A CAN é imprevisível. A Nigéria foi a única equipa ganhou os 3 jogos da fase de grupos, incluindo uma vitória sobre o Egipto, e acabaram de ser eliminados pela Tunísia que só tinha ganho á Mauritânia na fase de grupos e tinha perdido com o Mali e a Gâmbia.
A decisão da CAN vai a penaltis, Senegal vs. Egipto (do Queiroz) acabaram com 0-0 após o prolongamento. Os dois melhores jogadores de África (e colegas de equipa!) um contra o outro para decidir o título.
Vantagem teórica para o Egipto que nas fases a eliminar passou por três vezes depois dos 90 minutos e duas delas em penaltis, e ainda por cima já hoje o Sadio Mané falhou um penalti logo aos 7 minutos.
Aliás, segundo as casas de apostas o Egipto foi sempre desvalorizadíssimo durante toda a competição, odds altíssimas para a vitória nos jogos e odds bem simpáticas para o empate/vitória ou para passarem as eliminatórias. Tanto hoje (odd superior a 4) como contra os Camarões, Marrocos e Costa do Marfim, tiveram sempre odds entre 3.50 e 4.00 para ganhar, e cá estão eles na final.
Já está! Senegal campeão.
O Sadio redimiu-se depois do penali falhado durante o jogo, assumiu o último penalti e deu o título ao Senegal. Contente por ele, não merecia ser vilão numa final. Começou mal mas saiu herói.
Primeiro título da história do Senegal.
Eu vi o jogo contra Marrocos e um bocado da meia-final e aquilo que o Queiros fez foi mais um atentado ao futebol. De facto Portugal deveria ser multado por crimes contra a humanidade. Fernando Santos, Queirós, Mourinho… É dose, é muito mau futebol junto.
Esta modinha de deixar os craques para bater o último penalty só para ficarem bem na fotografia é daquelas que nunca vou perceber. Egipto perde sem que Salah bata um penalty. De génio
O Queirós neste momento só serve para treinar seleções para assumir papel de underdog e anular o adversário.
Basta ver o q aconteceu qdo treinou Portugal e a Colômbia, os jogadores basicamente é q o despediram.
Tornou qualquer jogo do Egito intragável e o Presume a babar-se todo com o génio do Queirós, mas diga-se q o Egito n tem grandes individualidades além do Salah.
N acredito q o Egito elimine o Senegal em 2 jogos para o Qatar, basicamente é a mesma coisa q ver o Irão.
Os treinadores portugueses são bons no principio, mas depois são logo ultrapassados. Basta ver o exemplo do Queiroz, Mourinho, Villas Boas quando passaram por outros clubes depois de sucessos.
O Egipto não tem grande qualidade individual mas já ganhou n competições destas com jogadores ainda mais desconhecidos para quem está de fora e onde a figura era o Aboutrika, um tipo do Al Ahly e do Zamalek.
E outra coisa, a pouca qualidade que tem ele anula-a completamente. Era bola no Salah, quando lá chegava, e ele que resolva. Não tenho dúvidas que, tal como Fernando Santos que tem uma das melhores selecções do mundo, não é uma questão de qualidade individual mas sim de ideias retrógradas com 0 de intenção de jogar futebol e ter bola mas sim de estar sempre na expectativa do adversário.
Realmente é verdade, o Egitpo dá pena, tão pouco q jogou.
E o Queiroz tem de ter aulas de anger management ou então tem de ser medicado.
Sim mas isso foi na década passada, o treinador era egipcio e a base era quase toda do Al Ahly do Manuel José. N é q desta vez seja diferente, mas além do Salah e do outro gajo do meio campo do Arsenal olhas para ali e vês o mesmo talento q vês na Costa do Marfim, Marrocos, Camarões ou Senegal?
Mas eu n tenho dúvida q isto é muito semelhante ao q ele queria q Portugal fizesse no Mundial 2010, os jogadores é q se fartaram dele e correram com ele, tal como na Colombia há pouco tempo. Isto só resulta no Irão ou no Egipto.
Mas tu achas q com estes jogadores se ele fosse jogar com linhas altas e a pressionar no meio campo deles q eles tinham chegado aqui? Uma coisa é n gostar da forma de jogar, outra é acreditar q o Egipto a nível de qualidade individual é das melhores de África. Basta ver os jogos deles na Russia há 4 anos.
Cada vez está pior, mas acho q n conseguem eliminar o Senegal em 2 jogos, o pior é q se precisarem de atacar tenho dúvida q eles saibam fazer isso com qualidade, e claro q isso também é culpa dele, só n acho q o Egipto tenha um lote de jogadores sensacional.
Acompanhei pouco, mas vi alguns jogos, a meia final e final e estava a torcer para que o Egipto não ganhasse isto. Que vergonha de atitudes, queimar tempo, arranjar sururu, levar o jogo para penaltis, simular lesões, o Queirós sempre a armar estrilho. Tipo mais nojento.
Competição meme
Claro que Camarões, Senegal, Costa do Marfim, Marrocos… Têm muito mais qualidade individual mas esta competição sempre foi muito aberta, é raro ganhar a equipa com mais qualidade. Há quase sempre um Burkina Faso na meia final, uma Zâmbia a ganhar.
Eu só estou a querer dizer que a suposta falta de talento não é desculpa para o futebol apresentado e que se tivessem ganho ainda poderia haver essa justificação “jogou-se mal mas ganhou-se, é o que importa” como perdeu o que fica mesmo é o mau futebol
Mas aí estamos de acordo, motivo pelo qual disse q o Queirós neste momento só pode treinar na Ásia ou em África, e mesmo assim num Japão ou até numa Nigéria seria criticado se metesse as equipas a jogar 90% do tempo sem bola.
Aliás, dizem q na Colômbia aqueles 2 resultados q o despediram, um 0:3 em casa com o Uruguai e depois 6:1 no Equador numa dupla jornada aconteceu pq jogadores como o James e o Cuadrado a modos q “incentivaram” uma mudança de rumo pq depois de anos a trabalharem com o Pekerman n gostavam daquela forma de jogar.
Se é verdade ou n, n sei, pelo menos já vi comentários de colombianos no Twitter a dizer q certos jogadores o despacharam, n é q lhes tenha saído melhor depois, mas já tinha acontecido o mesmo na África do Sul em 2010 em q os jogadores nem o podiam ver à frente.
Mal comparado até acaba por ser o q acontece um pouco com o Santos, o q o safa é q parece q os jogadores até gostam dele, o problema é q Portugal com ele nem sequer defende bem, qto mais atacar.