Creio que são ambos jogadores, que se forem totalmente recuperados ( quer do ponto de vista anímico…quer do ponto vista físico) ainda podem ser mais-valias para o plantel.
Não são jogadores velhos.
Curiosamente têm ambos 30 anos ( quase 31) e o aniversário é precisamente… no mesmo dia: 9 de Fevereiro.
O Caneira é um caso curioso:
apesar da sua baixa/média estatura, sempre considerei (no passado) o Caneira um bom central.
Posição que ironicamente, menos ocupou nos últimos anos de leão ao peito.
Está longe de ser um central com expressão nos 4 cantos do mundo. Isso é factual.
Mas creio que " matámos" a imagem do jogador, ao colocá-lo demasiadas vezes a lateral esquerdo.
É um jogador sem qualquer capacidade técnica, não tem grande velocidade, tem claras dificuldades a sair a jogar pelas alas.
Nunca deveria ter sido adaptado a lateral, independentemente de ter jogado com alguma frequência nessa posição, no Valência.
De qualquer das formas, relembro-vos que até no próprio Valência, a determinada altura, o Caneira conseguiu ganhar o seu espaço a central, ao lado do Ayala ( se não me falha a memória).
A lateral direito, ainda conseguiu dar alguma consistência defensiva e disfarçar a sua dificuldade a jogar pelas alas, porque era obrigado a recorrer “apenas” ao seu pé direito ( único pé com que sabe jogar, passar, rematar, combinar, entregar a bola…não de forma brilhante, mas pelo menos de uma forma que não compromete os interesses da equipa).
A lateral esquerdo, é realmente zero. E julgo, muito honestamente, que o próprio jogador mesmo tendo total e completa confiança por parte da equipa técnica (Paulo Bento), foi-se apercebendo que tinha perdido a credibilidade junto da massa associativa.
Do patamar de " experiente, influente no balneário, decisivo a passar a mensagem de liderança, fundamental para passar maturidade"…gradualmente foi perdendo a confiança dentro do próprio relvado, foi-se começando a sentir um jogador cada vez mais inseguro…menos útil…e hoje, é considerado por muitos como…“lixo, a evitar”…completamente descartável.
Julgo que, devidamente aproveitado, e se não tivesse colada à sua carreira, a imagem de um jogador medíocre a jogar pelas alas…creio que o Caneira poderia perfeitamente ser uma opção válida a central ou até mesmo em determinados jogos mais exigentes no plano físico…a trinco ( não querendo eu com isto, dizer que quer a titular ou a trinco seria titularíssimo…nem tão pouco…titular).
Quanto ao Polga…
Provou durante várias épocas, que talento e classe não lhe faltam.
Acredito que todos os sportinguistas ( até mesmo alguns que o detestem pelo seu grau actual de conformismo, displicência e apatia) reconhecem que em condições normais e nas suas plenas faculdades…é um senhor jogador, que transpira classe.
É um jogador que tem condições ( ou pelo menos teve) para fazer jus ao seu grande cartão de visita: campeão do mundo.
Fortíssimo na antecipação, na inteligência, o típico grande central que corta e sai a jogar.
O problema do Polga, foi mesmo o facto de ao longo de demasiado tempo não ter tido concorrência e como consequência natural, foi-se acomodando, começou a sentir ( presumo eu) que era um intocável.
A prova disso mesmo, é que ao fim de 2 ou 3 jogos no banco…já mostra vontade em sair.
Porque o jogador sente-se uma estrela, em função do passado no clube sente-se um indiscutível…sente-se" violado"…porque alguém lhe retirou o estatuto de intocável.
O tal efeito perverso que já referi diversas vezes: quando um jogador está numa fase claramente má e mesmo assim sente que é titular indiscutível…acaba por causar um efeito de total independência ao jogador, confere-lhe um estatuto venenoso…e que não o obriga a dar mais de si ( salvo as devidas e totais distâncias…também posso incluir aqui o Liedson e o Moutinho. Nunca baixaram os braços…mas pode ser perigoso no futuro, este estatuto)
Começou cada vez mais, a inventar, a ser trapalhão, a complicar…a cometer infantilidades que nunca tínhamos visto nele.
E nem sequer me refiro a fífias, ou roscas…refiro-me a lances…onde normalmente aquele Polga com a classe e poder de decisão do passado…nunca erraria.
O caso daquele penalty sobre o Suazo: um sinal claro do quão o Polga subestimou o jogador, complicou, não jogou simples, não decidiu…enfim haveria N casos ainda mais flagrantes…mas recordo-me particularmente deste.
Utópico como sou, acredito sempre na reabilitação dos meus jogadores.