Com essa altura deve ser poste cá
Preocupa me muito a base portuguesa o Benfica reforçou se bastante bem @PedroP
Gabrielle Elyse Elliot é reforço para o basquetebol feminino
Por Sporting CP
29 Ago, 2026
Norte-americana é forte aposta da estrutura
Gabrielle Elyse Elliot é reforço da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. Natural de San Antonio, no Texas, a poste norte-americana vai cumprir a primeira temporada enquanto profissional depois de um percurso de destaque no basquetebol universitário dos Estados Unidos. Representou a St. Mary’s University, a University of Texas at Tyler e, nas duas últimas temporadas, a Texas Woman’s University, onde em 2025/2026 foi eleita a melhor jogadora e a melhor defensora da Lone Star Conference.
À chegada ao Pavilhão João Rocha, ‘Gabby’, como prefere ser chamada, não escondeu o entusiasmo por cruzar o Atlântico e dar este passo na sua ainda curta carreira.
“É a minha primeira época como profissional e estou muito entusiasmada por estar aqui. O Sporting CP é um grande Clube, com excelentes instalações e um enorme apoio por parte dos adeptos. É uma bênção poder estar aqui”, começou por dizer a jovem, em declarações aos meios de comunicação verdes e brancos.
A mudança para Lisboa implica também a natural adaptação uma realidade completamente nova para a texana - que se mostra, porém, feliz pela oportunidade de abraçar uma cultura diferente da sua. “Estou muito entusiasmada por estar aqui, por conhecer uma nova cultura, ver uma arquitectura diferente e explorar tudo aquilo que puder”, confessou.
Dentro das quatro linhas, Gabrielle Elyse Elliot apresenta-se como uma poste capaz de oferecer diferentes soluções à equipa liderada por Gilda Correia. “Sou poste, mas gosto de driblar e de lançar de meia distância. Posso jogar perto do cesto, mas também no exterior - e, acima de tudo, gosto de lutar pelos ressaltos”, descreveu.
Paulo Doce de Moura, coordenador do basquetebol do Sporting CP no feminino, contextualizou a chegada da norte-americana, explicando que a contratação se enquadra numa aposta clara em “atletas mais jovens e com potencial” de crescimento. Gabby será, de resto, a única contratação norte-americana para a nova temporada.
“Temos tido a preocupação de apostar, desde logo, em atletas mais novas, sejam nacionais ou internacionais. Queremos ter um misto - e foi isso que também se pretendeu com a contratação da Gabby - entre atletas mais experientes, que transitaram da época passada, e atletas mais jovens”, explicou.
O dirigente verde e branco destacou ainda a importância que a nova Leoa poderá assumir no jogo interior das Leoas.
“Na elaboração da equipa, tentámos ter sempre duas ou três atletas por posição e a Gabby vem com o objectivo de ser o elemento principal como poste. Queremos que tenha um destaque grande. É essa a nossa aposta e foi nesse sentido que a fomos recrutar”, revelou.
Já Gabrielle Elyse Elliot encara a temporada de estreia de Leão ao peito com uma prioridade clara: colocar as suas características ao serviço do colectivo. “O meu principal objectivo esta época é ter impacto no jogo, sempre que puder e da forma que puder. Seja através dos ressaltos ou de um cesto rápido, quero conseguir ajudar a equipa e contribuir para vencermos”, garantiu.
Por fim, a nova jogadora deixou uma mensagem aos Sportinguistas, que espera ver em breve nas bancadas da casa das modalidades Leoninas: “Estou muito feliz por estar aqui! Espero que possamos fazer bons jogos e ter uma grande época”, concluiu.
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Gabrielle Elyse Elliott
Data de nascimento: 03 de Maio de 2004 (22 anos)
Nacionalidade: Norte-americana
Posição: Poste
Clubes anteriores: St. Mary’s University, University of Texas at Tyler, Texas Woman’s University
Deu para ver que as jogadoras da nossa formação que vão fazer parte do plantel são a Matilde Lopes (Base) a Inês Coelho (Extremo poste) e a Eliane Duarte (Poste)
Acho que ainda falta apresentar a Soraia Rijal (Poste) e talvez chegue mais uma base apostava na Raquel Laneiro
Os primeiros passos da nova versão das Leoas do basquetebol
Por Sporting CP
02 Set, 2026
Exames médicos e testes físicos preencheram arranque da pré-época
2026/2027 também já começou para a equipa feminina de basquetebol do Sporting CP. Entre a Clínica CUF do Estádio José Alvalade e o Centro de Optimização Desportiva (COD), no Pavilhão João Rocha, as Leoas cumpriram os habituais exames médicos e testes físicos, lançando as bases para a fase de regresso ao trabalho.
E antes de darem início aos primeiros treinos, é “muita a vontade de recomeçar novamente”, confessou Simone Costa, uma das jogadoras que transita da época passada. “É um grupo novo, temos muita gente nova para integrar e estamos preparadas para os primeiros treinos. É gratificante voltar ao Clube e juntar a equipa”, frisou a base/extremo, acrescentando: “Estamos com energia positiva e entusiasmadas”.

Depois de ter sido uma das caras novas do plantel na temporada passada, agora volta ao trabalho com outra responsabilidade. “Já conheço a casa, digamos assim, então dou o meu máximo também para ajudar o resto do grupo a conhecer tudo, também faz parte destes primeiros dias em equipa”, considerou, sem dúvidas de que as caras novas, ou seja Inês Ramos (extremo) e Gabrielle Elyse Elliot (poste), “vão ser mais-valias para a equipa”.
Agora, é preciso começar e criar as dinâmicas e ligações entre as jogadoras, além da assimilação das ideias da nova treinadora. Gilda Correia, que em 2025/2026 levou as sub-18 do Sporting CP ao título de Campeãs Nacionais, vai orientar as Leoas no principal escalão da modalidade. E é para tudo isto que a pré-época é “fundamental”, destacou Simone Costa, olhando para os primeiros tempos como uma “fase de adaptação” para todo o grupo.

“Temos de perceber o que cada uma de nós pode fazer e adaptar o nosso jogo e vamos perceber o que a treinadora quer e como é que nós podemos corresponder a isso. O nosso objectivo será sempre dar o máximo pelo Sporting CP e tentar ganhar o máximo de jogos e títulos”, perspectivou a internacional portuguesa, segura também das aprendizagens trazidas da época anterior, e que marcou o regresso do Sporting CP à Liga.
“Acho que na primeira fase da época estivemos bastante bem e, por isso, temos de trazer isso para agora e completar uma época a bom nível. Com essa experiência que já adquirimos acho que poderá ser tudo mais fácil”, afirmou a base de 30 anos.
De seguida, Inês Ramos, uma das novas apostas para 2026/2027 deu voz ao seu entusiasmo pelas positivas primeiras impressões no Clube, onde chega após uma experiência em Espanha.
“Em poucas horas fui muito bem recebida. É uma equipa jovem e, mesmo assim, já conhecia algumas jogadoras. Está a correr tudo muito bem e ansiosa por começar”, adiantou a extremos de 24 anos logo nos seus primeiros momentos nas instalações do COD.
“Estas condições e o acompanhamento que temos são muito importantes e, infelizmente, em Portugal não é o normal. Sobretudo nesta fase [inicial], ajudam-nos a perceber no que temos de trabalhar mais”, considerou a internacional por Portugal.

Já de Leão ao peito, encara o desafio “com bastante responsabilidade e entusiasmo” e um objectivo bem claro: ajudar a “fazer melhor do que já foi feito”, sendo “melhor a cada dia e a cada jogo”.
No plano pessoal, os adeptos podem esperar “muito compromisso e muita entrega” por parte da nova basquetebolista Leonina, pronta a “dar sempre tudo pelo Clube e por esta equipa”.
E foi aos Sportinguistas que Simone Costa também se dirigiu neste dia 1 em 2026/2027. “Precisamos muito do vosso apoio. É fundamental, para nós, sentir isso e queremos o máximo de pessoas no pavilhão. O nosso factor casa é muito importante e acho que no ano passado isso já ficou demonstrado”, lembrou.
Os primeiros treinos no Pavilhão João Rocha já estão cada vez mais próximos.

Leoas já realizaram primeiro treino
Por Sporting CP
03 Set, 2026
Equipa de Gilda Correia trabalha a todo o gás
Depois dos exames médicos e testes físicos, a equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal já deu início aos treinos no Pavilhão João Rocha.
Assim, a pré-temporada já começou a todo o gás, com a época 2026/2027 a ser preparada com Esforço, Dedicação e Devoção em busca da Glória.

À margem do primeiro treino do ano, Gilda Correia assegurou estar feliz com o que viu das atletas. “É o primeiro dia no Pavilhão João Rocha e são boas sensações. Chegaram todas com os índices físicos que precisávamos que chegassem, estão a corresponder muito bem. A equipa é muito jovem, tem muito para dar, e estou satisfeita”, disse aos meios de comunicação Leoninos.
Lembrando que orienta um plantel com “várias idades, desde jogadoras com 16 e 17 anos até jogadoras perto dos 30”, a treinadora verde e branca quer tirar o máximo de cada atleta: “Em muitas coisas, elas são iguais e trabalham de forma semelhante, mas noutras há que individualizar. Sempre que possível, queremos pegar na experiência das mais velhas para ajudar a fazer crescer quem está em desenvolvimento”.
Reconhecendo que a equipa está “numa fase de consolidação no panorama nacional e de integração de quem vem da formação, mas o Sporting CP é um clube ambicioso”, o objectivo de Gilda Correia para 2026/2027 é “fazer melhor do que no passado”, revelou antes de prometer que o grupo vai “entregar os valores do Sporting CP”. “Muita dedicação, paixão e esforço. Espero que se reflicta na forma de estar em campo”, concluiu.

Emília Ferreira vai para a terceira temporada de Leão ao peito e sente-se “bastante contente e feliz”. “Estive bastante bem nestas duas últimas épocas e o Sporting CP dá condições super importantes às atletas. Por tudo isso, estou muito feliz por estar aqui novamente”, começou por dizer.
A capitã e poste não tem dúvidas de que as jogadoas vão “receber de braços abertos” as contratações e as atletas que sobem da formação: “É um dia de cada vez, ainda há muito para absorver, observar e sentir”.
“Queremos fazer melhor do que na época passada. (…) Podem esperar dedicação, esforço e garra. Estamos a representar o Sporting CP”, finalizou Emília Ferreira.

Gabby Elliott é uma das caras novas e está “muito entusiasmada” com o início dos treinos. “Todos são muito simpáticos e estou feliz por estarmos a treinar. As condições são muito boas e quero muito começar a temporada”, afirmou.
Natural dos EUA e também ela poste, a basquetebolista de 22 anos quer “vitórias e melhorar em relação ao ano passado”. “Somos uma equipa jovem e precisamos de nos desenvolver. (…) Somos todas competitivas, pelo que podem esperar jogos entusiasmantes. Todas vão dar o seu melhor”, acrescentou.