas aparecem com regularidade e näo será sempre por azar, é que das equipas campeãs, fruto de jogadores envelhecidos e sem mercado, ou por anormalidades como a avaria dos neurónios de Jardel e os joelhos de Niculae, tivemos quase zero de retorno financeiro, a não ser de um ou outro produto da formação, o que näo permitiu tapar os buracos de uma estratégia expansionista, nem criar uma base desportiva para os anos seguinte e muito menos uma almofad financeira para suportar a vida entretanto contraida.

Essas equipas tituladas foram desmembradas e näo veio gente de qualidade que permitisse manter o nível competitivvo, salvos raras expceçöes.

É verdade que a partir de 2003, principalmente, Freitas teve menos dinheiro para investir que os rivais, mas também é verdade e que por essa realidade, este teria que ser muito bem gerido, não irradicando os flops, que fazem parte, mas minimizando-os.

Freitas teve lucro com a contratação de Enak. E mais uma ou outra, mas certamente que residual. Ora em dezenas de jogadores ao longo de uma década, isto é inaceitável. Para mim, é. Se de facto tivesse comprado bem, se os jogadores que Freitas trouxe tivessem tido realmente qualidade, teríamos tido mais valias como tivemos nas vendas de jogadores da formaçäo. É bom? Tem mercado. Vendido. Ou então tem sucesso no Sporting. Quantos casos tivemos destes? Sei que os há. Não acham poucos? Eu acho e de uma forma assustadora.

PS:

Neste defeso, sim, o saldo é positivo. E se as mais valias futuras não forem de monta, é porque entretanto fomos vendendo os jogadores às peças e aqui não tem responsabilidade.

Não analises só assim. Acho que é redutor. Céser prates, mpenza e horvath, deste à troca pelo Jardel. Isso não é valorizar os jogadores? Niculae, como disseste, lixou o joelho. Jardel “passou-se”. Tello, no ano em que poderia render alguma verba, desertou… Polga este cá 9 anos. Não valeu dinheiro, mas teve rentabilidade desportiva, assim como liedson. Tinga teve saudades do brasil (lembraste?). Enfim é uma lista interminável de casos que não acontecem em lado nenhum. Mas tudo bem, tens a tua opinião…
Só uma pergunta quem é que querias a trabalhar no futebol profissional do SCP?

O que se entende por rentabilidade desportiva? 0 campeonatos?

Dezenas de contratações depois, e fazendo o saldo entre os que entraram pela sua mão e os valores envolvidos nas suas saídas, acho que sobram poucas dúvidas. Salvo uma ou outra excepção, como o Enak ou o Danny, os jogadores saem por valores irrisórios. Não fosse o que a academia vai produzindo e o saldo Compras/Vendas seria ainda pior.

Portanto só é bom jogador (só tem rentabilidade desportiva) se conquistar campeonatos? Figo ganhou 0 campeonatos. Balakov idem. Paulo Sousa também. Liedson e tantos outros.

Volto a dizer o que disse no início da discussão. Carlos Freitas contrata bem (com alguns erros, como é óbvio). Por outro lado, não sabe vender. Nunca soube. Alguém dizia algures atrás que deveríamos ter alguém ao lado do Freitas que saiba vender. Concordo. Não acho que seja por os jogadores não valorizarem que o Sporting não os vende. É mesmo por falta de jeito…

Ver o copo meio cheio ou meio vazio.

O que os factos claramente me dizem é que com Freitas o copo é meio vazio.

Freitas contrata mal, embora acerte algumas vezes.

Porque até um relógio avariado dá horas certas duas vezes ao dia.

Por cada Jardel, há um Koke, um Tiui e um Mota.

O perfil de contratações de Freitas é fácil de prever e não é o melhor.

Num Clube com a grandeza e suposta exigência do Sporting não é suposto ser assim.

E não será por acaso que em tantos anos de Freitas neste Clube há tão poucos titulos a festejar.

:arrow: :arrow: :arrow:

Onde é que eu disse que só é bom jogador quem ganha campeonatos? Não concordo é que se diga que no período de tempo que dista do último campeonato até agora, apesar de não haver vendas significativas de jogadores não formados em Alvalade e tendo chegado paletes de jogadores contratados pelo CF, tenha havido rentabilidade desportiva.

Até percebo que algumas contratações possam ser efectuadas com o intuito de reforçar equipas no imediato, abdicando de tentar ter ganhos financeiros no futuro para manter a competitividade do plantel. Aqui refiro-me a empréstimos de jogadores com nome ou contratações de jogadores mais velhos (ex: Onyewu), mas quando não há rentabilidade desportiva nem financeira é mais complicado.

Quando surgem os fundos, nos moldes em que actualmente os estamos a utilizar, mais difícil fica de obter uma mais valia financeira que se veja.

Crazyhead:

Não analises só assim. Acho que é redutor. Céser prates, mpenza e horvath, deste à troca pelo Jardel. Isso não é valorizar os jogadores? Niculae, como disseste, lixou o joelho. Jardel “passou-se”. Tello, no ano em que poderia render alguma verba, desertou… Polga este cá 9 anos. Não valeu dinheiro, mas teve rentabilidade desportiva, assim como liedson. Tinga teve saudades do brasil (lembraste?). Enfim é uma lista interminável de casos que não acontecem em lado nenhum. Mas tudo bem, tens a tua opinião…
Só uma pergunta quem é que querias a trabalhar no futebol profissional do SCP?

Obviamente que os imponderáveis acontecem. Niculae não deu retorno por uma questão física, Jardel por uma questão " mental ", embora não deixo de pensar que em outro clube, com uma estrutura capaz, o maior activo seria protegido de outra forma e não ficaria à mercê do jogo de empresários como Jardel esteve e à lavagens cerebrais que sofreu.

Discordo da ideia que CF comprou bem e que só se pode apontar a forma como vende os jogadores. No período do director desportivo, venderam-se Duscher, Vidigal, Viana, Ronaldo, Quaresma, Nani… e venderam-se bem ( no geral ). Nenhum destes foi contratação de Freitas. Saíram a bom preço porque tinham qualidade/ou potencial, porque houve mercado. Tiveram retorno. Quanto dos jogadores de CF, em dezenas, é que tiveram esse retorno? Não é uma pergunta retórica… se dizes que o saldo positivo, queria perceber porquê.

O que me parece que estás a dizer, é que foram contratados bons jogadores, que renderam, demonstraram capacidade, mas porque Freitas não sabe vender, não foram valorizados financeiramente. Eu digo que não. Factualmente, chegam e sobram os dedos de uma mão para contabilizar quem saiu por um valor superior ao que entrou e quanto aos que deram retorno desportivo, não são muitos mais e isto porque globalmente, eram fracos jogadores. Não renderam cá, não renderam depois de terem saído ( é claro que há excepções ). É evidente que houve algumas boas contratações, mas em quantidade e qualidade claramente insuficiente e não consigo olhar para isto de outro prisma, os números provam-no.

Ontem falava em 60 M de custos de aquisição ( sem prémios de assinatura e comissões ) no período CF, para menos de metade em vendas dessas contratações… mas tenho alguma dificuldade, sem grandes pesquisas, para as quais estou sem grande paciência, para contabilizar sequer 1/4 do valor gasto, em vendas. Isto é delapidar recursos quase que criminosamente.

Quem queria a trabalhar no futebol profissional do SCP? Alguém competente. Não quero saber de nomes. Ao Freitas deste defeso, pouco a apontar… o que não faço é esquecer-me do mau que fez no passado ou reescrever a história, até porque me preocupo com o pode acontecer no futuro. Teremos que faceta de CF?

Como pouco a apontar??? :o :o

Pouco a apontar às contrataçãoes de Bojinov, Luís Aguiar, Rodriguez, Ribas? Ou então às vendas de Torsi, Zapater, Postiga, Djaló, Vukcevic, Valdez, Nuno André Coelho por… quanto é que foi mesmo? 750 mil euros?.. :o :o

Eu fico ALUCINADO, que ainda hoje e depois de tantos e tantos casos, uns atrás dos outros, há pessoal com síndrome Cunha Ferreira, cheios de devaneios de juventude. Não percebo, sinceramente. É um caso de hospitalização compulsiva. :arrow:

Se este freitolas valesse alguma coisa de jeito, que não vale, é um traste completo, porcão como é e com tanto dinheiro sempre disponível para comprar e vender, já morava nas antas há anos!!! Há anos!! Curioso… é que ninguém lhe pega… sem ser o Sporting… os tipos do braga e do Pana viram o que valia a peça e nem tempo teve de encher o cacifo!!! :arrow: :arrow: :arrow:

Posso compreender, apesar de não aceitar a forma como alguns casos foram tratados, a vontade de despachar (não vejo outro termo) jogadores com ordenados altos e que não seriam uma mais valia desportiva…mas depois ir buscar outros com ordenados igualmente altos e que estão cá igualmente a encher, já é má gestão! Sendo que pelo caminho se gastam mais uns trocos e se enchem uns bolsos.

Mas este ano, com o € que há para investir novamente, a precisar só de ir buscar 2 ou 3 jogadores, é que espero para ver as trutas que cá aparecem. Dou de barato o Labyad, que pode ser um grande reforço, mas isso não chega para atingir o objectivo do triénio.

Adivinho é que teremos um equipa b cheia de jogadores com potencial. Vai ser uma autêntica “bolsa de valores” fantástica. Espero estar enganado.

o freitas deve andar a preparar algum golpe de mestre, se for como no ano passado, jornais a apanhar bonés durante o verão todo 8)

Mais uma vez e, como sempre, de acordo com a tua opinião e fundamentação da mesma.

O que realmente me preocupa, além de tudo o referido é se iremos continuar por este caminho em que, mesmo que Freitas encontre reais mais valias enquanto jogadores, os mesmos sejam desvalorizados por uma rápida venda de uma alta percentagem do passe por valores baixos. E aí, a culpa não pára em Freitas.

Este ano não há empréstimos para compras. Podes esperar sentado pelo golpe de asa do Freitas, defeso como o do ano passado, nunca mais vais ter.

Depois do Euro pode-se ver alguma agitação do mercado, mas coisa pouca e, ou muito me engano (seguindo o perfil do Freitas), vem aí caruncho do bom. Freitas sem dinheiro para contratar qualidade, contrata à comissão.

Esperar também para ver o que se vai fazer em relação às vendas, que imagino que nenhuma seja superior sequer a 5M, por isso, contratar com base na qualidade não será de prever no defeso leonino. Vai ser um misto de juventude com tiros no escuro.

se viessem mais laybais era bem bom
mas duvido, andamos no brasil a pedir jogadores emprestados…
xandao, patinho, jefreson , toloy etc etc

Como se fosse mau negociar empréstimos, com a opção de adquirir futuramente, jogadores vindos do sul da América. É uma forma de andar a gastar verbas ao desbarato, comprar com mais certeza e evitar dissabores.

Parece-me que este ano não há crédito junto das entidades bancárias, estamos dependentes das vendas para poder investir, mesmo que seja a custo zero, há prémios de assinatura e comissões para liquidar. Espero que não seja razão para fazer vendas sem qualquer racionalidade.