Burla?

Acaba de me ser contada uma história que pode, e digo pode porque não tenho a certeza, ser um novo esquema de burla.

Um casal de meia idade (sogros de uma conhecida minha) vai jantar a um restaurante e paga com uma nota de 50€, que por acaso tinha sido levantada numa estação de correios, entidade à partida acima de suspeitas.

O empregado leva a nota e volta minutos depois afirmando que a nota é falsa. O casal, em surpresa e embaraçado acaba por pagar com cartão e ficar na posse da nota falsa.

O que eu julgo que aconteça: o empregado troca a verdadeira por uma falsa, fica com a verdadeira e o casal paga duas vezes o jantar.

Ora ao que sei o procedimento nestes casos é chamar obrigatoriamente a policia e nunca devolver a falsificação ao cliente nem aceitar outro pagamento até à chegada das autoridades.

Este pode ser um esquema

Sobre o caso em concreto, pondera-se neste momento entre a participação à policia desde já ou a tentativa de outro casal similar voltar ao local, pagar com uma nota de 50€ marcada (registar o numero de série, marcar graficamente a própria nota) e tentar a repetição do acontecido, chamando então a policia em flagrante!

A queixa à polícia deve ser feita, como dizes, vindo dos CTT não é normal que seja falsa, mas até pode ser e até pode ter vindo de lá (por exemplo o esquema ser feito por alguém nos CTT).

Também pode ser um simples engano do empregado, a máquina que usou para testar ter falhado. Essas pessoas podem dirigir-se ao banco para eles lá dizerem se é falsa, devem ter máquinas para o validar bem calibradas.