Boa questão, uma vez que parece que o Pavilhão vai ter uma cobertura ajardinada percorrível e provavelmente apenas é visível a sua cobertura.
Há também a questão do multidesportivo que já está construído e é diferente do projecto original, que é a estrutura que aparece no filme no topo norte do Estádio. Uma “pequena” falha.
Ups! Erro meu. Não sei porquê mas tava a ver que a estação do metro tava no meio dos terrenos do antigo estádio.
Esqueçam, baralhei a posição dos edifícios e dos terrenos…
Não estou com muito tempo para elabora (e a pressa pode ser inimiga de uma melhor interpretação) mas cá vai:
Os edificios que referes não vão condicionar os acessos, pois estes mantém-se como hoje. A plataforma em frente ao Alvaláxia, as escadas etc. Esses edifícios vão ficar “colados” à plataforma. Já em relação à vivência e visibilidade não sou assim tão perentório.
A estação superficial de Metro vai-se manter no mesmo sitio onde está (provavelmente remodelada outra vez). O edificio da Zon e o outro seu simétrico vão “absorver” a estação etre eles. Lá para trás no tópico (pensando bem não tenho a certeza se foi neste) está esta explicação.
Não estou tão certo que o terminal passe exclusivamente para o espaço entre o edifício da Zon e os acessos à 2ª circular (acho mesmo que não). O aspecto mais “moderno” dos edificios pode ser um pau de dois bicos se a coisa não tiver qualidade e se não valer além da imagem (não tenho indicações que assim venha a ser - só imagem). Alargando um pouco a perspectiva, duvido muito da integração dos edifícios que se dispõe radialmente ao estádio.
Por outro lado, a urbanização nos seu todo vai esconder o estádio impedindo-lhe uma leitura mais globalizante, e podendo trazer prejuizos publicitários.
O topo Norte que aparece na animação não vai definitivamente ser assim, pois está como se fizesse parte continua do plano/urbanização sendo que existirá outro edificio naquele espaço: O Pavilhão!
EDIT:
O poste foi escrito há umas horas atrás só que ficou pendurado. Não sei se ainda é pertinente mas aqui fica.
Até quando é que se vai arrastar este projeco? Acho o sem duvida muito bom, mas desde que foi feito o edifício da nos parece que parou outra vez o arranque, neste caso da segunda fase… existem prazos? Há alguma justificação?