Calendário da Época 2007-08

Socorrendo-me do calendário publicado pela federação, fiz um mapa/calendário em Excel posteriormente convertido para PDF (que está em anexo) com todos os jogos da próxima época que poderão ser revelantes para o Sporting.
Neste mapa, não fiz referência às fases da Taça de Portugal e da Taça da Liga onde o Sporting não participará.
Fiz referência a todos os jogos da Champions League e da Taça UEFA (excepto pré-eliminatórias).
Para além disso, coloquei todos os jogos marcados das selecções A e Sub21, onde provavelmente estarão bastantes dos nossos jogadores.
Apesar de já haver alguns tópicos com os calendários de cada prova individualmente, dá-me ideia que seria útil visualizar (e discutir) de uma forma mais abrangente o calendário global.

Como primeira análise, e supondo que depois da fase de grupos da CL, o Sporting só faz mais 2 jogos (quer seja na CL ou na TU), e que chega às finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal, e contando com os jogos das Selecções e que chegamos às meias finais do próximo Campeonato da Europa, e supondo-se que não há castigos ou lesões, então conclui-se que um jogador como João Moutinho, por exemplo, vai fazer 65 jogos na próxima época.
30(SL)+8(CL/TU)+6(TP)+7(TL)+9(Ap. CE)+5(CE)
Vamos ver até que ponto é que alguns jogadores terão ou não estofo físico para aguentar uma época como esta.

dmalmeida, o mapa está impecável e é de enorme utilidade.

Parabéns e muito obrigado pelo trabalho que tiveste a concebê-lo!

Já agora, perspectivar 65 jogos para Liédson e Moutinho é de facto impressionante.

O Liedson não faz 65 pois (em princípio) não vai à nossa (nem a outra) selecção. Ele fará, mediante aquelas contas, 51 jogos.

Ah exacto! Pensei nele como um totalista e ignorei esse pormenor.

Um pequeno off-topic…

O Liédson tem momentos em que me faz lembrar o melhor Romário que vi jogar - o dos tempos no Barça - pelo que, para mim, não seria nada descabido vê-lo convocado duas ou três vezes pelo Dunga, que até é amigo das apostas “alternativas”. Não acredito que isso aconteça, mas acharia muito justo.

Se o Sporting chegar à final da Champions League ( :pray:) e se Portugal chegar à final do Campeonato da Europa ( :pray:) e mantendo-se a perspectiva de chegar às finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, então as contas que fiz no primeiro post aumentam e o número de jogos perspectivado para o Moutinho é o impressionante número de 71 :o. Dá-me ideia que nem o Moutinho conseguiria aguentar este número de jogos.
Ainda anda para aí a ave rara do Guilherme Aguiar a querer aumentar o número de equipas para a SuperLiga. Com a taça da Liga, acho que essa necessidade acabou.

Alguém sabe se os nossos jogos vão ser sempre ao domingo ? Ou ainda não é certo isso ? :whistle:

Por base todas as jornadas de todos os clubes são ao Domingo, mas os dias depois vão sendo alterados à medida da necessidade e acordo dos clubes. Portanto, é impossivel dizer-te em que dia o Sporting joga cada jornada com tanta antecedência. Haverá concerteza muitos jogos ao sábado, e alguns à segunda/sexta. Vai depender da nossa participação nas competições europeias.

Mas tendo em conta que o número de jogos aumentou e que em determinadas alturas do ano (se as coisas nos correrem bem) iremos jogar 2 vezes por semana várias semanas seguidas, torna praticamente impraticável jogos à 6ª e à 2ª. Portanto, tendo em conta este factor, prevejo que esta época iremos jogar muito mais vezes ao Sábado e ao Domingo. (I hope so :pray:)

excelente trabalho :beer:

graaaaaaaaande post dmalmeida

ficou muito bom, mas é bastante improvavel ver-mos o moutinho a jogar na taça da liga a nao ser na fase decisiva

A LigaBwin (Liga Portuguesa de Futebol) vai ter início a 17 de Agosto, uma sexta-feira, no Estádio Alvalade, com a realização do encontro entre o Sporting e a Académica.

A partida que inaugurará o Campeonato Nacional 2007-08 vai ter início às 20h30, avançou esta tarde a Antena 1. in Pasquim Vermelhaço

Espero que não :hand:, depois dá mt nas vistas , e eu quero-o cá, por mt mais tempo. :dance:

Alguem sabe se o torneio do Guadiana será transmitido em canal aberto?

sim, na SIC…

(3-08-07) Sexta - Benfica - Bétis [21h15]
(4-08-07) Sábado - Bétis - Sporting [21h15]
(5-08-07) Domingo - Sporting - Benfica [21h15]

se estiver errado alguém me corrija…

Excelente calendário, dmalmeida. Parabéns e obrigado!

Só não tenho certeza das horas, mas de resto a informação está correcta

Porque raio o Benfas tem um dia de descanso e nós jogamos dois dias seguidos ?

O ano passado fomos nós que tivemos um dia de descanso.

Se o calendário fosse igual para os dois, o Betis teria de jogar duas partidas no mesmo dia.

De facto, sendo um triangular … acontece sempre uma equipa folgar no meio do torneio. O ano passado, fomos nós e vencemos, este ano espero que possamos vencer de novo.

Não sei se é um sorteio ou algo premeditado, sendo que para a próxima época será a equipa vinda de espanha que vai ter o jogo do meio de folga.