Bilhete Alemanha 2006 - Chega mas nao basta!

Há ainda que lembrar o pormenor de não termos uma selecção assim tão forte como alguns querem fazer crer. Até conseguiremos um onze relativamente consistente, mas as alternativas de banco não são de primeira água.

Mesmo no onze inicial, temos dificuldades em encontrar um guarda-redes de nível internacional.

Teremos bons centrais dois bons defesas-direitos, mas na esquerda ou joga o Nuno Valente ou ficamos sem alternativas.

No meio-campo defensivo contamos com a dupla Maniche-Costinha, mas se um falha tem de vir um Petit que não é uma garantia assim tão forte.

Dependemos depois de Deco para organizador de jogo, sendo obrigatório jogar com um Figo que vai perdendo qualidades e com um Ronaldo que ainda precisa de evoluir bastante. Simão, Quaresma ou Boa Morte serão sempre segundas escolhas de nível inferior.

Na frente, as soluções são também algo débeis. Pauleta precisa de falhar cinco vezes para marcar um golo, Nuno Gomes piorará essa média, ainda que com alguns enganos felizes e os miúdos daquela posição demoram a confirmar valor.

Honestamente, acho que já se foi a fase da geração de ouro, vivendo Portugal agora uma maior crise de valores. Espero que sobretudo jogadores como Moutinho ou Custódio venham a apanhar o comboio da Selecção, até porque jogam em posições onde as opções não são assim tantas, mas há outros lugares onde não consigo ver grandes talentos a despontar.

Se estamos é porque estamos, se não estamos é porque não estamos, se ganhámos é porque ganhámos, se perdemos é porque perdemos, Scolari já começa a perceber que o português é pequenino, não sabe ganhar, não sabe perder, não sabe empatar, não sabe estar calado, não sabe criticar, enfim, merda de gente! :x

O Scolari faz tanta falta como a fome.

Cada vez mais me convenço que há quem ache que só há meia duzia de treinadores bons no mundo e o resto são todos maus.

Até o campeão Mundial e vice-campeão Europeu de selecções não presta. :roll: :arrow:

Não percebo muito bem como é que se pode prever uma catástrofe tendo por base o percurso algo caótico de Portugal (embora eu não o considere assim tão mau).

Estava a falar deste jogo com um amigo francês, e ele relembrou-me uma coisa : em outubro de 1999, a França ganhou 1-0 contra Andorra, com um golo obtido aos 85 minutos, num jogo muito sofrido. Poucos meses mais tarde, sagrava-se campeã de Europa (e eu, na altura, a chorar, por causa dessa meia final que nunca mais vou esquecer …)

E mais uma coisa, que eu próprio recordo. Nos meses anteriores ao Mundial 98 em França, ninguém apoiava o seleccionador Aimé Jacquet. Este tinha decidido não seleccionar o Eric Cantona, que era um dos melhores franceses na altura, e só isso chegava para que existisse uma guerra anti-Jacquet, em muitos pontos semelhante àquela que temos relativamente ao Peseiro. Tb o esquema táctico não agradava aos jornais e ao público. A equipa, o sistema de jogo, os jogadores : nada agradava, e a França preparava-se para atingir, no máximo, os oitavos ou os quartos de final. 12 de Julho de 1998 : a França sagra-se Campeã do Mundo, vencendo o Brasil na final por 3-0.

Relatividade dos raciocínios …

Não vou lógicamente perder mais tempo com um assunto que será verificável dentro de 8 meses, depois recuperaremos o thread.

Rui Sampaio, merda de gente?
Merda de gente é quem sai para a rua a festejar 2ºs lugares…
Essa foi infeliz… :arrow:

Concordo em parte com o Rui Sampaio. Portugal está a atingir algo que era impensável há meia duzia de anos. Anos esses em que ficavamos muito felizes só de ir às competições, qual selecção Angolana. Scolari, gostando ou não do estilo - não gosto - mudou a mentalidade. Hoje, Portugal entra em qualquer campo para ganhar. E implementou algo que se alheava há muitos anos da selecção - Disciplina!

E o português, de um modo geral, é muito assim. Se ganhamos, é porque o adversário era fraco, se empatamos é porque o Scolari escolheu mal, se perdemos é porque não é o homem para o lugar. Ele chegou onde nenhum outro treinador tinha chegado! Levou-nos a uma final de uma competição internacional, e fez com que Portugal tenha uma condição de um dos 5, 6 favoritos para o Alemanha 2006.

Não vou lógicamente perder mais tempo com um assunto que será verificável dentro de 8 meses, depois recuperaremos o thread.

Rui Sampaio, merda de gente?
Merda de gente é quem sai para a rua a festejar 2ºs lugares…
Essa foi infeliz… :arrow:

E quem é que saiu à rua a festejar 2ºs lugares??? :?:

Eu não fui de certeza! :arrow:
Fiquei de rastos e ainda vi o meu Pai com a lágrima no canto do olho e o meu irmão pior que estragado, vi na televisão toda a gente a dispersar e ir para casa como se tivesse morrido alguém amigo ou chegado, isto foi o que eu vi no fim daquele jogo! :arrow:

Em relação à “merda de gente”, eu mudo…

Povinho de merda! :arrow:

É a realidade e não é só no futebol, infelizmente é mesmo assim e tu sabes perfeitamente do que falo, obviamente que não falo do Incitatus, do Mauras, do Sampaio ou do Juba em particular, falo da sociedade no geral, este último jogo da selecção é flagrante, uma merda de uma selecção que só nos últimos anos consegue ser apurada consistentemente para eventos internacionais de nomeada (Euro e Mundial) já tem muitos adeptos que se dão ao luxo de criticar porque a exibição não foi a melhor e acham que um selecionador, campeão mundial e vice-campeão europeu não serve para Portugal, que tristeza de país! :? :arrow:

Obrigado Rui pela informacao que me deste.

O povinho e merda excepto Incitatus,Mauras, Sampaio e Juba.

Felizmente vivo num pais que niguem me considera merda!

Obrigado Rui pela informacao que me deste.

O povinho e merda excepto Incitatus,Mauras, Sampaio e Juba.

Felizmente vivo num pais que niguem me considera merda!

Jade, não sei se fiz por merecer a ironia desconsiderante que tomaste a liberdade de escrever, nem os motivos que te levaram a fazê-lo.

Registei e esclareço-te: um povinho que em 4 câmaras do país elege 4 reconhecidos peritos em “sacos azuis”, desvios de fundos, tráfico de influências e usufruto pessoal de benesses que deveriam pertencer Às pessoas que os elegeram só pode ser uma de 2 coisas: inculto ou estúpido -decidirás se é sinónimo de merda ou não.

E, já agora, digo-te que te ponhas a pau com esse tal país maravilhoso de que falas. Conheço-os bem demais!!

Obrigado Rui pela informacao que me deste.

O povinho e merda excepto Incitatus,Mauras, Sampaio e Juba.

Felizmente vivo num pais que niguem me considera merda!

Obviamente que os nomes são exemplos, onde lês Incitatus podes ler Jade, onde lês Mauras podes ler FLL, onde lês Juba podes ler o que tu bem entenderes, percebes-te mal o que eu escrevi, são exemplos e não individualidades, falo da sociedade portuguesa, falo das barbaridades que se cometem neste país todos os dias, falo de tudo, não estou a individualizar a questão, apenas coloquei nomes conhecidos para exemplificar que não me dirijo a ninguém particular, isso seria insultuoso, falo no geral e não pessoalizo, isso seria tremendamente insultuoso e também me custa perceber como podes achar que eu te poderia considerar merda ou algo do género! :shock:

Desculpa Rui,mas foste infeliz!

Desculpa Rui,mas foste infeliz!

Infeliz é a tua interpretação do que eu escrevi mas se te sentes melhor nessa posição, ó por quem és! :roll:

Não vou gastar “latim” a dizer a mesma coisa muitas vezes, queres entender entendes, não queres entender não entendes, mais não posso fazer! :arrow:

uma merda de uma selecção que só nos últimos anos consegue ser apurada consistentemente para eventos internacionais de nomeada (Euro e Mundial) já tem muitos adeptos que se dão ao luxo de criticar porque a exibição não foi a melhor e acham que um selecionador, campeão mundial e vice-campeão europeu não serve para Portugal, que tristeza de país! :? :arrow:

Obrigado pela parte que me toca, já dizia o Bimbo, sou uma merda mas com muito orgulho! :lol:

Enquanto não vir a selecção a fazer um jogo de jeito não me vou calar com o Scolari. O homem está cá há um ano e meio e continua como se tivesse chegado ontem, isto para mim, desculpa lá mas não dá. Quem ouve os argumentos de quem defende o Scolari até pode ficar com a ideia que antes dele chegar Portugal nunca se tinha apurado para nada na sua história. Pois bem, para quem precisar, aqui vai: Antes dele já tinhamos conseguido chegar a duas meias finais do campeonato da Europa e a uma meia final do campeonato do Mundo.

O Scolari conseguiu até hoje uma qualificação para um Mundial. Isso torna-o tão bom quanto o Oliveirinha. Desde os meus 14 anos que Portugal apenas falhou uma qualificação para um grande evento internacional, em 98. Não percebo como é que se pode atribuir exclusivamente ao Scolari o mérito de hoje em dia olharmos para Portugal e acharmos que temos obrigação de lutar pelos títulos. Não foi pelas suas brilhantes escolhas ou pelo seu fantastico futebol, de certeza.

Não me interessa o seu currículo, até podia ter ganho 5 Mundiais e 10 Europeus, enquanto não perceber que é ridículo festejar empates na Eslováquia e vitórias à rasca em casa com o Liechtenstein (este justificado pelo apuramento) cá continuarei a mandar vir com ele. Ainda me lembro de Portugal espetar por duas vezes 8-0 e por uma 7-0 a esses coxos, desculpa lá se acho patético chegar ao intervalo a perder com eles. Desculpa se acho patético não ganhar SEMPRE a equipas que, quando o jogo acaba, correm atrás dos nossos jogadores para lhes pedir autógrafos.

O Scolari que continue a jogar com Ricardos, Pauletas, Maniches, etc mantendo jogadores de futebol no banco. Está no seu direito. Assim como eu estou no meu direito de achar que com um bom treinador conseguiriamos apresentar bom futebol de vez em quando, quem sabe até ganhar à toda poderosa Grécia… :? :arrow:

uma merda de uma selecção que só nos últimos anos consegue ser apurada consistentemente para eventos internacionais de nomeada (Euro e Mundial) já tem muitos adeptos que se dão ao luxo de criticar porque a exibição não foi a melhor e acham que um selecionador, campeão mundial e vice-campeão europeu não serve para Portugal, que tristeza de país! :? :arrow:

Obrigado pela parte que me toca, já dizia o Bimbo, sou uma merda mas com muito orgulho! :lol:

Enquanto não vir a selecção a fazer um jogo de jeito não me vou calar com o Scolari. O homem está cá há um ano e meio e continua como se tivesse chegado ontem, isto para mim, desculpa lá mas não dá. Quem ouve os argumentos de quem defende o Scolari até pode ficar com a ideia que antes dele chegar Portugal nunca se tinha apurado para nada na sua história. Pois bem, para quem precisar, aqui vai: Antes dele já tinhamos conseguido chegar a duas meias finais do campeonato da Europa e a uma meia final do campeonato do Mundo.

O Scolari conseguiu até hoje uma qualificação para um Mundial. Isso torna-o tão bom quanto o Oliveirinha. Desde os meus 14 anos que Portugal apenas falhou uma qualificação para um grande evento internacional, em 98. Não percebo como é que se pode atribuir exclusivamente ao Scolari o mérito de hoje em dia olharmos para Portugal e acharmos que temos obrigação de lutar pelos títulos. Não foi pelas suas brilhantes escolhas ou pelo seu fantastico futebol, de certeza.

Não me interessa o seu currículo, até podia ter ganho 5 Mundiais e 10 Europeus, enquanto não perceber que é ridículo festejar empates na Eslováquia e vitórias à rasca em casa com o Liechtenstein (este justificado pelo apuramento) cá continuarei a mandar vir com ele. Ainda me lembro de Portugal espetar por duas vezes 8-0 e por uma 7-0 a esses coxos, desculpa lá se acho patético chegar ao intervalo a perder com eles. Desculpa se acho patético não ganhar SEMPRE a equipas que, quando o jogo acaba, correm atrás dos nossos jogadores para lhes pedir autógrafos.

O Scolari que continue a jogar com Ricardos, Pauletas, Maniches, etc mantendo jogadores de futebol no banco. Está no seu direito. Assim como eu estou no meu direito de achar que com um bom treinador conseguiriamos apresentar bom futebol de vez em quando, quem sabe até ganhar à toda poderosa Grécia… :? :arrow:

Em relação ao termo “merda”, se vou responder todos os que se acharem visados estou bem lixado, tu percebes-te o que quis dizer! :roll:

Em relação ao Scolari, esqueces que é a 1ª vez em 40 anos que Portugal se apura para um Mundial antes da última jornada, mas isso não conta! :wink:
Tem o valor que tem mas continuo a achar que se critica a selecção por tudo e por nada, mesmo que haja resultados, já não chega ganhar, acho mal, tá mali!!! :arrow:

Percebi o termo merda, tanto que falei dele na brincadeira. :wink:

Qualificou-se na penultima jornada, tudo bem. No entanto, desde que ligo a futebol que nunca tinha visto Portugal calhar num grupo tão fraco…

Ainda me lembro de Portugal espetar por duas vezes 8-0 e por uma 7-0 a esses coxos

Pois é… lembras-te de ver alguma vez Portugal ganhar 7-1 à Russia? Ah e tal a Russia já não é o que era… pois não caro, a Russia está mais fraca, tal como o Liechenstein está mais forte, já não são os coitadinhos que só perdiam, são uma equipa que fez 8 pontos, e está muito mais forte.

Quanto a festejar um empate na eslovaquia ou na russia não vejo mal nenhum nisso quando como foi o caso os resultados servem-nos perfeitamente.

Tomara Portugal que o nosso seleccionador tivesse sido há muito mais tempo o Scolari!

Percebi o termo merda, tanto que falei dele na brincadeira. :wink:

Qualificou-se na penultima jornada, tudo bem. No entanto, desde que ligo a futebol que nunca tinha visto Portugal calhar num grupo tão fraco…

Eu podia dizer que essa análise é sempre relativa mas não me leva a lado nenhum, com grupo fraco ou sem grupo fraco a selecção de Portugal qualificou-se 2 vezes antes da última jornada, em 1966 e em 2005, foi à final de um Europeu em 2004 pela 1ª vez e isto com o selecionador actual, acho que é suficiente para dar algum crédito ao homem e para amenizar críticas a uma equipa que, mal ou bem, cumpriu um objectivo a que se propôs, hoje em dia fala-se tanto de pragmatismo, este é um caso flagrante de pragmatismo, mas ainda há uma coisa em favor do Scolari, ele foi o primeiro a dizer que não gostou do jogo, quando a equipa joga mal ele diz que a equipa joga mal, este era um jogo diferente e por isso merece uma análise diferente por parte dos adeptos!
Alguém uma vez disse que as finais não se jogam bem, ganham-se, aquele jogo era um “final” e foi ganha! :arrow:

Ainda mais me ajudas serlopes, uma equipa que por um lado consegue dar 7-1 à Russia e, por outro lado, leva 3 golos do Liechtenstein em 2 jogos e festeja efusivamente empates na Eslováquia?

Sim, o Liechtenstein está mais forte, já consegue fazer 8 pontos e tudo… 6 contra o Luxemburgo, essa outra potencia do futebol europeu. 1 contra a Eslóvaquia (terão os “Liechtensteinianos” festejado tanto como nós?) e outro contra… Portugal, quem mais.

Nos ultimos 2 Europeus ficámos em 3º e em 2º! Mas parece que sou dos poucos a pensar na nossa selecção como uma das melhores da Europa.

Para mim, não serve…

foi à final de um Europeu em 2004 pela 1ª vez e isto com o selecionador actual
Mas porque é que as equipas pelas quais torço têm todas de levar com treinadores do quase? :wink: