O Sindicato dos Profissionais de Policia revela Caça à Multa.
Só nos primeiros dois meses de 2007, os portugueses pagaram 22 milhões de euros em multas de trânsito. O Sindicato dos Profissionais de Polícia revelou pressões governamentais para a cobrança e aplicação de coimas. Está aberta a caça à multa…
António Ramos, do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), revelou à imprensa que o Ministério da Administração Interna (MAI) tem pressionado as forças policiais para que se realizem mais operações «Stop», aumentando assim o número de coimas aplicadas e, consequentemente os euros que entram nos cofres do Estado.
De facto, nos primeiros dois meses deste ano, os portugueses pagaram 22 milhões de euros em multas de trânsito, segundo revelou à «Agência Financeira» fonte do Ministério das Finanças, mais de um terço do valor total de multas cobrado em 2006, o que se traduz num crescimento de 148,3% face aos 8,9 milhões cobrados em Janeiro e Fevereiro do ano transacto.
Este aumento, segundo António Ramos, deve-se às directrizes do MAI para que haja mais fiscalização, uma vez que «nunca antes existiram tantas operações «Stop» como com este Governo (…) nestes meses houve operações Stop todas as quintas, sextas e Sábados à noite», e às novas competências da EMEL, que fizeram crescer exponencialmente as multas na cidade de Lisboa.
Com a entrada em funcionamento do SCOT já agendada para Abril – Sistema de Contra-Ordenações de Trânsito, que recorre à informática para agilizar a cobrança das multas – a impressão que fica é que deverá estar, de facto, aberta a «caça à multa»…
Fonte: Automotor