Acaba de me ser contada uma história que pode, e digo pode porque não tenho a certeza, ser um novo esquema de burla.
Um casal de meia idade (sogros de uma conhecida minha) vai jantar a um restaurante e paga com uma nota de 50€, que por acaso tinha sido levantada numa estação de correios, entidade à partida acima de suspeitas.
O empregado leva a nota e volta minutos depois afirmando que a nota é falsa. O casal, em surpresa e embaraçado acaba por pagar com cartão e ficar na posse da nota falsa.
O que eu julgo que aconteça: o empregado troca a verdadeira por uma falsa, fica com a verdadeira e o casal paga duas vezes o jantar.
Ora ao que sei o procedimento nestes casos é chamar obrigatoriamente a policia e nunca devolver a falsificação ao cliente nem aceitar outro pagamento até à chegada das autoridades.
Este pode ser um esquema
Sobre o caso em concreto, pondera-se neste momento entre a participação à policia desde já ou a tentativa de outro casal similar voltar ao local, pagar com uma nota de 50€ marcada (registar o numero de série, marcar graficamente a própria nota) e tentar a repetição do acontecido, chamando então a policia em flagrante!