Bola de Ouro 2017

[b]Bola de Ouro: conheça as novas regras da votação[/b]

Reforma consequente do final da parceria entre France Football e FIFA

O final da parceria entre a France Football e a FIFA na promoção da Bola de Ouro obrigou a algumas alterações no processo de votação, que elege todos os anos o melhor jogador do mundo.

A France Football, publicação que a partir de agora ficará encarregue de organizar a iniciativa de forma individual, divulgou esta segunda-feira uma lista com as principais mudanças no processo de votação.

Dos três pontos descritos, destaque para o anúncio do vencedor, que passará a acontecer no final do ano civil e não no início do ano seguinte, tal como vinha acontecendo até aqui.

Mudanças também na lista de jogadores a votação, que aumenta de 23 para 30.

Por fim, a publicação entendeu também abolir a lista de três finalistas candidatos ao prémio, mantendo a votação aberta ao leque de trinta jogadores até ao prazo final.

Fonte: MaisFutebol

Parece-me tudo correto, tirando a parte de anunciar o vencedor antes do final do ano, achava correcto ser anunciado no início do ano, já que se avalia o ano civil (que deve contar como todo).

No entanto eu sou contra o melhor do mundo ser por ano civil e não por época :inde:

Aparentemente também vai ser só jornalistas a votar, os capitães e treinadores da seleção deixam de votar.

Mas até 2010 não havia dois prémios diferentes, o da France Football e a Bola de Ouro da FIFA, que depois se fundiram? Agora vai passar a haver só um, sem a influência da FIFA?

capitães e treinadores não votam?

loles… de rir

No fundo a Bola de Ouro volta ao sistema tradicional antes de juntar-se à Fifa.

Era assim quando o Cristiano ganhou pela primeira vez (ainda no United).

Então mas afinal vai voltar a haver o prémio da FIFA também, ou não ? Antes de se juntarem havia os dois, a Bola de Ouro era com votação dos jornalistas, e o prémio da FIFA era com a votação da capitães e treinadores das selecções.

Por norma os vencedores coincidiam, nos últimos anos foi assim (até 2009), mas em 2003 e 2004 houve vencedores diferentes. Para a FIFA ganharam Zidane e Ronaldinho e para a France Football Nedved e Shevchenko.

Rui Patrício 8)