Basquetebol Feminino - Época 2023/2024

EQUIPA FEMININA DE BASQUETEBOL SÉNIOR APRESENTADA

Por Sporting CP
10 Set, 2023

BASQUETEBOL

18 jogadoras sob o comando técnico de João Pedro Vieira.

A equipa feminina sénior de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi apresentada no intervalo do jogo do Troféu Stromp, entre o Sporting CP e o Cáceres CB. Um projecto novo, com 18 jogadoras, dadas a conhecer pela seguinte ordem numérica: 1: Madalena Amaro, 6 – Mariana Barros, 8 - Inês Ribeiro, 9 - Caty Martins, 10 – Inês Silva, 11 - Lara Varela, 12 - Mariana Gonçalves, 13 – Madalena Costa, 14 - Cláudia Almeida, 16 - Rita Chaínho, 18 – Cheza Barros, 20 - Carolina Goulart, 25 - Filipa Cruz, 26 – Maria Oliveira, 27 - Leonor Cardoso, 48 - Maria Cruz, 5 - Ana Rua, 21 - Telma Fernandes. O treinador da equipa Leonina é João Pedro Vieira.

Feita a apresentação, Telma Fernandes, capitã de equipa, dirigiu-se aos Sportinguistas com palavras de muita alegria pelo regresso do basquetebol feminino sénior ao Sporting CP. “Estamos muito felizes pelo regresso do basquetebol sénior feminino, é uma honra para cada uma de nós fazer parte desta equipa. Contamos com o vosso carinho e o vosso apoio nos nossos jogos. Viva o Sporting CP”, disse, com muitos aplausos dos Sportinguistas nas bancadas do Pavilhão João Rocha para a jogadora Leonina.

João Pedro Vieira, treinador da equipa feminina sénior de basquetebol usou, de seguida, a palavra para reforçar a alegria pelo ressurgimento do basquetebol feminino no escalão mais alto no Sporting CP. “É com enorme alegria que estamos aqui. Queremos agradecer a todos os que tornaram possível que o basquetebol feminino regresasse a esta casa. Esta equipa tem muita importância para todas estas jovens que têm a ilusão de jogar aqui no Pavilhão João Rocha e vamos dar tudo o que estiver ao nosso alcance para dignificar este enorme clube que é o Sporting CP”, prometeu, também entre muitos aplausos dos Sócios e adeptos Leoninos presentes nas bancadas do Pavilhão João Rocha.

https://twitter.com/SCPBasquetebolF/status/1701196408810832227?s=20

Mais um sorvedouro de dinheiro inutil…

Mas de onde vem esse ódio ao basket? Já se percebeu que para ti o basket e o volei são “modalidades sorvedoras de dinheiro”, mas porquê, mesmo? E o Hóquei, já é uma maravilha?

Essa modalidade jogada apenas em Portugal e mais uns quantos países que, a nível nacional, deve ser a maior vergonha existente no que toca a corrupção, arbitragens duvidosas, etc.

1 Curtiu

Basquetebol em Portugal e simplesmente patetico em masculinos, mais ainda em femininos.
Alias basketball, devera ser apenas o jogo mais idiota de sempre a seguir ao baseball, mas isso sao gostos pessoais.
Quanto ao hockey, no dia em que ganhares campeonatos do mundo por selecoes e europeus tb, mais tacas dos campeoes em clubes, falamos, ate la, e em Portugal, basket e desporto de meninos, e nao passa de desperdicar dinheiro que podia e devia ser aplicado nas outras modalidades, andebol, hoquei e futsal, logicamente…

Mas é desporto de meninos porquê? Porque não se equipara à competitividade que tem noutros países de Europa? Logo não devemos desenvolver a modalidade em Portugal? Não caberá ao Sporting, um clube historicamente eclético, esse “trabalho”?

Quando o Futsal começou também era um desporto “patético”, e as grandes potências além do Sporting eram o Miramar e o Correio da Manhã - vejam onde chegámos

Mesmo o Andebol tem evoluído (e muito!) nos últimos anos.

Tocas no ponto do dinheiro, mas no universo das modalidades do clube, o orçamento desta deve ser uma pequena gota…

Pode ser só gosto pessoal teu, mas os outros argumentos não percebo.

se basket é o “jogo mais idiota de sempre a seguir ao baseball” , o que dizer do hoquei ?
é com cada um , que grande desporto é o hoquei ao lado do basquetebol kkk , só em portugal mesmo e na catalunha é que se liga a este desporto , que cada dia está mais morto

Alguém consegue-me explicar porque temos tantas atletas nesta equipa ? Eu contei 18 da para fazer 2 planteis ? Há necessidade de haver tanta rotação para haver tantas jogadoras? Pelo que percebi algumas até estão a treinar as camadas jovens do clube mas 18 jogadoras . Na apresentação nunca mais terminava de entrar atletas lol

As jogadoras são apresentadas, mas isso não significa que acabem mesmo por jogar. Das 18, 8 são Sub-18. Nos masculinos foram apresentados 14, entre os quais o Denilson e o Salvador que se calhar acabam por nem jogar (ou jogam muito pouco)

Jogam dia 30 de setembro em Paços de Ferreira com a Juventude Pacense segundo o site da FPB. Jogo de preparação.

O Jornal Sporting também adianta que começamos o campeonato no João Rocha a 29 de outubro. Jogo às 11h30 frente ao Odivelas Basket.

Na nossa série (Sul B) estão também o Carnide (sub22), Simeq (sub22), Paço de Arcos e Fayal Sport. Vai ser o regresso de uma equipa sénior do Sporting ao Faial, o que não acontece desde que o Sporting da Horta desceu no Andebol

2 Curtiram

Esta é daquelas modalidades que não percebo porque nunca foi aposta. O nível do basquete feminino em Portugal é tão fraquinho que bastaria o apelo da marca Sporting e as boas condições de treino para por si só atrair atletas razoáveis, e com mais meia dúzia de trocos dar-se o salto para um nível competitivo (no âmbito nacional)

Épá, eu até gosto de hóquei, mas se vamos por ai, em termos de idiotice o hóquei faz tanto sentido como aquele desporto em que jogam à bola com bicicletas. E se calhar é por isso que tirando Portugal, Catalunha e certas partes de Itália e Argentina ninguém lhe liga nenhuma.

Pois, mas no entanto somos a maior potencia desse mesmo desporto, o mesmo enche ringues, leva as pessoas aos pavilhoes e todos o vivem apaixonadamente.
Ja um jogo criado por um canadiano para manter os putos activos enquanto la fora estavam 40 negativos, nao tem nada a ver com a nossa cultura nem a nossa estatura morfologica o justifica.
Hoquei sera sempre mais popular que basket no nosso pais.
Basket em Portugal, ainda por cima feminino e apenas um sorvedor de dinheiro (e masculino tambem, ja agora) esse mesmo dinheiro deveria ser aplicado nao so no hoquei, como no andebol, futsal e talvez atletismo, ou mesmo passar esse investimento e fazer uma equipa de volei competitiva…

1 Curtiu

Mas qual é a tua coisa contra o Basket, sinceramente? O Basket não deixa de ser uma modalide com expressão em Portugal e em crescimento. Não tem a tradição do hóquei por vários motivos, mas não deixa de ser um dos desportos mais praticados em Portugal - muito mais que o hóquei até.

O não gostares é contigo. Eu não quero que se acabe com nenhuma modalide e acho que devíamos ter como objetivo ser competitivos em todas, e contribuir para o seu crescimento!

1 Curtiu

Nao vai acontecer com esta direcao, tens uma equipa de volei que parece uma anemona, a equipa de hoquei nao me parece que consiga grande coisa, o futsal esta literalmente em decadencia, e mesmo o hoquei podia ter mais um ou dois reforcos.
A equipa de basket masculina e penosa e nao vai a lado nenhum. Nao faz sentido ter modalidades so pq sim, ou jogas para ganhar em todas, ou nao vale a pena, dai a concordar terem acabado com o futebol de praia, mas nao era para andar a investir noutras modalidades que depois mostram equipas mediocres.
Se fosse com o BdC, nem estavamos a falar sobre isto, como e com o Varandas, e logico que temos que ter um plano melhor.
Basket masculino e feminino era acabar ja, e o volei, depende se querem fazer uma equipa de jeito ou nao…

P.S
Tenho 53 anos, desde sempre escuto que o basket esta a crescer e tem muita expressao, na realidade nunca foi, nem vai a lado nenhum, os americanos que sao contratados por exemplo, nem refugo da NBA sao, daria para jogarem em torneios particulares aqui na America do Norte…
Please…

para mim acabavam com o desporto morto que é hoquei…

1 Curtiu

Nao esta morto em Portugal, Espanha, Italia, Argentina, Suica, Brasil, Angola, so para dar alguns exemplos.
Mas sao opinioes, aceito, claro.

kkkkkkkk, por aqui me fico

É verdade que o Hóquei tem grande tradição em Portugal mas dizer que é mais popular que o Baquete não é verdade. Pelo menos nas gerações mais novas. Eu conheço várias pessoas que adoram basquete e que é a modalidade preferida delas ou que só seguem o Sporting fora do futebol no basquete e no futsal. Além de que, os jogos onde o pavilhão esteve mais cheio a época passada foi nos paly-offs de Basquete. Hoje em dia, não conheço ninguém que queira saber de Hóquei sem ser as pessoas que seguem todas as modalidades do Sporting no geral. E eu falo como pessoa que adora hóquei e até prefere ao basquete, mas parece errado dizer que Hóquei é mais popular que Basquete.

2 Curtiram