Gosto do Beto. Sempre gostei. Dos jogadores que mais admirei enquanto criança. Muito boas recordações.
Há um golo que nunca mais me vai sair da memória, acho que era a primeira jornada, estávamos empatados já quase no fim, salvo erro o adversário era a Academica, há um canto, e o Beto com um golaço já de pouco ângulo faz o golo da vitória.
Mas memórias do Beto são mais que muitas, lembro-me também de um golaço ao benfica, salvo erro numa vitória por 3-0. E de ser um capitão com C grande. Afinal de contas foram muitos anos, e ninguém fica muitos anos no Sporting se não tiver qualidades futebolísticas e humanas. Os dramas pessoais, nesta fase, acredito que estão ultrapassados.
Agora isto de nada vale para ser, ou não, um bom team manager. Que nem sei muito bem o que é. Se for para unir o grupo, dar o corpo às balas, fazer a ligação entre o plantel e a direcção etc. não faço mínima ideia se é a pessoa indicada. Só o tempo o dirá. Que tenha toda a sorte e sucesso.
Quanto a isso não tenho a certeza, que já teve aspecto de quem não estava propriamente na melhor fase da sua vida pessoal recentemente, isso parece-me evidente.
Agora, sócio do benfica, tinham de o mandar para baixo do chão para conseguir isso… disso estou certo.
Se faz a ponte entre treinador e Presidente, acaba por ter dedo no mercado de transferências, nem que seja numa fase inicial do processo. Claro que se fosse director desportivo teria um papel mais interventivo, do que o team manager, apesar de este ser um papel que é difícil perceber onde começa e acaba o seu raio de acção.
O Geraldes tinha um papel maior, o Beto não, será apenas uma peça chave no balneário. O mercado será o Nogueira Leite com o Lobão que continua a ajudar na pasta.
Do que confirmei agora no programa, não acontece assim. O que lá diz é que o team manager não será o interlocutor preferencial do presidente ou o intermediário (o tal papel de “ponte”) com o treinador, diz que há uma estrutura de 3 pessoas, treinador, team manager e diretor de scouting, com o mesmo peso, que trabalharão em conjunto e reportarão depois ao presidente e aos administradores com poder para tomar decisões.
Se o team manager está afastado do processo de contratação de atletas, faz pouco sentido essa estrutura de Presidente, team manager, treinador e scouting, é que a gestão do balneário faz-se sem a presença do scouting. E depois ainda é preciso ver se um futuro treinador aceita a presença de um team manager com poder lá dentro, o José Peseiro até agradece, outro treinador pode preferir ser o mesmo com o controlo total. Mas isto na prática depois tudo se ajusta, digamos que em teoria o team manager será os olhos, ouvidos e boca do Presidente no balneário. É mais do mesmo, se no passado a estrutura era criticada, nem sei bem o que mudou para agora ser elogiada / defendida.
Agora, se for mais um secretário-técnico para tratar das questões administrativas, de logística e operacionalidade, aí tudo bem e faz sentido esta figura. Agora para gerir um balneário, para lidar com atletas, de passar valores, vejo o modelo a falhar ou ser pouco eficiente.
O processo de escolha do atleta deve ser feito por outras pessoas, do que o Presidente falou, tudo o que sejam decisões do futebol profissional passará sempre pelo seu aval, ou seja, a última palavra é sempre dele e assim assume o papel do gestor.
[member=17033]Chown, penso que a coisa andará um bocado assim (pelo menos é a única coisa que vejo fazer algum sentido): treinador indica necessidades de contratação, scouting identifica jogadores, treinador dá luz verde a este ou aquele e se quiser ainda propõe um nome ou dois. Desse pequeno lote, a escolha de quem vem é feita pela administração.
O Beto não estará lá para isso, não há diretor desportivo, as funções serão mais de, juntamente com os dois secretários técnicos que já temos e que deverão reportar a ele,l assegurar tudo o que envolve a logística do dia-a-dia do grupo e passar alguma mística sportinguista no contacto com os atletas e treinador. O treinador fica só com funções de treino, técnico-tácticas e influência na formação dos plantéis (tal como a terá o director de scouting e, por último, o presidente).
O Varandas terá muitos defeitos, mas já deverá ter falado vezes suficientes com os amigos Jesus e Jardim para perceber que interferências é que um treinador aceita, quais é que até considera bem vindas e quais é que não aceita. Se não aprendeu, é porque é pouco inteligente, mas tantos anos ali convém pelo menos saber isso.
De resto, acredito que mal ou bem a escolha continuará a passar por treinadores portugueses que aceitam mais facilmente um modelo destes (porque conhecem a realidade do Sporting, sabem quem é o Beto, etc) do que treinadores estrangeiros.
Não tenho nada contra uns nem contra os outros, sendo a qualidade técnico-táctica semelhante prefiro os portugueses, sendo a qualidade técnico-táctica dos estrangeiros que estão disponíveis superior à dos portugueses que estão disponíveis, prefiro os primeiros.
Mas haverá tempo para comentar futuras escolhas de Varandas para esses dois cargos nevrálgicos que são o de treinador e de diretor de scouting. Esta época deverá remediar-se a coisa com Peseiro no banco e na prospeção deverá remediar-se até janeiro com a estrutura que já estava montada (não é só o Manuel Fernandes, penso que há pelo menos mais duas ou três pessoas a trabalhar a full-time nessa área no Sporting).
Não conheces pessoalmente mas mandaste logo a dica da “linha” :lol:
Ai Marinhas, Marinhas. És engraçado pa xuxu, não admira que o pessoal curte de ti
Já agora aproveito e fica a daqui a todos para terem cuidado com esse tipo de insinuações e assuntos. Um forista foi banido por tocar em rumores desses género relativamente a um ex funcionário do Sporting
[member=13750]AmorEterno_SCP atacar tudo e todos não nos vai levar a lado nenhum.
Eu sei que isto é a internet mas porra…até na internet atacar todos só porque sim torna-se parvo…
Que interessa se gosta de dar de comer ocasionalmente ao seu nariz ou não?
Como funcionário do Sporting que é o que me interessa, vai fazer o quê? É que nomes de cargos há muitos, é preciso é saber na prática o que vai fazer. Para que depois se possa avaliar a sua competência, ou falta dela.
É bom que quando veja isto a dar para o torto interceda a favor do Sporting Clube de Portugal e não de quem lhe assina o cheque. Vou confiar nele. Até que me prove estar errado.