Pelo que aparece na imagem, os edifícios vão mesmo envolver a estação. Das duas uma; ou a estação é demolida e integrada numa nova construção (duvido) ou a estação é remodelada e o restante dos edifícios será feito à sua volta. Vendo bem, é o que me parece; a estação está lá no meio e os edificios “colam-se” a esta
Não será como essas imagens em que o monorail atravessa o edificio, mas haverá uma conjugação de funções num conjunto.
O rebaixar da linha não me parece que vá acontecer, pelos custos, transtornos e consequências que provoca.
Pois, até porque na própria imagem do prédio da Zon, vemos os rails a entrar directamente na horizontal, tal como estão agora. Apesar de ser só uma projecção, penso que já deverá ter incluido esta discussão que estamos a ter agora. De qualquer maneira, há de ficar uma coisa bastante interessante em termos arquitectónicos (apesar de não tão espectacular como Sydney - obrigado pelas fotos Liurai! :great: ).
Porque é que não há-de ficar? Com o nosso estádio como pano de fundo e muitos sportinguistas a circular por ali em dia de jogo, é óbvio que fica melhor que Sydney, pff
Tem a ver porque está inserido no mesmo plano de pormenor que o estádio e o futuro pavilhão, e foi alvo de vários “processos” que envolveram o clube. Aliás, se quisermos ser picuinhas, dir-te-ia que tem a ver com o clube desde que deitaram abaixo os antigos pavilhões do clube… :mrgreen:
Principe Perfeito, ia, referia-me obviamente ao pormenor de o metro “entrar no edifício”. Mas percebo, com o estádio ao lado não há Sydney que valha…
Estas construções não estão incluídas nem no plano do estádio, nem no plano do futuro pavilhão. São entidades contiguas, que precisam obrigatoriamente de “conversar” para manter alguma coerência urbanística mas são razoavelmente independentes uns dos outros.
Do que sempre li do plano do Metropólis, as torres irão ficar a rodear a estação de metro, que irá ser remodelada, ficando o terminal rodoviário por debaixo dos edifícios (r/c).
É mais ou menos isso. Ainda que ache que já não são propriamente torres (9 pisos acima dos solo e mais baixas que os edifícios junto à churrasqueira que têm ~18 pisos)e que o terminal rodoviário não vai ficar exactamente ali!.
Outra coisa que esta construção mais estendida que algumas imagens inicialmente demonstravam (o que refira-se é urbanisticamente mais defensável) é que o estádio vai perder visibilidade a partir de uma das mais movimentadas vias de Lisboa.
Dado que é uma empresa privada e cotada em bolsa, em que a eficiência e o cumprimento de contratos são religiosos, penso que o prazo, e eu não tenho qualquer formação em arquitectura ou variantes, acabará por ocorrer dentro do previsto, talvez menos, e aqui reconheço que também desconheço o prazo.
Apenas digo isto porque não me parece que iremos deparar-nos com aquelas obras em permanente estado de construção, como aquelas que inundam a bela cidade de Lisboa.
1º Aqueles edificios que vão ser construidos (penso que na 2ª fase) mais junto ao estádio não vou piorar a acessibilidade ao estádio? É que a mim parece-me que vai tapar toda aquela zona aberta que nos dava uma excelente acessibilidade
2º A estação de metro superficial vai desaparecer?Ficando apenas uma estação subterrânea. É que eu não vejo qualquer vestigio da estação superficial do metro no video.
Por outro lado, duas coisas que eu acho positivas, o terminal de autocarros vai passar para junto da 2ª circular em frente à sede da ZON, o que vai diminuir o trafego em frente ao estádio, e o aspecto mais moderno dos edificios vai incorporar melhor o Nosso Estádio na paisagem, vai parecer logo ainda mais bonito