Basquetebol Feminino - Época 2026/2027

Com essa altura deve ser poste cá

Preocupa me muito a base portuguesa o Benfica reforçou se bastante bem @PedroP

Gabrielle Elyse Elliot é reforço para o basquetebol feminino

Por Sporting CP
29 Ago, 2026

Basquetebol

Norte-americana é forte aposta da estrutura

Gabrielle Elyse Elliot é reforço da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. Natural de San Antonio, no Texas, a poste norte-americana vai cumprir a primeira temporada enquanto profissional depois de um percurso de destaque no basquetebol universitário dos Estados Unidos. Representou a St. Mary’s University, a University of Texas at Tyler e, nas duas últimas temporadas, a Texas Woman’s University, onde em 2025/2026 foi eleita a melhor jogadora e a melhor defensora da Lone Star Conference.

À chegada ao Pavilhão João Rocha, ‘Gabby’, como prefere ser chamada, não escondeu o entusiasmo por cruzar o Atlântico e dar este passo na sua ainda curta carreira.

“É a minha primeira época como profissional e estou muito entusiasmada por estar aqui. O Sporting CP é um grande Clube, com excelentes instalações e um enorme apoio por parte dos adeptos. É uma bênção poder estar aqui”, começou por dizer a jovem, em declarações aos meios de comunicação verdes e brancos.

A mudança para Lisboa implica também a natural adaptação uma realidade completamente nova para a texana - que se mostra, porém, feliz pela oportunidade de abraçar uma cultura diferente da sua. “Estou muito entusiasmada por estar aqui, por conhecer uma nova cultura, ver uma arquitectura diferente e explorar tudo aquilo que puder”, confessou.

Dentro das quatro linhas, Gabrielle Elyse Elliot apresenta-se como uma poste capaz de oferecer diferentes soluções à equipa liderada por Gilda Correia. “Sou poste, mas gosto de driblar e de lançar de meia distância. Posso jogar perto do cesto, mas também no exterior - e, acima de tudo, gosto de lutar pelos ressaltos”, descreveu.

Paulo Doce de Moura, coordenador do basquetebol do Sporting CP no feminino, contextualizou a chegada da norte-americana, explicando que a contratação se enquadra numa aposta clara em “atletas mais jovens e com potencial” de crescimento. Gabby será, de resto, a única contratação norte-americana para a nova temporada.

“Temos tido a preocupação de apostar, desde logo, em atletas mais novas, sejam nacionais ou internacionais. Queremos ter um misto - e foi isso que também se pretendeu com a contratação da Gabby - entre atletas mais experientes, que transitaram da época passada, e atletas mais jovens”, explicou.

O dirigente verde e branco destacou ainda a importância que a nova Leoa poderá assumir no jogo interior das Leoas.

“Na elaboração da equipa, tentámos ter sempre duas ou três atletas por posição e a Gabby vem com o objectivo de ser o elemento principal como poste. Queremos que tenha um destaque grande. É essa a nossa aposta e foi nesse sentido que a fomos recrutar”, revelou.

Já Gabrielle Elyse Elliot encara a temporada de estreia de Leão ao peito com uma prioridade clara: colocar as suas características ao serviço do colectivo. “O meu principal objectivo esta época é ter impacto no jogo, sempre que puder e da forma que puder. Seja através dos ressaltos ou de um cesto rápido, quero conseguir ajudar a equipa e contribuir para vencermos”, garantiu.

Por fim, a nova jogadora deixou uma mensagem aos Sportinguistas, que espera ver em breve nas bancadas da casa das modalidades Leoninas: “Estou muito feliz por estar aqui! Espero que possamos fazer bons jogos e ter uma grande época”, concluiu.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome:
Gabrielle Elyse Elliott
Data de nascimento: 03 de Maio de 2004 (22 anos)
Nacionalidade: Norte-americana
Posição: Poste
Clubes anteriores: St. Mary’s University, University of Texas at Tyler, Texas Woman’s University

2 Curtiram

Deu para ver que as jogadoras da nossa formação que vão fazer parte do plantel são a Matilde Lopes (Base) a Inês Coelho (Extremo poste) e a Eliane Duarte (Poste)

Acho que ainda falta apresentar a Soraia Rijal (Poste) e talvez chegue mais uma base apostava na Raquel Laneiro

Os primeiros passos da nova versão das Leoas do basquetebol

Por Sporting CP
02 Set, 2026

Basquetebol

Exames médicos e testes físicos preencheram arranque da pré-época

2026/2027 também já começou para a equipa feminina de basquetebol do Sporting CP. Entre a Clínica CUF do Estádio José Alvalade e o Centro de Optimização Desportiva (COD), no Pavilhão João Rocha, as Leoas cumpriram os habituais exames médicos e testes físicos, lançando as bases para a fase de regresso ao trabalho.

E antes de darem início aos primeiros treinos, é “muita a vontade de recomeçar novamente”, confessou Simone Costa, uma das jogadoras que transita da época passada. “É um grupo novo, temos muita gente nova para integrar e estamos preparadas para os primeiros treinos. É gratificante voltar ao Clube e juntar a equipa”, frisou a base/extremo, acrescentando: “Estamos com energia positiva e entusiasmadas”.

Depois de ter sido uma das caras novas do plantel na temporada passada, agora volta ao trabalho com outra responsabilidade. “Já conheço a casa, digamos assim, então dou o meu máximo também para ajudar o resto do grupo a conhecer tudo, também faz parte destes primeiros dias em equipa”, considerou, sem dúvidas de que as caras novas, ou seja Inês Ramos (extremo) e Gabrielle Elyse Elliot (poste), “vão ser mais-valias para a equipa”.

Agora, é preciso começar e criar as dinâmicas e ligações entre as jogadoras, além da assimilação das ideias da nova treinadora. Gilda Correia, que em 2025/2026 levou as sub-18 do Sporting CP ao título de Campeãs Nacionais, vai orientar as Leoas no principal escalão da modalidade. E é para tudo isto que a pré-época é “fundamental”, destacou Simone Costa, olhando para os primeiros tempos como uma “fase de adaptação” para todo o grupo.

“Temos de perceber o que cada uma de nós pode fazer e adaptar o nosso jogo e vamos perceber o que a treinadora quer e como é que nós podemos corresponder a isso. O nosso objectivo será sempre dar o máximo pelo Sporting CP e tentar ganhar o máximo de jogos e títulos”, perspectivou a internacional portuguesa, segura também das aprendizagens trazidas da época anterior, e que marcou o regresso do Sporting CP à Liga.

“Acho que na primeira fase da época estivemos bastante bem e, por isso, temos de trazer isso para agora e completar uma época a bom nível. Com essa experiência que já adquirimos acho que poderá ser tudo mais fácil”, afirmou a base de 30 anos.

De seguida, Inês Ramos, uma das novas apostas para 2026/2027 deu voz ao seu entusiasmo pelas positivas primeiras impressões no Clube, onde chega após uma experiência em Espanha.

“Em poucas horas fui muito bem recebida. É uma equipa jovem e, mesmo assim, já conhecia algumas jogadoras. Está a correr tudo muito bem e ansiosa por começar”, adiantou a extremos de 24 anos logo nos seus primeiros momentos nas instalações do COD.

“Estas condições e o acompanhamento que temos são muito importantes e, infelizmente, em Portugal não é o normal. Sobretudo nesta fase [inicial], ajudam-nos a perceber no que temos de trabalhar mais”, considerou a internacional por Portugal.

Já de Leão ao peito, encara o desafio “com bastante responsabilidade e entusiasmo” e um objectivo bem claro: ajudar a “fazer melhor do que já foi feito”, sendo “melhor a cada dia e a cada jogo”.

No plano pessoal, os adeptos podem esperar “muito compromisso e muita entrega” por parte da nova basquetebolista Leonina, pronta a “dar sempre tudo pelo Clube e por esta equipa”.

E foi aos Sportinguistas que Simone Costa também se dirigiu neste dia 1 em 2026/2027. “Precisamos muito do vosso apoio. É fundamental, para nós, sentir isso e queremos o máximo de pessoas no pavilhão. O nosso factor casa é muito importante e acho que no ano passado isso já ficou demonstrado”, lembrou.

Os primeiros treinos no Pavilhão João Rocha já estão cada vez mais próximos.

https://x.com/SCPModalidades/status/2095075168339030432?s=20

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/2095086449905266986

2 Curtiram

Leoas já realizaram primeiro treino

Por Sporting CP
03 Set, 2026

Basquetebol

Equipa de Gilda Correia trabalha a todo o gás

Depois dos exames médicos e testes físicos, a equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal já deu início aos treinos no Pavilhão João Rocha.

Assim, a pré-temporada já começou a todo o gás, com a época 2026/2027 a ser preparada com Esforço, Dedicação e Devoção em busca da Glória.

À margem do primeiro treino do ano, Gilda Correia assegurou estar feliz com o que viu das atletas. “É o primeiro dia no Pavilhão João Rocha e são boas sensações. Chegaram todas com os índices físicos que precisávamos que chegassem, estão a corresponder muito bem. A equipa é muito jovem, tem muito para dar, e estou satisfeita”, disse aos meios de comunicação Leoninos.

Lembrando que orienta um plantel com “várias idades, desde jogadoras com 16 e 17 anos até jogadoras perto dos 30”, a treinadora verde e branca quer tirar o máximo de cada atleta: “Em muitas coisas, elas são iguais e trabalham de forma semelhante, mas noutras há que individualizar. Sempre que possível, queremos pegar na experiência das mais velhas para ajudar a fazer crescer quem está em desenvolvimento”.

Reconhecendo que a equipa está “numa fase de consolidação no panorama nacional e de integração de quem vem da formação, mas o Sporting CP é um clube ambicioso”, o objectivo de Gilda Correia para 2026/2027 é “fazer melhor do que no passado”, revelou antes de prometer que o grupo vai “entregar os valores do Sporting CP”. “Muita dedicação, paixão e esforço. Espero que se reflicta na forma de estar em campo”, concluiu.

Emília Ferreira vai para a terceira temporada de Leão ao peito e sente-se “bastante contente e feliz”. “Estive bastante bem nestas duas últimas épocas e o Sporting CP dá condições super importantes às atletas. Por tudo isso, estou muito feliz por estar aqui novamente”, começou por dizer.

A capitã e poste não tem dúvidas de que as jogadoas vão “receber de braços abertos” as contratações e as atletas que sobem da formação: “É um dia de cada vez, ainda há muito para absorver, observar e sentir”.

“Queremos fazer melhor do que na época passada. (…) Podem esperar dedicação, esforço e garra. Estamos a representar o Sporting CP”, finalizou Emília Ferreira.

Gabby Elliott é uma das caras novas e está “muito entusiasmada” com o início dos treinos. “Todos são muito simpáticos e estou feliz por estarmos a treinar. As condições são muito boas e quero muito começar a temporada”, afirmou.

Natural dos EUA e também ela poste, a basquetebolista de 22 anos quer “vitórias e melhorar em relação ao ano passado”. “Somos uma equipa jovem e precisamos de nos desenvolver. (…) Somos todas competitivas, pelo que podem esperar jogos entusiasmantes. Todas vão dar o seu melhor”, acrescentou.

https://x.com/SCPModalidades/status/2095593107672674403?s=20