Benfica visado em dossier sobre o Apito Dourado

"Benfica visado em dossier anónimo sobre o Apito Dourado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a analisar um dossier anónimo relativo ao processo Apito Dourado. No mesmo, segundo noticia a edição electrónica do semanário Expresso, o presidente do Benfica e os magistrados Maria José Morgado e Carlos Teixeira surgem como principais visados.

No documento, alegadamente da autoria de inspectores da Polícia Judiciária apenas preocupados com «a descoberta da verdade», enumeram-se situações em que os aparentes beneficiados foram o Benfica ou o Alverca, este ao tempo em que era dirigido por Luís Filipe Vieira, actualmente à frente do clube da Luz.

No que diz respeito aos magistrados, os alegados inspectores consideram que conduziram a investigação em torno do processo Apito Dourado no sentido de prejudicar o FC Porto e ignorar os indícios contra o Benfica.

Além da PGR, o documento terá sido enviado para diversas entidades, entre elas o Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto, a Liga de Clubes, o Conselho Superior de Disciplina da FPF, a produtora Utopia (que está a realizar um filme sobre corrupção no futebol) e o FC Porto. "

in ABOLA

Segundo o Expresso:

“Luís Filipe Vieira e Carolina Salgado, e os magistrados Maria José Morgado e Carlos Teixeira (que iniciou o processo Apito Dourado em Gondomar), assim como elementos da Polícia Judiciária que estiveram ligados à investigação são os principais alvos de mais um dossiê anónimo que poderá ser o suporte para o “caso Apito Encarnado” a que o presidente do FC Porto se referiu em recente entrevista à SIC.
Segundo o documento, os seus autores serão inspectores da Polícia Judiciária apenas preocupados com “a descoberta da verdade”, que “nada têm contra o Benfica”, mas apenas enumeram situações em que os aparentes beneficiados foram o clube da Luz ou o Alverca, este ao tempo em que era dirigido pelo actual presidente do Benfica. O documento terá já sido enviado a diversas entidades, entre as quais a Procuradoria-geral da República, o DIAP do Porto, o presidente da Liga de Clubes, o Conselho Superior de Disciplina da FPF, a produtora Utopia (que está a realizar o filme sobre Carolina Salgado) e o próprio FC Porto, segundo apurámos. Em declarações ao Expresso, Rui Cerqueira, director de Comunicação do clube, confirma a recepção do dossiê, adiantando que o mesmo “está neste momento a ser analisado pelo Departamento Jurídico do clube”.
A procuradora Maria José Morgado recusou fazer qualquer comentário sobre o documento. Fonte oficial da Procuradoria-geral da República confirmou a recepção do dossiê e referiu que “vai ser analisado”. O DIAP do Porto também já recebeu o dossiê. O Expresso ainda não conseguiu os restantes destinatários.
Impresso em papel com o timbre da Directoria Nacional da Polícia Judiciária, o texto refere situações que os autores consideram indiciadoras de favorecimento dos dois referidos clubes, mas não fornecem as provas que dizem ter. No que diz respeito aos magistrados e polícias, os alegados inspectores consideram que conduziram a investigação no sentido de prejudicar o FC Porto e ignorar os indícios contra o Benfica.”

Será mesmo verdade? Eu não acredito e voces?

"Documento com timbre da PJ
Benfica quer investigação
Carlos Rodrigues Lima

Os encarnados defendem que a Procuradoria deve investigar o conteúdo do documento que lança suspeitas sobre Luís Filipe Vieira.

O Benfica quer que a Procuradoria geral da República (PGR) investigue o conteúdo de um documento anónimo, com o timbre da Polícia Judiciária, que levanta suspeitas sobre o presidente do clube Luís Filipe Vieira. “Se a Procuradoria recebeu que investigue tudo, porque o Benfica acredita na Justiça”, declarou ao Expresso o assessor de imprensa dos encarnados, garantindo ainda que Luís Filipe Vieira não conhece o teor do documento.
No documento, revelado hoje pelo Expresso, são ainda imputadas suspeitas à procuradora geral adjunta, Maria José Morgado, que dirigiu a Equipa de Coordenação do Processo Apito Dourado (ECPAD), ao procurador de Gondomar Carlos Teixeira (que iniciou as investigações do caso) e a dois elementos da judiciária que integram a equipa de Maria José Morgado.
A PGR, o DIAP do Porto e o FC Porto confirmaram ao Expresso a recepção do dossiê. A Procuradoria adiantou que o mesmo está a ser analisado."

Muito estranho porque de certeza absoluta que este senhor nao pode ter nada a ver com o processo AD … é impossivel … alias digo ainda mais altamente imposivravel!

Porque é que os gajos mandaram o dossier para eles próprios? :lol:

:lol: pensam q somos todos estupidos

Será que nos querem fazer de burros?

Será que o senhor LFV não tem rigorosamente nada a ver com isto?

Será?

"Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
Por exemplo:

  • Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (…), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
  • Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
  • Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
  • Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora. "

"O PATO SABE QUE…
Viajar não custa

Existe uma factura (2.1. 54219) da Agência Abreu endereçada ao Sport Lisboa e Benfica (serviço 228037, conta 1.010994) do dia 18 de Março de 1988, referente a “8 viagens a Luxemburgo e Bruxelas, c/estadia de 11 a 17/3/88 – 87.300 escudos x 8, de 698.400 escudos”, para alguns jornalistas, entre eles João Manha. Factura essa de que O PATO tem cópia, é claro.
“Affaire à suivre”, pois. "

citações

Ninguém melhor que “o pato” para falar do apito dourado ::slight_smile:

nao foi ele tb um dos que foram apanhados a combinar com pipinho o que escrever ? :rotfl:

se vocês soubessem o número de tópicos que já foi aberto neste fórum a respeito do Apito Dourado ainda se riam mais :slight_smile:

uma pesquisazinha antes de abrir um novo tópico sobre o assunto não fazia mal a ninguém

LFV ta envolvido nisto, tenho poucas duvidas disso. Foi grande amigalhaço do pintinho azul durante anos. Alias, conheço orcs que olham pra LFV presidente do slb como sendo uma grande conspiraçâo entre os 2 pra arrasar com os vermelhos por dentro :lol: Quando o Veiga entrou entâo, os gajos passaram-se, era só azulôes a comandar os orcs :rotfl:
Mas até o plantel reagiu; havia varios jogadores que tinham sido representados pelo Veiga, e que tinham trocado de empresario por divergencias, que sairam do clube logo a seguir, entre eles Tiago e Miguel, alguns dos melhores jogadores que os orcs tiveram nos ultimos anos.

Mas ha mais, LFV é um verdadeiro milagre de multifacetismo. A transferencia de Mantorras pros orcs, por exemplo.
O fulano teve envolvido nisso directamente em 3 funçôes distintas: 1- presidente do Alverca; 2- empresario do Mantorras e, quando se finalizou a transferencia, 3- ja era presidente dos orcs. Se nâo ha aqui conflcito de interesses :whistle:

Mais, li algures por ai- onde nâo interessa, e muito antes de Mantorras ser confirmado nos orcs- que ja era do conhecimento dos dirigentes do Alverca(entre eles LFV) que ele tinha uma lesâo grave e que só muito dificilmente se tornaria o jogador que muitos viam nele. Bateu certo, coincidencia?

Concordo , peço à moderação para mover este tópico para não dispersar a discussão , se a cada notícia nova sobre o apito dourado se abrir um novo tópico , só baralha e dispersa mais a discussão sobre este tema aqui no fórum.

isso já está a ser tratado pela moderação, Green Lion. :wink:

Segundo 24 Horas de Hoje, retirado da internet e num texto de Manuela Teixeira, serão 26 páginas bombásticas:

[i]“Luis Filipe Vieira é acusado de pagar elevadas quantias a várias pessoas - entre as quais, Carolina Salgado, Fernando Seara e Saldanha Sanches, marido da procuradora Maria José Morgado”

“Afirmam ter como provas imagens, sons e documentos.”

“(…) dizem que Luis Filipe Vieira, ainda como presidente do Alverca, pagou a Fernando Seara 100 mil contos para que o clube satélite do Benfica ficasse na primeira divisão, numa jogada que prejudicou o Gil Vicente. (…) ainda sobre LFV é referido que na PJ havia um dossier que o colocava em actividades de tráfico de estufacientes”

“(…) é referido também que Saldanha Sanches (…) trabalha para Vieira e recebe por baixo da mesa elevadas quantias em dinheiro”

“(…) Luis Filipe Vieira terá pago muito dinheiro a Carolina Salgado,bem como ao pai da ex-companheira de Pinto da Costa. (…) é referida uma entrega de 50 mil euros alegadamente feita pelas mãos da jornalista Leonor Pinhão e que esse dinheiro foi depositado numa conta do Banco Santander de Tuy em Espanha.”

“(…) há referencia aos famosos quadros (…) e que terão ido parar a casa de Luis Filipe Vieira e de alguns presidentes de bancos, não especificados”[/i]

Os jornais matutinos de hoje desportivos ou não, pouco falam sobre o caso no que diz respeito ao conteúdo do dossier.

Foi. Tal como o papa, pensam que andamos todos a dormir ::slight_smile:

Fernando Seara? não estou a perceber.

Fernando Seara o presidente da Camara de Sintra ? :o

lol?

Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa são farinha da mesma colheita e saíram do mesmo saco.
Não vejo onde está a surpresa.

Quem não se recorda como subiu o Alverca, como ficou na 1ª Divisão, com quem fazia negócios, quem tem memória sabe bem, os lampiursos preferem esquecer.

Memória curta… Fico espantado quem come essas estórias. Querem ver o que o mau da fita é o orelhas, quem viciou resultados… para o porto vencer no fim??? :o São muito :angel:

Mas alguém acredita nessa bombas, anunciadas ao bom estilo “octaviano”?! Curioso é só aparecerem agora depois do chefe falar e quando o processo se aproxima de fases cruciais. É total vale-tudo, atirar lama para cima de todos os envolvidos no processo. Só é gente séria aqueles como o magistrado que desde logo mandou arquivar o processo, ou juíz que diligentemente e extrapolando totalmente das suas competências telefonou ao pinto da costa a informar que o iriam buscar para prestar declarações. Esses é que são gente séria, como o pato que telefona ao pinto da costa para combinar esquemas para pressionar a FPF para ilibar Deco de uma agressão. E para nao falar do episódio da NOSSA CAMISOLA rasgada pelo Mourinho, onde até abandalharam com o Paulinho. É essa gente que acreditam?

Por maisqeu me custe, o orelhas está fazer muito pelo Apito Dourado, evitando que esse seja esquecido. Nós, continuamos calados… Parece que temos prazer em ser roubados. Quando Dias da Cunha, o primeiro a identificar publicamente os chefes da Máfia, foi apelidado de gágá… É assim que somos… ACORDEM!!!

E então já começam a acreditar em conspirações !!! venha o que vier só vêm provar o roubo que têm sido estes anos todos em prejuízo !!! 85 % só é campeão quem o sistema quer, mais nada.

paraver, o pessoal está acordado, simplesmente anda tudo com muita comichão porque os principais visados do processo não são aqueles que tanta gente por aqui odeia nem aquela instituição cujo declínio até justifica toda a teia que foi tecida em 25 anos por PdC, com direito a agradecimento.