Campeonato Mundial FIFA 2026 - América do Norte (Canadá-México-EUA)

Olha que não

Só olhando os 26 deste mundial,

Tunisia tem 13 nascidos na Europa, Argelia 16, Marrocos 18, Congo 20, Costa Marfim 8, Senegal 11, Cabo Verde 13, Gana 8.

Só escapam Egito e Africa do Sul que vivem de jogadores locais.

Não tens uma seleção Europeia que chegue sequer perto disto

1 Curtiu

Por acaso, também tenho essa ideia. Há uma política oposta, em que se vê os países africanos a aproveitar jogadores que não chamados pelas grandes seleções.

Dou-te alguns exemplos.

Congo tem:

• Bélgica: Epolo, Kayembe, Sadiki, Mukau, Bongonda
  • França: Mpasi, Kapuadi, Batubinsika, Masuaku, Kalulu, Moutoussamy, Wissa, Bakambu, Kakuta, Mbuku, Banza
  • Suiça: Fayulu, Pickel,
  • Inglaterra: Bissaka, Tshibola

Todos estes jogadores não nasceram no país de origem.

Senegal:

• França: Ndiaye, Mbaye, Gueye, Sarr, Niakhaté, Mendy, Koulibaly, E. Mendy, Diaw, Diouf
  • Alemanha: Jakobs

A mesma coisa.

Costa do Marfim:

• França: Guessand, Wahi, Pépé, Bonny, Fofana, Doué, Ndicka, S. Fofana

Marrocos:

• Canada: Bono
  • Espanha: Mohamedi, Dnanou, Hakimi, Saibari, Brahim Diaz, Echghouyab
  • Holanda: Mazraoui, Eddine, Amrabat
  • Bélgica: Ouahdi, Khannouss, Talbi
  • França: Diop, Halhal, Bouaddi, Mourabet, Aynaoui, Yassine

Nestes quatro exemplos daquelas que devem ser as melhores seleções africanas. É uma quantidade ridícula de jogadores nascidos noutro país. Nem me dei ao trabalho de ir ver Argélia ou Gana (ou até mesmo Cabo Verde..).

Pegando agora no caso da França, que é sempre a seleção que mais se fala por estas uestões:

• Congo: Samba
  • Inglaterra: Olise
  • Itália: Thuram

É certo que quase todos têm dupla nacionalidade (Togo, Congo, Mauritânia, Benim, Argelia. etc), mas nasceram efetivamente em França, ao contrário de boa parte dos jogadores convocados por diversas seleções africanas.

Só fazem é bem, aumentar o nivel competitivo, por causa dessas politicas Marrocos ja conseguiu fazer um mundial do catar bem bom

A França para mim é claramente um dos principais candidatos para ganhar o caneco… uma equipa muito física e técnica, catapultada por um dos principais candidatos a jogador do torneio… Olise

A França tem ali um pequeno problema no miolo, o Rabiot tem já pouca pedalada para ser titular nesta seleção. O Kanté também perdeu qualidade. O Zaire-Emery e o Akliouche, um destes devia ser titular. Para terem uma frente de ataque forte, convém o miolo ser capaz e tenho dúvidas. Se a equipa compensar como um todo, aí sim são os grandes favoritos a par da Espanha.

E já não é só em Africa, Caraibas está igual, Haiti e Curaçao tambem são quase tudo nascidos na Europa, Suriname e Jamaica que estiveram no playoff tambem.

Mesmo na Asia, a Indonesia já enveredou pelo mesmo caminho e duvido que não esteja em 2030

2 Curtiram

O caso do Curaçau é o mais engraçado. Tenho ideia que, literalmente, todos os jogadores nasceram na Holanda.

EDIT: correção, o Chong não nasceu na Holanda.

O Haiti deve ter mais de metade nascido em França, EUA, Bélgica, Canada..

Se assim é até fico feliz, imagina jogadores com o Beto, Jovane, Geny e outros se tivessem escolhido Portugal?

O Beto até optou por trocar Portugal por outra precisamente por não ter espaço, mas muitas vezes bloqueavas jogadores em PT ao fazerem 1/2 jogos e nunca mais eram chamados quando podiam ser estrelas na seleção do seu país de origem - ou graças à dupla nacionalidade não o seu país de origem, mas de ascendência

A parte mais gira é que todos eles podiam ter jogado por Portugal aqui ou ali. Sim, mesmo o Jovane, em 20/21 estava bastante bem e acho que se chegou a falar disso. O Beto, hoje em dia, não sei se já não teria sido chamado, e é um PL com características distintas

O Beto para mim seria uma opção muito válida e devia ser convocado (se fosse possível), mas enquanto o Ronaldo estiver na seleção é apenas ele e o Ramos/André Silva.

Se sair neste mundial talvez tenhamos espaço para trabalhar um diferentes tipos de PL, sendo que não vejo nenhum com as características e capacidades físicas do Beto

Não são só os paises ou federações locais a aproveitar jogadores que tem origem nesse país. Desde o Mundial de 1998 com a selecção francesa que temos visto uma coisa a crescer progressivamente. Muitos jovens que se tornam profissionais e querem chegar a selecção francesa sabem que vão estar tapados porque já há uma duzia a frente deles para o mesmo lugar, sendo assim optam pelo país de origem ou ao qual tem tambem nacionalidade. No Mundial de 2002 viu-se uma França - Senegal em que só um jogador de França jogava na liga francesa e todos do Senegal menos um jogavam em França. O caso de Cabo Verde é um bom exemplo, era uma selecção africana fraca como se fosse uma Albania na Europa e passou a competir na CAN e agora Mundial como se fosse uma Suiça.

Claro que as federações locais ajudam e aproveitam tambem o que podem ir pescar. Por exemplo, sabendo que há muitos emigrantes turcos na Alemanha, tem aparecido muitos bons jogadores dessa origem como o Ozil e Khedira por exemplo que jogaram pela seleção alemã e foram campeões do mundo em 2014. A federação turca começou logo a pensar nesses jovens e chama-los para as suas selecções antes de irem para a da Alemanha, afinal esses jovens estão a fazer toda a formação e jogam na Alemanha.

O Beto é internacional A pela Guiné Bissau.

1 Curtiu

Sim, o Beto já não pode ser chamado por nós

Até nisso perdemos as oportunidades … não é por acaso que o Martinez falou daquilo de “os jogadores com dupla nacionalidade têm de sentir que querem jogar por Portugal” - mas depois o que faz não é o que diz. O Beto foi uma oportunidade perdida.

E também me parece que não vamos chegar ao Kroupi

— Houve realmente interesse no Júnior Kroupi para a Seleção?

— Existiu sim, ficámos à frente das notícias. Antes do estágio de março tivemos contacto - é importante acompanhar os jogadores que podem representar a Seleção de Portugal e os que querem representar - o Júnior queria jogar pela França e respeitámos, é um caso que deixámos fechado.

1 Curtiu

É uma forma de fortalecer essas seleções, no entanto também é o admitir que só serão mais fortes devido ao trabalho de formação que se faz na Europa e não nesses paises.

Desde que seja dentro das leis.. e não como a Malasia que andou a naturalizar jogadores sem ligações reais ao pais e acabaram todos punidos com suspensão, alguns que ate estavam em boas ligas como o tipo do Alaves

O ataque da França é um terror. Muitos dos suplentes são melhores do que as nossas primeiras linhas. Barcola, Cherki, Akliouche, Thuram, mesmo o Mateta que é o 3o PL vai na sua 3a época na Premier League com duplo dígitos em golos. O Olise tem tudo para ser o MVP do torneio, porque para além de ser um craque completo e de estar numa forma absurda, as defesas contrárias não se podem dar ao luxo de mandar 2/3 defesas para cima de um deles, porque se os mandam para o Olise, os outros ficam soltos e os soltos podem ser só o Mbappe, o Dembele, e o Doue. Ridículo :joy:

Nenhum deles anda em grande forma … aliás uma das queixas dos franceses é mesmo essa, ao que sei

O próprio Cherki foi culpado do golo ontem, por exemplo

Fifa:

https://x.com/jonrest/status/2064270720775897109?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^2064270720775897109|twgr^0c5a5fa02f7ae7838f4ddb42ed502b7771e3379b|twcon^s1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fiframely.net%2F0Wjxp9ud%3Falign%3Dleftapp%3D1theme%3Ddarkv%3D1

5 Curtiram