Campeonato Ibérico

Como nos ultimos tempos se tem falado muito de uma possivel aliança do campeonato português com o espanhol decidi abrir este tópico para darem as vossas opiniões

Um pouco escusado, mas vou dar uma opinião sincera: não concordo, porque assim as subidas vão ser muito, mas mesmo muito complicadas para os clubes portugueses.

Aliança ibérica pode agora virar-se para a fusão das ligas

A aliança ibérica, que resultou na derrota para a Rússia na candidatura à organização do Mundial 2018 em futebol, pode ganhar novos contornos com uma eventual fusão das duas ligas.

Os presidentes do organismo português e espanhola, Fernando Gomes e Jose Luis Astiazaran, já mantiveram contactos dentro e fora do âmbito da parceria ibérica ao Mundial 2018, conversações que podem resultar num inédito campeonato organizado pelos dois “vizinhos”.

Confrontada com esta possibilidade, fonte da UEFA explicou à Agência Lusa “não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça duas ligas juntarem-se na organização de um só campeonato”.

“No entanto, o primeiro passo terá sempre de ser dado pelos interessados. As duas partes têm de se entender primeiro, chegar a um consenso e enviar um plano detalhado para ser avaliado pela UEFA”, explicou a mesma fonte.

Sem querer responder se uma eventual Liga Ibérica teria o aval imediato da UEFA, a mesma fonte reiterou que o organismo “patrocina e avaliza todos os projectos que permitam desenvolver o futebol”.

Neste sentido, a mesma fonte lembrou também que a ideia não é singular na Europa, “pois, por exemplo, também a República Checa e Eslováquia mantêm conversações para fundir os dois campeonatos, embora nada de oficial tenha ainda chegado à UEFA”.

De qualquer forma, uma competição Ibérica nunca começaria por uma liga unificada, mas sim pela disputa de um troféu entre os dois campeões nacionais.

in Sapo Desporto

fusão ?? ERA O QUE FALTAVA :cartao: :cartao:

Era matar o futebol português: 13 das 16 equipas acabavam e as outras 3 iam lutar pelo 3º e 4º lugar (se tanto)…

Nem pensar, isto e simplesmente rídiculo.

O melhor mesmo é passarmos a ser mais uma província espanhola ::slight_smile:

Recuso-me e com todas as minhas forças >:( >:(

Os espanhóis calados são uns poetas.

Era uma vergonha , e isto não pode sequer estar em equação.

Agora uma possível Taça Iberica , a substituir a inútil Taça da Liga , ai já seria muito interessante para as equipas portuguesas (para as espanhois se calhar nem tanto).

E que nao e interessante para nenhum dos lados!!!

Qual seria o interesse de o Real Madrid ir jogar com o Paços ou o Sporting jogar com o huelva???

O interesse do RM, era poupar jogadores. O do Sporting, era lutar pela vitória. :mrgreen:

campeonato não concordo mas uma taça iberica sim

Eh pá, para mim não tem pés nem cabeça.

:arrow: :arrow: :arrow:

Era o que faltava.

Como já muitos disseram, isto para mim seria uma situação ridícula. Com estas questões do futebol, estão a arranjar desculpas para juntar Portugal a Espanha num futuro próximo…

Vou esticar-me um pouco, mas isto precisa ser dito, porque todas estas movimentações começam a incomodar-me bastante.

O Hispanismo [actualmente denominado de Iberismo para não parecer tão óbvio] é uma doença imperialista como a gripe. Temos de ter em mente que ela nunca irá desaparecer e, seja por via de surtos ou novas estirpes, voltará a atacar como sempre.

Para começar, os Iberos nunca existiram na metade ocidental da península. De ibérico, Portugal não tem nada. Aqui toda a cultura pré-romana era céltica. A história dos celtiberos está mal contada. Basta ver num mapa os nomes pré-romanos das povoações: a oeste povos célticos, a leste ibéricos.

Desde a ocupação romana que têm procurado aniquilar as identidades das nações desta península e uni-las sob um único governo. A melhor maneira de governar é fazer das pessoas ovelhas sem identidade e arrebanhar tudo.

Essa história de que em Espanha se olha para Portugal com indiferença é tanga: “quem desdenha quer comprar”. O espanhol comum pode não ligar à questão mas a nível político, mais agressivo com o PP ou mais romântico com o PSOE, o assédio nunca há-de sair da agenda.

E cuidado deste lado com os governos PS. O Partido Socialista é descendente directo dos movimentos iberistas. No final do seu mandato, Guterres e os Boys colocaram à pressa centenas de empresas na mão de espanhóis, antes de fecharem a porta. E estes estão a fazer o mesmo.

Podemos estar pobres e mal-governados, mas não brinquem com a identidade desta nação. Então agora que 1 milhão de Catalães sai à rua reclamando o fim do império, vamos nós sabotar o acordar dos povos e desrespeitar os nossos 900 anos de auto-determinação?

Se Portugal está mal, não é vendendo a mãe e o pai que se resolvem as coisas. Pois ja sei que o futebol já não tem fronteiras e tal. Mas não é por se abrirem maus precedentes que devemos continuar a errar.

Ele é a submissão à escrita brasileira, ele é a entrega de soberania à União Europeia é aos bancos, agora faltava só entregar a chave da casa a Espanha. As voltas que os ossos do Afonso devem estar a dar na tumba.

Onde está o sentimento de Portugalidade? Será que o povo adormeceu de vez?