Calendário Diabólico

Tb gosto de jogos de 3 em 3 dias, acho que é motivante. A questão é que não temos plantel para isso. Não temos jogadores que consigam disfarçar certo cansanso com a sua qualidade futebolistica como sucedeu à 3 anos, em que fomos à final da UEFA. Apesar de no final termos perdido tudo.
Na epoca passada conseguimos lutar ate ao fim pelo campaonato e taça, pois fizemos a segunda metade da epoca sem provas europeias.
O PB ainda ontem afirmou que fazia intençoes de prosseguir com jogos de 3 em 3 dias até ao final de abril, concretizou-se o seu desejo, vamos la ver se tem andamento para tal. Não creio.

Também agora já estamos metidos nelas, e já que temos de fazer os jogos, temos de ganhar,

Temos a final com o Setubal temos de jogar, por isso temos de nos esforçar vencer e pronto fica arrumada não se fala mais nisso;
As meias da T. P que por ser com a orcalhada e no nosso estádio não dá hipóteses de não meter o pé (quero vencer e passar e ainda vê-los sair, é um 2 em 1);
Na Uefa ninguem no juizo perfeito, consegue abrir mão da competição, só mesmo se não for possivel mais;

O problema que se coloca é a nivel do campeonato. Se tivessemos em 1º era a minha prioridade. Se tivessemos afastados do titulo, como geralmete estamos, mas sem Setuba/Guimarães e Belem, era a ultima prioridade.
Portanto a abdicarmos de qualquer coisa vai ser mesmo o campeonato, onde Farneruds, Ronnys, Gladstones e companhia vão ser titulares, o problema é ficarmos fora das competições Europeias para o ano, e numa das piores classificações de sempre, mas o “lençol”, que geralmente não chega para tudo, este ano ainda encolheu e está todo roto, mas não temos outro. :great:

Medo, muito medo :pray:
Lembram-se daquela fatídica semana em que perdemos tudo? Estou a ver que vamos ter um mês em que perdemos tudo.

Eu adoro tantos jogos (a sede de Sporting é muita) mas o plantel não dá para isso tudo. Enquanto no ano passado muita gente reclamou com a rotatividade do plantel, mostrando no entanto que foi a escolha acertada (fizémos uma grande 2ª volta e ganhámos a Taça de Portugal), este ano não houve rotatividade e agora pedimos aos deuses que dêem forças aos putos :inde:

Este mês vai fazer toda a diferença: ou salvamos, em parte, a época ou então vai ser desastroso. E eu como pessimista que sou até tremo.

Acabo com comecei:
Medo, muito medo :pray:

Não te preocupes que ainda há piores do que tu. ^-^

Na quarta-feira alguém escreveu aqui que estava com um mau pressentimento em relação ao jogo dos lamps, que ganhando em Espanha poderiam embalar para um grande final de época sob a batuta do pequeno génio :lol:

Com medo do glorigozo e do Chalana :wall: ^-^

Por agora eu só penso em ganhar à equipa do 500 e papar a Taça da Liga, depois venham esses Rangers e os outros, provavelmente já sem Chalana, que não me metem medo nenhum :arrow:

Eu acho que é muita fruta para tão curto plantel.

Temo que a equipa se afunde ainda mais no campeonato, parece-me que jogos do campeonato para estes jogadores passaram a ser um calvário. O problema é se no final acontece como há 3 anos, no fim ganhamos chuchas…

É dificil pedir aos jogadores para não sonharem em ganhar as 3 taças, seria a forma de eles salvarem a época,

Eu sou muito realista, a taça da Liga é um possibilidade grande. Estar na final da TP também, porra este enfica não mete medo a ninguem !!

A UEFA é um sonho bonito, mas neste momento não temos equipa. Há 3 anos tinhamos plantel e futebol para sonhar, este ano só mesmo o mesmo sportinguismo me leva a acreditar.

Não sejam assim pessimistas por favor deixem-me sonhar. Racionalmente ninguem consegue dizer que o Sporting é favorito na Uefa (pricipalmente com Bayern), mas isto é futebol, e enquanto for dando para sonhar, nem que seja com um golo de gluteo.

É obvio que não temos a mesma equipa, nem a mesma qualidade de jogo do tempo de Peseiro, que temos muitas debilidades e limtações e muitos pontos nos iiiiS para por no fnal da época, mas por outro lado nos ultimos anos tirando esse vez do Peseiro qunado é que estivemos mais perto do que agora? É aproveitar enquanto durar, se der muito bem, se não ao menos sonhamos um bocadinho.

Ninguem me tira a minha fé e a alegria que senti pelo meu clube, foi um chorrilho de emoções, que talvez constituam ainda hoje, a minha reserva de energias para continuar a acompanhar a vida do Sporting, que tem vindo a tornar-s cada vez mais mediano.

Qunado recordo Newastle, AZ, que alegria imensa, juntamente com muitas lagrimas, lagrimas essas que ficaram sozinhas no nosso Estádio no ultimo passo. Mas é assim eu quero voltara a sentir o mesmo, quando acabar, acabou…

Sim, concordo, porque aquela equipa de tão mal que joga, só pode significar que os treinos não servem mesmo para nada…

Num outro registo, devo dizer que não acho o calendário assim tão dificil, é tudo contra “mijas na escada”… :arrow:

É sempre complexo as eliminatórias europeias… ainda no outro dia vi o Werder Bremen massacrar autênticamente o Glasgow Rangers e foram estes que seguiram em frente… agora o que eu acho é que já esta temporada vi o Sporting a jogar futebol mais que sufuciente para eliminar os escoceses e o PSVou a Fiorentina. Basta recordar os jogos com a Roma e com o ManU. Portanto ao contrário de alguns não acho que seja nenhuma tarefa hercúlea, e tenho alguma dificuldade em perceber aqueles que nunca viram o Sporting jogar alguma coisa de jeito esta época. Deve ser da Tv de certeza…

tenho alguma dificuldade em perceber aqueles que nunca viram o Sporting jogar alguma coisa de jeito esta época. Deve ser da Tv de certeza...

Eu vi o Sporting fazer bons jogos com a Roma em Alvalade e com MU tambem em Alvalade. Não me recordo de mais nenhum grande jogo, em 44 que já realizaram esta epoca eu diria que foram a excepção que confirmam aregra.

acho isto uma calimerice brutal.
Noutros paises joga-se até em menos tempo, em algumas fases do ano, e ninguém chora. O que o schlaeger diz a brincar é o que tem de acontecer: treinem menos e joguem mais, que é o que fazem em espanha e inglaterra. O jogo é o treino. nesta altura do ano o treino já não serve para nada, apenas para manter a forma, logo mantenham-na mexendo o rabo dentro de campo que é coisa que fazem pouco.

Claro que o Sporting também é capaz de fazer bons jogos, mas a nivel interno tem sido raro… ^-^
Mas há que perceber que a meu ver, a disponibilidade fisica da equipa deixa muito a desejar…por exemplo ontem, vi muitas vezes quer o Liedson quer o Vuk ganharem bolas na linha de meio campo e quando davam por si, o resto da equipa estava 20 ou 30 metros atrás…e olha que não foi só por questões tácticas, essencialmente aconteceu porque não havia pernas nem pulmão para se jogar com os sectores tão próximos quanto era desejável…

daí a minha preocupação com o Rangers, pois como equipa britanica, são bastante fortes e rápidos, para além de actuarem sempre muito compactos e com as linhas muito próximas…

Para precaver isto seria bom tentar jogar num 4-5-1 com vukcevic nas costas de Liedson ou até mesmo Romagnoli e aí podia fortalecer bastante o meio campo com Miguel Veloso a trinco e J. Moutinho a fazer uma éspecie de falso box to box, pois atrás teria sempre M. Veloso e à frente sempre Vukcevic, resguardava-se mais do esforço e dava maior estabilidade defensiva e ofensiva…

mas já sabemos que P. Bento é casmurro…aliás, eu até considero que o Sporting se tivesse conseguido jogar em 4-5-1, teria uma grande equipa, visto achar que os actuais intervenientes do meio campo são muito mais talhados para esta táctica do que o 4-4-2.

Mais uma vez, disseste tudo.

É uma evidência. Por mais que a boa vontade de alguns vá disfarçando nos proximos jogos e iludir-nos que eles estão ali a correr fresquinhos, certo (e humano) é que eles estão á beira do estouro fisico completo.

Se se vai começar a perceber que os jogos para alguns só vão durar meio jogo (ou menos), então quanto mais proximo do fim da época, menos minutos veremos com todos a jogar a alto nível. Infelizmente é isso que se pode esperar, pois se já é dificil estar em 3 ou 4 frentes com um plantel decente (tipo FCP dos ultimos anos), muito mais dificil se torna com um plantel de bosta onde alguns são coxos, outros estão lesionados e poucos jogam a valer… mas são sempre os mesmos. Até estoirarem.

Prefiro não me iludir, pois fiquei vacinado com a época do Peseiro, em que tinhamos um bom plantel e melhores soluções. Os jogadores sentem-se cansados, mas sem ânimo ainda é pior.

Isso para mim desculpa dizer mas parece conversa de jornalista portugues a deitar abaixo o nosso futebol…ainda á coisa de uma semana o Arsenal empata um jogo para o campeonato e a grande desculpa desde jogadores a tecnico foi que a equipa está cansada e que nao aguenta jogar durante o ano todo de 3 e 3 dias…agora quando o caso é o Sporting que joga sempre com os mesmos 12-13 jogadores é obvio que isso ainda agrava mais. Isto nao desculpa o fraco rendimento e até alguma falta de capacidade fisica nos nossos jogos , mas que é um problema real em todo o mundo lá isso é.

Mas caro Ash, ninguém está a pôr em causa o facto de ser notório que a equipa está de rastos, o numero de lesionados deste ano é brutal e parece que quando podem atingir boa forma, se lesionam ou eclipsam-me.
Mas a situação não deixa de ser surreal, porque se somente se fizesse sentir agora, percebia-se, mas já dura desde a primeira volta…

Volto a dizer, ainda assim, que o calendário não é assim tão mau e já aqui deram a solução, não vale a pena treinar, aquilo não dá mais…

Façam uma peladinha para testar a tactica adversária (Pq será que eu acho que PB não faz isso?), ginasio e casa, mais nada…

Faz-se em todos os clubes, em todos os países… :arrow:

Eu nao tenho conhecimentos suficiente a nivel de administracao de treino para poder opinar mas na teoria essa é obviamente a opcao mais viavel nestas fases de grande concentracao de jogos…agora que mesmo que eles facam apenas os jogos eu acho normalissimo que vários jogadores se ressintam fisicamente.

Já o referi aqui que as referencias que me disseram e que já li acerca do Joao Aroso sao excelentes , um dos melhores que existe por ai a nivel de treino/preparacao/rendimento fisico , por isso nao ponho em causa o seu trabalho.

O que eu vi no inicio da epoca (e ainda agora ) é a equipa por erros a nivel tecnico ou individual ou colectivo ou até de disposicao tactica (nao interessa a razao) estar constantemente a correr atrás da bola devido aos fraquissimos niveis de recuperacao de bola (e isto nem é apenas devido a uma pressao mais alta sobre os portadores de bola e fechando as linhas , mas um problema claro ao nivel do desarme). Sinceramente nao acho que o mau inicio de epoca seja devido á pouca capacidade fisica dos jogadores , mas sim problemas a outro nivel…

Também concordo com vocês Ash e Incitatus!

Na minha opinião deve-se dar importância total as taças, onde temos boas hipóteses de sucesso, e deixar o campeonato para segundo plano, não descurando claro o 3º lugar (pelo menos … temos de ser realistas!!!)

Jogadores como Ronny, Gladstone, Pedro Silva, Adrien e agora Djaló, são jogadores que podem alinhar muito mais no campeonato apartir de agora, pena não termos neste momento um Celestino de forma a fazer descansar por exemplo o Moutinho, vamos ter Farnerud … ???

Ganhar as 2 taças nacionais e garantir o 2º lugar era bom! Se a isso conseguirmos juntar a taça Uefa, ui era excelente!!!

Para já, vamos ter uma semana para preparar a final da Taça da Liga.

Depois, temos 8 jogos do campeonato que considero acessíveis. Acredito ainda que podemos ficar em 3º sem grande esforço. É importante ir à Liga dos Campeões, porque são pelo menos 7 milhões de euros que podem fazer a diferença no plantel da próxima época.

Benfica, Setúbal e Guimarães têm calendários teoricamente bem mais difíceis que o Sporting.

No entanto, se não for possível o 3º lugar, ficar em 4º ou 5º é a mesma coisa e aí prefiro que se limitem a segurar o 5º lugar e tentem ganhar as Taças.

Eu acho que o dilema está mesmo no que vocês têm referido e muito bem.

Parece-me claro que nem água que o plantel é demasiado curto e inexperiente para o volume de momentos decisivos que se avizinham. Portanto das duas, uma: ou se aposta em todas as competicöes em simultâneo e nos arriscamos a ganhar tudo com muita sorte (devido ao que escrevi acima) ou perdemos tudo tal como no ano do Peseiro, que é o mais provável; ou entäo aposta-se parcialmente, escolhendo criteriosamente as competicöes mais importantes.

Caso o SCP siga a segunda hipótese (que me parece mais realista e inteligente), a pergunta é: Quais säo as competicöes importantes para o Sporting neste momento? Vencer troféus como a Taca de Portugal e da Liga é muito bom, mas ir à UEFA ou Liga dos Campeöes no ano seguinte é também muito bom. Uma aposta no Campeonato inviabiliza de certo modo as Tacas e vice-versa. A escolha näo me parece nada fácil, até porque a ‘sobrevivência’ de Paulo Bento depende da conquista de troféus e a ‘sobrevivência’ do plantel do SCP para a próxima época depende da conquista de um lugar nas competicöes europeias.

A propósito deste dilema e calendário, coloquei uma votacäo no tópico. :arrow:

A votação é interessante, mas muito subjectiva.

Não apostar no campeonato significa ser indiferente ficarmos em 3º, em 5º ou em 7º? Ficar de fora das competições europeias na próxima época seria péssimo, portanto acho que garantir PELO MENOS o 5º lugar ou a presença na final da Taça (contra o FC Porto) é indispensável.

A Taça da Liga não deveria entrar nessas contas porque é apenas mais 1 jogo, precedido de uma semana de preparação (não há jogo a meio dessa semana). E é uma final, logo não faz sentido descansar jogadores.

Entre ficar em 2º e conquistar a Taça de Portugal, prefiro a primeira hipótese A MENOS QUE a segunda hipótese passe por derrotarmos o Benfica E o FC Porto.

Entre ficar em 3º e conquistar a Taça de Portugal, prefiro claramente a segunda hipótese.

Se ganharmos todas as taças (TdL, TdP e Uefa), aceito perfeitamente um eventual 6º lugar. Não é todos os dias que se ganha uma competição europeia.

Eu acho inacreditável que se considerem cenários em que o Sporting fique fora das competições europeias, ou seja abaixo do 6º lugar no Campeonato, porque eu estou convencido que na pior das hipóteses ficaremos no 3º lugar, ou quanto muito se isto correr mesmo mal no 4º, o que seria muito mau.

O calendário apesar de tudo é-nos bastante favorável. Para já temos o Nacional onde os castigos e as lesões não deixam muita margem para o Paulo Bento mexer na equipa, mas admito que ele possa poupar mais algum jogador que esteja desgastado.

Depois vem a Final da Taça da Liga onde é para jogar na máxima força e ganhar.

O ciclo que se segue é o mais complicado. Na Figueira da Foz vai haver gente a descansar para o jogo de Glasgow, depois tudo depende do resultado obtido na Escócia, porque logo a seguir vem o Braga a Alvalade num jogo que antecede a 2ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA. Contra o Leixões terá de haver um pouco de rotatividade porque o jogo com os lamps é para meter tudo, e logo depois siga para Leiria onde tudo vai depender de estarmos ou não à beira duma meia-final europeia.

A ponta final do campeonato será mais calma.

Complicado complicado será ter de enfrentar duas finais a 14 e a 18 Maio com adversário como o Bayern de Munique e o FC Porto, mas era uma complicação que todos os sportinguistas adorariam viver, embora não seja fácil de chegar lá

Sinceramente eu acho que é possivel ganhar os jogos do campeonato mesmo descansando alguns titulares e simultaneamente eliminar o Rangres e os lamps e papar a Taça da Liga. Daí para a frente o que vier é muito bom.