Blatter: «Penáltis são uma tragédia

Sepp Blatter quer evitar que se repita o sucedido na final do Mundial’2006, quando a Itália se superiorizou à França no desempate por grandes penalidades, e pretende ver implementadas mudanças, já em 2010, na África do Sul.

“Temos quatro anos para pensar. Talvez se possa repetir a final, em caso de empate, ou ir retirando jogadores no prolongamento e apostar no Golo de Ouro (primeira equipa a marcar, vence). Uma final de um Mundial é paixão; o prolongamento é drama; os penáltis são uma tragédia… O futebol é um jogo de equipa e os penáltis fogem a essa regra, são uma questão individual”, adiantou o suíço, presidente da FIFA. Para além disto, Blatter considerou “imorais” os elevados ordenados pagos aos jogadores, tanto mais que estes contribuem para o aumento do preço dos bilhetes, única forma de os clubes honrarem os compromissos financeiros.

“Os bilhetes devem manter-se acessíveis para aumentar o número de espectadores, já que as televisões pagam menos para transmitir jogos com meia casa”, concluiu.

Abordando os recentes escândalos, Blatter aposta no profissionalismo dos árbitros como única forma de evitar a corrupção: “Antes do Calciocaos, já tinham havido sinais na Alemanha, Brasil, Portugal e República Checa. Fio condutor, a fraqueza dos árbitros. Eles também são humanos. Não tenho uma varinha mágica, mas insisto no profissionalismo. Talvez assim resistam melhor às tentações…”

Fonte:Record.pt
Ele em parte tem razao,o futebol é um jogo de equipa,e nas grandes penalidades é só o guarda redes e o jogador que vai marcar,é um acto individual,e o futebol é um desporto de equipa.Embora as grandes penalidades sejam muito emocionantes :roll: .

Equipas perdem jogos com golos marcados com a mão, graças à casmurrice de proibir que o 4º árbitro espreite um ecrã de televisão. Mas a tragédia é decidir jogos com gajos a chutar bolas à baliza. Palhaço do caraças… :x

Não concordo com esse senhor em nada do que ele diz simplesmente poruqe tendo em conta que apenas se podem efectuar tres substituições jogar 90 minutos ja é desgatante quanto mais 120 minutos e segundo as declarações deste senhor baseiam-se em futebol até alguem marcar um golo o que pode acontecer apenas nos 150 minutos o que é um absurdo!

Esta não é a inovação que deve ser feita simplesmente porque acontecem muitas coisas erradas no futebol,porque não podemos ouvir o que os árbitros dizem aos jogadores como se sucede no Rugby,porque é que em caso de grande polémica o 4ºárbitro não pode recorrer á televisão.

Não é o senhor que corre durante o jogo por isso para ele é indiferente o jogo durar 150 minutos pois o que interessa é haver futebol

Equipas perdem jogos com golos marcados com a mão, graças à casmurrice de proibir que o 4º árbitro espreite um ecrã de televisão. Mas a tragédia é decidir jogos com gajos a chutar bolas à baliza. Palhaço do caraças... :x

E relva artificial???

Se não é com penalties, como se vai desempatar? Com o absurdo morte súbita?!

:arrow:

Tá visto que madaís há muitos…

Se não é com penalties, como se vai desempatar? Com o absurdo morte súbita?!

:arrow:

Nem mais. Acaba-se com os absurdos golos de prata e golos de ouro, e agora vem este atrasado mental dizer que são preferíveis aos penalties?! :x

Um gajo que diz uma coisa destas assim do nada, e apesar de não ter razão nenhuma, não apresenta nenhuma solução ao problema proposto, dizendo que ainda faltam 4 anos para o próximo mundial, e tem muito tempo para pensar nisso, não pode ser presidente da Uefa.

Ele e o madail tao bem um para o outro. Faz-me muita confusão que nos cargos mais importantes estão sempre gajos incompetentes, mas tenho de me habituar à ideia.

Ele que volte ao sistema de moeda ao ar…

Haja pachorra…

Nao fosse esse senhor um adepto suiço…qu’é como quem diz adepto da franca.

Alguem o viu durante a entrega de medalhas a italia?

Um gajo que diz uma coisa destas assim do nada, e apesar de não ter razão nenhuma, não apresenta nenhuma solução ao problema proposto, dizendo que ainda faltam 4 anos para o próximo mundial, e tem muito tempo para pensar nisso, não pode ser presidente da Uefa.

Ele e o madail tao bem um para o outro. Faz-me muita confusão que nos cargos mais importantes estão sempre gajos incompetentes, mas tenho de me habituar à ideia.

Tanto não pode que até nem é. É presidente da FIFA.

Eu acho que não deixa de ter alguma razão. Não toda, mas alguma. É verdade que os penalties são uma solução completamente injusta. Uma equipa tanto pode ganhar como perder num instante. Por outro lado vão dizer-me que o futebol é um bocado isso… Pois eu sei, mas não deixa de ser injusto.

Mas também é verdade que não se pode andar durante 4 horas seguidas a correr atrás de uma bola. Por isso talvez ache que a solução de repetir o jogo seje boa. Ou voltar ao antigamente: final em duas mãos.

Aceitaria finais em 2 maos, desde que fossem SEMPRE os dois jogos disputados em campo neutro, se empatassem ao fim das 2 mãos, ia a penalties à mesma.

Acho que assim já temos mais “justiça” no assunto…

À americana. Penaltys do meio-campo.

não é do meio campo, é da linha de “shootout”, que ficava se bem me lembro a 20 metros da grande área, o jogador partia da posição que quisesse naquela linha e o gr tinha liberdade total… Mas isso já é muita elaboração…

Já agora confessem lá, quem é que não gosta de uns bons penalties?

Acaba por ser uma das emoções máximas de um jogo de futebol, goste-se ou não, justo ou não…

não é do meio campo, é da linha de "shootout", que ficava se bem me lembro a 20 metros da grande área, o jogador partia da posição que quisesse naquela linha e o gr tinha liberdade total... Mas isso já é muita elaboração...

Isso. :wink:

Não me parece que assim fosse perder emoção e haveria mais justiça.

Aceitaria finais em 2 maos, desde que fossem SEMPRE os dois jogos disputados em campo neutro, se empatassem ao fim das 2 mãos, ia a penalties à mesma.

Acho que assim já temos mais “justiça” no assunto…

Tanto quanto se sabe o local das finais da UEFA (Taça e Champions) é definido antes de se conhecerem os finalistas, ou até mesmo antes da competição arrancar. O mesmo se passa com as finais do Europeu e do Mundial… Acho que o caso dos penalties de que fala Blatter dirige-se mais a finais do que a jogos normais de futebol, em que um empate é um resultado normal. Deves estar a referir-te a oitavos, quartos e meias finais… e mesmo assim não vejo porque é que falas nisso.

Refiro-me apenas à final…

A tendencia quando uma final se disputa em 2 mãos é mesmo ser um jogo em casa de cada um dos intervenientes, eu pretendo apenas o factor casa eliminado.
Tal como acho em relação às escolhas de estádios, devia haver um suplente para no caso da equipa da casa se qualificar para a final, se disputar noutro estádio.

Não acho justo que por exemplo tenhamos jogado a final da UEFA em casa, ainda que tenhamos perdido…

O facto de haver uma equipa que joga o jogo decisivo no seu terreno, seja a 2 mãos, ou num só jogo, numa final, sempre me fez um pouco “urticária” :wink:

Refiro-me apenas à final...

A tendencia quando uma final se disputa em 2 mãos é mesmo ser um jogo em casa de cada um dos intervenientes, eu pretendo apenas o factor casa eliminado.
Tal como acho em relação às escolhas de estádios, devia haver um suplente para no caso da equipa da casa se qualificar para a final, se disputar noutro estádio.

Não acho justo que por exemplo tenhamos jogado a final da UEFA em casa, ainda que tenhamos perdido…

O facto de haver uma equipa que joga o jogo decisivo no seu terreno, seja a 2 mãos, ou num só jogo, numa final, sempre me fez um pouco “urticária” :wink:

Ah, pronto. Nesse caso concordo contigo.

O que eu acho piada é:

Uma final do Mundial acontece de 4 em 4 anos. Então porque raio depois de jogarem 120 minutos, os jogadores vão para penaltis? Têm um avião à espera ou uma loiraça à saída do estádio? Tão a fazer o jogo da vida deles, caramba.

Jogue-se até cair para o lado e uma equipa marque. Nem vale a pena o argumento do cansaço, pois uma final é uma final e quando se trata da maior competição do mundo, acho que todos os jogadores sabem ir ao limite.

O que o Blatter diz não me escandaliza, até porque é evidente que o futebol necessita urgentemente de alterações que lhe dêem outra credibilidade, que no entanto terão de ir muito mais para além de simples retoques, sendo que a introdução dos meios audiovisuais como auxilio para os árbitros, me parece fundamental, de tal forma que nesta altura seria muito simples acabar com as questões à volta de lances tão polémicos como sejam os foras de jogo ou as bolas que estão dentro ou fora.

Para tal bastaria haver um árbitro fora do campo que só daria indicação ao árbitro principal para interromper o jogo, quando tivesse a certeza que tinha havido um fora de jogo ou que uma bola tinha ultrapassado as quatro linhas que delimitam o terreno do jogo. Assim poder-se-iam suprimir os actuais fiscais de linha e introduzir um segundo árbitro de campo, de forma a acompanhar mais de perto um jogo que precisa de ter menos paragens.

Esta situação pode ser resolvida em parte com a introdução tempo útil de jogo, em que o cronómetro pararia sempre que tivessem lugar substituições, entradas das equipas médicas em campo ou outras interrupções forçadas.

Outra coisa que eu nunca compreendi são as paragens do jogo para a formação de barreiras na marcação de livres. Não há nada na lei que preveja esta situação, que não faz qualquer sentido e só retarda o jogo.

Na minha opinião quando um árbitro marca uma falta, os jogadores da equipa que beneficia dela devem estar imediatamente autorizados a cobrá-la, enquanto os jogadores da equipa adversaria devem imediatamente colocar-se à distância regulamentar, quanto muito poderiam ter alguns segundos de tolerância, de forma a permitir que o árbitro marcasse essa distância com o giz electrónico que já se utilizou no Brasil, sem prejuízo do direito da equipa que tinha a posse de bola em pô-la em jogo antes.

Uma coisa que eu nunca compreendi foi a relutância de alguns em relação ao chamado “Golo de Ouro”, que me parece não só a solução mais justa e adequada aos desempates, como até uma ideia com raízes na essência do jogo no seu estado mais puro. Qual de vocês é que quando jogava à bola na escola ou mesmo na rua para aqueles desse tempo, é que nunca disputou jogos que acabavam com o “quem marcar ganha”?

Um jogo têm 90 minutos, se fica empatado e o objectivo é desempatar, acho da mais elementar justiça que termine mal aconteça um golo, não fazendo qualquer sentido que haja um prolongamento de 30 minutos onde se desempata para depois se poder voltar a empatar, acabando nos penaltis, que podem ser espetaculares e emocionantes, mas também são ingratos e por vezes até injustos.