Equipas Participantes:
AL-SAAD S.C. (Qatar)
Pela primeira vez num Mundial de Clubes, o Al-Sadd chega ao Japão com o título de Campeão asiático, depois de vencer a final da AFC Champions League contra o Jeonbuk nos penáltis, sendo 6º na passada época e atual 5º classificado da Qatar Stars League. Mesmo assim, a equipa tem o maior número de títulos do seu país e está sedeada na capital qatari, Doha.
Equipa-tipo:
Estrelas:
Mamadou Niang - Internacional senegalês e ex-jogador do Marseille. Faz valer a sua agilidade para finalizar com estilo, e já leva 2 golos em 3 jogos pelos qataris.
Nadir Belhadj - Antigo atleta do Portsmouth, participou no Mundial de 2010 pela Argélia; É rápido a passar pela ala esquerda e é uma mais-valia para qualquer equipa pelos seus cruzamentos milimétricos. Experiente, marcou o penalty decisivo para o máximo troféu asiático.
Mohamed Saqr - Guarda-redes experientíssimo e internacional 79 vezes pela seleção do Qatar.
Treinador: Jorge Fossati (URY)
AUCKLAND CITY F.C. (Nova Zelândia)
Da maior e mais bonita cidade neozelandesa vem o Auckland City, equipa amadora do primeiro escalão da Nova Zelândia. A equipa chegou aqui por vencer a taça dos campeões da Oceânia por 2-1 e 4-0 frente ao Amicale, do Vanuatu. O clube tem agora forte ligações a Espanha, pelo seu treinador e por alguns dos seus jogadores. Na passada época, o Auckland City terminou em 2º tanto no Minor Championship da NZ como na Grand Final. Neste momento lidera a liga neozelandesa e é a equipa com mais campeonatos do país dos kiwis.
Equipa-tipo:
Estrelas:
David Mulligan - Internacional neozelandês e participante no Mundial de 2010. É o motor de jogo do Auckland e é nele que a equipa confia para distribuir a bola por todo o meio-campo.
Andreu Guerao - Formado na famosa cantera do Barcelona, passou por clubes como Málaga, Real Sporting e P. Warszawa antes de chegar ao Auckland. Foi contratado para imprimir uma filosofia mais castelhana no meio-campo do clube como é intenção do treinador.
Ivan Vicelich - Capitão experiente da equipa neozelandesa. É o jogador com mais nome desta equipa e soma mais de 70 internacionalizações com a camisola kiwi. Teve a sua passagem mais famosa no Roda J.C. de 2001 a 2006, fazendo mais de cem jogos pelo emblema limburguês, mas a…médio-centro.
Treinador: Ramon Tribulietx (SPN)
F.C. BARCELONA (Espanha)
A equipa culé e o seu tiki-taka dispensam apresentações. O Barcelona foi campeão europeu depois de bater os ingleses do Manchester United por 3-1 e foi campeão espanhol nessa época pela vigésima primeira vez. Nesta competição, o Barça vai tentar fazer valer ter o passe do melhor jogador do mundo FIFA e dos fantásticos adeptos que traz sempre que se movimenta para vencer esta competição, mas vai ter de enfrentar a dura concorrência do Santos e de qualquer outra equipa que vá tentar surpreender os espanhois nesta edição do C.M. de Clubes.
Equipa-tipo:
Estrelas:
Lionel Messi - Melhor jogador do Mundo com 136 golos pelo Barcelona e 19 pela seleção argentina. É um misto insuperável de agilidade, velocidade, técnica e drible que devasta toda e qualquer equipa que tente fazer lhe frente. Um astro da história do futebol e sem dúvida um dos melhores futebolistas de sempre, e por isso, não escapa às comparações com outro astro argentino, Diego Maradona.
Xavi Hernández - Muitos alegam que a chave do sucesso desta equipa passa por este tremendo médio espanhol. Dificilmente falha um passe e constrói todas as jogadas com minuciosa precisão e inteligência e é por isso considerado dos melhores médios espanhois de sempre e o melhor da atualidade.
Gerard Piqué - Um defesa que mede todos os cortes e que deixa suor em campo em todos os jogos que faz pelo Barça. Já venceu um mundial, várias champions league e várias La Liga. É um dos unicos jogadores do mundo, em conjunto com Desailly, Paulo Sousa e Eto’o a ter vencido a Champions em dois anos diferentes por duas equipas diferentes. Foi formado em La Masía e já alinhou também pelo Manchester United e pelo Real Zaragoza (numa equipa que tinha os irmãos Milito, Celades e Aimar e acabou em 6º lugar na liga).
Treinador: Josep Guardiola (SPN)
ESPÉRANCE SPORTIVE DE TUNIS (Tunísia)
O Espérance de Tunis chega pela primeira vez ao Campeonato do Mundo de Clubes, sendo o único clube no Mundo que é neste momento o último vencedor de duas ligas dos campeões: a africana em 2011 e a árabe em 2009 - que não dá direito a qualificação para este torneio. A vitória na liga dos campeões da CAF foi conseguida na final com um golo de Harrison Afful, frente ao Wydad Casablanca na segunda mão (0-0 na primeira mão). Les Sang et Or, como são conhecidos para os adeptos, foram campeões tunisinos 24 vezes.
Equipa-tipo:
[b]Estrelas:
Harrison Afful[/b] - Internacional ganês com 20 jogos pela seleção. Foi a figura da final que levou o Espérance a esta competição a marcar o único golo da mesma. Os seus pontos fortes são a velocidade e posicionamento em campo que desequilibram o jogo para o lado dos Sang et Or.
Youssef Msakni - Considerado um dos maiores talentos tunisinos da atualidade, Msakni já foi apontado ao Espanyol como reforço dos catalães por várias vezes. É um extremo desequilibrador com grande capacidade de drible e de colocar a bola com classe na cabeça do avançado. Um jogador a observar.
Oussama Darragi - Naseu, cresceu e foi formado em Tunis. É um construtor de jogo que consegue colocar a bola redondinha nos pés dos colegas quando vê uma abertura. Há uns anos era um dos jovens mais promissores da Tunísia mas ainda não conseguiu a explosão que pretende.
Treinador: Nabil Maaloul (TUN)
KASHIWA REYSOL (Japão)
O Kashiwa foi campeão japonês no passado fim-de-semana e já mostra ambição em chegar longe nesta competição. Como anfitriães da prova, os japoneses esperavam pacientemente pelo campeão da sua liga que estava disputada entre Kashiwa, Nagoya Grampus e Gamba Osaka. Ninguém esperava ao inicio da época que o Kashiwa conseguisse esse feito visto que é recém-promovido (!). Antes do inicio da competição, o Kashiwa nunca defrontou nenhuma equipa que não fosse nipónica.
Equipa-tipo:
[b]Estrelas:
Hiroki Sakai[/b] - Apontado como um dos mais talentosos defesas-direitos da Ásia, já está a ser observado por clubes como o Santos. Sakai tem um excelente pé direito que joga para os colegas como se tivesse mira incorporada, com cruzamentos fantásticos. É um lateral que muitas vezes se junta ao ataque para atrapalhar a formação defensiva adversária.
Koki Mizuno - Experiente extremo direito que já passou pela Europa (no Celtic da Escócia). Pode não aparecer imediatamente no jogo mas quando a equipa depende dele, não é desiludida, pois dá sempre fluidez ao jogo. Um dos pontos fortes de Mizuno são as perigosas bolas paradas.
Leandro Domingues - Um dos três brasileiros no Kashiwa. Este baiano tem um misto de dinamismo e experiência que coloca em perigo qualquer estratégia adversária de domínio de meio-campo. Este inteligente médio já passou pelo Vitória da Bahia, pelo Cruzeiro e pelo Fluminense antes de se juntar à J-League.
Treinador: Nelsinho Baptista (BRS)
C.F. MONTERREY (México)
Pela primeira vez vencedores da Liga dos Campeões da CONCACAF, o Monterrey chega a esta competição como um dos candidatos de segundo plano, pois tem uma equipa bastante unida e esforçada. Os Rayados bateram na final os norte-americanos do Real Salt Lake com 2-2 em casa e 1-0 fora. O Monterrey advém da cidade de Monterrey no estado de Nuevo León e tem no seu palmarés 4 títulos mexicanos, e por aqui já passaram jogadores de enorme qualidade como são os casos de Reinaldo Navia, Careca e Eusébio.
Equipa-tipo:
[b]Estrelas:
Humberto Suazo[/b] - Um dos melhores jogadores chilenos de sempre, a par de atletas como Zamorano e Marcelo Salas. É procurado pela Europa fora por muitos clubes pela sua agilidade, velocidade e frieza na finalização. O ‘chupete’ já passou por emblemas como Colo-Colo e Real Zaragoza, mas é na seleção que mais brilha com 21 golos em 50 jogos.
Neri Cardozo - Passes excecionais, desmarcações quase-impossíveis e cruzamentos certeiros: é esta a descrição adequada deste fora-de-série, formado no Boca Juniors e com mais de cem jogos pela equipa principal dos reis da Bombonera. É internacional argentino a nível senior, sub-20 e sub-17.
Luis Ernesto Pérez - O capitão do Monterrey é o jogador que segura as peças dentro de campo, e a adicionar às suas inegáveis habilidades como líder, tem também talentosas capacidades como centrocampista. Já soma mais de 300 jogos pelo Monterrey e é já uma das lendas da equipa rayada.
Treinador: Víctor Manuel Vucetich (MEX)
SANTOS F.C. (Brasil)
O Santos é um dos dois principais candidatos à conquista deste título, em conjunto com o F.C. Barcelona. É campeão paulista de 2011, vencendo o Corinthians na final por 2-1, e é, pois claro, o vencedor da Copa Libertadores de 2011, vencendo o Peñarol por 2-1 na segunda mão, depois de um empate a zero na primeira. O Peixe é uma das maiores atrações desta Copa por causa de Ganso e Neymar, que colocam curiosidade nos olhos dos adeptos por causa de um provável embate com o Barcelona. A torcida alvinegra também quer muito a vitória nesta competição porque quer entrar vitoriosa no ano de centenário do clube (2012).
Equipa-tipo:
Estrelas:
Neymar - O jogador jovem mais valioso do Mundo neste momento. Neymar é cobiçado por todas as equipas de topo no Mundo, mas já afirmou o seu desejo em continuar a representar o Santos. Este atleta é titular na ‘canarinha’ e é um jogador que tem uma incomparável combinação de velocidade, drible, técnica e remate, e por isso é apontado como uma das figuras deste Mundial de Clubes.
Paulo Henrique Ganso - Ganso está para Neymar no Santos como Xavi está para Messi no Barça. É um futebolista muito profissional, com passes que podem furar qualquer defesa. Tal como Neymar é titular na ‘canarinha’ e atrai o interesse de muitos clubes no Mundo do futebol, principalmente do, claro está, Barça.
Humberlito Borges - 23 golos em 31 jogos falam por si. Se Neymar e Ganso têm os holofotes apontados pela sua juventude e técnica, Borges tem a torcida do Santos a apoiá-lo interminavelmente pois é um dos mais prolificos avançados do Brasil e da América do Sul.
Treinador: Muricy Ramalho (BRS)
Calendário:
1ª Ronda:
8/12 Toyota Stadium
Kashiwa Reysol 2-0 Auckland City
(1-0 JUNYA TANAKA 37’
2-0 Masato KUDO 40’)
Quartos-de-final:
11/12 Toyota Stadium
Espérance de Tunis 1-2 Al-Sadd
(0-1 KHALFAN IBRAHIM Al-Khalfan 33’
0-2 Abdulla KONI 49’
1-2 Oussama DARRAGI 60’)
11/12 Toyota Stadium
Kashiwa Reysol 1-1 Monterrey
(1-0 LEANDRO DOMINGUES 53’
1-1 HUMBERTO SUAZO 58’)
[4-3 PGPs]
Jogo do 5º e 6º lugar:
14/12 Toyota Stadium
Monterrey vs Espérance de Tunis
Meias-finais:
14/12 Toyota Stadium
Al-Sadd [b]vs Barcelona
15/12 Yokohama Int’l Stadium
Kashiwa Reysol vs Santos
Jogo do 3º e 4º lugar:
18/12 Yokohama Int’l Stadium
[center]FINAL
18/12 Yokohama Int’l Stadium[/center]