Com base na notícia citada abaixo, achei que seria importante criar esta votação e saber se, após o sucesso em Braga, Carlos Freitas passou a ser visto com outros olhos.
Record[/url]"][b]André Cruz: «Saída de Carlos Freitas foi um erro»
ANTIGO CENTRAL NÃO ESQUECE DIRIGENTE QUE O CONTRATOU[/b]
André Cruz considera que a saída de Carlos Freitas do Sporting foi um erro. O antigo defesa-central brasileiro, que foi contratado pelo antigo diretor desportivo leonino e se revelou decisivo na reconquista do título em 1999/2000, elogia o trabalho do dirigente agora ao serviço do Sporting de Braga.
“Foi um erro deixarem sair o Carlos Freitas. Ele demonstrou sempre grande competência e o que fez esta temporada no Sporting de Braga é prova disso mesmo”, começou por dizer André Cruz, adiantando ainda:
“Não sei o que se passou, mas às vezes há decisões que são tomadas de cabeça quente.”
O antigo futebolista, que esteve presente esta terça-feira no Estoril Open, comentou ainda a temporada leonina, ressalvando que acompanhou a equipa à distância:
“O Sporting não fez época como nós sportingusitas esperávamos. A equipa tem de procurar vencer em todas as competições. O ideal seria estar por dentro para comentar, mas parece-se que faltou marcar mais golos e sofrer menos.”
O antigo central reafirmou ainda a disponibilidade em colaborar com o clube de Alvalade: “É algo que nesta altura não me passa pela cabeça, mas seria uma honra se no futuro fosse convidado.”
O sucesso do Braga chama-se António Salvador. Com um presidente de jeito talvez o Carlos Freitas tivesse menos espaço para fazer algumas das negociatas que por cá fez. Não me esqueço dos moldes em que o Tiui cá veio parar.
Carlos Freitas tem qualidades. No entanto, peca pela falta de seriedade. Para alem de auferir um ordenado, recebia por fora comissoes em transferencias.
Carlos Freitas conhece bem o mercado internacional, no entanto nunca se soube mexer no mercado nacional. Onde o Porto continua a dar cartas e a valorizar jogadores.
Como gestor de activos, falhou tambem na valorizaçao de jogadores que foram contratados.
O Freitas nao trouxe só o Tiuí e o Tiuí até nem trouxe mal nehum ao mundo sportinguista.Para contribuir melhor para este tópico seria interessante ter uma lista(nao tem de ser muito detalhada…) dos jogadores que contratámos na era FReitas.
Eu não falei do Tiui pelo que valia como jogador, maus negócios toda a gente faz. Refiro-me concretamente aos moldes obscuros em que vaio cá parar, com passagem pelo famoso Rentistas.
Isto para mim são negócios feitos por malandros e o jogador em causa nem interessa muito para o caso, chama-se Tiui mas podia chamar-se outra coisa qualquer e ser bom jogador.
O Freitas com rédea curta é uma coisa e sem é outra bem diferente. Com gajos como ele é preciso andar atento ao que fazem e perceber-se um bocado de futebol.
Que trabalho no Braga ? Foi buscar o moises e o viana que ele já tinha trazido para o Sporting. De resto é tudo jogadores que o salvador e o jesus já tinha á disposição. Mas a sua marca está lá…no mercado de inverno para o braga foi o renteria (emprestado pelo porto) e o luis aguiar que tinha sido do braga. Garcia é outro que trabalhou com ele , um brasuca que nunca joga e o do maritimo que tambem nao vale um chavo. Uma contratação á freitas é o Possebon , amigo do empresário , jogou no United e tal e foi parar ao braga.
O carlos freitas era um comissionista , que contratava jogadores telefonando a empresários amigos a pedir recomendações de jogadores dos mesmos. Patético e vergonhoso que esta criatura tenha estado tantos anos no clube.
A grande contratação do Sporting no período freitas foi…Jardel , num negocio onde ele foi figura ausente.
Na minha opinião, existe uma crise de soluções para o Sporting. Ou se inova apostando em pessoas inexperientes como o Barbosa, o Sá Pinto, ou o Costinha, ou então vai-se ao baú ressuscitar um ou outro membro do grupo de descartados, recuperando-se títulos de bestas ou de bestiais, consoante os gostos.
Se calhar é justo dizer-se que o Carlos Freitas poderia ter feito melhor, no Sporting, com mais dinheiro, mas o atestado de incompetência que lhe foi passado é, ainda, muito recente, o que exclui a possibilidade de regresso. Por outro lado, também seria fácil dizer que o Luís Duque deveria ter conseguido fazer tão bem no Passado, gastando menos.
O mérito do trabalho em Braga é ainda disputado por várias personalidades, não se sabendo ao certo qual foi a influência real do Carlos Freitas na planificação do plantel do SC Braga. Terá certamente algum mérito, só não se sabe o quanto. Aconteceram várias boas contratações, entre as quais destaco aquelas que penso terem sido as últimas duas transferências ocorridas em Janeiro: o empréstimo do Luis Aguiar e a compra (por um saco de caramelos) do Miguel Garcia para suprir, à última da hora, um rapto chamado João Pereira.
Claro que concordo com o André Cruz, não se pode colar culpas no CF quando corre mal uma época, e depois quando corre bem retirarem-lhe os louros. Mas também concordo com o SCP Fan. E acrescento que há mais mundo além de CF. Há melhores, nomeadamente aquele que temos actualmente que acredito que perceba mais de bola do que um jornalista…
Ninguém pode negar que o Carlos Freitas sempre teve capacidade de conseguir encontrar tanto caruncho como bons jogadores por baixo preço. Tivesse ele outro presidente enquanto estava no SCP e poderia ter sido diferente, mas isso é aplicável também a Costinha e quem quer que seja.
Acho que este tópico poderia ser unido a esse Gabriel. Porque vai cair inevitavelmente no mesmo estilo, não tarda muito! :great:
Acho que a pertinência deste tópico reside na Votação, face ao sucesso do CF em Braga, e não nas declarações do André Cruz, que quanto muito, justificavam o desenterrar do tópico mais antigo.
Das coisas que mais me incomodam no meu clube é a falta de imaginação. Parece que somos incapazes de pensar para lá de um círculo restrito de personagens - sempre os mesmos.
No caso de Carlos Freitas, não vi nada de extraordinário no trabalho dele no Sporting (e não foram poucas as épocas em que cá esteve!). E certamente nada que justifique sequer pensar-se num eventual regresso.
Sem dúvida que existe uma crise de soluçoes no Sporting. Há falta de personalidades identificadas com o Clube, os quais tem sempre margem de manobra. Sá Pinto tinha essa margem de manobra, mas rapidamente conseguiu arranjar merda…
Nao concordo contigo apenas, na falta de dinheiro. Nos últimos 10 anos gastámos demasiado e semeamos pouco. Ao contrário do Porto que foi sempre comprando barato no mercado nacional, valorizando e vendendo. Aumentando com o tempo a sua capacidade financeira, juntando a valorizaçao dos jogadores as receitas na Champions.
Como dizes e bem nao ha espaço para pessoas razoaveis, passam rapidamente de bestiais a bestas e vice versa…
Na abertura do próximo mercado, veremos com que unhas Carlos Freitas vai tocar guitarra no Braga. Será uma boa prova de fogo.
:arrow:
Nunca será possível comparar o que Carlos Freitas fez (?) no Braga com o que fez no Sporting, uma vez que todo o contexto é diferente.
Como no Sporting ninguém percebe de futebol, às tantas bastava ao CF ir ao Youtube e escolher um gajo ao calhas que a Direcção logo aceitava. No Braga, às tantas, há quem diga: precisamos de um gajo assim e assado, agora arranja uma lista que eu escolho o que achar melhor".
Quanto à votação, um rotundo NÃO, até porque o contexto no Sporting não mudou.
Já não é um problema (hoje em dia creio que não terá assim tantos “apoios” no clube) e não será certamente, em meu entender, uma solução para o futuro.
CF foi, como funcionário do Sporting, a mediania elevada ao estrelato, muito em consonância com o que vai acontecendo pelo nosso clube, e não apenas com responsabilidades dos dirigentes.
O que o Braga está a provar esta época, que não deve ser exemplo para um grande obrigado a vencer sempre, mas serve para aferir e dar sustentabilidade, é que mesmo com menos recursos financeiro é possível vencer e ser muito competitivo.
Podem dizer-me que esse é afinal o resultado do trabalho de CF e até o posso aceitar, mas sendo assim a pergunta que fica é porque razão com muito mais suporte financeiro ele não conseguiu vencer em Alvalade (enquanto responsável directo, note-se).
Quanto ao resto, nomeadamente a proximidade a determinadas figuras e opções (ainda agora comprovadas com os reforços que levou para Braga), configura alguém que não tem presença para estar na primeira linha do mercado, que é o lugar onde o Sporting deve estar representado.
Votei porque não acredito que nele resida uma solução de futuro. Regressos são sempre complicados, ainda por cima quando não se saiu pela porta grande. Carlos Freitas teve o seu período no clube, que o valorizou profissional e contabilisticamente, mas esse período acabou e honestamente não podemos dizer que tenha sido um sucesso.
Acertou pouco, errou muito. É injusto culpá-lo de tudo, porque verdade seja dita, várias épocas teve de preparar com recursos extremamente escassos, mas era exactamente aí que deveria ter provado que era uma mais valia. Comprar bem com muito dinheiro é muito mais fácil e ao alcance de muito mais gente. No entanto, o grande problema do SCP é que na prática nada ganhou também com a sua saúda, porque não foi substituído por ninguém que tenha mostrado ser melhor. Quanto muito tão mau.
Mesmo assim, o seu regresso estaria sempre ensombrado pelo seu passado no SCP, e a factura a cobrar seria bem maior, e a margem de manobra bem menor.