Bruno Tabata (Saída: Palmeiras)

Eu não ponho as mãos no fogo por moldes nenhuns porque ninguém sabe nada das nossas negociatas.

Alguém sabia que o Vinagre tinha uma obrigação de compra por passarmos aos oitavos? Só quando se tornou oficial nos jornais. Alguém sabia que tínhamos de comprar 20% do Ugarte a cada x jogos? Só quando o presidente do Famalicão deu com a língua nos dentes. Alguém sabia que tínhamos opção dos 50% do Fatawu? Só quando o jornal oficioso o disse. And so on. Infelizmente tem sido sempre uma total falta de transparência e nós acabamos sempre a falar em hipóteses.

O negócio Tabata sempre foi mal explicado, nem sei como é que é possível comprar 10% e ter opção para 50%. Isto até parece surreal. Eu não me admira que houvesse cláusulas e coisinhas mediante objectivos de jogos para aumentar a percentagem ou que ela fosse apenas sobre mais valias. Nem sei se estaria ou não estipulado que quando o vendêssemos o poderíamos fazer apenas pela nossa parte. Ou se toda esta conversa é treta apenas para atenuar o negócio fraquinho.

4 Curtiram

Isto saiu nos jornais antes. O resto tens toda a razão.

1 Curtiu

Mas não foi comunicado pelo clube, nem no relatório de contas nem no comunicado de compra.
Acho que se devia ser mais concreto nos detalhes porque se não acabamos sempre a falar em suposições. E isto tanto vale para casos onde estaremos a ser injustos a criticar ou imprudentes a elogiar.

1 Curtiu

Mas quais 50% do Portimonense?

2 Curtiram

Não tem 50% do passe. O que se falou sempre é que teria direito a 50% de uma futura venda.

Mas também ouvi isto:

Redação Maisfutebol
@maisfutebol
O Sporting apresentou as contas do mercado de transferências no jornal do clube, e o principal destaque vai para a forma como foi consumada a contratação de Bruno Tabata, que para já ficou por 500 mil euros.

Os leões explicam que o Portimonense ficou com direito a 90 por cento de uma futura venda, mas que essa fatia pode passar para 50 por cento se o Sporting exercer uma opção que pressupõe o pagamento de mais 4,5 milhões de euros.

E isto:

Os ‘verdes e brancos’ começaram por pagar ao Portimonense 500 mil euros para terem o jogador em outubro, antes do fecho do mercado, mas o conjunto algarvio manteve o direito a 90% de uma futura venda do atleta. Porém, ficou desde logo prevista a possibilidade de o Sporting adquirir mais 40% desses direitos a troco de 4,5 milhões de euros.

Mais isto:

gastou 5 milhões de euros por Tabata, mas o Portimonense tem direito a 90% de uma futura venda do jogador. Se o Sporting quiser baixar a margem de lucro dos algarvios para 50% numa eventual transferência, terá de pagar 4,5 milhões de euros.

É claro que isto são notícias de jornais mas há aqui coisas que não batem a bota com a perdigota!

Só se, se negociou o restante e não foi anunciado ou declarado, o que não poderia ser feito já que tinha de se comunicar.

1 Curtiu

Uma coisa é certa, lucro n deu de certeza.:joy::joy::joy:

4 Curtiram

Sim, mas já li aqui neste tópico e várias vezes (há vários posts recentes) essa coisa dos 50% ainda na posse do Portimonense.

Inclusive há um citação de um blog/página/oqueseja (não sei)que refere que o Sporting recebe 5 milhões “pelos 50% que detém”. Ora segundo o Relatório, o Sporting detém o passe por completo.

O que o mesmo relatório admite é que:

A imagem foi editada, retirei outros itens acima do Tabata. Mas é público: https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS81715.pdf


Ou ouço o que quiseres dizer, mas isso não desdiz nada daquilo.

O que falam aí é de um quadro que andou por aqui a rodar também:

E a interpretação que deram ao quadro foi que o Sporting comprou os direitos desportivos e económicos por 500 mil, ficando o Portimonense de receber 90% de uma transferência. Ou seja, o Sporting teve desde logo o passe por completo. O que o Sporting poderia fazer era, mediante o pagamento de 4,5 milhões, reduzir a percentagem a dar ao Portimonense em 40%. O atual R&C não desmente isso, já que refere que a 30 de Junho de 2021, o Sporting tinha gasto 5.098 milhões no Tabata, tem 100% dos direitos económicos e tem de dar 50% de uma futura transferência ao Portimonense.

O que agora aparece, de terem 50% é que não dá com nada.

Eu bem sei que o Sporting já apresentou em 3 relatórios diferentes dois dados diferentes sobre um jogador, algo que cheguei a apontar aqui no fórum. Desta vez, não vejo isso. Se realmente só temos 50% do passe (que nem é proibido, desde que essa parte do passe pertença mesmo ao Portimonense) então temos ali um erro no documento. E certamente em outros.

Não sejas assim. Esta direção não trabalha com lucro. Acho que não chegaram a ir a essas aulas na fac.

2 Curtiram

Não andam por aí os ilustres Dakine e Jubas para nos vir fazer ver a luz neste negócio?:innocent::smirk:

De facto isto está uma salada russa de todo tamanho.

5 Curtiram

Ainda é vivo o @Dakine ? Não vejo nada do homem já há mais de um ano ou dois, seguramente.

Mais um grande negócio desta direção. São fantásticos a negociar!

1 Curtiu

In Aborla:

O acordo financeiro ficou fechado e a transferência confirmada de Tabata para o Palmeiras vai render aos cofres leoninos um total de cinco milhões de euros.

A SAD encaixa 5 milhões de euros e acaba por recuperar o investimento feito no jogador. No verão de 2020 os leões pagaram 500 mil euros ao Portimonense pela totalidade dos direitos desportivos do brasileiro, ficando o clube algarvio com direito a receber 90 por cento de uma futura venda do jogador. Posteriormente, e conforme acordado entre os clubes, o Sporting pagou mais 4,5 milhões ao Portimonense, reduzindo a percentagem do clube algarvio numa futura venda.

——
Depois de ler isto e os comentários acima, fiquei na mesma ahahah

Como e q se vende a parte do passe e se fica com percentagem?

Só se o Sporting tivesse mm 100% do passe

O Tabata no Brasileirão vai ser figura. Aposto.

É um jogador ambicioso e que está longe de ter sido um flop por cá.

Longe do que podia ter sido mas foi útil em vários momentos durante os anos que cá esteve. É pena não ser tão intenso por em termos técnicos é muito bom!

Intensidade não lhe falta, aliás é o contrário do estereótipo de jogador brasileiro. Não parava quieto sem bola, é muito disponível.

Faltava-lhe alguma aceleração (mudança de velocidade) para ser um jogador de outro patamar. Mas concordo contigo que é bom é que no Brasileirao terá sucesso.

2 Curtiram

Então mas se têm 100% dos direitos económicos porque é que têm de dar 50% ao Portimonense? Há algo que me está aqui a escapar…

Eu não consigo perceber nada deste negócio, vamos esperar para ver o que dizem da parte do clube.

Baata leres o teu comentário anterior. Ou os excertos que coloquei. É o mesmo com o Pote, por exemplo. Eles não mantém passe algum, têm é direito a um valor da futura venda. São coisas diferentes.

Sim que é negócio há pote já percebi.

Então se vendermos o Pote por 40 milhões, o guito é todo para nós? Não né? Então por que raio agora estes 5 milhões são todos para nós? O Portimonense tendo direito a 50% de uma futura venda pela lógica simples terá a receber 2,5 milhões…