De destacar: «O novo edifício, que deverá estar concluído em Agosto de 2012, é a primeira fase do projecto Metrópolis, uma iniciativa da Multi Development que prevê a requalificação da área envolvente ao Estádio Alvalade XXI»
PROJECTO
[size=14pt]Sede de Zon muda para Campo Grande[/size]
Novo edifício de Zon Multimédia deverá estar concluído em Agosto de 2012. Empresa espera poupar entre 15 a 20%.
A Zon Multimédia vai mudar-se para uma nova sede. O novo edifício, que deverá estar concluído em Agosto de 2012, irá ser fixado no terreno adjacente à estação de metro do Campo Grande, voltado para a 2ª Circular e para o Jardim do Campo Grande, em Lisboa.
Construída à luz de um modelo de racionalização de consumo energético respeitando critérios de sustentabilidade ambiental, a Zon Multimédia ambiciona atingir uma poupança anual em rendas e custos associados à utilização das instalações da ordem dos 15 a 20%.
A nova sede terá oito pisos e cerca de 14 mil metros quadrados. Será ainda dotada de novas infra-estruturas: uma cafetaria para os colaboradores, salas para formação interna e externa e um auditório para 120 pessoas.
Já estavam a montar os prumos para os taipais de protecção à obra.
Tem muito pouco a ver e ainda bem com os edifícios presentes nos 1ºs renders do plano Metropolis.
No entanto, é por estas e por outras que eu digo que comparativamente com o volume de construção presente nestes edifícios (este e o que aparece ao lado por cima do que agora é a estação de metro) a metragem permitida ao Sporting para o pavilhão é escassa. O lote e a área, suportavam uma maior área de construção. Mesmo mantento a implantação nos 4.500m2, parece-me razoável que a área útil pudesse ser ~13.000m2 (em vez dos 9.000m2 acordados). E acreditem que isso faria toda a diferença.
O Sporting negociou como entendeu mas podia e devia ter ido mais longe.
Por ter deparado com um projecto, já com data de conclusão, na mesma zona do futuro (sem data prevista nem projecto) pavilhão. Por isso partilhei a noticia em Modalidades. Se algum Administrador quiser pode mover para outro tópico.
E que tal criar uma secção destinada ao património imobiliário e infra-estruturas do SCP? Não sei até que ponto é viável e vai de encontro à vontade dos administradores, mas há tantos tópicos sobre esta temática, que reuni-los numa secção poderia melhorar a organização do Fórum e concentrar tópicos relativos a estes assuntos.
Pedro, estando 2 dos edifícios tão próximos da linha “aérea” do metro, é possível garantir a insonoridade lá dentro? Existem assim materiais tão bons? Eeu sei que é uma questão de perspectiva das “fotos do futuro”, mas é que os edifícios parecem estar a 1 ou 2 metros da linha do metro.
É caro mas é possível! Mas duvido que o façam a ponto de terem uma insonorização total. Aparentemente os edifícios “fecham-se” para a linha, presumo que concentrando circulações, nos pisos mais próximos estarão zonas técnicas e tudo isto são maneiras de minorar as influencias da linha nas zonas mais sensíveis.
Depois existem os isolamentos, os sistemas construtivos compostos, a separação física dos edifícios através de absorsores anti-vibráticos (os ruídos transmitidos por meio físico - estrutura - são os piores).
E não estão a 1 ou 2 metros. Os edifícios vão de alguma forma incorporar a estação de metro.
Incorporar? Do género disto que acontece com o monorail de Sydney? Quando lá estive fiquei espantado com o facto de ele passar mesmo dentro daquele prédio. Embora o monorail seja bastante mais silencioso que o metro.
E a solução não poderá passar pelo rebaixamento da linha de metro? (Tipo passá-la para onde está agora o átrio, por exemplo). Se bem que isto seria dispendioso em termos de obra de metro (implicaria ir mexer várias dezenas de metro a montante e jusante). Não sei, estou só a pensar em alto.
Já agora, a imagem do monorail de Sydney é brutal.