Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens...

:arrow:

Em primeiro lugar isso não é viável… de todo, pelo menos nos próximos anos… Se não reparem, se isso fosse uma possibilidade com pernas para andar, o Celtic e o Rangers já estavam há muito no futebol Inglês…

É obvio que isso não é crível, e mais, se houvesse algo do género seria mesmo uma liga europeia…

E como já disseram, isso seria mesmo o fim do futebol profissional em Portugal… E não é preciso elaborar esquemas para perceber isso, pois a segunda liga é um bom exemplo de como seria o nosso futebol… E além do mais, o que se faria a equipas como o Guimarães, que pode a qualquer momento atingir um patamar mais elevado, quem sabe um dia lutar pelo titulo… Mataríamos esses clubes!!!

O facto de um campeonato iberico poder levar ao fim do futebol portugues nos outros clubes tem de se ter em conta.
As vantagens para o sporting seriam obvias a nivel financeiro, assim como nas suas prestaçoes de futebol europeu.
O SCP dos anos 50 poderia lutar pelo titulo de campeao iberico, o de 20XX nao da indicadores de que isso seja possivel…

Ja cheguei a desejar que o scp deixe o futebol portugues para o espanhol, essencialmente para ser menos dependente do que o DC chamava de “sistema”…

Talvez a melhor oportunidade seja dar maior visibilidade a liga portuguesa no estrangeiro, de maneira a aumentar substencialmente as receitas televisivas. Para isso, seria necessario a uniao dos tres grandes em certos dossiers que trazem mais valias a todos.

Uma maneira interessante de valorizar a liga portuguesa, parece ser a criaçao de uma comunicaçao por parte da liga focada na qualidade tecnica dos jogadores e na influencia brasileira. Em França (que é o pais onde nasci e cresci e que mais conheço), os adeptos do futebol respeitam o Brasil e gostao do Brasil, do ambiente de festa e do seu futebol tecnicista e espectacular. Suponho que em outros paises europeus e pelo mundo fora tb ha pessoas que gostam do Brasil e do seu futebol. A liga portuguesa poderia dar maior relevancia ao facto de 1 terço dos jogadores serem oriundos do Brasil e comunicar sobre isso. A liga portuguesa vista no estrangeiro como a liga brasilera da Europa talvez tivesse mais interesse para o consumidor de futebol estrangeiro.
A liga portuguesa tb se tornaria assim uma montra mais aliciante para os melhores jogadores brasileiros e o scp poderia tirar partido disso…

Realmente deve haver por aqui um vírus qualquer que fertiliza a imaginação e nos leva a divagar pelo mundo da fantasia, para não dizer disparate. ::slight_smile:

Há um tópico onde se sugere a contratação do Mourinho e até se fez uma petição nesse sentido, ^-^ noutro pergunta-se se o Sporting ainda vai existir daqui a dez anos :wall: e num terceiro acredita-se que um fundo com donativos dos sportinguistas poderia contribuir para resolver a difícil situação do Clube :angel: e há mesmo quem sugira que os lugares do Conselho Leonino sejam sorteados e acredite que teríamos 250 mil candidatos aos mesmos, a troco de 100 €. :naughty:

E agora querem matar o futebol português e tornar os nossos principais emblemas em clubes da 2ª divisão espanhola. :xock:

O que será que vem a seguir? >:(

To-mane respeito a tua opiniao e em regra geral os teus contributos ao forum, ja que costumam ser ponderados pela tua experiencia de vida.
Agora, acho positivo que os diversos foristas tentem submeter ao outros propostas para ajudar o clube (que bem precisa). Algumas podem ser interessantes, outras menos, mas o conceito de democracia participativa seduz muitos de nos.

Tudo bem Paris verde branco, eu até acho positivo que o pessoal se preocupe e tente arranjar soluções, mas penso que o que ultimamente se tem lido por aqui, é uma autêntica viagem pelo mundo da fantasia, para a qual eu também já contribui em parte, com aquela mensagem onde “casava” o pequeno mouro com lobo do rugby e só me faltou encontrar o Presidente. Quem sabe o Juve-boy se lhe sair o Euromilhões? :smiley:

Então agora estamos interessados em vender-nos aos espanhóis?! Deixem esses filhos da puta no país deles! >:D

O que dizes não faz sentido. Ou melhor, é puramente teórico mas sem qualquer aplicação à realidade.

Se já com os 3 grandes a chamar os adeptos temos assistências fraquíssimas, em média, nos estádios portugueses (tirando os 3 grandes), imagina um campeonato sem os clubes que representam >95% dos adeptos em Portugal.

Se mesmo agora não há interesse (nem disponibilidade financeira), sem os 3 grandes o desinteresse seria ainda maior. Não haveria qualquer acontecimento milagroso que aproximasse os adeptos dos clubes locais.

Sem esquecer que o campeonato português desceria vertiginosamente na classificação da UEFA e na lista dos melhores campeonatos do Mundo.

Nós estamos a falar de um clube com um historial desportivo fantástico, superior a todos os clubes espanhóis com excepção do Barcelona.

O Sporting é um clube grande em Portugal, um clube conhecido internacionalmente pelo seu historial nas competições portuguesas (futebolisticamente falando), apesar do cenário desolador nos últimos 25 anos.

Se fossemos para Espanha, deixariamos de ser um clube grande, passariamos a ser um clube médio que luta por classificações honrosas (aka primeiros 10). As melhores equipas do Sporting das últimas duas décadas lutariam pelo apuramento para a Liga dos Campeões, mas nunca pelo título. O Sporting habitual das duas últimas décadas andaria pelo meio da tabela.

Essa dos “melhores espectáculos” não faz sentido. Se os adversários são melhores, o facto de nós também termos melhores jogadores acabaria por equilibrar a balança. Ou seja, proporcionalmente iriamos apresentar níveis exibicionais semelhantes aos que temos vindo a produzir no campeonato português nos últimos 20 anos.

E pergunto que clube consegue manter os seus adeptos sem ganhar nada? Acredita que seria uma questão de 20-30 anos até o Sporting ter metade dos adeptos que tem agora.

Teriamos mais receitas mas estariamos a disputar um campeonato em que todos os clubes (ou quase todos) têm mais receitas que o Sporting actual. Logo, na prática acabaria por não ter qualquer tradução em “títulos”.

Agora, não escondo que tenho curiosidade em saber o que seria se existisse uma Liga Ibérica, juntando Sporting, FC Porto e Benfica (e quiçá mais 2 ou 3 clubes portugueses) ao campeonato espanhol.

Aliás, até acho que uma Taça Ibérica poderia juntar os mesmos benefícios (embora não tão óbvios) sem nenhuma (ou quase nenhuma) das desvantagens.

O caminho a seguir é uma Taça Ibérica juntando 4 clubes portugues e 4 espanhóis (os 4 primeiros de cada campeonato), em 2 grupos. O primeiro de cada grupo qualficar-se-ia para a final com o outro primeiro.

Bom post , realmente o fórum passa uma fase esquisita , alguma desorientação , o vírus a que te referes deve ser o desânimo provocado pelas derrotas do Sporting , vamos a ver se hoje não piora com o jogo em Coimbra. :pray:

Foste apanhado. ;D

Afinal tambem troças do Juve-boy. :mrgreen:

Contra mim falo, pq metade da familia é espanhola, mas, mesmo por causa disso sei bem como nos consideram ali, o tuga em Espanha em que nunca ouviu o termo “gitano” ou “perro” (cão em castelhano) é sortudo.

Taça Ibérica sim, junção das Ligas nem pensar, se fosse uma Liga Europeia, aí sim, de acordo, agora campeonato Ibérico, nem pensar, arrogancia espanhola já tenho QB…

:-[ :wink:

Sinceramente, esta nova onda de Iberismo já me começa a chatear. Quem não está bem em Portugal mude-se!!! :arrow:
Portugal é o país com as fronteiras mais estáveis na Europa, tirando o caso de Olivença. Portugal é das mais antigas nações da Europa e com uma matriz cultural identitária desde o século XII. A identidade cultura exprime-se pela cultura, formas de estar e organização (ou falta dela). UM campeonato Ibérico beneficiaria quem? Os clubes portugueses? Não creio? Jogadores mais cotados nos nossos clubes? Só se fosse nos outros. Portugal não é uma região de Espanha, ao contrário do que alguns pensam. Já agora vais-me falar de uma cultura Ibérica não?
Sobre o assunto do tópico é completamente leviano pensar-se que as equipas portuguesas teriam os mesmos meios para competir com as outras. A lógica do futebol é diferente, as formas de investimento diferentes…
“assim sendo a única solução passaria pela incorporação dos três grandes num campeonato mais competitivo. na minha opinião por questões de proximidade geográfica, futebolística, cultural e linguística parece-me que um campeonato ibérico seria a maior solução…”
E os outros clubes não são dignos? Isto é uma perspectiva centralista e discriminatória.
proximidade linguística e cultural!!! Sabes quantas línguas tens em Espanha??? O que o português tem de semelhante com o Basco!!! Catalão!!!
Desculpa mas esta ideia que está a crescer em Portugal resulta de algumas mentes pseudo iluminadas que só vêm os interesses económico à frente e esqueçam tudo o resto. Mas meus amigos que gostam desta ideia não fiquem tristes pois a invasão económica já começou há muito Mangos, Zara e coisas do género. A título de exemplo, a minha mãe é de uma terra perto da fronteira e no supermercado tenho dificuldades em encontrar produtos portugueses.
A questão é: o que lucramos com isso? UM campeonato ibérico servia os interesses de quem? Dos clubes portugueses não seria com certeza.

Há dez anos já ouvia gente a falar no Sporting “mudar-se” para a Liga espanhola, também numa altura de hegemonia do Porto, que deu o pentacampeonato. Nesta altura o tri já “mora” praticamente no Dragão. Se os grandes de Lisboa não levarem uma grande volta, o Porto vai continuar a ganhar, sem ter de se esforçar muito. Ora, se no campeonato português o Sporting está a ser uma desilusão, qual seria a mais valia de ir para um campeonato estrangeiro muito mais competitivo, mantendo uma gestão desportiva péssima? Como se pode pensar que as receitas se iriam manter, ou mesmo subir, numa competição em que teria muito poucas hipóteses de ficar nos primeiros lugares, quanto mais vencer? Para além da questão do orgulho NACIONAL, que para muitos não tem importância, mas creio para a maioria dos portugueses e dos sportinguistas continua a fazer MUITO sentido. Mal por mal, prefiro ficar em terceiro em Portugal do que a meio da tabela na Liga espanhola.

:arrow:

tentando fazer um balanço das desvantagens:

  • fim do futebol portugues

  • perda de identidade nacional

  • falta de titulos e competitividade por parte do Sporting

  • desvantagem competitiva em relação às equipas espanholas

  • fim do futebol portugues -

o que é que é o futebol portugues?..

segundo muitos é os tres grandes de Portugal…

ora estes continuariam a existir apresentando maior estabilidade financeira e melhores espectaculos…

quanto aos outros clubes passariam para uma segunda liga que acabaria por ser interessante e mais equilibrada… a perspectiva de titulos em competiçoes equilibradas traz mais publico… basta ver o que aconteceu com o guimaraes na epoca passada e o modo como foi festejada a subida de divisao…

acho que nao seria o fim do futebol em Portugal… tal como nao é o fim do pinhalnovense, do barreirense, do beira-mar ou do sp da covilha nao jogar contra os grandes… simplesmente teriam de adaptar-se a nova realidade…

por outro lado os patrocinios… os patrocinadores dos 3 grandes teriam de ser empresas ou entidades com capacidade financeira e perspectivas de internacionalizaçao… muitas empresas nao têm disponibilidade para isso procurando apenas divulgacao a nivel nacional… essas empresas passariam a investir na segunda serie (que nao deixaria de ter interesse por causa dessa tal identidade nacional)… a grande perda seria sem duvida nas receitas televisivas…

  • perda de identidade nacional -

nao acho… o que faz perder a identidade nacional é a falta de competicao, de inimigos a abater, de espirito de conquista…

ao estarmos inseridos num campeonato em que jogariamos contra equipas espanholas toda essa identidade viria ao de cima… esse espirito de Aljubarrota espalhado pelos relvados todos os fins de semana…

e muito menos estarmo-nos a vender a espanhois… se a sonae abrir um continente em espanha está-se a vender?..
é um mercado mais alargado e rentavel que traz mais valias a um ramo de negocio no qual Portugal (por comparaçao com outros ramos) é muito forte…

  • falta de competitividade-

um clube que forma metade da 4ª seleccao a nivel mundial tem que temer o quê?.. a unica coisa a temer é que os jogadores saiam antes de tempo por falta de capacidade económica e por estarmos num campeonato pouco competitivo e com pouca visibilidade…

triste é bater palmas ao cristiano ronaldo quando ele nos marca um golo… falta de identidade no clube…
não ha simbolos, os bons jogadores saem todos antes de tempo…

por outro lado nao esquecer que seriamos um dos maiores clubes dessa liga… em termos de adeptos seriamos talvez o 5º ou o 6º…

  • desvantagem competitiva em relacao ás equipas espanholas -

acredito que algumas equipas espanholas continuariam a dispor de mais dinheiro que o Sporting mas tambem acredito que conseguiriamos fazer bons campeonatos e ter classificacoes muito aceitaveis…
basta ver a nossa equipa que chegou á final da taça uefa, ou mesmo a do ano passado para ver que com um pouco mais de investimento teriamos equipas muito aceitaveis…

para alem disso seria possivel cultivar uma identidade na equipa, poderia haver continuidade do trabalho… havendo dinheiro seria um clube mais apetecivel para bons gestores e administradores (nao é como agora que ninguem quer tomar conta do clube)…

quanto ao argumento de nao haver melhores espectaculos porque o Sporting teria mais dinheiro mas estaria a competir com equipas igualmente mais poderosas fica a penas o seguinte comentario:

-prefiro ver um barcelona-real madrid a um leiria-paços de ferreira…

ou seja prefiro ver um Sporting (com saude financeira e capacidade de investir) - corunha que um Sporting (na corda bamba a nivel finaceiro e onde nao ha investimento) - naval

Amigo, só um reparo… a subida do Guimarães foi festejada por marcar o regresso à primeira liga, ou seja…, voltar a estar junto dos grandes… Que ninguém duvide que caso o vitória tivesse ganho a segunda liga e não tivesse acesso à primeira liga nunca havariam festejos…

E mais, o Guimarães mesmo na primeira liga, e mesmo quando não luta por objectivos tem sempre pelo menos 15 mil adeptos… Por isso, e por outros exemplos como os do Braga…, é injusto dizer-se que o futebol português é os três grandes…

Eu acho, que invés de andarmos aqui com fantasias, seria muito mais proveitoso falarmos das formas d melhorarmos o nosso futebol… Porque o nosso futebol em Portugal contra os portugueses, para jogar fora de portas temos as competições europeias, é para isso que elas servem…

Um Português é, por definição, um ibérico.

Isso são só alguns.

nao há…

é um mercado esgotado, dominado por 3 clubes (1 nos ultimos anos), onde nao interessa investir, com maus espectaculos, problemas financeiros, compadrios e estadios vazios…

os 3 grandes juntos fazem mais de 90 % dos adeptos… por mais que um leiria ou uma naval tentem dificilmente conseguem levar gente ao estadio e quando os grandes estao em crise afectam toda a competicao, pois nem contra os grandes conseguem fazer uma boa casa (basta ver o exemplo de hoje…).

Eu nasci em Portugal e não nasci na Península Ibérica.