Bruno de Carvalho - Presidente do Sporting Clube de Portugal

Há uns anos qualquer um que viesse e que não pertencesse à corja já era melhor. Parece-me um exemplo muito fraco.
Achas portanto que uma candidatura do Benetido nesta altura seria positiva para o Sporting, correcto?

Cabeça fria, presidente. Nos ultimos dias parece haver algum desnorte. O foco absoluto deve ser corrigir o que está mal no futebol.

Não tenho opinião alguma, porque ninguém sabe nem se ele vai ser candidato ou outra pessoa qualquer, para além de BdC, irá ser candidato à presidência.
E, embora de momento ache que BdC é o natural candidato maior à sua própria sucessão, NINGUÉM que ame este clube deverá antecipadamente dizer que não vota em A ou em B, sem conhecer a lista de candidatos, conteúdos programáticos, etc.
Não pode, de modo absolutamente nenhum, aparecer outra pessoa com a mesma capacidade do Bruno? Ou até maior?
Valha-me nossa senhora…

As elites em Portugal sempre foram uma merda, e o povo sempre foi embrutecido. Nuns tempos por umas razões, depois da revolução por outras. São questões culturais e de mentalidade que vêm de muito longe.

Para as elites Sportinguistas o Sporting era um clube de campo, uma coutada própria onde passavam o tempo e se divertiam em conformidade. Para as elites lampiónicas o veinfique era um clube para controlar as massas, aproveitando essa inclinação de “clube do povo”! Não seria o Sporting o veiculo dessa controlo de massas quando era visto como um clube “privado e exclusivo” das elites.

O Sporting, se de alguma forma sai beneficiado por esse estado de coisas nas décadas de 40 e 50 foi porque por essas alturas as elites ainda não se tinham dado conta de como “controlar as massas”, muito habituadas ainda aos métodos do sec. XIX de o fazer, que era à força bruta e à cassetete. A partir de certa altura, e com as experiências do estalinismo, dos fascismos, do advento da propaganda, as elites perceberam que melhor do que criar climas constantes de insurreição social, era bem mais lógico controlar as massas pelo entretenimento, e o futebol nesse aspecto é quase perfeito pela sensação de pertença e comprometimento que gera naqueles que seguem o seu clube. Tudo isto decorre de um processo histórico, em minha opinião… e tem pouco a ver com a qualidade das elites de antes e depois… até porque os “donos disto tudo” nem mudaram assim tanto!

Agora, concordo contigo que o distanciamento que o Sporting fez da sua “base popular” tem-lhe saído bem caro, e tem sido um erro recorrente na sua História. Um erro que este presidente tem tentado inverter, e que me parece pelo que sei - porque não me lembro - teve um breve interregno na presidência de João Rocha!
Ter uma “base popular” serve sempre para dar lastro a quem está nos centros de decisão. Eu acho é que isto não tem muito a ver com carácter, ou melhor tem mas não por uma qualquer questão de “virtude” ética e/ou moral do antigamente vs actualmente. A quantidade de dinheiro que hoje o futebol movimenta é, em minha opinião, a maior das maiores razões para que o futebol atraia hoje muito mais escumalha e gente com carácter duvidoso e que acaba a utilizar os clubes como plataformas para beneficio pessoal.

Alguém duvida que aquilo que vemos hoje em termos de domínio dos bastidores por parte dos lampiões tem alguma coisa a ver com “venfiquismo” dos seus dirigentes? O orelhas sabe bem que o veinfique é uma espécie de “imunidade parlamentar” e como tal tem de se perpetuar no poder, fazendo uso precisamente desse carácter popular do veinfique. Foi mais um dessa escumalha que assentou arraiais num clube de futebol e capitalizou os benefícios idiossincráticos do mesmo em beneficio próprio (o bufas já tinha feito o mesmo com os andrades, capitalizando outras características).

Essa coisa da “virtude” e do carácter para mim é tremendamente subjectiva. O futebol era diferente precisamente porque não tinha a dimensão que tem hoje, sobretudo em termos económicos, e isso é fundamental para avaliar o tipo de gente que temos na sua órbita. E isso para mim tem pouco ou nada a ver com um antes ou depois do 25 de Abril, tem a ver essencialmente com a forma como as coisas evoluíram num contexto de abertura de mercado, globalização e desregulação económica. Basta pensarmos numa coisa simples: se houvesse escrutínio acerca das origens do capital que é investido, não só no futebol mas em todas as áreas da sociedade, qual seria a dimensão económica do futebol hoje em dia?! Continuaria a ter este carácter de negócio com movimentação de biliões de euros? Continuaria a atrair para o seu seio traficantes, xeiques manhosos da península arábica, russos mafiosos, etc? O futebol tornou-se num negócio não porque o carácter dos seus agentes se alterou, mas porque o seu próprio sucesso enquanto desporto num contexto de globalização e potencial de geração de dividendos, trouxe para o futebol gente que está muito pouco interessada no desporto em si! O futebol, neste contexto, precisa de regulação e forte escrutinio Público, precisa de muita transparência e processos limpos, e aí é óbvio que Portugal e os países do sul estão menos preparados para a mudança… como disse, a mentalidade e a cultura destes povos têm caracteristicas que não beneficiam esses processos!

Abraço

Eu dei a minha opinião neste momento. Se as coisas mudarem, eu posso mudar a opinião também. Até lá falo com o que sei.
As pessoas são livres de se candidatarem. E eu sou livre de tirar as minhas conclusões disso.

Não sei se será aqui o melhor tópico para colocar este comunicado. Peço desculpa caso não seja.

Citar:

Comunicado Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD

Em virtude da decisão tomada pelo Supremo Tribunal da Suíça e de que hoje tomámos conhecimento, entende a Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD fazer o seguinte esclarecimento:

1 – O Supremo Tribunal da Suíça decidiu não dar provimento ao recurso interposto pela Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD sobre o chamado “caso Doyen”. Nesse sentido, foi confirmada a sentença proferida pelo Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (TAS) que condena a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD ao pagamento de 12 milhões de euros à Doyen acrescidos de juros.

2 – A manutenção de situações como esta é uma das muitas razões que têm levado o Presidente do Sporting CP a manifestar publicamente, em inúmeras entrevistas, “vergonha” pelo estado em que se encontra o mundo do Futebol.

3 – Apesar de estarmos absolutamente convictos de que a razão nos assiste e está do nosso lado – e a prova de que é assim foi, não só o apoio manifestado pela FIFA e pela UEFA em diversas ocasiões à posição do Sporting CP sobre este tema em concreto e sobre a questão dos fundos em geral, mas também o facto de terem tido intervenção directa no processo – foi também afirmado em diversas Assembleias Gerais da SAD e do Clube e noutros fóruns que este era um processo que poderíamos perder tendo em conta o carácter cego da Justiça.

4 – A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD reitera que os impactos financeiros decorrentes desta decisão já tinham sido integralmente provisionados nas contas da Sporting SAD, não apresentando qualquer risco para as mesmas, não sendo necessária a venda de activos como por exemplo a alienação de direitos desportivos de atletas, cumprindo as regras do Fair Play financeiro e a reestruturação financeira aprovada em 2013.

Por acaso acho que a resposta é: não.
A diferença das últimas eleições para estas é que ninguém estava na direcção. Todas as candidaturas se baseavam num programa. Num conjunto de intenções e promessas.
Neste momento vamos ter o Bruno de Carvalho que para além de ter cumprindo grande parte do seu programa, demonstrou de facto trabalho, um grande trabalho. Vai ser sempre difícil, senão impossível, comparar um “bom trabalho feito” a um conjunto de boas intenções.

Façamos um exercício. Que tipo de programa eleitoral poderia levar a votar num hipotético candidato? Que tipo de Shift ao presente teria que ser apresentado? Eu não consigo pensar em algo material ainda que assumo que possa haver possibilidades que nem sequer me ocorrem agora e que ache que “sim senhor, isto pode ser interessante”.

Hoje mais que qualquer outro dia o Presidente precisa do apoio de todos os Sportinguistas.

Na questão Doyen é muito simploes, quem se servir deste tema para atacar o Presidente é tão Sportinguista como qualquer lampião. :arrow:

O montante estava previsto e aprovisionado, lá paradinho para esta eventualidade. É só pegar na caneta, assinar o cheque, meter num envelopezinho e enviar.

Zero de dramas.

E zero de influência no nosso rumo e na nossa estabilidade financeira.

tenho serias dúvidas nisso,cerca de 95%…

o que estava provisionado era a nível contabilístico…
tu até me podes vender algo por 1000 euros. reconheces na tua contabilidade, dizes aos amigos, whatever… nao podes é dizer que tens o dinheiro no bolso…

A não ser que o dinheiro da Champions esteja efectivamente “cativo”

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Desde que a situação esteja controlada, macagar.
Em 2014 precisávamos bem mais do dinheiro do que agora.

E está cativo, certamente. E a UEFA entrega à Doyen. Que lhes façam bom proveito estes milhões para enganar outros incautos.

O Presidente sempre disse que este era um desfecho possivel. Nunca enganou ninguem. Fez tudo para que o resultado fosse outro.
Agora é pagar e encerrar este tema.

SL

Mais uma semana a levar com as pu++s encarnadas

Numa altura muito difícil para o clube conseguimos um balão de oxigénio, agora que não nos foi dada razão e já não podemos recorrer temos de pagar. Simples!

Conseguimos a nossa independência, livramo-nos das doyen e afins e ainda um empréstimo que nos deu muito jeito.

Para as contas pouco ou nada importa uma vez que os valores foram provisionados no exercício anterior.

no fim, conseguimos algo muito muito bom…
Estamos a poucos meses de ter um pavilhao.
Se temos pago logo, só agora estavamos a avançar para o projecto…

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Era o desfecho previsível, mas foi muito bem jogado! Na altura aquele dinheiro deu imenso jeito, além de que construímos um pavilhão com juro mínimo. Este caso não foi de todo mau financeiramente e muito menos pode ser moralmente condenável, dada a ingerência da Doyen na transferência do jogador (desde as “negociações” com o United, até à influência sobre o treinador dessa época que desrespeitou uma indicação da direcção).

Venham de lá esses abutres que querem ver o impacto deste caso nas contas… pela quarta vez! :mrgreen:

Acrescentando ao saldo positivo para todos:

• os fundos tipo doyen foram impedidos de trabalhar legalmente
  • e, quem quis ler, pôde ver no FL como os contratos da doyen eram altamente lesivos, com garantias sobre as receitas de tal ordem que deixavam os clubes COMPLETAMENTE nas mãos deles

Apoio total ao Presidente. Estes 12 milhões não são nada quando comparados com a luta legítima que está a ser travada contra estes agiotas que nos estão a roubar o futebol. Orgulho em sermos nós a liderar este processo.

Decisão péssima para o Sporting mas que era sempre provável. Este caso da corruptoyen e o jorge jesus são as 2 maiores pedras no sapato até agora destes primeiros 4 anos de presidência de Bruno de Carvalho, e estou com medo das eleições do Sporting para o próximo ano, pois o povo burroguês vai sempre na conversa da propaganda da comunicação social terceiro mundista deste país de me*da que não se consegue livrar da corrupção.